• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

O enfoque CTSA para o ensino de Educação Ambiental: Um relato de experiência no Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFCE - campus Maracanaú

Autores

Vasconcelos, H.B.T. (IFCE) ; Sampaio, C.G.S. (IFCE) ; Barroso, M.C.S. (IFCE) ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE) ; Pereira, J.G.N. (IFCE)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na disciplina de Educação Ambiental em uma turma de 1º ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará. A intervenção foi realizado com 42 alunos, divididos em 6 equipes, ocorrendo em 4 etapas. Houve discussões sobre Sustentabilidade e formação profissional em química. Em seguida, os alunos realizaram ações sociais e, em seguida, apresentaram os resultados das ações e responderam um questionário. A partir da análise da intervenção, foi observado característica de contextualização, problematização e tomada de decisão por parte dos alunos. Além de demonstrarem boas reflexões sobre o papel do químico para um mundo mais sustentável.

Palavras chaves

Educação Ambiental; CTSA; Formação Cidadã

Introdução

O ensino de química, aliado à educação ambiental, estimula no educando um pensamento crítico ambiental e social, adepto a percepção de como se deve agir frente aos recursos renováveis disponíveis no meio ambiente (SANTOS, 2007). Segundo Oliveira et al. (2016), a contextualização da química com a educação ambiental, favorece a compreensão dos fenômenos e conceitos da química, além de uma maior receptividade à disciplina. Nesse sentido, a formação cidadã proposta pelo enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) refere-se à participação de cada indivíduo como sendo crucial para a sociedade, para isso é essencial que ele disponha de informações inerentes ao seu contexto social, os quais demandem um posicionamento quanto as suas soluções (SANTOS e SCHNETZLER, 2015). A partir do movimento CTSA as discussões sobre ciência e tecnologia passaram a incluir fatores sociais em suas considerações, tornando-as mais democráticas. Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser agrupados de acordo com os resultados esperados para cada proposta: 1. Bem-estar (objetivos 1, 3, 4, 5, 10 e 16), 2. Infraestrutura (objetivos 2, 6, 7, 8, 9, 11 e 12), 3. Ambiente natural (objetivos 14 e 15) e 4. Saúde única (objetivo 17) (QUEENAR et al., 2017). Dessa forma, para que se consiga atender e proporcionar uma formação cidadã, promovendo uma educação ambiental, uma das estratégias se faz através do atendimento aos 17 ODS. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os Temas Contemporâneos Transversais, o qual destaca a Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e transdisciplinar, fazendo associações e conduzindo à reflexão sobre questões da vida cidadã. Portanto, observa-se a valorização e relevância da abordagem de assuntos de cunho social (BRASIL, 2019).

Material e métodos

Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFCE - campus Maracanaú, na disciplina de Educação Ambiental. A intervenção ocorreu com 42 alunos, os quais foram divididos em 6 equipes. Tendo como procedimento o estudo de caso, partindo de uma abordagem qualitativa, foram realizados encontros com os alunos, com o consentimento da professora da disciplina, trazendo os aspectos recomendados da abordagem CTSA. Dividiu-se a intervenção em 4 etapas. A etapa 1 foi realizada em dois encontros, nos quais abordou-se a temática de sustentabilidade, apresentando aos alunos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (17 ODS), que constituem um planejamento para o desenvolvimento econômico e socioambiental com a orientação de políticas públicas em nível global, respeitando o meio ambiente e com propostas de sustentabilidade (BARBOSA et al., 2019). Na 2ª etapa, todas as equipes desenvolveram ações sociais a partir de temas sustentáveis e sua relação com a química, atendendo aos 17 ODS. Na 3ª etapa houve apresentação das ações, ressaltando como a química pode contribuir para o meio ambiente. A avaliação das apresentações seguiu as categorias CTSA: a) Contextualização; b) Problematização; c) Tomada de decisão (DOMICIANO, 2019), cujos resultados foram apresentados no quadro 1. Na 4ª etapa, os alunos foram convidados a responder um questionário: 1) Para você qual a importância da discussão sobre a temática das 17 ODS para o profissional da química? 2) Você acha que o químico pode contribuir com um mundo mais sustentável? Se sim, explique. 3) Você acredita ter tido um melhor entendimento sobre a temática ao realizar a atividade de forma prática? Explique. Alguns resultados foram apresentados no quadro 2.

Resultado e discussão

Com as discussões iniciais em sala, percebeu-se que a maioria dos alunos não conheciam sobre a temática dos 17 ODS, por isso, esses encontros mostraram-se um fator positivo, uma vez que contribuiu para compreensão do tema. Nos primeiros encontros, procurou-se apresentar a importância dos 17 ODS, além de mostrar o papel do profissional da química para contribuir com os objetivos propostos. Após esses momentos, os discentes foram responsáveis por apresentar suas ações sociais. A equipe que ficou responsável por apresentar o 12 ODS (Consumo e produção responsável) se destacou entre as equipes que apresentaram suas ações, pois conseguiu atender os aspectos avaliados referentes ao CTSA: contextualização, problematização e tomada de decisão, conforme foram organizados no quadro 1. Temáticas como Consumismo, emissão de gases do efeito estufa foram apresentados, ressaltando a contextualização do trabalho. Com relação à problematização, a equipe trouxe como o profissional de química pode atuar na fiscalização e nos órgãos de controle. Por fim, a equipe trouxe, como tomada de decisão, a importância da reciclagem de materiais, seguindo o princípio dos 3 R’s. Ao analisar as respostas do questionário aplicado, percebeu-se que todos os alunos apresentaram um melhor entendimento sobre a temática sustentabilidade após a pesquisa. No quadro 2 foram selecionadas as respostas de alguns alunos. O Aluno 2 ressaltou que o profissional de química pode ser responsável por orientar e conscientizar a sociedade para atitudes mais sustentáveis, dessa forma pode contribuir para o meio ambiente, desmistificando o pensamento de muitos com relação ao químico como sendo o responsável somente por poluir. O aluno 3 ressalta que sua ação social melhorou a conscientização de toda a família.

Quadro 1

Parâmetros CTSA avaliados na equipe que apresentou o ODS 12: Contextualização, Problematização e Tomada de decisão.

Quadro 2

Respostas dos alunos com relação ao questionários ao final da pesquisa

Conclusões

A partir dos resultados encontrados, percebeu-se que a abordagem CTSA proposta na temática dos 17 ODS por meio de discussões aliado ao desenvolvimento de ações práticas, ajudou os alunos a não só ter uma melhor compreensão sobre o assunto, como também conscientização sobre o papel e a responsabilidade deles enquanto futuros profissionais da química.

Agradecimentos



Referências

DOMICIANO, Tamara Dias. Enfoque CTS no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR litoral. 2019. 239 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática) –
Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/60389#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20para%20abordagens,de%20ci%C3%AAncia%20indutivista%20e%20linear. Acesso em: 09 Setembro. 2022.

- OLIVEIRA, F.M. O ensino de química e a qualidade do ar interior: análise de uma proposta de abordagem temática com enfoque CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 521-553, dez. 2016.

- QUEENAN, K.; GARNIER, J.; ROSENBAUM, N.; BUTTIGIEG, S.; DE MENEGHI, D.;
HOLMBERG, M.; ZINSSTAG, J.; RÜEGG, S. R.; HÄSLER, B.; KOCK, R. Roadmap
to a One Health agenda 2030. CAB Reviwes, v. 12, n. 14, p. 1-17, 2017

- SANTOS, W.L.P.; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania 4ªEd., Ijuí, Editora Unijuí, 160p. 2015.

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