Autores
Cunha, P.L.R. (UFC/USP) ; Queiroz, S.L. (USP)
Resumo
A importância dos “Polímeros” é percebida pela presença dessas macromoléculas no nosso cotidiano e na natureza. O objetivo deste trabalho foi investigar os conhecimentos prévios de graduandos sobre essa temática, tendo em vista a elaboração de sequências didáticas para aplicação no ensino superior de química. Um questionário foi aplicado junto aos alunos e o corpus de análise se constitui nas respostas oferecidas às questões (O que são polímeros? / Quais as aplicações de polímeros que você conhece?). Estas foram analisadas na perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu o estabelecimento de categorias para as duas questões. Constatou-se que os estudantes, apresentam conhecimentos prévios da temática “Polímeros”, no que diz respeito à sua definição e suas aplicações.
Palavras chaves
Materiais Poliméricos; Ensino de química; Análise Textual ATD
Introdução
Polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química e interações intra e intermoleculares, possuindo unidades químicas denominadas monômeros, ligadas por ligações covalentes, repetidas, regulamente ao longo da cadeia (MANO E MENDES, 1999). Estas podem ser de origem natural, como é o caso da celulose, amido e a borracha natural, ou de origem sintética, como o polietileno, o PET e o teflon. A sua importância pode ser percebida pela quantidade de objetos feitos de polímeros, que estão presentes no nosso dia a dia e também na natureza. Não menos importante que o estudo sobre polímeros e de outras temáticas correlatas (reciclagem, educação ambiental etc.), é a elaboração de estratégias de ensino que ampliem os níveis de aprendizagem de estudantes sobre a temática “Polímeros”.
Vários trabalhos relacionam a temática “Polímeros” com o ensino de Química. MARCONATO E FRANCHETTI (2002) propuseram o ensino de polímeros por meio da utilização das fraldas descartáveis. CANGEMI, SANTOS E NETO (2005) apresentaram os plásticos biodegradáveis como uma alternativa aos plásticos sintéticos. FRANCHETTI E MARCONATO (2003) propuseram um método de ensino de propriedades de polímeros, visando a reciclagem. DE PAOLI (2001) descreveu os chamados “Plásticos Inteligentes “. WAN, GALEMBECK E GALEMBECK (2001) apresentaram o tema “polímeros sintéticos” e FAEZ et al (2000) apresentaram o que são polímeros condutores.
Este trabalho tem como objetivo investigar os conhecimentos prévios de estudantes de graduação em química sobre a temática, tendo em vista a elaboração de sequências didáticas para aplicação em disciplina do ensino superior de química. Para tanto, um questionário foi aplicado junto aos alunos e analisado, conforme descrito a seguir.
Material e métodos
O questionário de caracterização dos conhecimentos prévios dos estudantes foi aplicado em uma disciplina ministrada no segundo semestre de um Curso de Bacharelado em Química. A disciplina tem o objetivo de desenvolver no aluno, habilidades comunicativas orais com ênfase em aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas e fornecer subsídios que lhes permitam a realização de uma leitura crítica da literatura primária em química.
Nesta disciplina a cada semestre é escolhida uma temática-chave que será trabalhada durante todo o período letivo. No semestre de 2022/2, o tema escolhido foi “Polímeros”. O questionário foi aplicado junto aos alunos no primeiro dia de aula, após a apresentação do planejamento semestral. O número de matriculados foi de 33 alunos e o número de respondentes foi de 30 alunos.
O questionário era composto de duas questões abertas, a saber:
1) O que são polímeros?
2) Quais as aplicações de polímeros que você conhece?
A partir disso, o corpus de análise deste estudo se constitui nas respostas dos alunos oferecidas às referidas questões. Os trechos presentes nos questionários foram analisados na perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD), segundo MORAES E GALIAZZI (2011), tendo em vista a identificação do conhecimento inicial sobre polímeros dos estudantes. A ATD, conforme seus proponentes, “é uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso” (MORAES E GALIAZZI, 2006, p.118). Esta consistiu, na etapa inicial, em desmontar os referidos trechos, seguida por sua unitarização, destacando seus principais elementos. A segunda etapa consistiu no estabelecimento de categorias.
