Autores
Bastos Costa, N. (UFG) ; Souza Bento, B. (UFG) ; Silva, A.K. (UFG) ; Echeverría, A.R. (UFG)
Resumo
Este trabalho analisa a implementação de uma Situação de Estudo (SE)
(ECHEVERRIA, 2021) realizada em modo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo
uma
proposta curricular com elementos de interdisciplinaridade, que utiliza temas
geradores envolvendo profissionais de todos os níveis de formação. Procuramos
entender, apoiados na Teoria Histórico- Cultural de Vigotski (VIGOTSKI, 2001),
quais
os impactos no processo de formação dos conceitos científicos nesse modo de
ensino,
que faz surgir um novo ambiente de estudo, com relações mediatizadas de formas
diferentes. Buscamos analisar eventos psicológicos que pudessem nos ajudar a
entender melhor o processo de significação conceitual neste novo formato de
ensino e analisar suas potencialidades e suas dificuldades de implementação.
Palavras chaves
Conceitos Científicos ; Significação conceitual ; ERE
Introdução
Nesta investigação analisamos dados construídos em um período marcante da
história contemporânea, em que o mundo fora surpreendido pela disseminação do
SARS-
Cov-2 que, inegavelmente, teve impactos em vários setores das sociedades no
mundo
todo.
Discutiremos aqui sobre os impactos na educação, pois, impedidos de irem às
escolas, os alunos tiveram que, nas condições de cada um, assistir suas aulas em
casa.
Esse cenário flagra uma questão educacional pouco discutida até então, mas que
ganha uma máxima devido ao contexto histórico: o ensino remoto veio implementado
por interesses privatistas colocados para uma educação vista como mercadoria;
pela exclusão tecnológica, a ausência de democracia nos processos decisórios
para
adoção desse modelo e a precarização e intensificação do trabalho para docentes
e demais servidores da educação (GALVÃO, SAVIANI 2021, p.38) o que o torna
falacioso.
No âmbito educacional, construir, gerir e controlar uma sala de aula virtual é
uma tarefa que, além de exigir equipamentos que ofereçam qualidade – que
geralmente o telefone celular não pode oferecer –, é tema necessário na formação
dos professores e nas pautas das pesquisas educacionais para que se entenda
quais os reais impactos no processo de ensino e aprendizagem, visto que as
condições são totalmente diferentes do ensino presencial. Segundo Saviani:
deve-se ter presente que, pela sua própria natureza, a educação não pode não ser
presencial. Com efeito, como uma atividade da ordem da produção não material –
na modalidade em que o produto é inseparável do ato de produção –, a educação se
constitui necessariamente como uma relação interpessoal, implicando, portanto, a
presença simultânea dos dois agentes da atividade educativa: o professor com
seus alunos.
Material e métodos
Os processos de investigação da formação de conceitos são de extrema
complexidade, dada a série de fatores envolvidos neles. Recorremos, neste
estudo, principalmente, aos conceitos da psicologia vigotskiana. Vigotski tem
sua obra reconhecida também pelo rigor metodológico de suas análises
investigativas que proporcionaram valiosas generalizações teóricas. Nesta
pesquisa, realizamos o esforço de analisar os dados numa perspectiva
materialista histórico-dialética de acordo aos pressupostos metodológicos da
teoria vigotskiana.
Nesta SE, estiveram envolvidos dois licenciandos em Química, uma professora de
Biologia do ensino médio da escola onde foi realizada a SE; a professora
orientadora do projeto e contou, ainda, com a participação de uma aluna de
doutorado e pesquisadora na área de alimentos do Instituto de Química;
participaram também uma nutricionista atuante no Sindicato dos Professores da
mesma universidade e um professor de Educação Física. A divulgação do Projeto
de Ensino deu-se por intermédio de um convite enviado aos alunos por e-mails com
os dizeres “Aprendendo sobre os alimentos a partir de uma Situação de Estudo”,
uma breve ementa, as datas de início das aulas e o link da sala de aula virtual
pela plataforma do Google Meet, onde seriam realizados os encontros semanais.
