• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Um olhar sobre a formação docente e o percurso acadêmico de discentes ingressantes no curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química de uma universidade no interior do Amazonas

Autores

Fonseca, G.C.F. (ISB/UFAM) ; Rebelo, K.S. (UFAM) ; Rodrigues, C.N. (UFAM) ; Gonçalves, T.M. (UFSCAR) ; Pessoa Junior, E.S.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Pieri, F.A. (UFJF) ; Yamaguchi, K.K.L.Y. (ISB/UFAM)

Resumo

O percurso de adaptação dos discentes ao ingressar em cursos universitários nem sempre é fácil, pois exigem uma série de mudanças e condições que nem sempre o acadêmico está preparado. Dessa forma, este projeto buscou identificar as motivações e adaptação de alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB / UFAM. O método utilizado para identificar as motivações e adaptações dos discentes do referido curso, foi a pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa- quantitativa, com a finalidade de descrever e explorar sobre a temática referenciado pelas pesquisas bibliográficas. Verificou-se que cerca de 31% dos ingressantes não se identificam com a docência e que inicialmente não tem a pretensão de ser professor.

Palavras chaves

Ensino superior; Desafios acadêmicos; Formação universitária

Introdução

No Brasil os índices de evasão e abandono do curso são evidentes, principalmente em cursos considerados mais difíceis . Segundo os dados do Censo da Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em 2016 o aumento foi de 1,9 % (INEP, 2016). Atrelado a esses dados, pôde-se verificar que os índices estatísticos sobre a evasão universitária nos cursos de Ciências, Física e Química podem chegar a mais de 50% (YAMAGUCHI e SILVA, 2019), como os descritos para as licenciaturas de Física (57,2%), Química (52,3%) e Matemática (52,6%), o que agrava consideravelmente o problema do grande déficit de professores de ciências no Brasil (INEP, 2016). Na avaliação dos cursos superiores no Brasil, realizada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) em 2017, o curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas alcançou nota quatro, próxima ao máximo (cinco). Embora o resultado favorável sobre a qualidade do curso, verifica-se empiricamente que há uma alta evasão, analisada pela quantidade de formados e pela percepção da quantidade de vagas ociosas no curso. Verifica-se que as motivações acadêmicas, bem como o ambiente universitário podem influenciar de forma direta na permanência dos universitários. Nesse cenário, o acompanhamento dos acadêmicos desde os períodos iniciais é de vital importância para diagnosticar as dificuldades e motivações para continuar o curso (MATTA, LEBRRÃO e HELENO, 2017). Almeida (2018) ressalta a importância de pesquisas sobre o acompanhamento dos acadêmicos para a avaliação dos cursos de forma mais efetiva, constituindo-se de uma ação importante para o planejamento de políticas educacionais no Ensino Superior, buscando fornecer informações sobre essa problemática e respostas que possibilitem intervenções de modo a ampliar o conhecimento sobre o tema. É unânime nas pesquisas sobre essa temática, a recomendação de políticas institucionais visando o acolhimento e acompanhamento dos acadêmicos para atenuar o quadro de permanência prolongada e a evasão (YAMAGUCHI e SILVA, 2020). Dessa forma, essa pesquisa busca identificar as motivações e adaptações dos discentes nos primeiros períodos do curso de Ciências: Biologia e Química e os fatores que interferem positivamente e negativamente para a adaptação universitária, bem como avaliar as variações significativas de adaptação entre os diferentes perfis de estudantes, com a expectativa de diagnosticar as principais dificuldades de ordem pessoal, interpessoal e institucional.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com discentes ingressantes e/ou dos períodos iniciais do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, município de Coari. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado : "Trajetória acadêmcia no curso de Ciências" e apresenta uma metodologia integrante entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo exploratória e descritiva (GIL, 2019). Houve a aplicação de um instrumento de pesquisa que teve como foco a identificação da adaptação, dificuldades e motivação dos discentes na universidade e no curso. A participação dos acadêmicos ocorreu de forma voluntária e com garantia do anonimato de cada participante. Todos os sujeitos receberam um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). O TCLE com as assinaturas dos participantes da pesquisa, assim como os questionários submetidos. Essa pesquisa possui autorização do comitê de ética segundo os parâmetros de realização de pesquisa instaurados pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com CAAE: 31813220.7.0000.5020.

