Autores
Soto, P.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Bertoti, A.F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Cirino, M.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)
Resumo
O ensino de Ciências é baseado na observação e interpretação de fenômenos
relacionados à perspectiva CTSA, ou seja, pela criação de significados. Assim,
propõe-se uma atividade experimental através da CTSA e o uso dos três momentos
pedagógicos a partir da eletroquímica como tema gerador. Pela análise de
conteúdo realizada a partir das estruturas textuais dos alunos foi possível
criar inferências e interpretações que culminam nos conceitos e as definições
relacionadas ao tema gerador. Os materiais textuais produzidos pelos estudantes
apresentaram os conceitos teóricos presentes nas discussões propostas pela
problematização e a proposta final envolvendo a luz de led, a análise feita
durante a exploração do material é ampla, mas, corresponde a avaliação da
proposta de atividade experimental.
Palavras chaves
Eletroquímica; CTSA; Proposta experimental
Introdução
O ensino de Ciências é pautado pela observação, percepção e interpretação de
fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano até aqueles mais complexos, de difícil
identificação. Nesse sentido, a experimentação desempenha um papel primordial no
processo de alfabetização científica, isto é, na comprovação de hipóteses,
elaboração de sínteses ou ainda como objeto para a criação de novos problemas e
novas investigações, gerando significados (ROSA, DARROZ e MINOSSO, 2019).
A Química origina temas geradores que podem ser abordados por vários enfoques e
metodologias, viabilizando que seu ensino seja planejado numa perspectiva que
permita o pensamento crítico (AULER e BAZZO, 2001). Tal abordagem, é conhecida
como CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Assim, Delizoicov,
Angotti e Pernambuco (2002) pensam um método de 3 etapas: uma problematização
inicial, organização dos
conhecimentos e retomada da problematização. Os temas sobre o conteúdo de
eletroquímica, como pilhas e baterias são amplamente discutidos sob essa
perspectiva, por conta dos impactos ambientais causados pelos resíduos desses
dispositivos, quando descartados de forma incorreta (ARRIGO, ALEXANDRE e ASSAI,
2018).
Assim, este trabalho visou propor uma atividade experimental focada na
perspectiva CTSA por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos a partir
do tema gerador eletroquímica, empregada na construção de dispositivos de
armazenamento de energia e suas aplicações.
Material e métodos
A atividade experimental foi realizada no Centro Estadual de Educação
Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi (CEEP Castaldi) com as turmas
do 4° ano do curso técnico em administração durante a disciplina de Estágio
supervisionado. A proposta experimental ocorreu no final de uma sequência
didática de Eletroquímica durante as aulas de Química.
Nesse sentido, no Primeiro momento, os alunos foram divididos em grupos e
tiveram como problematização¸Elaborar um dispositivo que fizesse uma
calculadora funcionar a partir dos materiais disponíveis na bancada. Para
o desenvolvimento dessa proposta, foram utilizados placas metálicas de Zn e Cu
presentes no laboratório de química do colégio, béqueres , pedaços de papel
toalha, fios e conectores, fita adesiva, calculadoras, luzes de led, Água
sanitária comercial e uma solução de ácido sulfúrico 0,010 mol L-1.
Para o segundo momento, foi construída em uma pilha de Zn e Cu com papéis
embebidos em na solução de ácido sulfúrico e observou-se posteriormente com
auxílio do multímetro se ela seria capaz de ligar a calculadora. Os alunos
desenvolveram uma pilha com papel alumínio e água sanitária que foi conectada à
calculadora.
Por fim, no terceiro momento, as pilhas foram conectadas para observar a
possibilidade de ligar outros aparelhos como a luz de led com o dispositivo
confeccionado pelos alunos que construíram um texto com as suas observações e
conclusões.
Os materiais textuais confeccionados pelos estudantes é analisado por meio da
análise de conteúdo (BARDIN, 2011) por meio de três etapas: Pré-análise;
Exploração do Material; Tratamento de Resultados, realizados a partir de
inferências e interpretações dos significados das mensagens nos materiais
coletados.
Resultado e discussão
Os materiais textuais produzidos pelos estudantes, não possuíam um modelo de
resposta prévio. Contudo, os textos dispunham características de relatórios, ou
seja, de materiais técnicos.
Alguns relatos foram essencialmente descritivos e elucidam o rigor das
observações realizadas com riquezas de detalhe como data, hora e temperatura do
dia, registrada com o auxílio de um aparelho celular.
Ao final da atividade foram categorizadas estruturas textuais de 12 grupos de
estudantes. Categorizados como “Em consonância”, “Parcialmente de acordo",
“Incongruente com as definições e conceitos químicos''.
De modo abrangente, os conceitos teóricos foram observados tanto no decorrer da
sequência didática, quanto na proposta experimental. No entanto, alguns grupos
acabar por trocar alguns conceitos como os agentes “redutores” e “oxidantes”,
contudo, pode-se inferir que esses grupos tinham estruturas parcialmente de
acordo por relacionarem as reações químicas em que essas espécies estão
envolvidas e destacarem a simultaneidade da oxirredução.
Para das definições de pilhas e baterias, foram utilizadas como referências de
análise as definições Brasileiras estabelecidas pela resolução CONAMA no 401/08
que define pilha como um dispositivo gerador de Energia Elétrica por meio de
reações eletroquímicas e bateria como acumuladores recarregáveis (BRASIL, 2008).
Nesse sentido, todas as unidades textuais que apresentam esses termos estavam em
consonância com a resolução como observado durante o experimento com a união em
série das células para proporcionar o potencial elétrico necessário para acender
o led.
Sendo assim, notou-se que nenhum dos elementos textuais foram homogêneos e ainda
categorizados como incongruentes o que permitiu avaliar a proposta experimental.
Conclusões
A partir do que foi discutido neste trabalho, primeiramente vemos que o ensino de
química origina temas geradores que são abordados de inúmeras formas e
possibilitando que seu ensino leve ao pensamento crítico. Para isso, propomos uma
atividade experimental, relacionada a CTSA e ao método de Delizoicov et al.
É possível concluir que, ao final da realização da atividade experimental, os
alunos puderam relacionar os conceitos teóricos de eletroquímica, através do tema
de pilha e baterias atrelado aos dispositivos que armazenam energia que estão
presentes em nosso cotidiano.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao Professor Gerson Wolff, a Universidade Estadual de
Londrina, CEEP Castaldi.
Referências
ARRIGO, V.; ALEXANDRE, M. C. L.; ASSAI, N. D. de S. O ensino de química e a educação ambiental: uma proposta para trabalhar conteúdos de pilhas e baterias. Experiências em ensino de ciências, no 13, 306-325, 2018.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), no 7, 1-13, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA n° 401/08, de 5 de novembro de 2008. IN: Resoluções do CONAMA: resoluções vigentes publicadas entre julho de 1984 e novembro de 2008 – 2° ed. Brasília, 2008
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
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SOUZA, N. S. B.; ALMEIDA, A. Cristina P. C. de. Ensino de ciências: O enfoque CTS e a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, no 13, 150-167, 2020.