• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

As contribuições de Andreas Libavius para o desenvolvimento da química contemporânea: um estudo historiográfico para o Ensino de Química

Autores

Palheta, J.W.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Melo, J.O.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Um dos episódios mais significativo e não mais importante da História da Química foi a Alquimia, a qual foi responsável por dar início a uma química experimental com o uso de técnicas e métodos instrumentais para alcançar seus objetivos. Neste estudo, procuramos compreender o pensamento dos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) acerca das contribuições de Andreas Libavius para a constituição da Química a partir da aplicação de um minicurso. Nesse sentido, os participantes apontaram que a compreensão dos utensílios abordados permite conhecer técnicas laboratoriais a nível industrial e que podem ser facilmente trabalhadas no Ensino de Química. Portanto, é fundamental refletir sobre este marco de evolução da química.

Palavras chaves

História da Ciência; Alquimia; Ensino de Química

Introdução

Diversos são os estudos que apontam para a necessidade de compreender a Ciência como um conhecimento humano passível de transformações, construída de modo coletivo e envolvida em um determinado contexto (MATTHEWS, 1995; TRINDADE et al., 2010). Desse modo, a História da Ciência pode ser utilizada no ensino de ciências com o objetivo de construir uma óptica mais ampla sobre o funcionamento da Ciência, levando o aluno a compreender tanto sobre os conceitos científicos quanto sobre o papel da Ciência na sociedade (BELTRAN; SAITO; TRINDADE, 2014). Além disso, os autores pontuam que esse tipo de abordagem pode promover uma maior motivação entre os estudantes com relação ao aprendizado dos conceitos científicos, bem como um maior incentivo à participação no debate sobre ciência e tecnologia. Nesse sentido, como componente do processo evolutivo da química enquanto Ciência destaca-se a Alquimia, a qual representou um episódio histórico de grande relevância para a constituição da Química contemporânea, principalmente devido às contribuições de importantes alquimistas do século XVI para os métodos e as técnicas de extração e purificação de substâncias químicas que conhecemos nos dias atuais (MAAR, 1999).. Desse modo, destaca-se o alquimista Andreas Libavius como pioneiro no desenvolvimento dos primeiros laboratórios químicos no século XVI. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos utensílios utilizados pelo alquimista Andreas Libavius para a constituição da química contemporânea, a fim de averiguar os métodos e técnicas utilizados por esse alquimista que ainda permeiam no século atual e que são considerados fundamentais para as práticas laboratoriais de extração e manipulação de substâncias.

Material e métodos

A presente pesquisa possui um caráter qualitativo, definido por Ludke e André (2013) como sendo uma tarefa de análise que implica, em um primeiro momento, a organização de todo material, dividindo-o em partes, relacionando essas partes e procurando identificar nele tendências e padrões relevantes. Num segundo momento, essas tendências e padrões são reavaliados buscando relações e inferências em um nível de abstração mais elevado. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada em formato presencial tendo como público participante graduandos do curso de Licenciatura em Química do 6° e 7° semestres da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com isso, o percurso metodológico se deu mediante três momentos. No primeiro momento, foi aplicada um minicurso aos participantes da pesquisa com a temática “As contribuições de Andreas Libavius para a constituição da Química contemporânea”. Nessa apresentação, foi feita a abordagem sobre o período da Alquimia, bem como foi apresentado e debatido os utensílios utilizados pelo alquimista Libavius para a produção e extração de substâncias químicas naquele período. Além disso, foi desenvolvida uma análise das contribuições desses métodos experimentais para a compreensão da Química nos séculos atuais. No segundo momento, foi encaminhado aos participantes da pesquisa um questionário por meio do instrumento coletor de dados Google Forms contendo 3 perguntas, que podem ser visualizadas no quadro 1, a fim de verificar os conhecimentos adquiridos pelos participantes a partir da aplicação da oficina. Por fim, os dados coletados foram analisados e discutidos mediante a análise de conteúdo, método que inicia com uma “leitura flutuante” do material coletado, sendo abstraídas impressões para a sistematização da mensagem contida no texto (BARDIN, 2011).

Resultado e discussão

A partir da análise das respostas, foi possível verificar as contribuições do Forno de Ponto de Fusão de Libavius para os processos industriais realizados na atualidade, emergindo como principais categorias: contribuições aos fornos industriais atuais, considerado para os participantes uma grande contribuição de Libavius para os fornos industriais que conhecemos nos dias atuais, bem como para os processos de fundição de metais. De acordo com Baldam (2014), a técnica de fundição leva em consideração algumas etapas como a construção de um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Além disso, verificou-se o surgimento de três categorias no que se refere aos conteúdos de Química que podem ser associados ao Forno de Ponto de Fusão de Libavius: transformação da matéria, química dos metais e termoquímica. Nesse sentido, o conceito de reações químicas foi considerado importante por parte dos participantes, visto que em todas as práticas realizadas durante o período da alquimia tiveram como ponto de partida a formação de novas substâncias (BORGES et al., 2020). Com isso, o docente poderá mostrar as evidências e os fatores de uma reação química relacionando-os com as reações realizadas no período da Alquimia. Ademais, verificou-se o surgimento de duas categorias a respeito dos conteúdos de Química que podem ser abordados na exposição do utensílio Arranjo de Putrefação: fermentação, reações químicas. Nesse sentido, verificou-se que o funcionamento do utensílio pode ser associado a técnicas e métodos de fermentação utilizados na contemporaneidade, a exemplo da produção de bebidas alcoólicas. Com isso, observa-se que a fermentação utilizada para a produção de bebidas alcóolicas é a fermentação alcoólica (DUARTE, 2014).

Quadro 1

Questões elaboradas para o questionário de avaliação

Conclusões

A utilização da História da Ciência em sala de aula corrobora para a compreensão dos episódios históricos formadores dos conceitos científicos. Com isso, a Alquimia representa um episódio muito importante para a constituição da química contemporânea, visto que muitas técnicas e práticas experimentais desenvolvidas nesse período proporcionaram a consolidação dos métodos estabelecidos pela química nos dias atuais. Portanto, o docente é responsável por criar um ambiente favorável à construção dos saberes científicos a partir de reflexões desse campo de estudo.

Agradecimentos



Referências

MATTHEWS, M.R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

TRINDADE, L.S.P.; et al. História da ciência e ensino: alguns desafios. In: BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L.S.P. (Orgs.). História da Ciência: tópicos atuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 119-132, 2010.
BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L.S.P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora da Física, 2014.

MAAR, Juergen Heinrich. Primeira história da química: dos primórdios a Lavoisier. Santa Catarina: papa-livro, 1999.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 2a Ed. 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.


BALDAM, R.L.; VIEIRA, E.A. Fundição: Processos e tecnologias correlatas. 1. Ed. São Paulo: Érica, p. 56, 2014.

BORGES, Pedro Augusto; GROENER, Louise Vasconcelos; GOMES, Gabriel Pereira; RODRIGUES, Joanna P.; LIMA, Geraldo Magela; MUSSEL, Wagner N.; AUGUSTI, Rodinei; FILGUEIRAS, Carlos A.L. Alquimia Experimental. Química Nova, Belo Horizonte-MG, v. 43, n. 9, ISSN: 1362-1373, 2020.

DUARTE, F.T.B. A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar. Brasília, 2014. 141 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

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