Resultado e discussão

Pode-se dizer que “ser-professor é uma construção angariada no decorrer de um longo processo, pois é preciso tempo para assimilar a formação, para aprender como agir, para tomar decisões e principalmente para se reconhecer como um formador das futuras gerações” (IZA et al, 2014, p.276). Nesse sentido, é significante ter um acompanhamento em fase inicial da formação, em que alguns acadêmicos estão no processo de escolher sua atuação profissional. Na pesquisa realizada, verificou-se que a maioria dos discentes fez o ensino básico em escolas púbicas (93,75%) e são munícipes da cidade sede da universidade (81,25%). Na autoavaliação sobre sua base em química, 62% consideram boa ou ótima. Em relação a motivação para seleção do curso, a afinidade e/ou facilidade com a disciplina de Química, Biologia ou Ciências foi preponderante (74%). Apesar de escolherem o curso de licenciatura, 69% afirmaram que pretendem ser professores e 31% afirmaram não querer ou de estarem indecisos. É compreensível que nesse primeiro contato com a universidade os discentes estejam cercado por expectativas que nem sempre são alcançadas ou superadas, deixando margem para as incertezas sobre a futura profissão, visto que, nesse processo é comum uma não identificação com o curso, ocasionando a troca de curso, trancamento ou evasão (YAMAGUCHI e SILVA, 2020). Assim, a qualidade da adaptação e a motivação dos discentes é um fator importante para o sucesso acadêmico. Entre eles, cita-se um conjunto alargado de fatores, como as habilidades cognitivas, as competências de autonomia e autorregulação, a identidade vocacional atingida, o suporte familiar, o envolvimento académico, a participação em atividades extracurriculares, a qualidade da vinculação com a instituição como um todo, questões familiares e o estabelecimento de relações positivas com os pares e professores (NHACHENGO e ALMEIDA, 2020, p.109) A educação é a base para que ocorra o desenvolvimento sociocultural, contribuindo para avanços sociais, científicos e tecnológicos. Pautado nisso, a formação docente e o acompanhamento dos futuros profissionais durante a graduação é de suma importância para que um ensino de qualidade possa ocorrer e transformar a todos que estão envolvidos nesse processo, sejam eles alunos, professores, familiares e a sociedade como um todo (PIMENTA, 2012; BEHREND; COUSIN; SCHMIDT, 2019).

Figura 1. Resultados do questionário.

Caracterização e motivações dos ingressantes do curso de Ciências: Biologia e Química

Conclusões

Medidas para conter a evasão universitária vem sendo aplicadas e desenvolvidas nas universidades, o que vem apresentando resultados positivos para os diversos fatores que dificultam e algumas vezes acabam por impedirem que alunos de graduação terminem seus cursos e assim cometam evasão universitária Entre os fatores estão as dificuldades financeiras, falta de apoio familiar, falta de acolhimento institucional e quebra de expectativas. Onde esses empecilhos tornam o percurso acadêmico algo desestimulante e desincentivador para o aluno. Com a presente pesquisa pudemos identificar o perfil dos discentes e verificou-se que a motivação para os ingressantes relaciona-se a afinidade com as disciplinas de Química, Biologia e/ou Ciências e que mesmo sendo um curso de licenciatura, ainda há ingressantes que não se identificam com a docência e que inicialmente não tem a pretensão de ser professor.

Agradecimentos

UFAM, CAPES e FAPEAM pela bolsa concedida no Projeto de PIBIC

Referências

ALMEIDA, A. N. Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília. Educação e Pesquisa, v. 44, n.1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201844166602
BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; SCHMIDT, E. B. A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em Revista, [S.l.], v. 5, n. 1, p.85-94, fev. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
INEP. Censo da educação superior, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacaosuperior-2016/21206, Acesso em: 11 mar. 2022.
IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; NETO, L. S.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; NETO, S. S. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de educação, v.8, n.2, p. 273-292, 2014.
MATTA, C. M. B.; LEBRÂO, S. M. G.; HELENO, M. G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e educacional, v. 21, n.3, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2017/0213111118
NHACHENGO, M. V.; ALMEIDA, L. S. Transição e adaptação académica dos estudantes do Ensino Superior em Moçambique: Estudo de um instrumento de avaliação. Revista E-Psi, v.1, n.7, p. 107-117. 2020. Disponível em: < https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo7.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2022.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.
YAMAGUCHI, K. K. L.; SILVA. J. S. Avaliação das causas de retenção em química geral na Universidade Federal do Amazonas. Química. Nova, vol.42, n.3, p.346-354, 2019.
YAMAGUCHI, K. K. L.; SILVA. J. S. Um panorama sobre a evasão e o tempo de permanência prolongada no curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas. Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 3, 2020.

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