Autores
Botelho, E.V.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Batista, R.G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Valente, J.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Oliveira, B.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; de Jesus, A.H.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Ribeiro, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA)
Resumo
Pripioca é uma espécie aromática muito utilizada na Amazônia, dentre outros fins,
para a produção de perfumes. O objetivo do trabalho foi contribuir para o ensino
aprendizagem de conteúdos de Funções Orgânicas, ajudando os alunos a poder
identificar as funções orgânicas com auxílio de Mapa Mental, a partir da
composição química do óleo essencial de pripioca. A aplicação do Mapa Mental foi
baseada no trabalho Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta
de intervenção (GOMES, BASTOS, DE LIMA, 2021) com adaptações. A atividade foi
realizada em uma escola pública, durante a regência em aulas de Química. Com os
resultados obtidos foi possível perceber que o Mapa Mental aplicado para a turma
escolhida colaborou para o entendimento dos conceitos de funções orgânicas.
Palavras chaves
Intervenção metodológica; Planta aromática; Regional
Introdução
A priprioca (Cyperus articulatus) “é uma espécie do Brasil cultivada por
comunidades rurais do Pará e comercializada como planta aromática” (CASTELLANI
et al., 2011). De acordo com Arévalo et al. (2021) é uma planta utilizada na
Amazônia para finalidade de produzir perfumes caseiros, e o óleo essencial é
empregado na perfumaria fina. Á vista disso, torna-se importante trazer estudos
de plantas em
um contexto químico para alunos da educação básica, com a finalidade dos alunos
irem além da
sala de aula e obterem conhecimentos diferentes, mas que estão presentes no dia
a dia. Consoante Ausubel (1968) a aprendizagem consiste na ampliação da
estrutura cognitiva por meio da ampliação de novas ideias. Assim, para uma
proposta metodológica no ensino de química, pode-se citar o mapa mental. Segundo
Broietti et al. (2013), esse método é uma maneira gráfica de expor ideias ou
conceitos,
assim sendo, uma estratégia visual que faz a junção de textos e figuras ao
formar informações, ajudando o aluno a assimilar e aprender mais rápido o
conteúdo.
Nesse contexto, foi realizado uma atividade extensionista de interação com os
alunos, que fez se incluir ao conceito de funções orgânicas. Assim, o exposto
trabalho teve como objetivo, realizar uma aula interativa com alunos do 3° ano
do ensino médio. Dessa maneira, propiciando conhecimentos e saberes sobre
algumas funções orgânicas presentes no óleo essencial da planta Priprioca. Além
disso, o trabalho contou com o auxílio de um mapa mental, para que a fixação do
conteúdo fosse mais produtiva e de uma aprendizagem significativa.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com 26 discentes de uma turma do 3º ano do ensino
médio da escola pública do município de Ananindeua-PA, E.E.E.F.M Luiz Nunes
Direito. A contextualização ocorreu por meio questionário primeiro questionário
com as seguintes perguntas : 1° O que é um óleo essencial? 2° que você entende
por funções orgânicas? 3° O que são cadeias carbônicas ? 4° O que você entende
por ligação dupla? 5° O que caracteriza um éter? 6° Você já ouviu falar sobre a
pripioca?. Desse modo, para saber o nível de conhecimento dos alunos em relação
aos conteúdo. Posteriormente, apresentou o mapa mental (Figura 1) para os
estudantes, e iniciou-se uma aula introdutória sobre funções orgânicas. Diante
disso, os estudantes puderam propor e mencionar hipótese a partir do óleo
essencial da priprioca sobre as funções químicas presentes na composição dele,
fazendo por meio da Química Orgânica. Desse modo, fizeram as devidas observações
e associações, ao ser levada essa temática para a sala de aula, destacando o
mercado do Ver-o-Peso, devido ao destaque da quantidade do crescimento do
mercado crescente na região. Vale ressaltar que, em seguida também respondeu-se
o segundo questionário. Segundo Parasuraman (1991), “um questionário é tão
somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se
atingir os objetivos do projeto”. “Estruturado disfarçado: tenta através da
tabulação e cruzamento de
informações, descobrir a importância de um assunto para a pessoa, indiretamente”
(MATTAR, 1996). Nas questões abertas solicita-se aos respondentes para que
ofereçam suas próprias respostas (GIL, 2008).
Resultado e discussão
A priori, o instrumento de coleta de dados foi dois questionário, contendo 6
questões abertas, de forma que o primeiro questionário foi aplicado no inicio
da aula e o segundo depois da aula. Desse modo resultando , no gráfico 1, este
constata-se que no primeiro questionário, dos 26 estudantes 42% acertaram e
58% erram. Prontamente, no final do trabalho houve um porcentual de 94% de
acerto dos estudantes em relação a 6% de erro. Portanto, certifica-se, logo
após aplicação do mapa mental e a resolução do questionário final ocorreu um
crescimento de 42%. Dessa forma, 100% dos alunos participaram da atividade. À
vista disso, os resultados foram satisfatórios, pois os discentes
conseguiram fazer a identificação das funções orgânicas presentes no Mapa
Mental, evidenciando assim, a importância de materiais que auxiliem os aluno.
Mapa Mental apresentado para os alunos.
Relação de acertos e erros dos alunos.
Conclusões
O mapa mental traz uma abordagem diversificada referente as aulas de química
orgânica, visando a fixação e assimilação de conteúdos. Desse modo, também a
atividade levar para a sala de aula um pouco da temática regional, por
conseguinte evidencia-se o conhecimento escolar e não escolar procedente dos
assuntos abordados. Onde, os alunos poderão interagir, revisar e aprimorar o
conhecimento sobre funções orgânicas presentes nos compostos químicos do óleo
essencial da Planta, com isso, os alunos conseguiram fazer a identificação das
funções orgânicas através da aplicação.
Agradecimentos
Ao Prof. Dr. Alcy Favacho
Ao Prof. André
Aos alunos da Escola Luiz Nunes Direito
Referências
AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.
ARÉVALO et al. Produção Sustentável do Óleo Essencial de Priprioca (Cyperus articulatus var. nodosus L.) na Amazônia. Biobrasil, v.11, p. 1-13, 2021.
BROIETTI et al. A TEMÁTICA “CHEIRO” NO ENSINO DA QUÍMICA: MAPAS MENTAIS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. p. 1043-1048, setembro, 2013.
CASTELLANI, D. C. et al. Coeficientes técnicos de produção da priprioca (Cyperus articulatus L.) em sistema orgânico, na região de Belém (PA). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 13, p. 606-611, 2011.
GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Francisco Regis Abreu; BASTOS, Francisco Glauco Gomes; DE LIMA, Jean Custódio. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 7, n. 2, p. 23-40, 2021.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.
PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.