Resultado e discussão
A análise das respostas dos estudantes permitiu o estabelecimento de categorias para as questões. A Figura 1 ilustra as categorias estabelecidas a partir das repostas à questão 1 e a frequência de menções a cada uma delas. Mesmo que fosse verificada mais de uma menção a uma mesma categoria, em uma única resposta, esta foi contabilizada apenas uma vez.
Menções à categoria ‘Compostos Orgânicos / Macromoléculas’ foram as mais recorrentes (Figura 1). Destaca-se também a menção à categoria ‘Monômeros’ e à categoria ‘Cadeias Moleculares/Repetição’. Infere-se que a percepção dos alunos em relação à definição de polímeros, traz relação com termos mais específicos da área de conhecimento destas moléculas, pois ideias como macromoléculas, monômeros e cadeias normalmente aparecem na sua definição (MANO E MENDES, 1999). O termo “Plásticos” também aparece como resposta à questão 1, indicando a relação que alguns estudantes fazem de plásticos com polímeros, que pode ser devida à representatividade dos mesmos em nosso cotidiano (CANGEMI, SANTOS E NETO, 2005).
A Figura 2 ilustra as categorias estabelecidas a partir das respostas dos alunos à questão 2 e a frequência de menções a cada uma delas.
Menções à categoria ‘Utensílios Plásticos’ foram as mais recorrentes (Figura 2). Percebe-se novamente, a relação que os estudantes fazem de plásticos com polímeros. Esta figura mostra ainda, a sua percepção em relação a outras áreas de aplicação para os polímeros, desde saúde (próteses e regeneração óssea) até construção civil (canos de pvc e isolamento)
Figura 1. Frequência de menções às categorias associadas (questão 1) nas respostas dos alunos. Fonte: autoria própria.
Figura 2. Frequência de menções às categorias associadas (questão 2) nas respostas dos alunos. Fonte: autoria própria.
Conclusões
Constatou-se que os estudantes avaliados neste trabalho, apresentam conhecimentos prévios da temática “Polímeros”, no que diz respeito à sua definição e suas aplicações. Destaca-se que, em relação à definição de Polímeros, parte deles trouxeram termos mais específicos da área de conhecimento destes compostos e que para outros há uma relação entre a definição de plásticos e polímeros. No que diz respeito às aplicações destes compostos, foi predominante à correlação entre aplicação de polímeros e sua utilização em utensílios plásticos, mesmo que outras aplicações tenham sido relatadas.
Agradecimentos
À Universidade Federal do Ceará (UFC) pela concessão do afastamento da Profa. Pablyana L. R. Cunha, para estágio de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (USP).
Referências
CANGEMI, J. M. C.; SANTOS, A. M.; NETO, S. C. N. Biodegradação na redução de resíduos plásticos. Química Nova na Escola, no 22, 17-22, 2005
DE PAOLI, M.A. Plásticos Inteligentes. Química Nova na Escola. Cadernos temáticos, 9-12, 2001
FAEZ, R.; CRISTIANE, R.; DE FREITAS, P. S.; KOSIMA, O.K.; RUGGERI, G.; DE PAOLI M. A. Polímeros Condutores. Química Nova na Escola, no. 11, 13-18, 2000
FRANCHETTI, S; MARCONATO, J. A importância das propriedades físicas dos polímeros na reciclagem. Química Nova Na Escola, no. 18, 42–45, 2003
MANO, E. B.; MENDES, L. C. Introdução a Química de Polímeros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.
MARCONATO, J.C.; FRANCHETTI, S.M. Polímeros Superabsorventes e as fraudas descartáveis: um material alternativo para o ensino de Polímeros. Química Nova na Escola, no. 15, 42-44, 2012.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, n. 1, 117-128, 2006.
WAN, E.; GALEMBECK, E.; GALEMBECK, F. Polímeros Sintéticos. Química Nova na Escola: Cadernos Temáticos, 5-8, 2001