SABÃO VERDE

ÁREA

Química Ambiental


Autores

Silva, L.G.F. (UFRN) ; Pessoa, M.J.O. (UFRN) ; Matias, J.L. (UFRN) ; Costa, L.H.G. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Araújo, M.I.S. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Amorim, N.A. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Carneiro, H.L.E. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Medeiros, I.C.P.S. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Silva Júnior, L.A. (UFRN) ; Araújo, E.G. (CEEP JOÃO FAUSTINO)


RESUMO

A reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão é uma alternativa para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte do óleo de forma incorreta. O presente trabalho teve como objetivo a educação ambiental por meio da coleta de óleo usado para a produção de sabão. Os métodos aplicados sucederam as aulas teóricas acerca da educação ambiental e reações químicas; coleta de óleo usado e produção de sabão. A coleta do óleo que seria descartado indevidamente no meio ambiente resultou não apenas na preservação ambiental, mas também na conscientização dos estudantes envolvidos na pesquisa. Dessa forma, fomentar a educação ambiental como forma eficaz de combate à poluição, possibilita a mudança de hábitos, reduzindo os índices de descarte incorreto de óleo.


Palavras Chaves

Poluição ambiental; Óleo; Produção de Sabão

Introdução

O descarte incorreto do óleo acarreta diversos impactos ao meio ambiente, sendo considerado um crime ambiental, segundo a resolução da CONANA Lei Federal n° 9605/98 (FARENZENA, 2020). O óleo de cozinha é utilizado como matéria prima na produção de biodiesel, sabão, detergentes, tintas, entre outros; e ao final de sua utilização o resíduo é descartado, em muitos casos, de forma incorreta (LOPES, 2021). O óleo de cozinha, ao ser descartado nos córregos e rios e, por ser menos denso que a água, forma uma película sobre a mesma, impedindo a troca de gases entre a água e a atmosfera, provocando a morte dos seres vivos que vivem na água e necessitam de oxigênio. Quando rejeitados nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem (ZUCATTO, 2013). A produção de sabão reutilizando óleo de cozinha é representada pela reação química de saponificação. O óleo (triglicerídeos) reagido com uma base forte (soda cáustica), formam o glicerol (glicerina) e sais de ácidos graxos (sabões), sendo as moléculas responsáveis pela limpeza. Nessa perspectiva, convém despertar a sensibilização da sociedade, através da educação ambiental, buscando alternativas para a reutilização do óleo de cozinha, no caso, o meio encontrado para essa reutilização se deu na produção de sabão ecológico, desenvolvendo metodologias simples, sendo o objetivo geral do trabalho.


Material e métodos

O trabalho foi executado em oficinas formativas no Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino Ferreira Neto. Composta por estudantes de 1º e 2º ano do ensino médio, coordenado pela professora de Química e auxiliado pelos Residentes de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os primeiros encontros foram destinados a revisões bibliográficas, pesquisando artigos que abordam o assunto, a fim de construir um roteiro da prática da produção de sabão, buscando os reagentes a serem utilizados e o procedimento experimental. Ao decorrer dos encontros, foi construído, por meio de aulas expositivas e discussões, um embasamento teórico acerca da reação usada na produção de sabão, a reação de saponificação, e os efeitos do óleo descartados no meio ambiente. Foram testadas 4 metodologias para a obtenção do sabão. Para cada teste foram estabelecidos seus respectivos reagentes e proporções. No teste 01; óleo, soda cáustica, água morna, essência e sal. No teste 02; óleo, soda cáustica, álcool etílico, água destilada e corante em pó. No teste 03; óleo, soda cáustica, vinagre e água. No teste 04; óleo, soda cáustica, água sanitária e bicarbonato de sódio. Todos os procedimentos experimentais pesquisados e testados foram feitos com óleo de cozinha usado. Os reagentes líquidos foram medidos em proveta e a pesagem dos reagentes sólidos foi feita em balança analítica. A soda cáustica (99% PA) foi previamente dissolvida em água, adicionada ao óleo em béquer de 600 mL, mantida a mistura sob agitação constante, à temperatura ambiente. Após a agitação, as misturas foram transferidas para formas descartáveis e foram deixadas em repouso no laboratório por, no mínimo, 5 dias, para secagem e compactação.


Resultado e discussão

A produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado promoveu a conscientização do descarte incorreto do óleo, sugerindo uma alternativa para a sua reutilização, apresentando a reação de saponificação, fomentando a educação ambiental e o ensino da química. O óleo usado coletado pelos alunos totalizou em 21L arrecadados ao final da oficina, transformados em sabão, que com base na literatura deixamos de poluir o equivalente 20 milhões de litros de água, tendo em vista que esse óleo seria descartado indevidamente no ralo (VIEIRA, 2017). O procedimento experimental adotado para a produção de sabão em grande escala, sucedeu a metodologia do teste 04. A proporção utilizada na produção foi rearranjada por cálculos de regra de três usando 3L de óleo em cada produção realizada semanalmente, seguidos pelos reagentes: água sanitária, bicarbonato de sódio, soda cáustica e água destilada. A soda cáustica (hidróxido de sódio) reagindo com o óleo (triglicerídeos), formam o glicerol (glicerina) e sais de ácidos graxos (sabões). A adição da água sanitária tem o objetivo de remover as impurezas do óleo usado e clareia; e a adição do bicarbonato de sódio sucedeu com a função de potencializar o poder de limpeza do sabão. A culminância da oficina ocorreu no pátio da escola, apresentando a justificativa da iniciativa da oficina, o embasamento teórico advindo da educação ambiental, as reações químicas envolvidas e o procedimento experimental adotado para a produção do sabão. Aos ouvintes da apresentação foram distribuídos sabão.

Conclusões

Com o desenvolvimento da oficina, sucederam discussões fomentando o embasamento teórico advindo da educação ambiental para a produção de sabão a partir de óleo de cozinha, as reações químicas envolvidas e o descarte incorreto do óleo, compreendendo o quão prejudicial para a sociedade e o meio ambiente. A iniciativa da oficina despertou o interesse, tanto pelos executores quanto pelos participantes, de continuar a produção de sabão para reutilizar o óleo usado da sua própria casa, trazendo, a longo prazo, um grande benefício para o meio ambiente e para a sociedade em geral.


Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001


Referências

FARENZENA, Cláudio. Crime ambiental de poluição independe de dano. 30 nov. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/87140/crime-ambiental-descarte-de-residuos-art-54-da-lei-de-crimes-ambientais. Acesso em: 10 set. 2023.

LOPES, Fabio Henrique Budim; SOUZA, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; LOPES, Camila Budim; SILVA JUNIOR, Genival Gomes da. Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19. Revista Educação Pública, v. 21, nº 11, 30 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/producao-e-distribuicao-de-sabao-caseiro-em-comunidades-carentes-como-acao-deenfrentamento-a-covid-19

ZUCATTO, L. C.; WELLE, I.; SILVA, T. N. Cadeia reversa do óleo de cozinha: coordenação, estrutura e aspectos relacionais. ERA – Revista de Administração de Empresas. v. 53, n. 5, p. 442-453. São Paulo-SP, Out 2013.

VIEIRA, Alexandra Machado Santana; SILVA, Mailana Amorim da; MENDES, Tassia Fiúza; CARVALHO, Quenia Costa de; SOUZA, Girlene Santos de. REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA PARA A FABRICAÇÃO DE SABÃO: UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL VOLTADA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, [s. l.], 2017.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN