• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

O Estágio Supervisionado de observação no curso de Licenciatura em Química: narrativas de uma estagiária

Autores

Xavier, S.C.S. (IF GOIANO CAMPUS IPORÁ) ; Nobre-da-silva, N.A. (IF GOIANO CAMPUS IPORÁ)

Resumo

O objetivo consiste em relatar as narrativas de uma estagiária acerca das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado I de um curso de Licenciatura em Química, tendo como foco as interações discursivas de três professoras regentes durante suas aulas. A abordagem é de cunho qualitativo, recorrendo à técnica de observação não participante. Os resultados apontam o uso de questões de complementaridade, retórica, de duas possibilidades. Em contraponto, a ausência de perguntas que levam o aluno a refletir.

Palavras chaves

Ensino de Química; Formação inicial; Interações verbais

Introdução

O Estágio Supervisionado é momento ímpar na formação inicial em que os estudantes potencializam o desenvolvimento de saberes docentes. Além disso, é um espaço único da relação teoria e prática, e torna o aprendizado mais eficiente, por isso o estudante deve levar essa oportunidade a sério, com comprometimento e responsabilidade. Essa troca de realidades, segundo Almeida e Pimenta (2014, p.117) “pode contribuir para uma atitude questionadora e para a construção de saberes, na medida em que supere uma relação distanciada entre os estagiários, os professores universitários e os professores da Educação Básica”. Com isso, sabe-se que o futuro professor está se apropriando de teorias que orientarão sua prática. No entanto, ele não será um reprodutor de técnicas e modelos práticos dominantes. Busca-se a formação de um profissional capaz de desenvolver a atividade material para transformar o mundo natural e social humano. Nesta perpesctiva, acrescenta Ghedin e col.: [...] É importante ressaltar que o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Porém, o processo de acesso a teorização da prática só é possível por um processo de reorganização interpretativa do fazer à luz de outras interpretações a respeito da realidade. Deste modo podemos dizer que a teoria tem importância fundamental na formação dos docentes, pois dota os sujeitos de variados pontos de vista para uma ação contextualizada [...] (GHEDIN et al., 2015, p. 173). Assim, o presente trabalho busca relatar as narrativas de uma estagiária acerca das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado I de um curso de Licenciatura em Química, tendo como foco as interações discursivas de três professoras regentes.

Material e métodos

Este trabalho recorre a uma abordagem qualitativa cuja centralidade se dá no processo e nas descrições das atividades realizada durante o Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Química ofertado por uma instituição pública do interior de Goiás. A etapa destacada é a de Observação, que compreende diagnóstico da escola com base no estudo do Projeto Político Pedagógico, acompanhamento de aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental e de Química da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Teve duração de 40h e foi realizado no primeiro semestre de 2022 em um Colégio da Rede Pública Estadual de Goiás, contando com o acompanhamento de três professoras regentes (P1, P2, P3). Adiante, a construção dos dados se deu por meio da técnica de observação não participante, nas quais destacavam-se das aulas aspectos como: tema, conteúdo, metodologia de ensino, e principalmente as questões utilizadas pelas professoras regentes ao concretizar as interações verbais. No total, foram observadas 20 aulas, e dada a saturação, neste trabalho destacaremos os dados de quatro aulas. A análise dos dados se deu de forma descritivo-interpretativa orientados pelo referencial teórico acerca de interações discursivas. A ênfase foram os tipos de questões: perguntas retóricas; sem sentido; de complementaridade; com somente duas possibilidades; que levam os alunos a raciocinar (CARVALHO, 2012).

Resultado e discussão

A primeira aula trata-se do 9º ano e teve como tema “evolução dos modelos atômicos”. Para explanação P1 escreveu atividades no quadro e após, realizou a correção. Nesta aula, foi possível perceber a presença de muitas perguntas retóricas, na qual a regente perguntava sem a intenção de obter respostas dos alunos. Numa segunda aula, ela explorou o tema “distribuição de elétrons em camadas” utilizando o quadro para exercícios, a fim de responder junto com os discentes, momento que fazia perguntas para determinar o nível de conhecimento dos mesmos. Nesta aula, observou-se o uso recorrente de perguntas complementares, a professora perguntava algo mas, dando uma “dica” para os alunos apenas complementar, como por exemplo, “faz se a distribuição em camadas, e é representado a camada mais energética, e...”. A terceira aula teve como regente P2, sendo o assunto “distribuição eletrônica”. Esse conteúdo se estendeu por algumas aulas, para promover a participação ela exigiu a indicação de elementos pelos discentes, os quais sugeriram, por exemplo, o Mendelévio. Nesta aula, entre as interações verbais estavam as perguntas com somente duas possibilidades. Por exemplo: “o sódio termina sua distribuição no s ou p?”. Já a quarta aula foi ministrada por P3 e o conteúdo foi “função orgânica – álcoois”. A aula foi expositiva com uso do quadro e atividades de fixação. Os alunos estavam bem agitados, porém a docente não tolera muitas brincadeiras, portanto não as realiza e, aplica repreensões quando percebe uma brincadeira de cunho sem graça. As perguntas retóricas eram as únicas presentes nessa aula, já que a professora não abria espaço para que os alunos pudessem realizar perguntas, as únicas eram as que ela realizava, como por exemplo, a hidroxila irá ficar nesse carbono 3, certo?

Conclusões

O Estágio Supervisionado de Observação é momento de estimular a interpretação da realidade a partir dos estudos teóricos, incentivando a reflexão acerca da docência. Este trabalho teve como foco as narrativas de uma estagiária acerca de uma das etapas de estágio do curso de Licenciatura em Química. Dentre as aulas observadas foi possível notar o quanto o tipo de pergunta elaborada pelas regentes influencia no nível de participação e potencializa a apropriação de conhecimentos científicos. Além disso, a ausência de perguntas que levam os alunos a raciocinar.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal Goiano.

Referências

ALMEIDA, M.; PIMENTA, S. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
GHEDIN, E. et al. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

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