Autores
Magno Costa da Silva, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza Rodrigues, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva Moraes, L.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Sousa Oliveira, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Felix da Silva, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Trindade Valente, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Palheta Rodrigues Chaves, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Leal Moraes, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Resumo
A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de
compostos perigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo
uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos
gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de
perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição
interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região
metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além
de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou
espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a
manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.
Palavras chaves
Pictogramas de perigo; Reações Químicas; Produtos de Limpeza
Introdução
A química é a ciência da matéria e suas transformações, seus princípios baseiam-
se no comportamento dos átomos e moléculas e a forma como interagem entre si
(ATKINS; JONES, 2012). Quando uma ou mais substâncias se convertem em outras
substâncias ocorre o que chamamos de reação química, que pode ser compreendida e
explicar diversos fenômenos do cotidiano e até mesmo do universo.
Na perspectiva de uma formação cidadã, o objetivo básico do ensino de química
compreende a abordagem de informações químicas fundamentais, que permitam ao
estudante participar ativamente na sociedade, tomando decisões com consciência
de suas consequências (SANTOS; SCHNETZLER, 1997). Tem se tornado cada vez mais
comum encontrarmos pessoas no supermercado olhando rótulos de produtos que
desejam comprar. De fato, este é um comportamento importante e que precisa ser
estimulado. A indústria deve fazer uso das informações disponibilizadas nos
rótulos/embalagens para comunicar informações importantes a seus consumidores,
inclusive sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores
(BRASIL, 2019).
É comum as pessoas pensarem que a mistura de vários produtos de limpeza pode
potencializar a ação de limpeza. Entretanto, tais combinações podem causar
reações químicas e formar novos compostos químicos perigosos e muito
prejudiciais à saúde, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou
mesmo uma explosão (GUEKEZIAN, 2020).
Diante disso, esse trabalho teve como objetivo sensibilizar o público sobre a
importância da compreensão de informações disponíveis em rótulos/embalagens,
referentes a alertas de perigos decorrente de reações que podem ocorrer durante
a manipulação ou mistura de determinados produtos de limpeza.
Material e métodos
Foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio da escola
EEEFM Luiz Nunes Direito, do município de Ananindeua-PA. Na abordagem dos
visitantes foram usadas perguntas motivadoras como: “Você costuma ler as
informações contidas nos rótulos dos produtos de limpeza?”; “Costumam misturar
produtos de limpeza em sua casa?”.
Em seguida, foram mostrados produtos de limpeza, orientada a observação das
informações contidas nos rótulos e explicado o que são pictogramas de perigo
químico (Figura 1A). Para demonstrar a ocorrência de uma reação química foi
realizada a mistura entre ácido acético (H3CCOOH) presente no vinagre e
bicarbonato de sódio (NaHCO3), que é reconhecida popularmente por ação
desengordurante (GUEKEZIAN, 2020).
Em seguida, foi discutido o risco de produzir substâncias tóxicas pela
mistura de produtos de limpeza. Por se tratar de reações com formação de
produtos que oferecem risco a saúde, foi usada uma caixa de papelão com abertura
frontal por onde foram passadas imagens dos componentes da reação que ocorrem
entre o hipoclorito de sódio (NaClO) presente na água sanitária e o ácido
acético (H3CCOOH) presente no vinagre, que libera gás cloro (Figura 1B). Outros
produtos perigosos decorrentes da mistura de NaClO e álcool ou ácido muriático,
também, foram discutidos.
Ao final da exposição foram usadas para avaliação da atividade as perguntas
abertas: “Qual o nome do pictograma que indica risco de incêndio?", “Quais os
riscos do gás cloro para saúde?”. Essas duas perguntas visavam enfatizar a
percepção de graves situações de riscos relacionadas ao uso de dois produtos de
limpeza populares, álcool e água sanitária. A amostra selecionada por
acessibilidade é composta por 14 estudantes (LAKATOS; MARCONI, 2008; GIL, 2008).
Resultado e discussão
O professor precisa ser um estrategista em criar situações que favoreçam a
aproximação do aprendiz ao conhecimento científico. A contextualização é
importante no processo de ensino ao aproximar os conteúdos trabalhados à
realidade sensível dos aprendizes (BRASIL, 1999). Nesta perspectiva, a
contextualização pode ser ponte entre o cotidiano do aluno e o conhecimento que
está sendo compartilhado, que passa a ter sentido e utilidade para quem aprende.
O NaClO, é um oxidante forte e corrosivo, capaz de liberar o gás cloro,
altamente tóxico, quando misturado com um produto que contenha ácidos em sua
composição (HADDAD; PINTO JÚNIOR, 2007). Apesar dos riscos, soluções de NaClO,
conhecida popularmente como água sanitária, são vendidas na concentração de até
2,5% de hipoclorito de sódio e podem ser facilmente adquiridas em supermercados.
Durante toda a exposição os estudantes se mostraram interessados e curiosos por
compreender o que acontece em misturas que, segundo eles, corriqueiramente, são
realizadas em suas casas e assustados por perceberem os graves riscos a que essa
prática pode submete a quem as realiza (Figura 2A – 2B -2C).
Após ser demostrado que a mistura de produtos de limpeza pode levar a ocorrência
de reações químicas, explicação dos indícios macroscópicos que podem apontar
para a ocorrência de reações; apresentação dos riscos de formação de compostos
tóxicos pela mistura de produtos de limpeza e apresentação dos significados de
pictogramas de perigo químico, todos os alunos conseguiram indicar corretamente
o pictograma que indica produto inflamável e riscos que o gás cloro pode
oferecer a saúde (Figura 2). Indicando que o trabalho contribuiu para destacar a
importância da compreensão de alertas de riscos em rótulos de produtos de
limpeza e perigos da mistura.
A) Demonstração lúdica da reação entre NaClO e álcool etílico. B) Pictogramas de perigo e seus significados.
A) Produtos de limpeza. B) Explicação sobre os pictogramas encontrados em produtos de limpeza. C)Interação ativa dos estudantes durante a exposição.
Conclusões
Mais do que compartilhar conceitos, princípios e leis, o ensino de química deve
oferecer aportes teóricos e processuais para atuação consciente no mundo. A
contextualização de reações químicas com produtos de limpeza despertou o interesse
dos estudantes para o compartilhamento de conhecimentos estruturados na área da
química e possibilitou conscientização a partir do reconhecimento de riscos da
manipulação e mistura de produtos de limpeza muito usados cotidianamente.
Considerando a importância desta temática vê-se a necessidade de expandir ações
desta natureza dentro da escola e para além dela
Agradecimentos
Os autores agradecem à Faculdade de Química do Campus de Ananindeua da
Universidade
Federal do Pará e à escola EEEFM Luiz Nunes Direito, no município de Ananindeua-
PA, que
permitiram a realização desta experiência.
Referências
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL, Código de Defesa do Consumidor e normas correlatas. – 3. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.
GUEKEZIAN, M. Perigos na mistura de produtos de limpeza! Guia dos entusiastas da Ciência, V.3, N.9, P.3, 2020.
Haddad CMSLD, Pinto Júnior AG. Intoxicação por produtos de uso doméstico. Curso de toxicologia. Brasília (DF): ANVISA, RENANCIAT, OPAS, NUTES/UFRJ-ABRACIT; 2007
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.