AVALIAÇÃO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇOS LOCALIZADOS EM RESIDÊNCIAS PRÓXIMAS A UM CEMITÉRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM/PA.

ÁREA

Química Ambiental


Autores

Faial, K. (INSTITUTO EVANDRO CHAGAS) ; Silva, M. (INSTITUTO EVANDRO CHAGAS) ; Almeida, V. (INSTITUTO EVANDRO CHAGAS) ; da Costa, J. (INSTITUTO EVANDRO CHAGAS)


RESUMO

Os cemitérios são empreendimentos que podem trazer riscos de contaminação das águas subterrâneas. O objetivo foi realizar análise química e microbiológica em águas subterrâneas em residências próximas de um cemitério na região metropolitana de Belém/PA. Foram coletadas 17 amostras. Nos 10 elementos químicos analisados, o alumínio (Al), apresentou concentrações acima do que é preconizado pela legislação (0,2 mg/L) e nitrato em 12 pontos apresentou concentrações acima do VMP, que é de 10 mg/L. Os valores de pH ficaram abaixo de 7. Os microbiológicos apontaram a presença de coliformes totais e termotolerantes em 7 amostras. Os resultados dão indicativo que as amostras de água analisadas estão em desacordo com o que é preconizado pelas portarias (CONAMA n° 396 e GM/MS n° 888).


Palavras Chaves

metais; microbiológicos; água subterrânea

Introdução

A água é um recurso de extrema importância para a vida na terra, a poluição das fontes superficiais por ações antrópicas levou ao aumento da busca por águas subterrâneas como alternativa. Portanto, é necessária a manutenção de sua qualidade para consumo e identificação de possíveis fontes de contaminação. Os cemitérios são empreendimentos que, se não administrados corretamente, podem trazer riscos de contaminação das águas subterrâneas por metais pesados como alumínio e chumbo, e por bactérias como coliformes totais, termotolerantes e Escherichia coli, que podem ser prejudiciais à saúde humana quando essa água se encontra sendo utilizada regularmente por pessoas que moram próximo de cemitérios, como é o caso de algumas residências no município de Marituba/PA. O objetivo geral do trabalho é analisar os metais: Arsênio (As), Chumbo (Pb), Alumínio (Al), Zinco (Zn), Cromo (Cr), Cobre (Cu), Cádmio (Cd), Ferro (Fe), Níquel (Ni) e Mercúrio (Hg) em águas subterrâneas em diferentes pontos de captação próximo de um cemitério em Marituba, região metropolitana de Belém/PA. Os objetivos específicos são: analisar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e correlacionar os resultados obtidos com o que é preconizado pela Resolução CONAMA n° 396/08, e pela PORTARIA GM/MS nº 888/21.


Material e métodos

Foi realizada uma campanha de amostragem em 17 residências onde são utilizadas águas subterrâneas para atividades diárias e consumo, próximo ao Cemitério Parque Max Domini II. As amostras foram encaminhadas para a realização das análises químicas por meio da Espectrometria de Massa com Plasma Acoplado Indutivamente, análises físico-químicas a partir de sonda multiparamétrica e microbiológicas pelo método do substrato enzimático, todas as análises foram realizadas seguindo as recomendações descritas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (23ª Ed.).


Resultado e discussão

Os resultados obtidos nas análises químicas mostraram que apenas as concentrações de Al estão acima do que é preconizado pela legislação (0,2 mg/L) em 14 pontos de amostragem, com valores que chegaram a apresentar cerca de 2 mg/L de Al, os demais metais se encontram dentro dos padrões estabelecidos. Dentre os parâmetros físico-químicos, vale destacar que 12 pontos apresentaram concentrações de nitrato acima do valor máximo permitido, que é de 10 mg/L. Os resultados de pH mostraram valores entre 3 e 4, indicando acidez. Para a condutividade elétrica, não há valores especificados nas legislações, mas segundo a CETESB, valores acima de 100 µS/cm, o que foi o caso de todas as amostras (157 µS/cm a 361 µS/cm), podem indicar ambientes impactados. Os resultados microbiológicos apresentaram a presença de coliformes totais e termotolerantes em 7 amostras. Porém, não se pode confirmar a influência do cemitério na qualidade das águas devido a possíveis interferências de outras fontes de contaminação, como fossas sépticas e criação de animais domésticos (cães, gatos e galinhas).

Conclusões

A partir dos resultados verificou-se que grande parte das amostras de água estão em desacordo com o que é preconizado pela Resolução CONAMA n° 396, e não atendem os padrões de potabilidade estabelecidos pela PORTARIA GM/MS n° 888, portanto, não se encontram apropriadas para consumo humano.


Agradecimentos

Ao Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em saúde/ Instituto Evandro Chagas.


Referências

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Apêncice E – Significado Ambiental e Sanitário das Variáveis de Qualidade. Qualidade das Águas Doces no Estado de São Paulo. São Paulo: 2017. 52p.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, 2008. Resolução CONAMA n° 396/2008. Dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências. CONAMA, 2008.

LOPES, J. R. A.; BEZERRA, J. M.; ALMEIDA, N. M. D. P.; GONÇALVES, G. L.; MENDONÇA, S. S. C. Águas subterrâneas como alternativa de subsistência em uma comunidade rural no semiárido brasileiro. Revista Águas Subterrâneas - Seção Estudos de Caso e Notas Técnicas, São Paulo, v. 34, n. 2, 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2021. Portaria GM/MS n° 888 de 4 de maio de 2021. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Gabinete do Ministro/Ministério da Saúde, 2021.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021. O Valor da Água: UNESCO, 2021.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN