• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

A OLIMPÍADA DE QUÍMICA EM SANTA CATARINA HISTÓRICO E RESULTADOS DE SUA XVII EDIÇÃO

Autores

Silva, F.K. (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA) ; Nunes, J.C. (CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA) ; Saturno, J.S. (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA)

Resumo

Este trabalho descreve um breve histórico da Olimpíada Catarinense de Química (OCQ), apresentando uma análise bibliográfica dos resultados da XVII OCQ, utilizando como instrumento de coleta os exames da Modalidade A e B da edição realizada no ano de 2021, assim como a análise comparativa com os indicadores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Entendemos que a OCQ tem contribuído para a divulgação da química, revelando novas possibilidades para o ensino médio e incentivando a busca pelo aprimoramento do ensino de química nas escolas.

Palavras chaves

Olimpíada de Química; Olimpíada Catarinense; Olimpíada Brasileira

Introdução

Desde 2005 a Olimpíada Catarinense de Química (OCQ) é realizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ/13ª Região), e tem como objetivo desenvolver o espírito científico, tecnológico e social em estudantes de ensino médio; descobrir a importância da ciência química no cotidiano e para a sociedade; incentivar o entrosamento, através do ensino de química, entre professores e estudantes das instituições de ensino e; estimular jovens estudantes o despertar de novos talentos na área química. A OCQ é dedicada a estudantes matriculados na rede de ensino médio de todo Estado de Santa Catarina e é realizada em 02 (duas) etapas. Na Etapa I, as provas ocorrem nas instituições de ensino dos alunos inscritos, sendo classificatória para a Etapa II. Os estudantes na Etapa II são divididos por modalidades: Modalidade A (estudantes do 1ª ano/série), Modalidade B (estudantes do 2ª ano/série) e Modalidade C (estudantes do 3ª ano/série), sendo que as provas são formuladas com os conteúdos programáticos de cada ano/série, com conceitos teóricos e experimentais de todos os tópicos envolvidos na Química do Ensino Médio, compostas de 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha, valendo 100 (cem) pontos, aplicadas simultaneamente e de caráter eliminatório e classificatório. Os alunos com melhores desempenhos nas modalidades A e B da OCQ são selecionados para a Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), ou seja, os estudantes do Estado de Santa Catarina concorrem neste certame com os melhores alunos do País. A OBQ possui outras Fases, onde é oferecido um curso oficial de preparação, para então, serem selecionados os alunos que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais, a Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e Olimpíada Internacional de Química (IChO). Vale destacar que estas olimpíadas estão sob a coordenação do Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), que se constitui em um programa que visa promover a aproximação entre as escolas, a academia e a indústria, pautado na excelência das ações voltadas para a valorização da Química e capaz de influenciar a política pública, na formação de jovens vocacionados para essa ciência. Até o ano de 2019 a OCQ ocorreu de forma presencial, sendo que neste ano contou com 11.761 estudantes inscritos, abrangendo 82 instituições de ensino, públicas e privadas, do Estado de Santa Catarina. Em decorrência da Pandemia da COVID-19, que assolou o Mundo, e no Brasil desde março de 2020, a coordenação nacional do PNOQ juntamente das coordenações estaduais, realizaram as provas das Olimpíadas de forma on-line, onde os estudantes foram divididos nas modalidades Modalidade A (alunos regularmente matriculados no 9o ano do Ensino Fundamental e 1ª ano/série do Ensino Médio) e Modalidade B (alunos do 2ª ano/série e 3ª ano/série do Ensino Médio e estudantes na 4ª série do Ensino Técnico), envolvendo 79 instituições de ensino, tendo a inscrição de 5.961 estudantes.. Na edição 2021, a XVII OCQ ocorreu neste formato, envolvendo 79 instituições de ensino, tendo a inscrição de 5.961 estudantes. Neste cenário, é possível observar como as olimpíadas científicas contribuem com o aprendizado de estudantes do ensino médio e incentiva o estudo de conceitos científicos, não promovendo a competição, mas sim despertando e estimulando o interesse pelas Ciências, proporcionando novos desafios aos estudantes, que de acordo com Silva (2016), as olimpíadas promovem o interesse dos alunos pela carreira científica e auxiliam no crescimento intelectual, econômico e social (SILVA, 2016, p.23). Nos últimos anos, a educação básica no Brasil tem passado por transformações, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996) e, em seguida com a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997), que apresentaram muitas considerações sobre as metodologias e recursos a serem utilizados em sala de aula. Recentemente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, Ensino Médio (DNEBEM/2013) e a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC/2014) ratificam estas necessidades. De maneira objetiva, apresentam a contextualização do ensino e a apropriação de novas e prazerosas estratégias como elementos significativos para a construção do conhecimento. Neste contexto, incentivar os estudantes a participarem das olimpíadas científicas nas escolas é percebida como necessária estratégia para auxiliar nesta construção. Faz-se necessário motivar e despertar o interesse do aluno o que, para Cunha (2012), passou a ser um desafio, que deve gerar situações estimuladoras para aprendizagem. É nesse contexto que as olimpíadas científicas podem ser utilizadas como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do aluno. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é mostrar as atividades desenvolvidas na XVII Olimpíada Catarinense de Química realizada em 2021.

Material e métodos

O plano de ações da Olimpíada Catarinense de Química está em harmonia com a Teoria de Lev Semenovich Vigotski quando discorre sobre significado e a importância dele para o desenvolvimento do processo de produção cultural, social e tecnológico. As Olimpíadas constituem-se no significado descrito por Vigotski, porquanto envolvem instituições de ensino e alunos inseridos no contexto social. Nesse sentido Aguiar e Ozella (2006) afirmam que na verdade, o homem transforma a natureza e a si mesmo na atividade, e é fundamental que se entenda que esse processo de produção cultural, social e pessoal tem como elemento constitutivo os significados. Desta forma, as atividades da comissão organizadora da Olimpíada Catarinense de Química consistem na organização de todo o processo deste certame e colabora com as demais olimpíadas vinculadas ao PNOQ no Estado de Santa Catarina. A comissão elabora as provas das etapas I e II da OCQ, sua aplicação, coleta e análise dos dados, determina o período de inscrições, Regulamento, datas das provas, bem como a motivação das escolas e estudantes participantes. A divulgação da OCQ se dá em âmbito estadual, através da divulgação de suas ações que ocorrem através do site, Instagram (@ocquimica), dentre outras. O site http://sc.obquimica.org é nosso canal oficial, o qual é constantemente atualizado com as informações necessárias para que as escolas possam compreender todas as etapas do processo olímpico. A aplicação das provas da Etapa I ocorrem nas escolas dos alunos inscritos e, as provas da Etapa II ocorrem nos polos definidos pela comissão organizadora, nas quais são auxiliadas por alunos voluntários da Unisul, delegados do CRQ/13ª Região e professores voluntários das escolas participantes do certame. A correção dos gabaritos das provas é realizada de forma manual e conta com a colaboração dos estudantes voluntários da Unisul. Em decorrência da Pandemia da COVID-19, a coordenação nacional do PNOQ juntamente das coordenações estaduais, realizaram as provas das Olimpíadas de forma on-line, onde os estudantes foram divididos nas modalidades Modalidade A (alunos regularmente matriculados no 9o ano do Ensino Fundamental e 1ª ano/série do Ensino Médio) e Modalidade B (alunos do 2ª ano/série e 3ª ano/série do Ensino Médio e estudantes na 4ª série do Ensino Técnico), envolvendo 79 instituições de ensino, tendo a inscrição de 5.961 estudantes. Para este estudo foi realizada uma análise bibliográfica dos resultados da XVII Olimpíada Catarinense de Química, disponibilizados em seu banco de dados, através de instrumento de coleta os exames da Modalidade A e B da edição realizada no ano de 2021, assim como efetuamos a comparação com os indicadores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, que visam contribuir para os processos de planejamento e gestão da educação catarinense.

