ÁREA
Iniciação Científica
Autores
Borges dos Santos, A.C. (UESB) ; Nascimento Mota, A.P. (UESB) ; Pereira Lima Olliveira, K. (UESB) ; Cruz Gonzaga, F. (UESB)
RESUMO
O plástico é um dos materiais mais utilizados atualmente, devido à latente necessidade de melhor reciclá-lo, várias pesquisas têm sido desenvolvidas. O plástico pode ser reciclado em várias aplicações, inclusive como composto asfáltico. Portanto, este trabalho objetivou realizar uma prospecção tecnológica na base de patente INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) relacionados à utilização de materiais plásticos na composição de material asfáltico. Foi realizada uma busca de patentes com a utilização de palavras- chave e a combinação de operadores booleanos. Foram encontrados cerca de setecentos e quinze resultados, dentre esses três possuem afinidade com o tema da pesquisa. É evidente que há muitas pesquisas com inserção de polímero em asfalto.
Palavras Chaves
PAVIMENTO; POLIMERO; RECICLAGEM
Introdução
O plástico é um dos materiais mais utilizados atualmente, no mundo sua utilização é cerca de 8 a 11 milhões de toneladas a cada ano. O maior responsável por gerar esse montante de material é a indústria das embalagens, aproximadamente 47% de todo plástico utilizado no mundo provém deste mercado. (WILLIANS; RANGEL-BUITRAGO, 2022). A técnica de inserção de plástico no asfalto consiste em transformá-lo em óleo, em alguns casos substituindo em porcentagens significativas o betume utilizado em asfaltos comuns. A composição é misturada aos resíduos de asfaltos antigos, criando assim um produto mais resistente e mais sustentável (BITTENCOURT et al., 2020). O desenvolvimento de pavimentos mais sustentáveis evita maior depredação do meio, entretanto para desenvolver tais materiais faz necessário realizar uma grande busca na literatura, em bases de patentes, realizar os estudos de traço, caracterização de materiais, de solo, dentre outros. Para determinação da metodologia e tecnologias a serem aplicadas na reciclagem do plástico em composto betuminoso, é necessário realizar estudos de prospecção tecnológica De forma geral, a Prospecção Tecnológica pode ser definida como “um meio sistemático de mapear desenvolvimentos científicos e tecnológicos futuros capazes de influenciar de forma significativa uma indústria, a economia ou a sociedade como um todo” (MAYERHOFF, 2008).
Material e métodos
Essa pesquisa tem carácter quali-quantitativa uma vez que reúne informações e propõe análise de caráter de conteúdo e numérica. É uma pesquisa descritiva que visa o levantamento documental e bibliográfico. A plataforma de dados utilizada neste trabalho foi o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), base de dados nacional, fora realizada uma busca de patentes, na base foram buscados todos os trabalhos que continham as palavras-chaves, no campo “Contenha”, foi selecionada a opção “todas as palavras”, com o objetivo de encontrar o maior número de trabalhos possível. Foram utilizadas várias palavras-chave que se encontram na Tabela 1, bem como operadores booleanos “AND” e “OR” nas combinações para melhor refino. Ademais, utilizou-se do software Microsoft Excel, para tabulação, ordenamento e plotagem dos dados.
Resultado e discussão
Observa-se que o INPI apresentou cerca de 715 resultados. A palavra-chave
“ASFALTO”, apresentou o maior número de resultados. Foram realizadas várias
combinações com a palavra “ASFALTO”, que não obtiveram resultados.
A base de dados apresentou alguns resultados afins do tema da pesquisa, através
dessa prospecção foram encontrados mais de setecentos resultados, dos quais nove
se destacaram, dentre esses três possuem polímeros em sua composição. Após
refino as palavras-chave “CBUQ” e “PAVIMENTO AND FLEXÍVEL” apresentaram três
patentes com tema material plástico na composição de material asfáltico. As
patentes que possuem afinidade com o tema estão elencadas na Tabela 2. As
patentes BR1120180030929 e BR1120200171760, são respectivamente patentes de
processo e produto que utilizam borracha, que é um polímero natural, em sua
composição. A patente BR1120160167279, por sua vez, é uma mistura que utiliza
compostos de betume polímero em sua composição, sendo o trabalho mais relevante
à pesquisa.
A patente BR1120180030929 cuja prioridade unionista pertence à organização
europeia de patentes está sob titularidade da empresa alemã de energia química
Lanxess, depositada em 17 de agosto do ano de 2016, a mesma tem validade de
vinte anos, ou seja, válida até 17 de agosto do ano de 2036. A patente
BR1120200171760, cuja prioridade unionista pertence aos Estados Unidos da
América está sob titularidade da empresa americana de compostos asfálticos
Asphalt Plus LLC, depositada em 22 de fevereiro do ano de 2019, ou seja, válida
até 22 de fevereiro do ano de 2039. Por fim, a patente BR1120160167279, a
prioridade unionista pertence à França e está sob titularidade da empresa
francesa de construção de cidades sustentáveis e infraestrutura é válida até 21
janeiro do ano 2035
LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE TRABALHO
PATENTES ALINHADAS COM O TEMA DA PESQUISA
Conclusões
Nas realizações das buscas a palavra-chave “ASFALTO” apresentou mais resultados, as combinações com a palavra “ASFALTO” não obtiveram resultados. Foram levantadas 715 patentes, das quais três se destacaram pela afinidade com o tema. É evidente que há muitas pesquisas com inserção de polímero em asfalto, principalmente se tratando de borracha. O código IPC C08 apresentou trabalhos e patentes mais relevantes à pesquisa. A patente BR1120160167279 possui bastante relevância à pesquisa devido à sua afinidade com o tema.
Agradecimentos
Ao Grupo de Pesquisa em Inovação Química (GPEiQ), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico( CNPQ).
Referências
BITTENCOURT, J. L. P.; ABREU, L. A. M.; DANTAS, T. S. M. M. JÚNIOR, M. N. Análise da Adição de Polietileno Tereftalato (PET) em Misturas Asfálticas. Disponível em: <http://www.anpet.org.br/anais32/documentos/2018/Infraestrutura/Ligantes%20e%20Misturas%20Asfalticas%20IV/4_675_AC.pdf>. Acesso em: 07 de abr. de 2023.
MAYERHOFF, Z. D. V. L. Uma Análise Sobre os Estudos de Prospecção Tecnológica. INPI, 2008. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/3538/2637>. Acesso em: 07 de abr. de 2023.
WILLIANS, A. T.; RANGEL-BUITRAGO, N. The past, present, and future of plastic pollution. Marine Pollution Bulletin. Volume 176, March 2022, 113429. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025326X22001114.>. Acesso em: 22 de ago. de 2023.