ÁREA
Iniciação Científica
Autores
Oliveira, L.A.T.O. (IFAM-MAUES) ; Lopes, G.S. (IFAM-MAUES) ; Santos, M.S.L. (IFAM-MAUES)
RESUMO
O final de ano de 2019 foi marcado pelo surgimento do COVID-19, um vírus que causa infecções respiratórias. Das ações preventivas podemos citar o uso do álcool 70%. Como os casos estavam crescendo, esse item se tornou obrigatório. O etanol passou a ser item da cesta básica. Foi com o objetivo de avaliar os saberes sobre o álcool em tempos de pandemia que motivaram esse projeto. Fizemos pesquisa bibliográfica e questionário online. Realizamos análise quanti-qualitativa das respostas dos discentes. Assim, podemos firmar que a princípio o álcool estava relacionado às bebidas, assinalado por mais de 39% e com o surgimento da doença, passou a ter novas utilidades como: desinfecção e proteção, mas que precisa ser melhor entendida, pois 51% desconhece a sua matéria-prima.
Palavras Chaves
Coronavírus; Funções oxigenadas; Prevenção
Introdução
O final do ano de 2019 foi marcado com o surgimento de uma nova “pneumonia de causa desconhecida”. Os estudos apresentaram se tratar de um novo coronavírus sendo descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China (MS,2020). Devido a sua rápida proliferação, medidas preventivas foram sendo tomadas pelas autoridades de saúde dos quais destacamos: lavar as mãos com frequência; usar sabão e água ou álcool em gel; manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando; usar máscara... (OMS, 2020). As ações sanitárias como uso de máscaras e álcool, tornaram-se comuns. O álcool é uma função orgânica oxigenada de grande versatilidade na sociedade presente em combustíveis, bebidas, perfumarias, produtos de limpezas. Existem vários tipos de álcoois, com inúmeras utilidades, mas um membro desse grupo orgânico ganhou destaque, trata-se do etanol, devido agir como antisséptico. O Coronaviridae são uma família de vírus patogênicos, que possuem uma camada lipídica que os envolve. Essa camada é chamada de envelope e tem como função protegê-los do ambiente e reconhecer as células hospedeiras que costuma infectar. O álcool age desidratando os vírus quase que imediatamente. Para uso como antisséptico (para higienizar as mãos e outras superfícies do nosso corpo), apenas o etanol 70% é recomendado (PUCRS, 2020). Os álcoois são substâncias que possuem um ou mais grupos de hidroxila (-OH) ligados a um átomo de carbono saturado (NOVAIS, 2016). Foi com o objetivo de avaliar a importância e saberes relacionados ao álcool em tempos de pandemia do COVID-19, juntos aos discentes do 3º ano do Ensino Médio e Técnico do IFAM/CMA, que motivaram esse projeto, pois como é sabido, o álcool tem várias utilidades e na vida de alguns jovens, estão presente nas bebidas alcoólica
Material e métodos
Este Projeto de Iniciação Científica foi desenvolvido no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus Maués, tendo como público alvo os finalistas de 2022 dos Cursos Integrados ao Ensino Médio e Técnico em Administração (36 discentes), Agropecuária (26 discentes) e Informática (22 discentes), totalizando 84 alunos discentes ativos. Trabalho foi desenvolvido no período de junho de 2021 a junho de 2022, tempo que estávamos convivendo com a pandemia do COVID-19. As aulas eram remotas e depois hibridas. Diante dessa realidade, a pesquisa teve que se adequar a esse novo momento, como o uso de aplicativos de mensagens e formulários online para pesquisar e coletar informações. As funções oxigenadas são um dos ementários de Química do 3º ano da segunda etapa e os discentes precisam conhecer os tipos, nomear e saber as aplicações dos compostos de oxigênio mais presentes no cotidiano. Foi neste período que um componente das funções orgânicas ganhou destaque - o etanol, popularmente conhecido com álcool. Assim, a pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1º etapa - período de junho de 2021 a dezembro de 2021. • Pesquisa bibliográfica sobre o álcool - Importância, tipos, produção, versatilidade e aplicabilidade das concentrações; elaboração de questionário, neste utilizamos a plataforma do Google formulário; 2º etapa - período de janeiro de 2022 a junho de 2022. • Apresentação do projeto aos discentes; Envio do questionário via aplicativo de mensagens Whatsapp nos grupos de cada turma; análise e discussão do questionário; e elaboração do relatório final.
Resultado e discussão
As perguntas foram enviadas no link nos grupos de WhatsApp das turmas finalistas. Dos 84 matriculados, 61 responderam ao questionário.
Como estávamos no período da pandemia, questionamos se alguém da família foi acometidos com o COVID-19 e 80% responderam sim. Número expressivo, que mostrou o avanço da doença em Maués/Am.
Perguntamos como a família se protegeu do vírus, essa pergunta foi aberta. Por isso analisamos pela nuvem de palavras1, (Figura1) pois mostra o termo mais usado.
A palavra que sobressaiu foi “máscaras” seguida de: casa, gel, álcool, distanciamento... Isso foi importante, pois eles entenderam que em tempos de pandemia e sem a vacina, estes itens eram a melhor forma de proteção.
Sobre a palavra álcool, ao ler esse nome, qual a 1º utilidade vem à cabeça: as respostas selecionadas foram: 24 bebidas alcoólicas, 22 proteção ao COVID-19, 11 produto de limpeza e 4 combustível. Mesmo estando em tempos de pandemia e o álcool sendo utilizado com antisséptico, este ficou em 2º lugar. A resposta mais citada dá margem a uma nova pesquisa sobre a bebida alcoólica na classe estudantil.
A última pergunta buscava saber a matéria-prima do álcool. Como foi uma questão aberta resolvemos utilizar a nuvem de palavra para mostrar qual o termo mais citado (Figura 2).
Na nuvem de palavras, o termo que mais se repetiu foi cana-de-açúcar (25), mas apareceu etanol (20), aqui vale uma reflexão, pois etanol é o nome da substância e álcool é função orgânica oxigenada que possui uma hidroxila ligado ao carbono saturado, assim etanol não é matéria-prima.
1-https://www.wordclouds.com/
Fonte: Questionário do Projeto
Fonte: Questionário do Projeto
Conclusões
Como vimos, o álcool faz parte da vida dos discentes do 3º ano IFAM/CMA, seja associando a bebida alcoólica como mostrado na pesquisa e meio de prevenção. A pandemia fez esse item fazer parte no dia a dia, sendo objeto incluso na compra do mês, mas que como qualquer substância, é preciso conhecer suas propriedades para evitar acidentes, pois trata-se de uma substância inflamável. No geral, eles precisam aprofundar no assunto, pois a maioria desconhece a matéria-prima e que este trabalho sirva de estimulo para realizar novas pesquisas sobre a presença da bebida alcoólica na vida dos discentes.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Amazonas, campus Maués pela colaboração na atividade e apoio na participação do evento.
Referências
• AGRO2.0: Álcool é versátil e pode ser utilizado em diversas indústrias: Disponível no site: <https://agro20.com.br/alcool/>. Acesso no dia 10/07/2021
• Gerador de Nuvem de palavras. Disponível no site: <https://www.wordclouds.com/>. Acesso no dia 11/10/2022.
• MINISTÉRIO DA SAÚDE. Linha do tempo do Covid-19. Disponível no site: <https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/>. Acesso no dia 11/07/2021.
• MUNIZ, Carla. Tipos de Pesquisa. Significados, 2021. Disponível em: https://www.significados.com.br. Acesso em: 15 de out. de 2021.
• NOVAIS, V.L.D; ANTUNES, M. Vivá: química. Volume 1 – Curitiba/PR: Positiva, 2016.
• Organização mundial de saúde: Conselhos sobre doença coronavírus (COVID-19) para o público. Disponivel no site: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public> . Acesso no dia 09/07/2021.
• Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Sabão e álcool gel: como a química auxilia na luta contra a Covid-19. Disponível no site:< https://www.pucrs.br/blog/sabao-e-alcool-gel-como-a-quimica-auxilia-na-luta-contra-a-covid-19/>. Acesso no dia 11/07/2021.