• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Abordando Métodos de Separação de Misturas

Autores

Oliveira, G.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Pereira, T.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Silva, R.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Ribeiro, E.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Gonzaga, F.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

O estágio supervisionado consente ao futuro profissional docente analisar, conhecer e refletir sobre seu ambiente de trabalho. Este artigo é um relato das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado IV, na turma do EJA VI e VII. Durante a regência abordou-se o conteúdo de métodos de separação de misturas em ambas turmas. A partir da identificação do método de separação de cada aluno, foi proposto a eles, que construíssem um sistema de separação de misturas utilizando materiais alternativos de fácil acesso e/ou de baixo custo. O objetivo do experimento foi fazer uma destilação simples, separando a água do sal. A Educação de Jovens e Adultos tem uma diversidade enorme de pessoas e realidades.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; EJA; Métodos de separação

Introdução

Um dos elementos mais importantes na formação profissional dos docentes é, sem dúvida, o momento do estágio. É nesta etapa que o acadêmico tem a oportunidade de ver aliadas a teoria e a prática, possibilitando-o a compreensão das situações concretas que se dão nas situações escolares onde eles atuarão. O estágio supervisionado consente ao futuro profissional docente analisar, conhecer e refletir sobre seu ambiente de trabalho. Para tanto, o docente de estágio necessita enfrentar a realidade usando as teorias que aprende ao longo do curso, das reflexões que faz a partir da prática que observa, de experiências que viveu e que vive enquanto estudante, das concepções que carrega sobre o que é ensinar e aprender. Dessa forma, “considerar o estágio como campo de conhecimento significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supere sua tradicional redução à atividade prática instrumental. ” (PIMENTA e LIMA, 2012, p.29). O ensino de química ainda se baseia numa metodologia expositiva que visa à transmissão do conhecimento de maneira passiva, focando no acúmulo de informações (VEIGA, QUENENHENN e CARGNIN, 2012). Portanto, muitos alunos não se interessam por esta ciência, devido muitas das vezes, pela a metodologia de ensino, pois na grande maioria, os alunos não participam ativamente do processo de aprendizagem e nem conseguem relacionar o conteúdo com seu cotidiano. Perante isso, se torna necessário o aperfeiçoamento dos processos de ensino aprendizagem, como a utilização das denominadas metodologias ativas que elevam o aluno para uma posição mais ativa e participativa na prática pedagógica, através de atividades que estimulam habilidades de criatividade e compreensão. Portanto, uma das alternativas para trabalhar conteúdos referentes à química é a inclusão de atividades experimentais por meio de abordagens investigativas. Para Cachapuz (2005), o processo de investigação é uma oportunidade de o professor refletir sobre a sua prática. No repensar a prática pedagógica, cabe ao professor, pesquisar metodologias que se adaptem a realidade do educando e a partir daí promover atividades experimentais que possam estimular e ajudar o aluno na compreensão dos conceitos e no entendimento da ciência como construção histórica e saber prático; que despertem a curiosidade e a criatividade do aluno, que o torne capaz de fazer uso de informações e conhecimentos científicos para entender o mundo que o circunda e resolver problemas e questões que lhes são colocadas. Criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar de seu processo de aprendizagem. Entretanto, a consumação deste tipo de atividade se torna mais significativa, benéfica e motivadora para os alunos se for contextualizada com o cotidiano. Segundo Medeiros e Lobato (2010, p. 66), “a contextualização do ensino tem relação com a motivação do aluno, por dar sentido àquilo que ele aprende, fazendo com que relacione o que está sendo ensinado com a sua experiência cotidiana”. Sendo assim, os conteúdos a serem abordados em sala de aula devem ter um significado relacionando a teoria com a prática, de modo que, acenda o interesse do aluno, permitindo que ele reflita, e tenha uma melhor compreensão sobre o que está a sua volta. Em todos os níveis e modalidades de ensino a escola deve estar voltada ao aluno, buscando sempre compreender que o tempo de aprendizagem de cada aluno é diferente. A EJA( Educação de Jovens e Adultos), é uma modalidade do ensino fundamental e do ensino médio, que possibilita a oportunidade para muitas pessoas que não tiveram acesso ao conhecimento científico em idade própria dando oportunidade para jovens e adultos iniciar e ou dar continuidade aos seus estudos, desse modo visa garantir um direito aqueles que não tiveram oportunidades ou por motivos que variam desde de ordem pessoal, como cansaço após a jornada de trabalho, foram excluídos dos bancos escolares. O perfil dos alunos do EJA são trabalhadores, que dividem seu tempo entre os estudos e o trabalho, e buscam uma melhoria de vida. Segundo Pedroso(2010), o público atendido pela EJA é de pessoas que na idade regular não puderam estudar, ou por não sentirem-se atraídos pelo conteúdo escolar acabaram deixando a escola. Logo se torna importante ressaltar que a EJA é uma modalidade de ensino que exige flexibilidade é necessário levar em consideração as condições de vida do aluno, seu trabalho e seus interesses que muitas vezes está estudando novamente para conseguir um trabalho melhor.

