ÁREA
Química Ambiental
Autores
Silva, L.G.F. (UFRN) ; Pessoa, M.J.O. (UFRN) ; Lima, A.L.F. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Cunha Neto, A.N. (UFRN) ; Matias, J.L. (UFRN) ; Oliveira, E.S. (UFRN) ; Neco, M.E.G.O. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Andrade, A.C.M. (CEEP JOÃO FAUSTINO) ; Araújo, E.G. (UFRN) ; Silva Júnior, L.A. (UFRN)
RESUMO
A educação ambiental é uma ferramenta para conduzir iniciativas que reduzam os impactos ambientais, sendo de fundamental importância para a criação de políticas ambientais sustentáveis. O presente trabalho teve o objetivo de promover a inclusão, a conscientização social e a redução dos impactos ambientais por meio da coleta de tampinhas e sua respectiva troca por cadeiras de rodas. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, uma vez que os dados são analisados indutivamente. Os resultados apontam que a troca por cadeira de rodas mostrou-se uma ação eficaz para preservação do meio ambiente e para promover acessibilidade e inclusão. Considera-se importante a execução de trabalhos como este em razão de sua relevância social na promoção de qualidade de vida sustentável e inclusiva.
Palavras Chaves
EDUCAÇÃO AMBIENTAL; COLETA DE TAMPINHAS; ENSINO POR PROJETOS
Introdução
Cada vez mais vem crescendo a quantidade de consumo e, consequentemente, descarte de materiais de plástico. De acordo com Ca et al (2021), na atualidade, a poluição por plásticos é considerada uma das mais impactantes para o meio ambiente. De acordo com o panorama dos Resíduos Sólidos de 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz por ano 13,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos, 64 quilos por pessoa, o que representa 23,2% do total de resíduos sólidos produzidos no País em 2022. Devido a sua pequena vida útil e baixa degradabilidade, levando de 100 a 400 anos para se degradar totalmente, os plásticos têm diversos impactos ambientais negativos, incluindo a poluição de ecossistemas aquáticos e terrestres, devido ao seu descarte inadequado, provocando a liberação de substâncias tóxicas, a poluição por microplásticos e a degradação ambiental. Nesse contexto, esses resíduos configuram-se como prejudiciais para o meio ambiente, uma vez que são polímeros do tipo PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Dessa maneira, apresentam propriedades físico-químicas como ponto de ebulição extremamente elevados, além de serem apolares, dificultando a solubilidade com solventes como a água. Nessa perspectiva, convém discutir a coleta de recicláveis, sobretudo de tampas plásticas, no intuito não apenas de reduzir os impactos ambientais nocivos à natureza, mas também de promover a inclusão por meio da aquisição de cadeiras de rodas, beneficiando os cidadãos portadores de necessidades especiais.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino Ferreira Neto (CEEP), sob orientação da professora de Química, Eliane Gonçalves de Araújo, com a participação dos Residentes de Química e dos alunos vinculados ao 1º e 2° ano dos Cursos Técnicos de Meio Ambiente e de Nutrição. Para arrecadar as tampinhas, foi criado e instalado no pátio da escola um coletor de madeira adequado e sinalizado. Semanalmente as tampinhas eram recolhidas, separadas e pesadas pelos alunos. Além da coleta, os residentes em química ministraram aulas relacionando a química ambiental à composição química dos plásticos coletados pelos estudantes. Ademais, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia ativa que colocou os discentes no centro do processo de ensino e aprendizagem (NAOMI, 2021). A fim de mensurar o impacto da contribuição do projeto para a aprendizagem dos alunos, aplicou-se um questionário diagnóstico. O questionário contou com as seguintes perguntas: 1) De 0 a 10, qual o seu nível de participação no projeto? 2) Você acha que deveria ter participado mais ou feito algo diferente? 3) Quais conceitos químicos foram estudados durante a execução do projeto? 4) Você acha importante que o projeto continue na escola? 5) Observando todos os aspectos trabalhados, você mudaria algo? Os dados das perguntas foram organizados e discutidos nos resultados e discussão.
Resultado e discussão
A educação ambiental implementada nas práticas pedagógicas é extremamente importante para a
mudança de hábitos do cotidiano, que causam impactos socioambientais oriundos do descarte
inadequado de plástico, fomentando uma transposição didática à sociedade acerca da sustentabilidade.
Essa sensibilização acerca do descarte dos plásticos e seu impacto ambiental gerou um retorno
significativo na arrecadação de tampinhas. Elas foram separadas em plásticos, metais e lacres. No
decorrer das coletas, os alunos pesavam as tampinhas semanalmente. Durante o desenvolvimento do
projeto, foram coletados 18 kg de material reciclável. A meta é atingir o quantitativo de 150 kg de
tampinhas (plásticas ou metálicas) para serem trocadas por uma cadeira de rodas através do projeto
Rotary Clube, em parceria com a Associação Amigos de Capim Macio e com a Universidade Federal do Rio
Grande do Norte - UFRN, por meio da campanha "Lacre e Tampinha Solidária". Após a pesagem, as
tampinhas foram destinadas à instituição responsável pela troca por cadeiras de rodas, a organização
voluntária “Rotary Club”, por meio da campanha "Lacre e Tampinha Solidária".
Ao final da oficina, foi aplicado um questionário diagnóstico com o objetivo de promover o levantamento
de dados acerca dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Para a pergunta “De 0 a 10 qual seu
nível de Participação no projeto?”; 57,1% responderam 7; 14,3% em 9; 14,3% em 8 e 14,3% em 10.
Todos os alunos responderam “não” para a questão “Acha que deveria ter participado mais ou feito algo
diferente?”. Em “Quais conceitos químicos foram estudados durante a execução do projeto?”, obtivemos
respostas de “como são formados os polietilenos” e “composição química das tampinhas de plásticos,
cadeia química das tampinhas e o processo de decomposição na natureza”.
Todos os alunos responderam “Sim” para a continuação do projeto, independente do encerramento da
oficina. Na questão “Observando todos os aspectos trabalhados, você mudaria algo?”, obtivemos, na
grande maioria, respostas sugerindo divulgar mais o projeto.
Conclusões
Com a aplicação do trabalho, foi possível realizar discussões pontuando a importância da educação ambiental, as razões pelas quais os plásticos demoram a se degradar e os impactos nefastos da poluição no meio ambiente. Obteve-se um considerável retorno na arrecadação das tampinhas (plásticas, metálicas e lacres), motivando os envolvidos para a permanência das ações na comunidade escolar. Por fim, conclui-se que é de extrema relevância estimular mudanças de hábitos do cotidiano que causem impactos socioambientais ocasionados pelo descarte inadequado de plásticos.
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Referências
CARNEIRO, Thays Maria Queiroz Abreu; SILVA, Laís Araújo da; GUENTHER, Mariana. A POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO. Revbea, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 285-300, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12347/9004. Acesso em: 17 ago. 2023.
Geyer, R., Jambeck, J. R., & Law, K. L. (2017). Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, 3(7), e1700782.
NAOMI, Aline. Aprendizagem Baseada em Projetos: entenda o que é e como funciona na prática. Nova Escola, 2021. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20407/aprendizagem-baseada-em-projetos-entenda-o-que-e-e-como-funciona-na-pratica. Acesso em: 09 ago. 2023.