ESTUDO DOS CONTEÚDOS ÁCIDOS E BASES UTILIZANDO INDICADORES NATURAIS DOS BIOMAS CAATINGA E MATA ATLÂNTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EXPERIMENTAL

ÁREA

Química Ambiental


Autores

de Souza Santos, L. (UESB) ; Alves de Araújo, S. (UESB) ; Martins Barros, J. (UESB) ; Kelly Santana de Andrade, G. (UESB) ; Moraes Santos, A. (UESB) ; Lago de Carvalho, A. (UESB) ; Gonçalves da Silva, D. (UESB) ; Eça Rocha, M. (UESB) ; de Melo Silva, D. (UESB) ; Silva Oliveira, G. (UESB)


RESUMO

O estudo dos conceitos de ácidos e bases é fundamental para entender a química e as reações químicas no ambiente. O uso de indicadores naturais dos biomas Caatinga e Mata Atlântica pode ser uma abordagem inovadora e interessante para ensinar esses conceitos. Neste trabalho, propomos uma metodologia experimental que utiliza esses indicadores naturais em sala de aula, aproximando os alunos da química de forma significativa. Coletamos plantas dos biomas, extraímos os indicadores e os testamos em soluções ácidas e básicas. Os resultados mostraram que os indicadores naturais conseguiram diferenciar as soluções, apresentando cores características para cada pH. Isso ajudou os alunos a compreender melhor as propriedades ácidas e básicas das soluções.


Palavras Chaves

ácidos e bases; caatinga; mata atlântica

Introdução

O papel do educador reside na preparação do aluno para a integração na sociedade, incorporando de maneira contextualizada a teoria na prática, com o intuito de auxiliar os estudantes na associação dos conteúdos com suas experiências pessoais. Esse processo visa o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitam os alunos a compreender as teorias e, por meio delas, a analisar e explicar eventos que ocorrem em seu cotidiano (LARA, C. A., 2021). Em termos didáticos, o processo de ensino é concebido como um caminho que inicia com a capacidade de "saber descrever", evolui para o "saber como o objeto se comporta" ou "saber fazer", culminando no "saber explicar". No contexto do ensino médio, é evidente um baixo interesse dos alunos nas aulas de química. A abordagem tradicional, em que o professor detém o conhecimento e os alunos são meros observadores, não tem sido eficaz em atrair o interesse dos estudantes. Para promover uma mudança nessa realidade, é fundamental que o educador adote novas práticas pedagógicas, onde o aluno seja um agente ativo na construção do conhecimento, com o professor desempenhando o papel de mediador entre o conhecimento e o aluno (DALFOVO, M. S, 2008). É crucial destacar que o ensino de química, em particular tópicos como ácidos e bases, precisa ser mais interdisciplinar, conectando-se com a realidade dos alunos e o ambiente social em que vivem. Isso desenvolve a capacidade dos alunos de tomar decisões informadas (GIORDAN, M., 1999). Ácidos e bases são substâncias que fazem parte do cotidiano dos estudantes, tornando possível a associação da teoria com suas experiências. A experimentação, como uma abordagem metodológica, pode facilitar a compreensão desses conteúdos, aproveitando as oportunidades que os ácidos e as bases oferecem.


Material e métodos

Nesta pesquisa, os instrumentos de coleta seguem um processo estruturado. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico do conhecimento dos alunos sobre "Ácidos e Bases". Iniciou-se a interação com uma abordagem amigável, seguida da explicação dos objetivos, relevância e garantia de confidencialidade. Os alunos são orientados a preencher formulários, tanto digitais quanto impressos, contendo perguntas de múltipla escolha e discursivas para avaliar seu conhecimento, mantendo o anonimato. Após essa fase, foram realizadas atividades experimentais em cinco etapas para desenvolver habilidades necessárias para compreender o conteúdo. A primeira etapa incluiu a coleta de materiais da caatinga e da mata atlântica para análise em laboratório e uso como indicadores naturais de ácidos e bases. As etapas seguintes envolveram a produção de extratos vegetais e experimentos com substâncias relacionadas. Após cada etapa, os alunos novamente preencheram os formulários para avaliar seu progresso no conhecimento sobre o tema. O estudo foi conduzido no Colégio Estadual de Cravolândia (CEC) na Bahia, que atende alunos urbanos e rurais com três modalidades de ensino, abrangendo 269 alunos e contando com 33 profissionais, incluindo dirigentes, professores, coordenadores, técnicos em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e funcionários de apoio. A pesquisa foi realizada na Turma B, 2ª série do novo ensino médio integral, com 20 alunos, visando observar a evolução no ensino-aprendizagem em alunos com diferentes experiências e níveis acadêmicos.


Resultado e discussão

Este projeto ofereceu aos alunos uma oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades e competências no campo do conhecimento relacionado a ácidos e bases. A integração de atividades experimentais no processo educacional abriu portas para a criação de diversas estratégias pedagógicas destinadas a explorar esse tema fundamental. O foco nas atividades práticas, que envolviam materiais provenientes dos biomas da caatinga e da mata atlântica, teve como objetivo primordial estabelecer uma conexão mais profunda entre os estudantes e a natureza, enquanto também promovia a conscientização sobre práticas sustentáveis. Essa abordagem prática revelou a viabilidade de substituir reagentes tradicionalmente empregados em experimentos químicos, muitos dos quais podem ter potencial para causar impactos ambientais prejudiciais, por alternativas naturais. Além de fornecer uma base para uma abordagem mais responsável à química experimental, essa prática permitiu que os alunos vissem a ciência em ação, conectando-a diretamente ao seu ambiente circundante. O alcance deste projeto transcendeu o âmbito da sala de aula, visando servir como guia referencial para a criação de práticas pedagógicas inovadoras. Isso não só enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, mas também promove um senso mais aguçado de responsabilidade ambiental e uma consciência ambiental mais profunda. Essa abordagem contribui para a educação para a sustentabilidade, destacando que a educação vai além da simples transmissão de informações; ela deve capacitar os alunos a aplicarem esse conhecimento na resolução de problemas complexos e globais, como questões ambientais e o uso responsável dos recursos naturais.

Conclusões

O projeto resultou em um notável aprimoramento das habilidades práticas dos alunos relacionadas a ácidos e bases, alcançado por meio da utilização de materiais naturais da caatinga e da mata atlântica. Essa abordagem simultaneamente promoveu a conscientização sobre práticas sustentáveis e a substituição de reagentes convencionais por opções mais responsáveis. Além disso, o projeto desempenhou um papel valioso como guia para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, ressaltando a relevância da educação para a sustentabilidade.


Agradecimentos

UESB; PROFQUi


Referências

DALFOVO, M. S. ; LANA, R. A. ; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13. 2008.

GIORDAN, M. (10 de Novembro de 1999). O papel da experimentação no
ensino de ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA , N° 10, NOVEMBRO 1999.

LARA, Carla Alves Souza, .DAVID, Marciana Almendro. Transformando
experiências: química– 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.

MORAN. José; BACICH. Metodologias ativas para uma educação
inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] – Porto
Alegre: Penso, 2018.

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