• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

MANIPULAÇÃO E MISTURA DE PRODUTOS DE LIMPEZA E O RISCO DA OCORRÊNCIA DE REAÇÕES PERIGOSAS: UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

Magno Costa da Silva, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza Rodrigues, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva Moraes, L.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Sousa Oliveira, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Felix da Silva, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Trindade Valente, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Palheta Rodrigues Chaves, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Leal Moraes, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de compostos perigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.

Palavras chaves

Pictogramas de perigo; Reações Químicas; Produtos de Limpeza

Introdução

A química é a ciência da matéria e suas transformações, seus princípios baseiam- se no comportamento dos átomos e moléculas e a forma como interagem entre si (ATKINS; JONES, 2012). Quando uma ou mais substâncias se convertem em outras substâncias ocorre o que chamamos de reação química, que pode ser compreendida e explicar diversos fenômenos do cotidiano e até mesmo do universo. Na perspectiva de uma formação cidadã, o objetivo básico do ensino de química compreende a abordagem de informações químicas fundamentais, que permitam ao estudante participar ativamente na sociedade, tomando decisões com consciência de suas consequências (SANTOS; SCHNETZLER, 1997). Tem se tornado cada vez mais comum encontrarmos pessoas no supermercado olhando rótulos de produtos que desejam comprar. De fato, este é um comportamento importante e que precisa ser estimulado. A indústria deve fazer uso das informações disponibilizadas nos rótulos/embalagens para comunicar informações importantes a seus consumidores, inclusive sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores (BRASIL, 2019). É comum as pessoas pensarem que a mistura de vários produtos de limpeza pode potencializar a ação de limpeza. Entretanto, tais combinações podem causar reações químicas e formar novos compostos químicos perigosos e muito prejudiciais à saúde, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão (GUEKEZIAN, 2020). Diante disso, esse trabalho teve como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da compreensão de informações disponíveis em rótulos/embalagens, referentes a alertas de perigos decorrente de reações que podem ocorrer durante a manipulação ou mistura de determinados produtos de limpeza.

Material e métodos

Foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio da escola EEEFM Luiz Nunes Direito, do município de Ananindeua-PA. Na abordagem dos visitantes foram usadas perguntas motivadoras como: “Você costuma ler as informações contidas nos rótulos dos produtos de limpeza?”; “Costumam misturar produtos de limpeza em sua casa?”. Em seguida, foram mostrados produtos de limpeza, orientada a observação das informações contidas nos rótulos e explicado o que são pictogramas de perigo químico (Figura 1A). Para demonstrar a ocorrência de uma reação química foi realizada a mistura entre ácido acético (H3CCOOH) presente no vinagre e bicarbonato de sódio (NaHCO3), que é reconhecida popularmente por ação desengordurante (GUEKEZIAN, 2020). Em seguida, foi discutido o risco de produzir substâncias tóxicas pela mistura de produtos de limpeza. Por se tratar de reações com formação de produtos que oferecem risco a saúde, foi usada uma caixa de papelão com abertura frontal por onde foram passadas imagens dos componentes da reação que ocorrem entre o hipoclorito de sódio (NaClO) presente na água sanitária e o ácido acético (H3CCOOH) presente no vinagre, que libera gás cloro (Figura 1B). Outros produtos perigosos decorrentes da mistura de NaClO e álcool ou ácido muriático, também, foram discutidos. Ao final da exposição foram usadas para avaliação da atividade as perguntas abertas: “Qual o nome do pictograma que indica risco de incêndio?", “Quais os riscos do gás cloro para saúde?”. Essas duas perguntas visavam enfatizar a percepção de graves situações de riscos relacionadas ao uso de dois produtos de limpeza populares, álcool e água sanitária. A amostra selecionada por acessibilidade é composta por 14 estudantes (LAKATOS; MARCONI, 2008; GIL, 2008).

Resultado e discussão

O professor precisa ser um estrategista em criar situações que favoreçam a aproximação do aprendiz ao conhecimento científico. A contextualização é importante no processo de ensino ao aproximar os conteúdos trabalhados à realidade sensível dos aprendizes (BRASIL, 1999). Nesta perspectiva, a contextualização pode ser ponte entre o cotidiano do aluno e o conhecimento que está sendo compartilhado, que passa a ter sentido e utilidade para quem aprende. O NaClO, é um oxidante forte e corrosivo, capaz de liberar o gás cloro, altamente tóxico, quando misturado com um produto que contenha ácidos em sua composição (HADDAD; PINTO JÚNIOR, 2007). Apesar dos riscos, soluções de NaClO, conhecida popularmente como água sanitária, são vendidas na concentração de até 2,5% de hipoclorito de sódio e podem ser facilmente adquiridas em supermercados. Durante toda a exposição os estudantes se mostraram interessados e curiosos por compreender o que acontece em misturas que, segundo eles, corriqueiramente, são realizadas em suas casas e assustados por perceberem os graves riscos a que essa prática pode submete a quem as realiza (Figura 2A – 2B -2C). Após ser demostrado que a mistura de produtos de limpeza pode levar a ocorrência de reações químicas, explicação dos indícios macroscópicos que podem apontar para a ocorrência de reações; apresentação dos riscos de formação de compostos tóxicos pela mistura de produtos de limpeza e apresentação dos significados de pictogramas de perigo químico, todos os alunos conseguiram indicar corretamente o pictograma que indica produto inflamável e riscos que o gás cloro pode oferecer a saúde (Figura 2). Indicando que o trabalho contribuiu para destacar a importância da compreensão de alertas de riscos em rótulos de produtos de limpeza e perigos da mistura.

figura 1

A) Demonstração lúdica da reação entre NaClO e álcool etílico. B) Pictogramas de perigo e seus significados.

figura 2

A) Produtos de limpeza. B) Explicação sobre os pictogramas encontrados em produtos de limpeza. C)Interação ativa dos estudantes durante a exposição.

Conclusões

Mais do que compartilhar conceitos, princípios e leis, o ensino de química deve oferecer aportes teóricos e processuais para atuação consciente no mundo. A contextualização de reações químicas com produtos de limpeza despertou o interesse dos estudantes para o compartilhamento de conhecimentos estruturados na área da química e possibilitou conscientização a partir do reconhecimento de riscos da manipulação e mistura de produtos de limpeza muito usados cotidianamente. Considerando a importância desta temática vê-se a necessidade de expandir ações desta natureza dentro da escola e para além dela

Agradecimentos

Os autores agradecem à Faculdade de Química do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará e à escola EEEFM Luiz Nunes Direito, no município de Ananindeua- PA, que permitiram a realização desta experiência.

Referências

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL, Código de Defesa do Consumidor e normas correlatas. – 3. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.
GUEKEZIAN, M. Perigos na mistura de produtos de limpeza! Guia dos entusiastas da Ciência, V.3, N.9, P.3, 2020.
Haddad CMSLD, Pinto Júnior AG. Intoxicação por produtos de uso doméstico. Curso de toxicologia. Brasília (DF): ANVISA, RENANCIAT, OPAS, NUTES/UFRJ-ABRACIT; 2007
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

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