ANÁLISES FÍSICO – QUÍMICA DAS NASCENTES DOS RIACHOS DA LIMPEZA E OURO NA CIDADE DE CAXIAS-MA

ÁREA

Química Ambiental


Autores

Nunes, L.A.G. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Silva, M.S. (UFMA) ; Silva, M.S. (UFCG) ; Santos, T.S. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; da Silva, E.C. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Soares, J.P. (IFMA - CAMPUS CAXIAS)


RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar os parâmetros físico-químicas em áreas das nascentes, localizadas no município de Caxias – MA com a utilização da Sonda Multiparâmetro (pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e temperatura) da marca AKSO e o receptor Micro 20 exact® com os reagentes de nitrato, nitrito, alcalinidade total, amônia e turbidez para as análises mais precisas das amostras de água das nascentes dos riachos da Limpeza e do Ouro. Resultou-se que diante das visitas realizadas no período chuvoso que a cabeceira e jusante da nascente do Riacho da Limpeza encontra-se bem preservada com alto índice de cobertura vegetal e nativa da área. Conclui-se que ao averiguar as analises físico-químicas dos riachos estudados apresentam conformidade com a legislação vigente.


Palavras Chaves

Caxias; Nascentes; Qualidade da água

Introdução

A água em todo planeta Terra ocupa cerca de 75% da superfície, e é o constituinte inorgânico mais abundante da matéria viva, e apenas 2,5% da água do planeta se constitui em águas doces (SILVA e et al., 2018). A água é um recurso importante para o ser humano e também é utilizada para diversas atividades, e é um recurso vital e limitado para a existência do homem. No Maranhão cerca de 97,2% dos recursos hídricos são subterrâneos e 2,8% superficiais. Assim, esses dados colocam o estado em destaque em relação às demais regiões do Nordeste. As águas superficiais como subterrâneas são consumidas pela população como exemplo, a manipulação de poços para a obtenção da água contida no subsolo (IBGE, 2023). A situação dos corpos hídricos em relação aos efeitos antrópicos pode ser analisada através dos diagnósticos que verificam a qualificação da água, a qual é definida pelas características físicas e químicas (SÀNCHEZ, 2013). O nome “nascente” é o termo que define um sistema ambiental de forma que afloramento da água subterrânea ocorre naturalmente de modo temporário ou perene. A Resolução do CONAMA N°001 de 23 de janeiro de 1986, destaca os impactos ambientais causados por ações antrópicas de forma direta e indiretamente, que são geradas pelo homem que ocasiona em alterações nas propriedades físicas, químicas e biologias do meio ambiente que afetam a saúde, segurança e o bem- estar da população, impactos esses como uso improprio do solo, desmatamentos, corretivos agrícolas e agrotóxicos aceleram o processo de degradação ambiental que afeta as nascentes (ROCHA et al., 2019). O presente trabalho é um estudo referente às analises, esta pesquisa teve como objetivo analisar os parâmetros físico-químicas em áreas das nascentes, localizadas no município de Caxias – MA.


Material e métodos

No presente estudo a análise de água dos riachos Limpeza e Ouro foi atraves de coletas 3 amostras da Limpeza e do Ouro. A fim de garantir a padronização das amostras analisadas, a coleta, o transporte, preservação e as analises seguiram as normas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater APHA (2005), todas as amostras foram analisadas no Laboratório de Águas do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Maranhão, Campus Caxias (IFMA), sendo os seguintes parâmetros analisados: Alcalinidade Total, Amônia, Nitritos, Nitratos e Turbidez, e procedimentos de mensuração como Temperatura, Potencial Hidrogeniônico - pH, Oxigênio Dissolvido e Condutividade Elétrica.


Resultado e discussão

A nascente do Riacho da Limpeza está localizada no povoado Bebedouro (Mapa1), foram realizadas visitas na área estudada que ocorreram com a finalidade de analisar os parâmetros físico-químicas, além disso, sobre as condições das condições e padrões de qualidade das águas na seção I das disposições gerais o Art. 8º O conjunto de parâmetros de qualidade de água selecionado para subsidiar a proposta de enquadramento deverá ser monitorado periodicamente pelo Poder Público (tabela 1). Conforme as análises e os parâmetros físico químicos percebe-se que o riacho Limpeza se enquadra no capítulo II da classificação dos corpos de água, de acordo com o Art. 3º as águas doces, salobras e salinas do Território Nacional que são classificadas, O riacho Limpeza encontra-se na seção I do Art.4° na classe especial ao abastecimento para consumo humano. A nascente do Riacho Ouro está localizada no povoado Cabeceira do Ouro (Mapa2), o riacho Ouro encontra-se na seção I do Art.4° na classe especial ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção, preservação do equilíbrio natural e a preservação do ambiente aquático. Conforme as análises e parâmetros físico químicos percebe-se que o riacho Ouro se enquadra no capítulo II da classificação dos corpos de água, de acordo com o Art.3º as águas doces, salobras e salinas do Território Nacional que são classificadas (tabela2).

Tabela 1 e 2

*L0: Valor não aferido/identificado no aparelho. \r\nAN1; AN2– amostra nascente; AJ1– amostra jusante \r\nFonte: Elaborado pelo autor (2023).

Riacho Limpeza

Localização do riacho Limpeza, nascente e jusante.

Riacho Ouro

Localização do riacho Ouro, nascente e jusante.

Conclusões

Concluiu que as nascentes dos riachos Limpeza e Ouro estão preservadas, porém, ameaçadas. O riacho limpeza em suas análises a uma qualidade excelente da água e a preservação da cobertura vegetal em seu entorno todos os parâmetros físico- químicos estão conforme a resolução. O riacho Ouro por conta do valor da sua alcalinidade total favorece a mudanças de pH na água, devido ao recebimento de cargas de natureza ácidas ou básicas, a qualidade da água do riacho serve para alertar os poderes públicos para tomada de decisões com vista a campanhas de conservação.


Agradecimentos

Agradeço ao Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do maranhão – IFMA, Campus Caxias pela concessão da bolsa e por todo apoio oferecido durante a pesquisa, agradeço a todos os envolvidos no projeto.


Referências

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Métodos Padrão do Exame de Água e Esgoto. USA: Washington, 2005.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Diário Oficial da União (retificado), Brasília-DF, 1986. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3 835/LivroConama.pdf>. Acesso em: 23/08/2017.

CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Plano Nascente Itapecuru: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru. 2 ed, Brasilia, DF, p. 140 – 143, 2019.

DA SILVA, A. B; et al. Análise físico-química da água utilizada para consumo nas escolas municipais da zona urbana de Esperança/PB. Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota), v. 8, n. 3, p. 49-52, 2018.

DA SILVA ROCHA, A. R. F; et al. Riacho 3: Análise dos seus impactos ambientais, Caxias, Maranhão, Brasil. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 2, n. 1, p. 72-80, 2019.

IBGE. Diretoria De Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência, 2023.

NOGUEIRA, F. F; COSTA, I. A; PEREIRA, U. A. Análise de parâmetros físico químicos da água e do uso e ocupação do solo na sub-bacia do Córrego da Água Branca no município de Nerópolis – Goiás. Universidade Federal de Goiás – EEC/UFG. Goiás, 2015.

PIERONI, J. P; et al. Avaliação do estado de conservação de nascentes em microbacias hidrográficas. Revista Geociências, 2019.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos / Luis Enrique Sánchez. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

TEIXEIRA, I. M. V, et al. Resoluções do CONAMA. Edição Especial Brasília. 2012, p. 376.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN