ÁREA
Iniciação Científica
Autores
Barros da Silva, S.H. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Pessôa, P.A.P. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Barros da Silva, Z.V. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Nascimento, G.S. (IFMA CAXIAS) ; Silva, A.R. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Santos, S.V.S. (IFMA CAMPUS CAXIAS)
RESUMO
A disciplina de Química muitas vezes parece desafiadora para os alunos, necessitando de abordagens inovadoras que conectem o conteúdo à vida cotidiana. Livros ilustrados, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, tem a capacidade de aprimorar a compreensão dos conteúdos da disciplina. Este estudo focou no desenvolvimento de um livro interativo sobre modelos atômicos para o IFMA Campus Caxias, atualmente em revisão. A abordagem lúdica desses livros torna o aprendizado envolvente, enquanto a interdisciplinaridade na abordagem dos modelos atômicos resulta em compreensão completa do conteúdo. A síntese entre abordagens lúdicas e conceitos complexos promove avanços educacionais, enriquecendo o ensino de Química e oferecendo uma perspectiva valiosa para cursos superiores.
Palavras Chaves
Modelos atômicos; Livro Ilustrado; Interdisciplinaridade
Introdução
Os livros de Química do Ensino Superior são, em sua maioria, formados por letras, números e símbolos, ressalvando alguns que apresentam figuras e tabelas para ilustrar o texto, porém com pouca contextualização. Nesse contexto, o processo educacional requer uma inovação constante para se manter relevante, especialmente no âmbito da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), onde conceitos complexos podem ser desafiadores para os estudantes. A disciplina de Química, por exemplo, muitas vezes é percebida como difícil e distante da realidade pelos alunos, já que exige experimentos que facilitem a visualização dos fenômenos ocorridos (Diniz, 2021; Fagundes et al., 2021). Diante dessa situação, é crucial adotar novas abordagens educacionais para aproximar os conteúdos estudados do dia a dia dos estudantes. Diante disso, o uso de livros ilustrados na educação podem corroborar na compreensão dos alunos, conectando-os à realidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no Brasil incentivam essa abordagem, mas deixam claro que a praticidade da escolha dos materiais que vão garantir precisão e a eficiência desse modelo de aprendizagem em relação aos estudantes (Brasil, 1998). O escopo deste trabalho foi desenvolver e publicar um livro interativo ilustrado que explorasse a relação entre a literatura e a história dos modelos atômicos, no processo de construção do conhecimento dos estudantes do IFMA Campus Caxias. O material descrito é direcionado ao público infanto-juvenil, e aborda temas relevantes para o estudo da Química Geral, até o presente momento o material está em processo de revisão da editora do IFMA, e após conclusão o mesmo será doado ao acervo da Biblioteca Professor Luís Queirois: IFMA Campus Caxias.
Material e métodos
A elaboração do conteúdo do trabalho foi fundamentada em uma revisão bibliográfica. Para atingir um nível de profundidade maior do que o encontrado em materiais convencionais, foram consultados diversos livros e artigos acadêmicos relevantes sobre modelos atômicos, tais como: Weart e Phillips (1985); Lopes e Martins (2009); Berberan e Santos (1993), permitindo a incorporação de informações atuais e abrangentes. Reconhecendo a importância da clareza e qualidade da escrita, investimos em aprimorar nossos conhecimentos em métodos de redação de livros, tendo como base o livro 'Truques da Escrita' de Howard S. Becker (2015). Isso envolveu a compreensão dos aspectos gramaticais, além da aplicação de estratégias para tornar a leitura mais envolvente e acessível aos leitores. A estrutura narrativa do livro foi concebida de maneira criativa, adotando o formato de uma peça teatral. Os diálogos entre os personagens foram meticulosamente organizados para garantir a compreensão e envolvimento contínuo dos leitores, evitando confusões e promovendo uma experiência imersiva. A caracterização dos personagens guiou a escolha da linguagem utilizada em suas falas. A personagem principal, Alloy, adotou uma linguagem informal e repleta de gírias, enquanto figuras eruditas como Aristóteles, John Dalton, J.J. Thomson, Ernest Rutherford e Neils Bohr empregaram uma linguagem mais formal e acadêmica, enriquecendo a interação entre eles. A visualização dos conceitos foi aprimorada com a inclusão de ilustrações. A maioria das quais foram geradas com o apoio do aplicativo de inteligência artificial (Midjourney), passando por ajustes no CorelDRAW X8 para assegurar a qualidade estética e didática (Figura 1). Também foram integrados imagens dos rascunhos e croquis originais dos experimentos (Figura 2).
Resultado e discussão
Até o presente momento, o projeto está em estágio final de conclusão, com
história e ilustrações prontas, aguardando somente a revisão para sua
publicação, confira Figura 1. Segundo a análise dos colaboradores do projeto, o
material apresenta um alto potencial para melhorar o ensino de Química, podendo
ser usado até nos primeiros semestres de cursos superiores. Isso amplia seu
alcance à educação básica e alinha as práticas pedagógicas à reformulação do
ensino da disciplina de Química Geral.
Tendo em vista que a incorporação de elementos interativos contribui para a
formação de alunos mais participativos durante o processo de ensino-
aprendizagem, favorecendo interesse e a compreensão de conceitos complexos por
parte dos estudantes (Diniz, 2021). Além disso, a integração de tópicos
interdisciplinares dentro do âmbito da Química oferece uma perspectiva mais
holística e interconectada do conhecimento.
A abordagem lúdica adotada nos livros interativos conquista o engajamento dos
estudantes de maneira envolvente, fomentando a compreensão em um ambiente menos
formal (Alves, 2022). Como resultado, não apenas se tornam as aulas mais
atrativas, mas também se estabelece um espaço propício para a exploração
criativa e a troca de ideias entre alunos e professores.
Nesse contexto, o assunto de modelos atômicos, atomística e história da química
ganham uma nova abordagem metodológica ao utilizar um livro ilustrado,
possibilitando a obtenção de resultados satisfatórios.
A capa do Livro \"Alloy e a história dos modelos \r\natômicos\"
Croquis originais dos equipamentos utilizados nos \r\nexperimentos dos modelos atômicos
Conclusões
Em síntese, o projeto visou criar um material interativo que despertasse o interesse do público infanto-juvenil em relação à Química Geral. Baseado na análise detalhada da evolução dos modelos atômicos, o livro busca uma abordagem interativa, fazendo com que o leitor se sinta envolvido durante a leitura do material. Vale ressaltar que mesmo que seja direcionado a estudantes do primeiro ano do EM, o material possui grande potencial para ser utilizado como recurso em disciplinas dos primeiros semestres de cursos superiores de Química.
Agradecimentos
Ao LAPEM, ao Professor Pedro Alberto Pavão Pessôa, ao IFMA Campus Caxias, a Dra. Fatima Maria de Souza Pereira e a todos os colaboradores que contribuíram no desenvolvimento deste trabalho.
Referências
REFERÊNCIAS
ALVES, Renata Cristina das Dores. Atividades Pedagógicas Lúdicas: Propostas para Aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
DINIZ, Eloíse do Nascimento. Desafios do ensino e aprendizagem no curso de química da UFCG Campus de Cuité em tempos de pandemia do Covid-19. 2021. 42 folhas. Dissertação (Área de concentração: Educação) – Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, 2021.
FAGUNDES, Arthur Henrique Alvarenga; et al. Tics no ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.9, p. 91327- 91338, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-339>. Acesso em: 18 de Agosto de 2023.
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