Autores
Silva, A.N.S. (UEMA) ; Lourenço, M.S.N. (UEMA) ; Campos, D.A.P.C. (IFMA) ; Magalhães, R.S. (UEMA) ; Silva, R.M. (UEMA) ; Ferreira, D.S. (IFMA)
Resumo
O texto retrata ações desenvolvidas durante o período pandêmico para facilitar o
acesso ao conhecimento da Química Verde, através das redes sociais. Em termos da
metodologia, utilizamos uma rede social atual e muito utilizada, para a divulgação
de mapas mentais, quiz, vídeos aulas e palestras MOV, de maneira a deixar mais
simples, interativo e criativo o assunto da Química Verde, desde a aula de
laboratório como até mesmo, dentro de nossas casas.
Palavras chaves
REDES SOCIAIS; QUÍMICA VERDE; DIVULGAÇÃO
Introdução
A disseminação de informações por meio das redes sociais já faz parte da nova
dinâmica da vida, transmitindo infinitos conteúdos com agilidade e criatividade.
A ação também tem sido utilizada por muitos pesquisadores que, por meio de sites
da área científica e acadêmica, divulgam seus conteúdos visando a popularização
da ciência.
Segundo o pesquisador e escritor, Michael Shermer (2021), não bastam dados para
divulgar a ciência, é preciso contar histórias, são elas que conferem
profundidade ao que se quer comunicar. A divulgação estática de dados
científicos não é algo visto como interessante, é importante desenvolver
metodologias para expor a informação científica de maneira clara, objetiva e de
forma atrativa, aplicando-as às situações diárias.
Trilhando esse caminho, criamos um perfil na rede social “Instagram”, com o
objetivo de divulgar informações científicas, da área da química verde, no
cotidiano acadêmico e até mesmo, transformando esses assuntos em ações da vida
real.
Material e métodos
Foi criado um perfil na rede social “Instagram”, com o nome @GREXQUIM_OFICIAL,
referente ao nome do grupo de extensão – Grupo de Extensão em Química – Resgate
Verde em Ação. A dinâmica do trabalho consistiu na abordagem de cinco temas, um
em cada dia da semana, por meio de postagens, um assunto dentro da nossa área de
pesquisa – Química Verde. Buscamos sempre manter a interação com as pessoas que
nos acompanham, planejando postagens criativas e de simples entendimento, como:
Mapas mentais – resumo estruturado sobre um determinado assunto, contendo
palavras-chaves e definições resumidas para a absorção e entendimento fácil e
simples do conteúdo abordado.
Quiz – jogos de perguntas e respostas, realizado através da ferramenta “enquete”
disponibilizada pela própria rede social, com perguntas relacionadas às
postagens feitas durante a semana.
Vídeos aulas – vídeos curtos, explicando e exemplificando cada conteúdo
abordado.
Palestras Mov – vídeos com animações e programas da web, contendo informações
mais longas, motivacionais e interativas.
Resultado e discussão
O perfil social está em uso há aproximadamente 1 ano, contando com 59
publicações e 130 seguidores. As postagens ocorrem diariamente, abordando os
assuntos: química verde, descarte correto de resíduos químicos, minimização de
escalas, gestão docente, riscologia química e tecnologias sustentáveis.
A utilização de Quiz, como maneira de interação com o público alvo, foi
escolhido para que o perfil ficasse interativo e ativo, sendo alimentado não só
com postagens, como também com perguntas de vivência laboratorial e cotidiana,
dentro do ambiente domiciliar. Essa abordagem teve uma quantidade de
visualizações excelentes, mas não obtivemos a quantidade de respostas desejadas,
as mesmas ficaram em torno de 4 a 7 pessoas.
Além do Quiz e das postagens, optamos também pela criação de vídeos e palestras
mov, como forma de alimentar ainda mais o perfil, trazendo conhecimento e
informações através da junção do verbal e não verbal.
O perfil alcançou 654 visualizações na palestra mov sobre resíduos químicos,
dando mais visibilidade e compartilhamento das nossas publicações e assuntos
expostos.
O feedback recebido contemplou comentários e elogios que nos ajudaram na
melhoria da página e das postagens, assim como promoveram alegria e satisfação
para todo o grupo, chegando-se à compreensão da importância de um trabalho de
caráter cientifico bem feito, organizado, com abordagens de assuntos complexos
tratados como simples e voltados, também, para o cotidiano da população.
Contudo, compreendemos que os assuntos abordados não são de conhecimento geral,
existem pessoas que não possuem conhecimento de tais assuntos. A divulgação
dessas informações através de vídeos explicativos, vídeos animados e postagens
diárias, ajudam na ampliação dessas informações.
Print da pagina do GREXQUIM no instagram.
Conclusões
A criação do perfil social para divulgação científica, no ramo da química verde,
nos mostrou a importância da ampliação da nossa visão de mundo, não nos limitando
apenas a revistas e sites, mas nos fazendo experimentar outra dimensão da
comunicação científica, em que unimos o lado da ciência e das artes para comunicar
informações significantes e importantes, para a preservação do meio ambiente e até
mesmo da nossa saúde, em um ambiente virtual e atual, com uma alta visualização e
utilização de pessoas com a faixa etária jovem.
Agradecimentos
Referências
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. 4 cientistas falam sobre como tornar a divulgação científica mais acessível. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/4-cientistas-falam-sobre-como-tornar-a-divulgacao-cientifica-mais-acessivel. Acesso em: 9 mai. 2022.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. Michael Shermer. Disponível em: https://www.fronteiras.com/descubra/pensadores/exibir/michael-shermer. Acesso em: 9 mai. 2022.
MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. DISCUTINDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DISCURSO E AS POSSIBILIDADES DE DIVULGAR CIÊNCIA NA INTERNET. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Amazonas, v. 5, n. 9, abr./2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45/42. Acesso em: 9 mai. 2022.