Autores
Pereira, M.B.C. (IFMA) ; Pereira, L.N.S. (IFMA) ; Nascimento, E.H.A. (IFMA) ; Miranda, J.C. (IFMA)
Resumo
É perceptível que para muitos alunos aprender os conteúdos de química é uma
aflição. E uma das dificuldades é decorrente da compreensão da teoria com a
prática. Assim, o trabalho tem como objetivo o uso dos conceitos básicos de
meteorologia e climatologia como uma ferramenta no ensino de química para os
alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Raimundo das
Mangabeiras. O estudo foi realizado por testes de luminância, pressão
atmosférica, temperatura, altitude e velocidade do vento, no período de dez dias
sucessivos. Após isso, os parâmetros climáticos obtidos foram correlacionados
com os principais conteúdos de química abordados em sala de aula. Os resultados
demonstraram a viabilidade dessa estratégia como forma de aperfeiçoar e
estimular o aprendizado dos estudantes.
Palavras chaves
Meteorologia; Climatologia; Ensino de Química
Introdução
O interesse do estudo do tempo e do clima é fundamental para as previsões
meteorológicas e possui uma grande interação na cadeia produtiva do sistema
agropecuário. No entanto, para entender climatologia é necessário conhecer os
fatores do clima, que são agentes causais que provocam os elementos climáticos
(pressão, umidade do ar, precipitação, irradiação solar, velocidade e direção do
vento, etc.). Alguns fatores podem também atuar como elementos meteorológicos,
como a radiação solar que é a fonte primária de todos os fenômenos atmosféricos
(STEINKE, E. T., 2012 & YNOUE, R. Y. et al., 2017). Tais assuntos são abordados
com frequência em diversas áreas do conhecimento tais como: Agrometeorologia,
Topografia, Química, Geologia, entre outras. Desse modo, levando em consideração
que as aulas práticas despertam a atenção e o rendimento escolar dos alunos. O
presente trabalho consiste em utilizar os princípios de meteorologia e
climatologia como ferramenta no ensino de química aos alunos do IFMA, Campus
São Raimundo das Mangabeiras, possibilitando a obtenção de medidas climáticas e
a associação dos conceitos teóricos de química.
Material e métodos
As medidas dos fatores climáticos foram realizadas no próprio campus de ensino
(7°02’18”S 45°31’05”W) pelos alunos do curso superior de Zootecnia. Os dados
foram coletados no período matutino nos dias 12/08/2022 a 22/08/2022 no horário
de 10h às 11h, por meio dos seguintes instrumentos portáteis: mini anemômetro
Uni-T® (0-30 m/s)/termômetro (faixa de -10 a 50 °C), altímetro digital (-700 a
9000 m)/barômetro digital (resolução 0,1 mbar) ambos da OOTDTY® e sensor de
luminosidade Gaqqee® (faixa de 0 - 2000 Lux). Após isso, os parâmetros climáticos
obtidos foram correlacionados com os tópicos de química abordados em sala de aula
e discutidos para fins didáticos.
Resultado e discussão
Tendo em vista que a Química é uma ciência experimental, considera-se importante
o desenvolvimento de práticas contextualizadas que se relacionam com outras
áreas causa uma expectativa positiva no ambiente de aprendizagem. (BRASIL,
2000). Diante disso, o estudo dos fatores climáticos foi monitorado conforme os
resultados na tabela 1. E correlacionados com conteúdos de química (Quadro 1).
As medidas da temperatura, pressão atmosférica, altitude, radiação solar e
umidade do ar estão interligadas aos conhecimentos prévios de química tais como:
estados físicos da matéria, densidade, ligações químicas e forças
intermoleculares, propriedades coligativas, Lei dos Gases Ideais e cinética
química. Os testes obtidos por equipamentos de baixo custo e fácil acesso
permitiram a participação do aluno de forma efetiva nas aulas práticas, desde a
calibração dos instrumentos, coleta, registro de dados e a interação com os
assuntos de química trabalhados em sala de aula. Sendo assim, uma forma de
enriquecimento e inovação na aprendizagem no ensino de química.
Conclusões
A climatologia e a meteorologia são assuntos abordados com frequência em diversas
áreas do conhecimento. Com base no estudo realizado, percebe-se que a prática
educacional envolvendo assuntos de áreas correlatas favorece a diminuição no
distanciamento de áreas afins na educação. Além de desenvolver novas competências
e familiaridade com os princípios básicos de meteorologia e climatologia para o
ensino de química, sendo essencial no ensino aprendizagem dos estudantes do curso
de Zootecnia.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus
São Raimundo das Mangabeiras.
Referências
BRASIL. Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN + Ensino médio. Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso e: 09/09/2022.
STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de textos, 2012.
YNOUE, R. Y. et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de textos, 2017.