• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Estudando as Micro Bacias dos Córregos Urbanos em Iturama-MG

Autores

Rogado, J. (UFTM) ; Oliveira, G.H.S. (UFTM) ; Marques, Y.S. (UFTM)

Resumo

A investigação relacionou a qualidade da água e a qualidade de vida nas microbacias dos principais córregos em Iturama-MG, tendo em vista ações voltadas ao desenvolvimento da responsabilidade e ética na sociedade e no ambiente, a formação científica e o bem estar da sociedade. O diagnóstico evidenciou a responsabilidade e o papel social de cada um diante da necessidade de preservação da água no ambiente, promoção da Educação Ambiental e sua contribuição à formação científica e cidadã.

Palavras chaves

educação ambiental; qualidade da água; empoderamento

Introdução

O ambiente natural e o construído são sistemas complexos, fornecedores de tópicos propícios para o processo de formação educacional quando são utilizados exemplos de relevância local (ZUIN; IORIATTI; MATHEUS, 2009). No Brasil a Educação Ambiental ainda é vista como um meio de preservação ambiental, aparecendo de diversas formas nas produções acadêmicas; no âmbito escolar é desenvolvida de maneira deficiente. Ainda são raras as escolas que a tem caracterizada pela construção de valores por seus estudantes para que percebam como as ações humanas podem afetar o ambiente em que estão inseridos: a contextualização ainda se dá em plano mundial sem abordar problemas locais e regionais e que poderiam mediar a ação do discente (ANDRADE, 2000), desenvolvendo sua autonomia e senso crítico, avaliando e buscando soluções. As micro bacias dos córregos são muito importantes para o município de Iturama, abrigando cerca de 40.000 pessoas: a coleta de lixo e resíduos não dispõe de um aterro sanitário e o tratamento de esgoto por meio de lagoas de estabilização não parece atender a demanda, carecendo há tempos de recuperação. Danos irreversíveis ao meio ambiente e prejuízos econômicos e sociais podem advir do crescimento populacional e influência antrópica. Assim, objetivou-se investigar a qualidade da água nas micro bacias urbanas de Iturama-MG, relacionando-a à qualidade de vida da população nessas regiões, considerando condições da paisagem, solo, vegetação, potencial de abastecimento, expansão urbana e empreendedora na região, preservação das nascentes e o impacto das ações antrópicas.

Material e métodos

O processo de reocupação e redefinição do espaço agrícola da região pelas Políticas de Desenvolvimento nos anos 1970, transformou o espaço ocupado intensamente pela pecuária de corte e leite, em lavoura canavieira. (INÁCIO, 2014). A produção industrial canavieira e agropecuária revelam-se geradoras de riscos de contaminação e degradação ambiental das micro bacias dos córregos Santa Rosa, Quati, Retirinho e Tronqueiras. Atividades prévias prestaram-se à capacitação em BPL, compreensão da dinâmica das atividades e construção dos dados, qualificando para uso e compreensão dos fundamentos do kit de análise de água Alfakit® utilizado na determinação dos parâmetros de qualidade da água. Os trabalhos de campo envolveram coleta, análise e monitoramento de parâmetros físicos, químicos e biológicos da água, considerando os métodos de investigação e determinação. A extensão da micro bacia do córrego Quati, a parte urbana do córrego Retirinho e do córrego Santa Rosa e pontos próximos às nascentes e captação de água bruta no Tronqueiras, foram percorridas e descritas - Avaliação Ecológica Rápida -, localizando pontos de coleta por fotografia e GPS. Referenciais recentes e visitas a órgãos responsáveis pelo monitoramento da qualidade da água na região possibilitaram confronto de informações sobre a qualidade da água. A principal referência foram os parâmetros de qualidade de água descritos por Schiel et al. (2003) e Castellano, Matheus e Chaundhry (2014), gerando conhecimento para divulgação, sensibilização e empoderamento da comunidade. Foram realizadas entrevistas com a população local considerando os dados em construção e as condições da paisagem, abastecimento e importância das nascentes, condições de trabalho, expansão urbana e impacto das ações antrópicas.

Resultado e discussão

No Córrego Retirinho os moradores da região vêm causando a maior parte dos danos despejando lixo e esgoto na nascente. No Tronqueiras, as nascentes são comprometidas pela atividade canavieira e agropecuária: erosão, assoreamento, diminuição da qualidade e do volume da água disponível. O despejo clandestino de esgoto e lixo, invasão urbana, erosão e assoreamento, despejo de resíduos sólidos de diversas naturezas, contaminação e degradação ambiental marcam o Santa Rosa. No Quati as nascentes vem sendo aterradas/sufocadas, além do lixo, restos animais e entulho em seu leito, esgoto in natura, erosão e assoreamento. A comunidade denuncia o desconforto causado pelo mau cheiro das águas, lixo, animais mortos e entulho que atraem artrópodes e animais nocivos. A ausência de empregos e trabalho na região leva boa parte da comunidade a buscar sobrevivência na prestação de serviços não qualificados ou no emprego público comissionado, símbolo das relações patrimonialistas, desumanização e violência, traços culturais da região. Quanto à preservação dos córregos e das micro bacias, a maior parte dos relatos esclarece que não se percebe a importância da preservação dos córregos e suas águas, mesmo conhecendo resultados do monitoramento, pois se trataria de algo muito pequeno que não impactaria o meio ambiente: conforme Taniwaki (2020), os córregos são os corpos d’água mais difíceis de se preservar pela negligência da população, pois são “muitas vezes vistos como desnecessários por algumas pessoas devido ao seu tamanho”. À água potável de má qualidade e de alto custo no município atribuem responsabilidade ao Poder Público tão somente, da mesma maneira atribuem-lhe a preservação dos recursos das micro bacias, percebendo-se, equivocadamente, apenas como "vítimas".

Conclusões

A má qualidade da água tem relação direta com a população que muitas vezes polui, causando danos aos cursos d’água: cabe ao órgão fiscalizador cumprir seu papel institucional. Há necessidade de esclarecimento à comunidade sobre a importância de preservar seus mananciais, garantindo melhor qualidade de vida a toda comunidade. Sugere-se geração de eventos significativos na escola, envolvendo aspectos da natureza imbricados às práticas sustentáveis, sensibilizando para que venham a agir positivamente em seu meio, inferindo criticamente o papel e ações do ser humano em sua relação com a natureza.

Agradecimentos

À Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM pelo apoio prestado.

Referências

ANDRADE, D.F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, 4, 2000.
CASTELLANO, E.G.; MATHEUS, C.E.; CHAUDHRY, F.H. (Orgs). Educação Ambiental: o resgate histórico. São Carlos-SP: Rima, 2014.
INÁCIO, J.B. Contradições e Tensões no Processo de Expansão do Setor Sucroenergético em Iturama-MG. Dissertação de Mestrado. PPGG/UFU, 2014.
SCHIEL, D. et al. (Orgs.). O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para educação ambiental. 2. ed. São Carlos: Rima, p. 3-8, 2003.
TANIWAKI, R. A Importância dos Pequenos Córregos. Blastingnews.2020. Disponível em <br.blastingnews.com/ambiente/2017/06/a-importancia-dos-pequenos-corregos-001789305.html> Acesso em 17 set. 2022.
ZUIN, V.G.; IORIATTI, M.C.S.; MATHEUS, C.E. O Emprego de Parâmetros Físicos Químicos para a Avaliação da Qualidade de Águas Naturais. Química Nova na Escola, 31(1), 3-8, 2009.

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