Material e métodos

Este artigo é um relato das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado IV, a qual faz parte do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB). O estágio supervisionado teve início no mês de fevereiro de 2022, efetuou-se na turma do EJA VI e VII, no período matutino do Programa de Educação de Jovens e Adultos, no Colégio Estadual Alfredo Dutra, situado no município de Itapetinga-Ba. A turma do EJA VI, era composta por 7 alunos, onde as aulas aconteciam às terças- feiras, das 7:50h às 8:40h, sendo 1h/aula/dia. Na turma do EJA VII, continha 8 alunos frequentando regularmente, as aulas ocorriam às segundas das 7:00h às 8:40h e às sextas das 9:00 às 10:40h, sendo 2 h/aula/dia. Durante a regência abordou-se o conteúdo de métodos de separação de misturas em ambas turmas.

Resultado e discussão

Nas aulas iniciais em cada turma ocorreu apenas observação com o professor titular. Logo após, iniciamos a regência abordando sobre os métodos de separação misturas heterogêneas e homogêneas, e aplicamos um questionário, para compreendermos quais os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo. Foram apresentados aos alunos um estudo de caso, com a situação problema um acidente envolvendo vazamento de óleo no mar, tendo como sua resolução um método de separação de misturas específico. A partir da identificação do método de separação de cada aluno, foi proposto a eles, que construíssem um sistema de separação de misturas utilizando materiais alternativos de fácil acesso e/ou de baixo custo. Foi utilizado uma garrafa pet de 2L, 1 garrafa de vidro de 500mL, 2 pedaços de mangueira de 40cm, um suporte de metal encontrado em ferro velho, velas, arame, fita adesiva, água, corante alimentício, gelo, isqueiro e sal de cozinha. As turmas eram compostas por poucos alunos, foi sugerido que trabalhassem em grupo, como pode ser observado nas imagens abaixo. Geralmente, o conteúdo métodos de separação de misturas é abordado pelo professor ou publicado nos livros didáticos como unidade isolada, e não realiza nenhuma ligação com o dia a dia do aluno, simplesmente apresenta os métodos de separação. Deste modo, considerando a relevância do desenvolvimento de atividades experimentais contextualizadas no ensino de química, no presente estudo, visa-se a abordagem do conteúdo de métodos de separação de misturas através de uma atividade experimental investigativa. Assim, a partir das situações-problemas dadas, os alunos tiveram que investigar e indicar o processo de separação de mistura adequado para resolver a situação-problema. O objetivo do experimento foi fazer uma destilação simples, separando a água do sal. O sal se dissolveu na água, durante o processo a água vai ser evaporada e o sal ficará na garrafa de vidro. Com este processo foi possível separar o sal da água, é o mesmo que acontece nas salinas. Segundo Maldaner (1999), o conhecimento químico deve ser construído por meio de manipulações orientadas, de modo a desenvolver os conteúdos a partir de algum fato recente ou ainda do próprio cotidiano. Isso proporciona ao aluno compreender, organizar e relacionar as informações necessárias na construção dos conceitos fundamentais da disciplina de química. Dessa forma, formular hipóteses, preparar experiências, realizá-las, recolher, e analisar os dados obtidos favorece a motivação dos alunos, e desperta a curiosidade sobre os resultados obtidos. Os métodos de separação de misturas é um tema abordado no ensino de química, onde é possível afirmar que há várias possibilidades de contextualizar o conteúdo com o cotidiano do estudante, e, a partir dele, realizar atividades experimentais. Além do mais, trabalhar os processos de separação de misturas a partir de atividades experimentais contextualizadas permite que o professor construa um elo entre o conteúdo e auxilia na construção e compreensão de conceitos trabalhados em sala de aula, dando suporte no desenvolvimento da construção do aprendizado. Após a aplicação do estudo de caso sobre o vazamento de petróleo e a realização do experimento, foi aplicada uma atividade, onde os alunos foram questionados sobre os principais métodos de separação de misturas. O resultado pode ser observado na imagem 2, figura A. Como mostra no gráfico, decantação foi o método de separação de mistura mais citado pelos alunos. A decantação é a separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizada entre líquido-sólido e líquido- líquido. No caso, o sólido deve ser mais denso que o líquido. O sólido ficará depositado no fundo do recipiente. Para esse processo, é utilizado o funil de decantação. Exemplo: separação de água e areia ou separar água de um líquido menos denso, como o óleo. Como foi muito discutido em sala durante o debate do estudo de caso. Também foi perguntado aos alunos em que parte do seu cotidiano o conhecimento sobre os processos de separação de misturas são importantes, e tivemos as seguintes respostas: Resposta 1: “Esses conceitos são importantes em todos os momentos, as vezes nem percebemos mas colocamos em práticas involuntariamente esses conceitos”. Resposta 2: “Como coar o café, fazer suco separa a semente do suco”. Resposta 3: "São importantes a todo momento principalmente na hora do café e almoço". Resposta 4: “Para fazer comida, limpeza…” Segundo Friggi (2016), é possível afirmar que há inúmeras possibilidades de contextualizar os conceitos. Muitas dessas situações estão relacionadas a diversas atividades realizadas no nosso dia a dia; do mais simples e presente diariamente, podemos citar como exemplos, a coleta seletiva do lixo, coar café, catar feijão, centrifugar a roupa, entre outros. E os mais complexos, como os que encontramos nas indústrias petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias, cosméticas, cerâmica, reciclagem etc. Deste modo, podemos dizer que os processos de separação de misturas estão intensamente presentes no nosso cotidiano. Entendemos que os processos de separação de misturas são importantes para diferentes aspectos da vida, a citar a separação de poluentes, o processo de produção de metais, a obtenção de sal de cozinha e outros. Porém, mediante a composição dessas misturas são necessárias técnicas e métodos específicos de separação das substâncias. As respostas dos alunos foram transcritas exatamente como eles escreveram na atividade. 60% dos alunos não quiseram ou não souberam responder. percebemos nas respostas obtidas falta de profundidade no conteúdo abordado, isso pode ser notado também na imagem 2, figura B, quando perguntado o que são misturas homogêneas e heterogêneas. Como mostra a imagem, 67% dos alunos não souberam responder, ou não quiseram responder, levando em consideração que muitos alunos preferiram entregar a atividade em branco por desânimo ou falta de interesse. Dessa forma percebemos um problema estrutural, esse aluno que vem para a escola com seus problemas, muitas vezes com a baixa autoestima por ser sentir discriminado em seu contexto de oprimido, quando chega à escola, diante um mundo novo e diferente sente-se reprimido, por situações de cansaço e desestímulo que os fazem acreditar que são incapazes de prosseguir. Diante dessa situação, percebe-se que o educando jovem e adulto vive uma realidade totalmente diferente da realidade de um educando que se encontra no ensino regular. (PEDROSO, 2010). A Educação de Jovens e Adultos tem uma diversidade enorme de pessoas e realidades. Conforme observado em pesquisa de campo, por Fanti (2018), têm-se dois grupos principais que foram excluídos de seus direitos educativos: Um grupo de pessoas em geral com idade avançada, idosas, que viveram em uma época em que o acesso à educação era mais difícil, principalmente e áreas rurais. Neste grupo temos os analfabetos, e pessoas com baixa escolaridade. Outro grupo muito numeroso e bastante heterogêneo abandonaram os estudos por fatores extraescolares que tem a ver com pobreza, necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, mas também por fatores escolares em função do fracasso de terem tido uma trajetória escolar interrompida, malsucedida com sucessivas reprovações que acabam desestimulando e levando ao abandono escolar precoce e outro grupo que está surgindo devido à valorização da criminalidade e distorção de valores. (FANTI, 2018). Diante disso, pode se perceber que a modalidade de Educação de Jovens e Adultos ainda continua necessitada de políticas públicas eficazes, pois existem muitas questões a serem revistas pelos órgãos competentes.

