Autores
Rogado, J. (UFTM) ; Oliveira, G.H.S. (UFTM) ; Marques, Y.S. (UFTM)
Resumo
A investigação relacionou a qualidade da água e a qualidade de vida nas
microbacias dos principais córregos em Iturama-MG, tendo em vista ações voltadas
ao desenvolvimento da responsabilidade e ética na sociedade e no ambiente, a
formação científica e o bem estar da sociedade. O diagnóstico evidenciou a
responsabilidade e o papel social de cada um diante da necessidade de preservação
da água no ambiente, promoção da Educação Ambiental e sua contribuição à formação
científica e cidadã.
Palavras chaves
educação ambiental; qualidade da água; empoderamento
Introdução
O ambiente natural e o construído são sistemas complexos, fornecedores de
tópicos propícios para o processo de formação educacional quando são utilizados
exemplos de relevância local (ZUIN; IORIATTI; MATHEUS, 2009). No Brasil a
Educação Ambiental ainda é vista como um meio de preservação ambiental,
aparecendo de diversas formas nas produções acadêmicas; no âmbito escolar é
desenvolvida de maneira deficiente. Ainda são raras as escolas que a tem
caracterizada pela construção de valores por seus estudantes para que percebam
como as ações humanas podem afetar o ambiente em que estão inseridos: a
contextualização ainda se dá em plano mundial sem abordar problemas locais e
regionais e que poderiam mediar a ação do discente (ANDRADE, 2000),
desenvolvendo sua autonomia e senso crítico, avaliando e buscando soluções.
As micro bacias dos córregos são muito importantes para o município de Iturama,
abrigando cerca de 40.000 pessoas: a coleta de lixo e resíduos não dispõe de um
aterro sanitário e o tratamento de esgoto por meio de lagoas de estabilização
não parece atender a demanda, carecendo há tempos de recuperação. Danos
irreversíveis ao meio ambiente e prejuízos econômicos e sociais podem advir do
crescimento populacional e influência antrópica.
Assim, objetivou-se investigar a qualidade da água nas micro bacias urbanas de
Iturama-MG, relacionando-a à qualidade de vida da população nessas regiões,
considerando condições da paisagem, solo, vegetação, potencial de abastecimento,
expansão urbana e empreendedora na região, preservação das nascentes e o impacto
das ações antrópicas.
Material e métodos
O processo de reocupação e redefinição do espaço agrícola da região pelas
Políticas de Desenvolvimento nos anos 1970, transformou o espaço ocupado
intensamente pela pecuária de corte e leite, em lavoura canavieira. (INÁCIO,
2014). A produção industrial canavieira e agropecuária revelam-se geradoras de
riscos de contaminação e degradação ambiental das micro bacias dos córregos
Santa Rosa, Quati, Retirinho e Tronqueiras.
Atividades prévias prestaram-se à capacitação em BPL, compreensão da dinâmica
das atividades e construção dos dados, qualificando para uso e compreensão dos
fundamentos do kit de análise de água Alfakit® utilizado na determinação dos
parâmetros de qualidade da água. Os trabalhos de campo envolveram coleta,
análise e monitoramento de parâmetros físicos, químicos e biológicos da água,
considerando os métodos de investigação e determinação. A extensão da micro
bacia do córrego Quati, a parte urbana do córrego Retirinho e do córrego Santa
Rosa e pontos próximos às nascentes e captação de água bruta no Tronqueiras,
foram percorridas e descritas - Avaliação Ecológica Rápida -, localizando pontos
de coleta por fotografia e GPS. Referenciais recentes e visitas a órgãos
responsáveis pelo monitoramento da qualidade da água na região possibilitaram
confronto de informações sobre a qualidade da água. A principal referência foram
os parâmetros de qualidade de água descritos por Schiel et al. (2003) e
Castellano, Matheus e Chaundhry (2014), gerando conhecimento para divulgação,
sensibilização e empoderamento da comunidade.
Foram realizadas entrevistas com a população local considerando os dados em
construção e as condições da paisagem, abastecimento e importância das
nascentes, condições de trabalho, expansão urbana e impacto das ações
antrópicas.
Resultado e discussão
No Córrego Retirinho os moradores da região vêm causando a maior parte dos danos
despejando lixo e esgoto na nascente. No Tronqueiras, as nascentes são
comprometidas pela atividade canavieira e agropecuária: erosão, assoreamento,
diminuição da qualidade e do volume da água disponível. O despejo clandestino de
esgoto e lixo, invasão urbana, erosão e assoreamento, despejo de resíduos
sólidos de diversas naturezas, contaminação e degradação ambiental marcam o
Santa Rosa. No Quati as nascentes vem sendo aterradas/sufocadas, além do lixo,
restos animais e entulho em seu leito, esgoto in natura, erosão e assoreamento.
A comunidade denuncia o desconforto causado pelo mau cheiro das águas, lixo,
animais mortos e entulho que atraem artrópodes e animais nocivos. A ausência de
empregos e trabalho na região leva boa parte da comunidade a buscar
sobrevivência na prestação de serviços não qualificados ou no emprego público
comissionado, símbolo das relações patrimonialistas, desumanização e violência,
traços culturais da região. Quanto à preservação dos córregos e das micro
bacias, a maior parte dos relatos esclarece que não se percebe a importância da
preservação dos córregos e suas águas, mesmo conhecendo resultados do
monitoramento, pois se trataria de algo muito pequeno que não impactaria o meio
ambiente: conforme Taniwaki (2020), os córregos são os corpos d’água mais
difíceis de se preservar pela negligência da população, pois são “muitas vezes
vistos como desnecessários por algumas pessoas devido ao seu tamanho”. À água
potável de má qualidade e de alto custo no município atribuem responsabilidade
ao Poder Público tão somente, da mesma maneira atribuem-lhe a preservação dos
recursos das micro bacias, percebendo-se, equivocadamente, apenas como
"vítimas".
Conclusões
A má qualidade da água tem relação direta com a população que muitas vezes polui,
causando danos aos cursos d’água: cabe ao órgão fiscalizador cumprir seu papel
institucional. Há necessidade de esclarecimento à comunidade sobre a importância
de preservar seus mananciais, garantindo melhor qualidade de vida a toda
comunidade. Sugere-se geração de eventos significativos na escola, envolvendo
aspectos da natureza imbricados às práticas sustentáveis, sensibilizando para que
venham a agir positivamente em seu meio, inferindo criticamente o papel e ações do
ser humano em sua relação com a natureza.
Agradecimentos
À Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM pelo apoio prestado.
Referências
ANDRADE, D.F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, 4, 2000.
CASTELLANO, E.G.; MATHEUS, C.E.; CHAUDHRY, F.H. (Orgs). Educação Ambiental: o resgate histórico. São Carlos-SP: Rima, 2014.
INÁCIO, J.B. Contradições e Tensões no Processo de Expansão do Setor Sucroenergético em Iturama-MG. Dissertação de Mestrado. PPGG/UFU, 2014.
SCHIEL, D. et al. (Orgs.). O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para educação ambiental. 2. ed. São Carlos: Rima, p. 3-8, 2003.
TANIWAKI, R. A Importância dos Pequenos Córregos. Blastingnews.2020. Disponível em <br.blastingnews.com/ambiente/2017/06/a-importancia-dos-pequenos-corregos-001789305.html> Acesso em 17 set. 2022.
ZUIN, V.G.; IORIATTI, M.C.S.; MATHEUS, C.E. O Emprego de Parâmetros Físicos Químicos para a Avaliação da Qualidade de Águas Naturais. Química Nova na Escola, 31(1), 3-8, 2009.