Autores
Yamaguchi, K.K.L.Y. (ISB/UFAM) ; Rodrigues, C.N. (ISB-UFAM) ; Yamaguchi, H.K.L. (IFAM)
Resumo
Os conceitos de Química estão presentes no cotidiano, porém nem sempre os
discentes conseguem fazer essa associação. O objetivo desse artigo foi
apresentar um relato sobre uma atividade de aplicação dos conceitos de química
utilizando ferramentas tecnológicas didáticas como forma de contribuição para a
popularização dos conhecimentos de Ciências. Como metodologia, foram elaborados
vídeos de curta duração, folders e publicações apresentando os conceitos
químicos aplicados ao cotidiano. Os materiais elaborados foram publicitados nas
redes sociais que foram criadas para o projeto. O projeto contribuiu para a
aprendizagem de química, promovendo assim, uma aquisição de conhecimento para os
alunos, associação da teoria com a prática e motivação para formação de cidadãos
críticos e reflexivo
Palavras chaves
Rede social; TIC; Ensino Remoto
Introdução
A química é uma ciência que permeia todas as áreas do conhecimento e envolve
conceitos, reações químicas e transformação da matéria, contribuindo de forma
considerável para o avanço e desenvolvimento social e tecnológico da humanidade
(SCHNETZLER, 2003). Porém, nem sempre os discentes conseguem aplicar o que
estudam de forma teórica com a sua Vicência cotidiana (YAMAGUCHI; SILVA, 2019).
Ela é parte integrante da grade curricular do Ensino Médio e de alguns cursos
universitários, e busca de forma geral, desenvolver o conhecimento científico e
a compreensão dos fenômenos químicos. Os conhecimentos obtidos possuem
finalidade educativa para a formação de bases científicas e vai além, preparando
os discentes para serem cidadãos mais críticos e reflexivos (BRASIL, 2018).
A popularização dos conhecimentos científicos por tecnologias digitais vem sendo
crescente ao longo dos anos por propiciar flexibilidade e conseguir atender a
demanda de uma maior quantidade de estudantes, minimizando os impedimentos
geográficos que algumas cidades apresentam (FIORI, 2020; YAMAGUCHI, 2021). Além
disso, são materiais de apoio que fortalecem os conteúdos teóricos estudados em
sala de aula (SAMPAIO, 2020).
Para isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas
essenciais como recursos didáticos para propagar os conhecimentos. Entre elas
tem-se o uso de plataformas virtuais, vídeos, redes sociais, entre outros
(VERGNA; SILVA, 2018).
Existem inúmeras discussões sobre o ensino da química, suas dificuldades de
aprendizagem, a formação dos professores e as metodologias didáticas que podem
colaborar com um ensino que visa maior compreensão dos conteúdos, de forma que o
ensino possa ser útil para a formação do indivíduo como um todo (SCHNETZLER,
2002).
O objetivos geral do projeto foi divulgar os conceitos de química aplicados ao
cotidiano utilizando ferramentas tecnológicas para a popularização dos
conhecimentos de Ciências. Os objetivos específicos foram elaborar materiais
didáticos digitais sobre a aplicação dos conceitos químicos no cotidiano;
Divulgar os materiais didáticos elaborados nas redes sociais; Aproximar a
química teórica do cotidiano dos alunos;
Assim, esse projeto de extensão buscou contribuir para a aprendizagem de
química, promovendo assim, uma aquisição de conhecimento para os alunos,
associação da teoria com a prática e motivação para formação de cidadãos
críticos e reflexivos.
Material e métodos
O percurso metodologico consistiu no desenvolvimento de tecnologias digitais,
adotando como sujeitos alvos alunos do Ensino Médio.
As atividades realizadas foram:
1) Reuniões com os participantes
Nessa etapa a coordenadora realizou reuniões em plataformas virtuais para a
apresentação da equipe e planejamento das atividades. Foi realizado um
cronograma para publicação e propostas envolvendo as três áreas: a) Química do
cotidiano; b) curiosidades em química; c) aprendendo química.
Em sequência foi criado um grupo no WhatsApp, uma conta no e-mail, uma conta no
Instagram e outra no Youtube.
2) Elaboração de materiais didáticos:
Os discentes extensionistas elaboraram materiais digitais sobre aplicação do
Ensino de Química no cotidiano e sua relação com estudos científicos baseados em
pesquisa bibliográfica.
3) Divulgação:
Houve a publicitação dos materiais elaborados de forma semanal nas redes sociais
do projeto. Nas plataformas foi disponibilizado um canal de atendimento para
esclarecimentos sobre as temáticas químicas apresentadas nas publicações
semanais. A metodologia empregada na divulgação consistiu em imagens e vídeos
relacionadas com os elementos químicos da tabela periódica bem como da química
em geral, sendo sempre acompanhadas de uma breve descrição das imagens e a
explicação dos mecanismos e reações.
Resultado e discussão
As redes sociais são plataformas populares com potencial para atingir uma grande
quantidade de indivíduos. No entanto, poucos são os projetos e estudos que focam
o processo de aprendizagem no ensino de química, em ambientes fora de um
contexto não-formal de ensino por meio desta rede social (MARTINS, 2021).
Durante o desenvolvimento do projeto, as atividades desenvolvidas convergiam
para as etapas descritas na metodologia, baseando-se no planejamento, elaboração
e divulgação. Pode-se trabalhar nas 4 habilidades: produção e compreensão dos
conceitos científicos, compreensão e produção dos recursos didáticos com
aplicação de situações de prática voltadas a contextos do cotidianos.
Foram realizadas 30 publicações: publicações nos feeds, stories e vídeos, e
apresentou interação com 113 seguidores. Os resultados demonstram a contribuição
das redes sociais como uma forma de atuar como um incentivador na atenção e
interesse pelos fenômenos químicos presentes no cotidiano.
A aplicação do projeto trouxe uma nova experiência de ensinar a química através
do ensino remoto, que foi um grande desafio para todos os participantes,
discentes e docentes.
Durante a execução das atividades os discentes puderam desenvolver materiais
didáticos que contribuíram para que os conceitos químicos pudessem ser
popularizados, despertando motivação e apresentando de forma aplicável os dados
científicos.
O público alvo inicialmente foi idealizado para ser discentes do Ensino Médio,
visando a divulgação dos conteúdos estudados no ensino básico. No entanto, com o
desenvolvimento das atividades, verificou-se que o público foi amplo, abrangendo
professores das escola públicas, graduandos e professores universitários. Esses
resultados demonstram o interesse do público pelo conhecimento dos conteúdos e a
importância da divulgação científica em uma linguagem acessível e com
conhecimentos que ultrapassam os exemplos ministrados em sala de aula.
Verificou-se com a pandemia que as tecnologias de informação e comunicação
utilizando mídias digitais foi uma estratégia descrita por diversos
pesquisadores e que apresentou resultados favoráveis (LAUERMANN, 2020).
Esse pace permitiu que fosse trabalhado de uma maneira mais didática, para o
público em geral, conceitos químicos presentes no cotidiano. Nessa perspectiva,
as redes sociais configuraram-se como espaço de geração de dados sobre a
proposta de ensino-aprendizagem em química no contexto virtual.
Conclusões
Observou-se que o uso das ferramentas virtuais(instagram, whatsapp e Youtube)
oportunizou a criação de atividades com foco em aplicações químicas e
proporcionou ganhos de aprendizagem por meio de experiências em um contexto não
formal como a rede social. Para os extensionistas foi uma oportunidade para ter o
contato com o público externo, respondendo as dúvidas e atuando na prática
docente.
Agradecimentos
A Proext e a UFAM
Referências
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