As aulas foram gravadas em vídeo, que sequencialmente foram textualizadas nas
transcrições realizadas pelos estudantes pesquisadores. Todas as aulas foram
rigorosamente planejadas com a utilização de vários recursos que visavam uma
aula interativa e interdisciplinar, como, por exemplo: utilização de vídeos da
internet ou gravados por participantes que não puderam estar ao vivo,
documentários, apresentação em slides, aplicação do jogo Quiz e discussão de
textos.
Resultado e discussão
Os alunos da turma com a qual trabalhamos, por suas idades, encontram-se em fase
de transição e de amadurecimento. Nos adolescentes, não há abandono das
estruturas desenvolvidas ao longo da infância, o que se percebe é o emprego
funcional do signo - da palavra - através do qual o próprio sujeito passa a
dominar arbitrariamente o fluxo do processo de pensamento. Sendo assim, esses
alunos estão aptos a atuarem com pensamentos por conceitos, embora o pensamento
via pseudoconceitos e complexos não seja abandonado. Um exemplo da dificuldade
é a definição escrita do conceito científico nessa fase do desenvolvimento, o
que
já era previsto por Vigotski: o adolescente forma o conceito, emprega-o
corretamente em uma situação concreta, mas tão logo entra em pauta a definição
verbal desse conceito o seu pensamento esbarra em dificuldades excepcionais, e
essa definição acaba sendo mais restrita que a sua aplicação viva. (VIGOTSKI,
2001).
Para Vigotski, a ação pedagógica é central nos processos de ensino e
aprendizagem,pois é por meio do uso de uma linguagem mais desenvolvida,
científica,
que o sistema de signos torna-se instrumento psicológico no desenvolvimento de
funções psicológicas superiores (VIGOTSKI, 2021). Assim, no ensino escolar, o
professor tem o papel de promover nos estudantes a formação do conceito
científico.
São diferentes os processos de interpretar que “é preciso ter uma alimentação
saudável” e o de significar “o que é ter uma alimentação saudável”. O primeiro
trata de um conhecimento geral; outro, de conhecimento formal. Isso caracteriza
um movimento em espiral, concebendo a educação como um processo dialético de
reprodução, caracterizado por dois polos, o da conservação do existente e o da
produção do novo (Duarte, 2016).
Conclusões
Esta pesquisa fez o esforço de implementação de uma proposta curricular
interdisciplinar com potencial para formação emancipatória, de sujeitos com senso
crítico, que não seja só preparatória para a vida, mas que a analise e possa ser
capaz de transformá-la. Propostas como essa são de complexa realização, pois a
interdisciplinaridade ainda enfrenta dificuldades frente aos currículos aplicados
nos cursos de nível de graduação, que ainda têm características que não alicerçam
uma formação com este caráter, o que é fruto de um processo histórico que precisa
ser questionado e problematizado.
Agradecimentos
Ao PROLICEN pela bolsa de pesquisa.
Ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria histórico-cultural Papagaios Vermelhos
pelos debates realizados.
Referências
DUARTE, N., Individualidade, conhecimento e linguagem na concepção dialética do desenvolvimento em Vigotski. Fórum linguístico, v. 13 n. 4 p.1559-1571, out./dez.2016.
ECHEVERRÍA, A. R., Situação de Estudo e Ensino por complexos – semelhanças com 100 anos de diferença. In: MASSENA, E. P; RODRIGUEZ, A. S. M. (org). Reconfiguração curricular no ensino de ciências Ijuí: Ed. Unijuí, p. 75-96, 2021.
GALVAO, A. C.; SAVIANI, D. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. 67, p. 36-49, 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 230.
VYGOTSKY, L. S. História do Desenvolvimento das Funções Mentais Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 117.