Imagem 1; Elaboração de um destilador simples feito de materiais de ba

Alunos no laboratório

Imagem 2; Figura A, métodos de separação de misturas citados pelos alu

Gráficos

Conclusões

A finalidade do referido estágio foi conhecer e vivenciar a realidade no contexto escolar, a qual teve como base as observações de aulas do professor titular de Química do Ensino Médio e, em seguida, a regência nas duas turmas observadas. As oportunidades propiciadas pelo Estágio IV foram de grande valor, haja vista a contribuição teórica e prática, por meio da observação e da regência em sala de aula, cujo intuito foi de ensinar e, ao mesmo tempo, aprender. Podemos acentuar que o Estágio foi um desafio, uma experiência marcante, que trouxe uma grande aprendizagem para os estudantes do curso de licenciatura em Química. Percebemos que mesmo o professor montando estratégias e metodologias adequadas que possam aguçar o interesse pela aprendizagem, a educação de jovens e adultos continua com suas limitações.

Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisa em Inovação Química (GPEIQ) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

CACHAPUTZ, Antonio et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

FANTI, Karoline Bragança. As dificuldades da educação de jovens e adultos. Faculdade Capixaba da Serra., [S. l.], p. 1-14, 2018.

FRIGGI, Daniela do Amaral. O ensino de processo de separação de misturas por meio de analises de livros didáticos e usos de atividade experimentais investigativas. Dissertação (Mestre, Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, [S. l.], 2016.

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 289-292, abril, 1999.

MEDEIROS, M. De A.; LOBATO, A. C. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de química. Revista Ensaio. v.12, n. 03, p.65-84, 2010.

PEDROSO, Sandra Gramilich. Dificuldades encontradas no processo de educação de jovens e adultos. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa. Jovens, Adultos e Idosos: os sujeitos da EJA. João Pessoa: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2010.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O ensino de química: algumas reflexões. In: FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ, 1., 2012, Campo Mourão, PR. Anais... Curitiba: UEL, 2012.

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