SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DO CEEP JOÃO FAUSTINO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

ÁREA

Química Ambiental


Autores

Silva, L.G.F. (UFRN) ; Pessoa, M.J.O. (UFRN) ; Cunha Neto, A.N. (UFRN) ; Matias, J.L. (UFRN) ; Oliveira, E.S. (UFRN) ; Xavier, J.C.A. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Nascimento, M.H.D. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Almeida, A.C. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Araújo, E.G. (UFRN) ; Silva Júnior, L.A. (UFRN)


RESUMO

O descarte de medicamentos, de maneira incorreta, geram diversos impactos ao meio ambiente e à saúde pública. O presente trabalho teve como objetivo a sensibilização dos alunos da escola CEEP João Faustino para um descarte correto de medicamentos, orientando-os acerca dos impactos ambientais que os medicamentos descartados em locais inapropriados acarretam. Os métodos utilizados sucederam a revisão bibliográfica, elaboração de cartilhas educativas, criação de um coletor de medicamentos, separação de medicamentos em líquidos, pastas e comprimidos; e pesagem dos medicamentos. Obteve-se como resultado do trabalho um considerável retorno na arrecadação de medicamentos vencidos, trazendo, a longo prazo, um grande benefício para a sociedade em geral.


Palavras Chaves

Conscientização; descartes incorretos; medicamentos

Introdução

Os medicamentos são instrumentos de grande importância para o uso terapêutico no processo saúde/doença, aumentando a expectativa e qualidade de vida da população. O Brasil é um dos principais países consumidores de medicamentos do mundo, fato determinado pelas políticas governamentais adotadas, que contribuíram para o aumento do consumo. A sobra e o descarte, gerados pelo elevado consumo de medicamentos, desenvolveram consequências drásticas ao meio ambiente. As sobras são normalmente descartadas no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário (MAIA, GIORDANO, 2012, p. 24-28). Diante disso, o descarte incorreto de medicamentos acarreta diversos impactos ao meio ambiente e à saúde pública. A presença de fármacos e cosméticos é frequentemente detectada em águas superficiais, subterrâneas e, até mesmo, em água para o consumo humano, comprovando o descarte inadequado dos medicamentos, vencidos ou não, lançados diretamente no meio ambiente. Fato considerado como contaminantes ambientais emergentes (CARVALHO, FERREIRA, MUCINI, SANTOS, 2009, p. 1- 8). As principais consequências ambientais consistem em distúrbios no sistema reprodutivo de animais no ecossistema. Dessa forma, a presença de resíduos de fármacos e cosméticos na água, destaca-se a preocupação com os potenciais efeitos adversos para a saúde humana, animal e de organismos aquáticos. Diante disso, iniciativas que conscientizem acerca do descarte eficaz de medicamentos são essenciais, principalmente quando aplicadas na população que mais os consome. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo a sensibilização dos alunos da escola CEEP João Faustino para um descarte correto de medicamentos, orientando-os acerca dos impactos ambientais que os medicamentos descartados em locais inapropriados acarretam.


Material e métodos

O projeto foi elaborado para ser executado em oficinas formativas compostas por estudantes de 1º e 2º ano do ensino médio, coordenado pela professora de Química. No início do projeto se desenvolveu a revisão bibliográfica, pesquisas de artigos que abordam o assunto, a fim de agregar conhecimento acerca do descarte de medicamentos. Acompanhado por discussões em sala de aula com o propósito de problematizar a importância do descarte de medicamentos de forma adequada e aulas teóricas ministradas explicando quimicamente o porquê dos efeitos ambientais são causados. Os alunos elaboraram e apresentaram seminários enfatizando a metodologia e objetivos abordados na oficina. Em seguida, criou-se um coletor para medicamentos, vencidos ou não, no pátio da escola, com o objetivo de arrecadar de todos os alunos da escola, envolvidos no projeto ou não, e funcionários. Semanalmente os alunos da oficina recolhiam os medicamentos arrecadados, separavam em líquidos, pastas e comprimidos e realizaram a pesagem dos medicamentos a fim de serem enviados para o projeto de extensão “Descarte Consciente” do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da UFRN que orienta e educa a população sobre os riscos do descarte inadequado dos fármacos. No decorrer dos encontros, os alunos desenvolveram cartilhas educativas sobre o descarte adequado dos medicamentos, elaborados com informações obtidas através da literatura sobre o impacto que causa ao meio ambiente o descarte de medicamentos em locais incorretos. O conteúdo da cartilha se incorporou na problematização do descarte de medicamentos de forma incorreta, em informações sobre o projeto, participantes, e pontos de coleta onde os fármacos podem ser descartados, no qual foi incluído o CEEP João Faustino como ponto de coleta.


Resultado e discussão

A prática pedagógica de promover a conscientização do descarte correto de medicamentos, explicando quimicamente o porquê dos efeitos ambientais são causados quando os medicamentos são descartados em locais inadequados, se desenvolve como um importante papel no processo de aprendizagem no ensino da química. As orientações acerca do descarte correto de medicamentos refletiu em uma coleta de medicamentos bem sucedida. Os medicamentos arrecadados foram separados em líquidos, pastas e comprimidos; e, semanalmente, efetuava-se a pesagem ao decorrer da coleta. Aqueles classificados como pastas totalizaram 288g e os classificados em comprimidos 453,9g. Após a pesagem, os fármacos são destinados à estação coletora do projeto “Descarte Consciente” do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da UFRN, e em seguida designado à empresa parceira de incineração. A culminância da oficina ocorreu no pátio da escola, sucedendo com apresentações sobre o projeto, os participantes envolvidos e entrega das cartilhas educativas. Na figura 01 e figura 02 apresentam como o conteúdo da cartilha foi estruturado contendo informações como: a definição e diferença entre remédios e medicamentos, por qual motivo não podem ser descartados de qualquer forma, quando o descarte é realizado de forma incorreta e os impactos causados ao meio ambiente quando em contato com os fármacos.

Figura 1

Capa da cartilha

Figura 2

Verso da cartilha

Conclusões

Com o desenvolvimento desse projeto, os alunos puderam discutir as consequências do descarte inadequado de medicamentos vencidos ou não, utilizados, compreendendo o quão prejudicial para a sociedade e o meio ambiente. Além disso, é de extrema importância estimular a conscientização das pessoas para o descarte correto, uma vez que uma grande parte da comunidade escola pode não ter ideia de como uma “simples” prática de jogar medicamentos na pia, no vaso ou no lixo comum podem contaminar o solo, os mares e a água utilizada para o consumo humano.


Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.


Referências

1 Costa K, Barros M, Francisco P, César C, Goldbaum M, Carandina L. Utilização de medicamentos e fatores associados: um estudo de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad Saúde Pública 2011; 27(4):649-658.

Maia M, Giordano F. Estudo da situação atual de conscientização da população de santos a respeito do descarte de medicamentos. Rev Ceciliana. 2012; 4(1):24-28.

Carvalho EV, Ferreira E, Mucini L, Santos C. Aspectos legais e toxicológicos do descarte de medicamentos. Rev Bras Toxicol. 2009; 22(1):1-8.

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