ÁREA
Ensino de Química
Autores
Leão, M.F. (IFMT) ; Bulhões, C.G.A. (IFMT) ; D’eri, F.F.F. (IFMT) ; Zanetoni, V.A.L. (IFMT)
RESUMO
No intuito de analisar a produção científica que relaciona a Química com a Sustentabilidade, foi escolhido como objeto de investigação uma edição especial da Revista Química Nova na Escola (v. 44, n. 2): Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável. Esse número foi publicado em maio de 2022 e contou com 16 artigos. A análise dessa investigação permite inferir que a inclusão de componentes curriculares que envolvam a temática ambiental, especialmente Química Verde, nos cursos de graduação e pós-graduação em Química, ou até mesmo abordar de maneira transversal este assunto auxilia da sensibilização social e promove uma Química Sustentável. Portanto, é preciso que o ensino de Química seja desenvolvido e relacionado com a Sustentabilidade.
Palavras Chaves
Ensino de Química; Química Verde; Sustentabilidade
Introdução
Sabemos que a Química é uma área do conhecimento que muito contribui para que ocorram avanços científicos e tecnológicos, bem como melhorias na qualidade de vida das pessoas. Ao estudar a composição da matéria e suas transformações, é possível compreender como ocorrem os fenômenos naturais e os provocados pela humanidade. Ao estudarmos Química e a relação existente entre natureza e humanidade, benefícios são proporcionados por meio da compreensão de técnicas e procedimentos que se utilizam os recursos de maneira sustentável, trazendo benefícios para a sociedade sem prejuízos. A BNCC orienta que a Química precisa contribuir para que ocorra a emancipação intelectual dos estudantes, ou seja, a autonomia para agir com responsabilidade social. Assim, a escola necessita proporcionar situações de aprendizagem para que os estudantes consigam construir ou ao menos vislumbrar projetos pessoais e coletivos baseados como a sustentabilidade (BRASIL, 2018). Sustentabilidade é a “ação destinada a manter as condições energéticas, físico- químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana” (BOFF, 2012, p. 107). A BNCC menciona a necessidade do ensino de Química promover um debate com os estudantes sobre os impactos dos avanços científicos e tecnológicos no meio ambiente e até na organização social, pois afeta também as relações humanas, além de suas consequências para o desenvolvimento sustentável e para a proteção da vida no planeta (BRASIL, 2018). Esse estudo teve como objetivo analisar a produção científica que relaciona a Química com a Sustentabilidade, foi escolhido como objeto de investigação uma edição especial da Revista Química Nova na Escola (v. 44, n. 2): Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável.
Material e métodos
A Revista Química Nova na Escola (QNEsc) é um periódico especializado na área de Educação Química, que oportuniza a socialização, por meio da publicação científica, importantes contribuições e esclarecimentos para a atuação de professores da área de Química, que recebem informações atualizadas de diversas temáticas, geralmente acompanhadas por relatos de experiências práticas. Esse número especial foi proposta pelo “Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania”, que considerou a celebração estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que 2022 seria o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O número foi publicado em maio de 2022 e contou com 16 artigos. As características dessa produção estão contidas no Quadro 1. As grandes temáticas abordadas forma: Educação Ambiental (5 artigos); Sustentabilidade (4 artigos); Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (4 artigos); e Química Verde (3 artigos). Constatou-se que os avanços científicos e tecnológicos causaram impactos no meio ambiente, com poucas legislações regulatórias para que tais processos industriais provoquem menores impactos. Além disso, com a urbanização, surgiram outros problemas ambientais, tais como a elevada produção de lixo, o aumento da poluição, entre outros. Frente a esses inúmeros problemas ambientais, de acordo com Brandão, Araújo e Vasconselos (2018), um enfrentamento importante foi o surgimento da Química Verde (QV). A sustentabilidade tende a buscar condições para a continuidade da vida no planeta, bem como “atender às necessidades da geração presente e das futuras, de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução e coevolução” (BOFF, 2012, p.107)
Resultado e discussão
De modo geral, os 16 artigos apresentaram alternativas para que o ensino de
Química contribua para o Desenvolvimento Sustentável. As temáticas abordadas
foram: EA (Agrotóxicos, Mangue, Aquecedor solar, Antopoceno e Agricultura);
Sustentabilidade (Mídia, Indústria 4.0, Energia, AVA socioambiental); Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (Agroecologia, Água, Microplásticos e Produção
responsável); e QV (AVA temático, Síntese limpa e QV para a Sustentabilidade).
As contribuições da Química para a humanidade vêm ocorrendo a muito tempo. A
própria Revolução Industrial é um marco de mudanças na forma de vida das
pessoas, na qual ocorreu um significativo desenvolvimento científico, período em
que a Química avançou em processos relacionados a combustão e a sintetização de
fármacos. “Entretanto, esses eventos foram acompanhados da ausência de controle
da geração de resíduos, aumento da poluição e degradação ambiental” (DOMINGUES;
MAGALHÃES; SANDRI, 2022, p. 105).
Adans e Nunes (2022, p. 137) afirmam que “é de fundamental importância que os
estudantes da Educação Básica se apropriem dos conhecimentos químicos de forma a
pensar criticamente sobre sua realidade e o mundo em que estão inseridos de modo
a se tornarem aptos a promover mudanças benéficas nesta sociedade”. Só que para
isso acontecer, esses saberes precisam ser desenvolvidos de maneira relacionada
com o contexto social. Assim, a QV utiliza um conjunto de princípios para
conciliar o setor produtivo para atender as demandas sociais e a conservação de
recursos naturais, ou seja, ela busca diminuir ou eliminar a produção de
substâncias perigosas. As medidas adotas pela QV tem permitido melhorias nos
processos químicos, pois considera a responsabilidade socioambiental de todos
(BRANDÃO; ARAÚJO; VASCONCELOS, 2018).
As grandes temáticas e os tópicos abordados nos artigos desse número especial mostram o quanto o ensino de Química para contribuir para a humanidade.
Conclusões
Por meio do estudo foi possível analisar a produção científica da QNEsc que vinculou o Ensino de Química e o Desenvolvimento Sustentável. A inclusão de disciplinas voltadas à Educação Ambiental, especialmente Química Verde, em cursos de graduação e pós-graduação em Química e áreas correlatas tem se mostrado importante para promover uma reflexão sobre a transversalidade dessa temática. Este é um passo importante de uma conscientização inicial para, num futuro próximo, se tornar uma práxis sustentável.Logo, é preciso que o ensino de Química seja desenvolvido e relacionado com a Sustentabilidade.
Agradecimentos
Ao IFMT, por oportunizar a realização deste estudo.
Referências
ADAMS, F. W.; Nunes. S. M. T. A Contextualização da Temática Energia e a Formação do Pensamento Sustentável no Ensino de Química. Química Nova na Escola (online), v. 44, p. 137-148, 2022.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRANDÃO, M.; ARAÚJO, S.; VASCONCELOS, S. L. S. Minimização de resíduos químicos: percepção ambiental de docentes e aplicação de princípios de química verde em laboratórios de ensino. Acta Tecnológica, v. 13, n. 2, p. 27-43, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/, Acesso em: 12 abr. 2023.
DOMINGUES, L.A ; MAGALHAES, C. G. ; SANDRI, M.C.M . Síntese Do Ácido Acetilsalicílico: Uma Proposta Para Laboratórios De Graduação Empregando A Química Verde. Química Nova na Escola (online), v. 44, p. 105-114, 2022.