• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

DESDOBRAMENTOS METODOLÓGICOS DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Autores

Bastos Costa, N. (UFG) ; Souza Bento, B. (UFG) ; Silva, A.K. (UFG) ; Echeverría, A.R. (UFG)

Resumo

Este trabalho analisa a implementação de uma Situação de Estudo (SE) (ECHEVERRIA, 2021) realizada em modo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo uma proposta curricular com elementos de interdisciplinaridade, que utiliza temas geradores envolvendo profissionais de todos os níveis de formação. Procuramos entender, apoiados na Teoria Histórico- Cultural de Vigotski (VIGOTSKI, 2001), quais os impactos no processo de formação dos conceitos científicos nesse modo de ensino, que faz surgir um novo ambiente de estudo, com relações mediatizadas de formas diferentes. Buscamos analisar eventos psicológicos que pudessem nos ajudar a entender melhor o processo de significação conceitual neste novo formato de ensino e analisar suas potencialidades e suas dificuldades de implementação.

Palavras chaves

Conceitos Científicos ; Significação conceitual ; ERE

Introdução

Nesta investigação analisamos dados construídos em um período marcante da história contemporânea, em que o mundo fora surpreendido pela disseminação do SARS- Cov-2 que, inegavelmente, teve impactos em vários setores das sociedades no mundo todo. Discutiremos aqui sobre os impactos na educação, pois, impedidos de irem às escolas, os alunos tiveram que, nas condições de cada um, assistir suas aulas em casa. Esse cenário flagra uma questão educacional pouco discutida até então, mas que ganha uma máxima devido ao contexto histórico: o ensino remoto veio implementado por interesses privatistas colocados para uma educação vista como mercadoria; pela exclusão tecnológica, a ausência de democracia nos processos decisórios para adoção desse modelo e a precarização e intensificação do trabalho para docentes e demais servidores da educação (GALVÃO, SAVIANI 2021, p.38) o que o torna falacioso. No âmbito educacional, construir, gerir e controlar uma sala de aula virtual é uma tarefa que, além de exigir equipamentos que ofereçam qualidade – que geralmente o telefone celular não pode oferecer –, é tema necessário na formação dos professores e nas pautas das pesquisas educacionais para que se entenda quais os reais impactos no processo de ensino e aprendizagem, visto que as condições são totalmente diferentes do ensino presencial. Segundo Saviani: deve-se ter presente que, pela sua própria natureza, a educação não pode não ser presencial. Com efeito, como uma atividade da ordem da produção não material – na modalidade em que o produto é inseparável do ato de produção –, a educação se constitui necessariamente como uma relação interpessoal, implicando, portanto, a presença simultânea dos dois agentes da atividade educativa: o professor com seus alunos.

Material e métodos

Os processos de investigação da formação de conceitos são de extrema complexidade, dada a série de fatores envolvidos neles. Recorremos, neste estudo, principalmente, aos conceitos da psicologia vigotskiana. Vigotski tem sua obra reconhecida também pelo rigor metodológico de suas análises investigativas que proporcionaram valiosas generalizações teóricas. Nesta pesquisa, realizamos o esforço de analisar os dados numa perspectiva materialista histórico-dialética de acordo aos pressupostos metodológicos da teoria vigotskiana. Nesta SE, estiveram envolvidos dois licenciandos em Química, uma professora de Biologia do ensino médio da escola onde foi realizada a SE; a professora orientadora do projeto e contou, ainda, com a participação de uma aluna de doutorado e pesquisadora na área de alimentos do Instituto de Química; participaram também uma nutricionista atuante no Sindicato dos Professores da mesma universidade e um professor de Educação Física. A divulgação do Projeto de Ensino deu-se por intermédio de um convite enviado aos alunos por e-mails com os dizeres “Aprendendo sobre os alimentos a partir de uma Situação de Estudo”, uma breve ementa, as datas de início das aulas e o link da sala de aula virtual pela plataforma do Google Meet, onde seriam realizados os encontros semanais. As aulas foram gravadas em vídeo, que sequencialmente foram textualizadas nas transcrições realizadas pelos estudantes pesquisadores. Todas as aulas foram rigorosamente planejadas com a utilização de vários recursos que visavam uma aula interativa e interdisciplinar, como, por exemplo: utilização de vídeos da internet ou gravados por participantes que não puderam estar ao vivo, documentários, apresentação em slides, aplicação do jogo Quiz e discussão de textos.

Resultado e discussão

Os alunos da turma com a qual trabalhamos, por suas idades, encontram-se em fase de transição e de amadurecimento. Nos adolescentes, não há abandono das estruturas desenvolvidas ao longo da infância, o que se percebe é o emprego funcional do signo - da palavra - através do qual o próprio sujeito passa a dominar arbitrariamente o fluxo do processo de pensamento. Sendo assim, esses alunos estão aptos a atuarem com pensamentos por conceitos, embora o pensamento via pseudoconceitos e complexos não seja abandonado. Um exemplo da dificuldade é a definição escrita do conceito científico nessa fase do desenvolvimento, o que já era previsto por Vigotski: o adolescente forma o conceito, emprega-o corretamente em uma situação concreta, mas tão logo entra em pauta a definição verbal desse conceito o seu pensamento esbarra em dificuldades excepcionais, e essa definição acaba sendo mais restrita que a sua aplicação viva. (VIGOTSKI, 2001). Para Vigotski, a ação pedagógica é central nos processos de ensino e aprendizagem,pois é por meio do uso de uma linguagem mais desenvolvida, científica, que o sistema de signos torna-se instrumento psicológico no desenvolvimento de funções psicológicas superiores (VIGOTSKI, 2021). Assim, no ensino escolar, o professor tem o papel de promover nos estudantes a formação do conceito científico. São diferentes os processos de interpretar que “é preciso ter uma alimentação saudável” e o de significar “o que é ter uma alimentação saudável”. O primeiro trata de um conhecimento geral; outro, de conhecimento formal. Isso caracteriza um movimento em espiral, concebendo a educação como um processo dialético de reprodução, caracterizado por dois polos, o da conservação do existente e o da produção do novo (Duarte, 2016).

Conclusões

Esta pesquisa fez o esforço de implementação de uma proposta curricular interdisciplinar com potencial para formação emancipatória, de sujeitos com senso crítico, que não seja só preparatória para a vida, mas que a analise e possa ser capaz de transformá-la. Propostas como essa são de complexa realização, pois a interdisciplinaridade ainda enfrenta dificuldades frente aos currículos aplicados nos cursos de nível de graduação, que ainda têm características que não alicerçam uma formação com este caráter, o que é fruto de um processo histórico que precisa ser questionado e problematizado.

Agradecimentos

Ao PROLICEN pela bolsa de pesquisa. Ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Teoria histórico-cultural Papagaios Vermelhos pelos debates realizados.

Referências

DUARTE, N., Individualidade, conhecimento e linguagem na concepção dialética do desenvolvimento em Vigotski. Fórum linguístico, v. 13 n. 4 p.1559-1571, out./dez.2016.
ECHEVERRÍA, A. R., Situação de Estudo e Ensino por complexos – semelhanças com 100 anos de diferença. In: MASSENA, E. P; RODRIGUEZ, A. S. M. (org). Reconfiguração curricular no ensino de ciências Ijuí: Ed. Unijuí, p. 75-96, 2021.
GALVAO, A. C.; SAVIANI, D. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. 67, p. 36-49, 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 230.
VYGOTSKY, L. S. História do Desenvolvimento das Funções Mentais Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 117.

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