Resultado e discussão

Segundo o Regulamento da XVII Olimpíada Catarinense de Química, não existe número mínimo ou máximo de inscrições de estudantes nas modalidades, considerando que o exame foi realizado de forma on-line. Em 2021 tivemos 5.961 estudantes inscritos, sendo 2.489 na Modalidade A o qual foi destinada a alunos regularmente matriculados nos 9o ano do Ensino Fundamental e 1ª ano/série do Ensino Médio e, 3.472 na Modalidade B dedicada a alunos matriculados no 2ª ano/série e 3ª ano/série do Ensino Médio e estudantes na 4ª série do Ensino Técnico, conforme mostra a Figura 1. De acordo com os indicadores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina havia 266.537 estudantes matriculados no Ensino Médio em 2021, sendo que neste quantitativo inclui matrículas no ensino médio propedêutico, Normal/Magistério e Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) de Ensino Regular e/ou Especial. Se compararmos o quantitativo de estudantes participantes da OCQ/20221 com o número de estudantes matriculados no Ensino Médio no Estado de Santa Catarina, percebemos o baixo índice de participação dos estudantes interessados neste certame, o qual requer um plano de ação visando elevar o número de participação. Em relação ao número de escolas participantes, tivemos o quantitativo de 79 instituições de ensino, onde podemos perceber através da Figura 2 que a maior parte das escolas constituintes são privadas, seguida das escolas estaduais e na sequência as escolas federais. Através destes números verificamos que majoritariamente (68%) da participação dos estudantes são de escolas privadas, sendo necessária a motivação visando elevar o número de escolas estaduais, sobretudo, quando analisamos estes números com os indicadores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, onde em 2021 o maior quantitativo de matrículas por dependência administrativa se deu na rede estadual (219.876), seguida da rede privada (33.695), da rede federal (12.600) e da rede municipal (366). Deixamos de realizar uma análise comparativa com a XVI Olimpíada Catarinense de Química Edição 2019, pois a mesma ocorreu em formato distinto, sendo este exame realizado de forma presencial, e que contou com 11.761 estudantes inscritos, além da vinculação dos estudantes as modalidades serem divindades em três modalidades, sendo, Modalidade A (estudantes do 1° ano/série), Modalidade B (estudantes do 2° ano/série) e Modalidade C (estudantes do 3° ano/série). A OCQ tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelas ciências, além de, descobrir talentos precoces e estimular a busca pelo conhecimento através das premiações. Conforme Rezende e Ostermann (2012) a participação de jovens representando o Brasil em olimpíadas científicas permite nivelamentos de conhecimento específicos de cada área e comparações de modelos educacionais entre instituições, no nível nacional e internacional. Nas olimpíadas de química observamos que enquanto a OBQ oportuniza comparações do rendimento educacional em nível nacional, a OCQ oportuniza comparações a nível estadual, sobre os conteúdos de Química. O Regulamento da XVII Olimpíada Catarinense de Química previu a distribuição da premiação, tanto para Modalidade A quanto Modalidade B: Certificado de Honra ao Mérito Categoria Ouro (1º colocado), Certificado de Honra ao Mérito Categoria Prata (2º colocado) e Certificado de Honra ao Mérito Categoria Bronze (3º colocado). Os estudantes que obtiveram notas (escores) igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos receberam Certificado de Menção Honrosa; Certificado de Menção Honrosa para o aluno destaque de escola pública; Certificado de Menção Honrosa para a estudante mulher destaque. Em 2021 emitimos o primeiro certificado para a estudante mulher destaque, pois pretendemos sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo e incentivando o interesse de meninas do Ensino Médio em ingressar nos cursos de ciências exatas e engenharias. Entendemos que a parceria com o CRQ/13ª Região, tem contribuído no Estado de Santa Catarina com um evento científico que visa descobrir jovens talentos e aptidões para o estudo da química. Além disso, em 2021 a Unisul através da concessão das bolsas de estudos, demonstrou o apoio, a valorização e o investimento em estudantes que se dedicam a esta área de conhecimento. Segundo o Regulamento da OCQ, a Unisul concedeu a seguinte premiação: 1 bolsa de 100% para o aluno destaque de escola pública para qualquer curso (exceto para o Curso de Medicina); 1 bolsa de 50% para o segundo mais bem colocado das escolas públicas para qualquer curso (exceto para o Curso de Medicina); 1 bolsa de 50% para o mais bem colocado na Modalidade B para qualquer curso (exceto para o Curso de Medicina) e; 1 bolsa de 50% para o segundo mais bem colocado na Modalidade B para qualquer (exceto para o Curso de Medicina). Além disso, os 70 alunos mais bem classificados na Modalidade A e os 50 mais bem classificados na Modalidade B da OCQ/2021, representaram o Estado de Santa Catarina na OBQ (Fase III) que aconteceu em agosto de 2022. Os medalhistas da Fase III da OBQ da Modalidade A, poderão passar para as próximas etapas, sendo que, uma vez classificados na Fase IV, terão um período de preparação especial através de um curso oficial (Fase V), podendo classificar-se para participar da OIAQ e, na sequência, da IChO. Acreditamos que a OCQ contribuiu para a divulgação da química na sociedade, revelando novas possibilidades para o ensino médio, assim como incentivou a busca pelo aprimoramento do ensino de química nas escolas, por parte dos alunos e professores. Nosso objetivo é despertar novos talentos na área de química, destacando sua importância no dia a dia, para a humanidade e para a manutenção da qualidade de vida, motivando alunos e professores das escolas no Estado de Santa Catarina, através de um evento que visa estimular a participação e a formação de jovens do ensino médio a ingressarem tanto para a indústria quanto para a academia.

Figura 1: Número de estudantes inscritos na XVII Olimpíada Catarinense

Figura 1: Número de estudantes inscritos na XVII Olimpíada Catarinense de Química.

Figura 2: Número de escolas participantes.

Figura 2: Número de escolas participantes.

Conclusões

Através da análise dos dados da XVII Olimpíada Catarinense de Química realizada em 2021, é possível observar a participação dos estudantes do ensino médio no Estado de Santa Catarina, onde é necessário motivar os estudantes matriculados na rede estadual de ensino, visando a maior participação destes jovens. As Olimpíadas científicas vinculadas ao PNOQ, assim como a OCQ tem motivado os estudantes a participar e colaborar com um grande movimento educacional em Santa Catarina e no Brasil. Entendemos que as Olimpíadas descobrem jovens talentos em Química e permite que sejam conhecidos, regional e nacionalmente, visando que conquistem um lugar na comunidade da ciência e da tecnologia, contribuindo concretamente para o desenvolvimento social. Além disso, o projeto incentiva os participantes, visando a formação de jovens tanto para a indústria quanto para a academia, atuando como instrumento de divulgação da química, revelando novas possibilidades para o ensino médio e incentivando a busca pelo aprimoramento do ensino de química nas escolas.

Agradecimentos

Agradecemos a Unisul e ao CRQ/13ª Região, por acreditarem que as olimpíadas promovem o engajamento das escolas, dos professores e dos alunos na área da química, permitindo mudanças na vida daqueles que participam.

Referências

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