Autores
Naiara Cassiano Torres, T. (IFSERTÃOPE) ; Nascimento Araújo Maia, C.J. (IFSERTÃOPE) ; Silva Siqueira, E. (IFSERTÃOPE)
Resumo
As vidrarias são instrumentos utilizados em laboratórios, destinados para o
preparo de reações, onde cada uma é identificada de acordo com sua capacidade e
função. O objetivo deste projeto é apresentar uma prática de ensino de química,
que oportunizou conhecer e identificar os diferentes tipos de vidrarias do
laboratório de química de forma interdisciplinar, através de um dominó de
vidrarias. Nosso referencial teórico se aporta em Campos (2004), Fazenda (2008),
Fortunato et al (1994), Morin (2000) e Zabini (2002). Como conclusões,
almejamos que, ao final das práticas pedagógicas os discentes tenham construído
conhecimentos acerca da temática, de modo ativo e participativo, e a experiência
possa contribuir na construção de novas práticas de ensino de química na
educação básica.
Palavras chaves
Interdisciplinaridade; Química; Vidrarias
Introdução
O presente projeto desenvolvido na disciplina de prática pedagógica VI, do Curso
de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus
Ouricuri buscou desenvolver um projeto interdisciplinar na área de química,
amparado nas premissas da Base Nacional Comum Curricular (2018) e referenciais
teóricos que discutem a interdisciplinaridade de ensino.
Segundo FORTUNATO et al (1994), a interdisciplinaridade corresponde a uma forma
viável de reconhecer a relação entre várias disciplinas, e assim haver uma
integração de conteúdos na prática do professor, pretendendo garantir uma
construção de conhecimento globalizante, desse modo, anulando o limite das
disciplinas, tendo o intuito de melhorar o processo de aprendizagem. Nosso
projeto permitiu um diálogo de diferentes itinerários formativos, através das
disciplinas de matemática, história, artes, língua portuguesa tendo como tema
integrador as vidrarias na área de química.
Para Campos (2004), em virtude da complexidade do mundo globalizado, as questões
de nossa realidade já não podem mais ser consideradas a partir de uma linha de
análise única, sendo necessária a articulação dialógica de várias áreas do
conhecimento, o projeto permitiu este diálogo em todos os momentos de execução,
desde as práticas em sala de aula, aos momentos no laboratório. De acordo Morin
(2000), a aprendizagem se dá ao inserirmos o saber de forma interdisciplinar em
contextos legítimos, que permitam um olhar ampliado sobre a realidade. Desta
forma o trabalho situa o ensino de química nas necessidades formativas do século
XXI, onde estamos no paradigma da Sociedade Tecnológica Informacional
(CASTELLS,2005).
Material e métodos
O desenvolvimento da prática pedagógica didática e lúdica a seguir considera
cerca de quatro aulas de Química, com duração de cinquenta minutos cada aula,
integrando de modo interdisciplinar diferentes disciplinas, em turmas de segundo
e terceiro ano do ensino médio.
Iniciaremos o primeiro encontro com uma avaliação diagnóstica acerca dos
conhecimentos prévios que estudantes já possuem, através de um questionário
inicial com as imagens e nomenclaturas das vidrarias para que os alunos realizem
a identificação e associação, em seguida haverá exposição dialogada da história
do surgimento das vidrarias com recursos didáticos audiovisuais. Neste momento
articularemos as disciplinas de língua portuguesa, artes e história.
Na segunda aula, teremos a apresentação das vidrarias no laboratório de química,
onde serão exibidos os equipamentos e especificadas suas funções. Esta etapa
permite o diálogo com a matemática, em virtude do trabalho com as unidades de
medidas presentes em cada vidraria, bem como suas formas geométricas.
Na terceira aula será construído colaborativamente, através do uso de material
reciclável (papelão) e imagens impressas em papel A4 reciclado cartonado, o
dominó de vidraria. O jogo contará com 28 peças, seguidas das regras padrões
para jogar, que se assemelham ao dominó tradicional, com a correspondência da
imagem das vidrarias no conjunto das peças.
Na quarta aula, teremos a avaliação formativa, onde aplicaremos um questionário
final que apresentará a figuras das vidrarias, seus nomes e funções para
identificação correspondente, o intuito está em estabelecer análise comparativa
do desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem ao longo do projeto,
atestando a consolidação dos conhecimentos construídos através da metodologia de
gamificação.
Resultado e discussão
A interdisciplinaridade busca alcançar uma interseção entre conteúdos mostrando
uma visão geral de mundo, dando uma pausa para a educação tradicional
fragmentada apenas para uma determinada área de construção do ensino-
aprendizagem.
O conceito de interdisciplinaridade, segundo Fazenda (2008), encontra-se
diretamente ligado ao conceito de disciplina, onde a interpenetração ocorre sem
a destruição básica às ciências conferidos. “Não se pode de forma alguma negar a
evolução do conhecimento ignorando sua história. Assim, se tratamos de
interdisciplinaridade na educação, não podemos permanecer apenas na prática
empírica, mas é necessário que se proceda a uma análise detalhada dos porquês
dessa prática histórica e culturalmente contextualizada”. (FAZENDA, 2008, p.
21).
Apesar da exposição sobre interdisciplinaridade não ser acordado com tamanha
frequência, vale ressaltar que, desde o século XX esse termo passou a ter
tamanha importância quando se fala sobre educação, a partir da Lei de Diretrizes
e Bases (LDB) Nº 5.692/71, LDB Nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares
Nacionais que influenciam o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
como uma ferramenta abrangente.
Portanto, com este projeto, almejamos que os alunos reconheçam a
importância da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem, sendo
capazes de serem protagonistas na construção do conhecimento. Além disso,
ensejamos que os alunos se tornem qualificados para reconhecer os diversos tipos
e funções das vidrarias encontradas em laboratórios, uma vez que a assimilação
desta temática é de grande importância para a compreensão e interpretação
cientifica.
Conclusões
A presente prática pedagógica exposta teve como objetivo apresentar aos alunos as
vidrarias de laboratório e suas devidas funções, de forma interdisciplinar e
gamificada. O projeto está em andamento e conta com cronograma de construção junto
as turmas da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Fernando Bezerra.
Esperamos com o nosso trabalho contribuir no ensino de química da educação básica,
através da construção de práticas pedagógicas alinhadas as necessidades da
educação no século XXI, onde temos a urgência de ressignificação do ensino com a
articulação dialógica dos saberes.
Agradecimentos
Agradecimentos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus
Ouricuri-PE e a parceria com a Escola de Referência em Ensino Médio Fernando
Bezerra.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CAMPOS, A. L. A.. A produção do conhecimento: teoria e ciência dos modelos (Histórico e conceituação de interdisciplinaridade). Tempo & Memória, São Paulo, v. 2, 2004.
FAZENDA, Ivani Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do centro de educação e letras da UNIOESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 01, p. 93-103, 2008.
FORTUNATO, Raquel; CONFORTIN, Renata; SILVA, Rochele Tondello da. Interdisciplinaridade Nas Escolas De Educação Básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Revista de Educação do IDEAU, Vol. 8 – Nº 17 - Janeiro - Junho 2013.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
RIBEIRO, Luiz Felipe; BUENO, Berenice. Educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades. Revista Monografias Ambientais - REMOA v. 14, 2015, p. 121-130
ZABINI, Franciele Oliveira. A Importância Da Interdisciplinaridade Na Formação Do Docente. Seminário Internacional de Educação Superior. Disponível em: < https://mvceditora.com.br/2020/07/17/afinal-o-que-e-interdisciplinaridade/>. Acesso em: 14, de junho de 2022.