Autores
Silva, L.F.M. (UFAM) ; Cunha, J.A. (SEMED/MANAUS)
Resumo
A Ciência Forense é uma área interdisciplinar com o intuito de dar suporte às
investigações da justiça. Então, através desse trabalho, a oportunidade de
esclarecer o real papel da Ciência Forense, trabalhando alguns recursos utilizados
por ela. Sendo aplicado em turmas de ensino fundamental e médio de uma escola
pública, foi observado que eventos como esse resulta em uma maior interação entre
aluno-aluno e aluno-professor e estimula o interesse e a satisfação nas atividades
desenvolvidas.
Palavras chaves
ciência forense; ensino fundamental; ensino da química
Introdução
A ciência forense pode ser definida como a ciência aplicada à lei, fornecendo
subsídios para investigações de crimes, danos e mortes sem explicação aparente
(SILVA; ROSA, 2013). Assim, auxiliando na solução de delitos e na observação de
responsáveis, partindo da coleta e análise de vestígios disponíveis em uma
investigação criminal. Algumas das técnicas utilizadas pela ciência forense se
utilizam de análises por meio da aplicação de métodos analíticos, orgânicos e
físico-químicos (CRUZ et al., 2016).
No ensino, a ciência forense pode ser utilizada como ferramenta para divulgar a
ciência de modo geral. Diversos autores apontam possibilidades de promoção do
ensino de ciências utilizando a química forense por meio de diversas
metodologias e estratégias de ensino, como a contextualização, a experimentação,
os jogos, o teatro, as oficinas temáticas, os recursos audiovisuais, dentre
outros, assim contribuindo para a descentralização e estudo para além dos muros
escolares. (VENTURA; MARTINS JUNIOR, 2021).
No ensino de ciências e, mais detalhadamente, no ensino de química, o
uso de jogos tem como objetivo de possibilitar ao aluno uma nova forma
de se familiarizar com conceitos químicos adquirindo com mais facilidade
conhecimentos básicos para a aprendizagem. Além disso, Cunha (2012) afirma
que dessa forma utilizá-los na escola como uma estratégia para a construção do
conhecimento vem ganhando bastante espaço, sendo cada vez mais bem aceito
e trazendo bons resultados.
Então, o presente trabalho tem como objetivo de promover uma relação entre a
ciência e tecnologia decorrente do emprego das técnicas forenses e uma reflexão
sobre as contribuições da ciência à Justiça.
Material e métodos
O trabalho fez a utilização de jogos e materiais do cotidiano dos alunos. Tendo
como objetivo a aprendizagem das o que seria ciência forense e estimulá-los ao
estudo da ciência. A metodologia utilizada no decorrer do projeto desenvolveu-se
a partir de uma sequência didática pré-estabelecida tendo como base a
organização curricular dos conteúdos de ciências no ensino fundamental e médio.
O projeto foi realizado em uma escola da rede municipal de Manaus. No primeiro
momento, foi feita a acolhida aos alunos que se organizaram para assistir as
demonstrações. Iniciou as atividades questionando os alunos sobre seus
conhecimentos o que é ciência forense e técnicas básicas de investigação. No
segundo momento, é apresentado o jogo do caso a ser estudado com o objetivo dos
alunos tentarem descobrir quem foi o assassino. A cada visita as cenas de crime
eram dados as pistas e era questionado os alunos com o intuito de levar a
aplicar o que foi apresentado no primeiro momento para o jogo. No terceiro
momento, os alunos deveriam apresentar suas hipóteses do assassino e justifica-
las mostrando as provas que baseassem suas acusações. No momento final, era
revelado o assassino e explicado como aconteceu o crime, além de ser mostrado as
técnicas utilizadas para cada cena. Para encerrar, os alunos eram questionados
sobre o que aprenderam e o que achavam sobre "ciência forense".
Resultado e discussão
A Ciência Forense é uma área de crescente interesse pela comunidade em geral,
principalmente depois do sucesso de muitas séries televisivas. Como ela é uma
área multidisciplinar pode-se utilizá-la para trabalhar assuntos relacionados à
química, física e biologia, visando promover a formação crítica e consciente dos
interessados.
O trabalho abordou temas diversos de acordo com a proposta pedagógica da
Secretária Municipal de Educação de Manaus (SEMED). As apresentações acontecem
no pátio da escola, estas atividades são organizadas através de sequências
didáticas, introduzindo os conteúdos com abordagens contextualizada,
interdisciplinar e experimental. Foi verificado, uma interação maior com os
alunos, visto que a experimentação, mesmo que seja simples, traz muitas
curiosidades entre os alunos para tentar desvendar o motivo de tal
acontecimento, além de auxiliar o professor no processo de feedback na
ministração dos conteúdos nas aulas. Quanto aos resultados: 75% dos alunos
conseguiram identificar as técnicas aplicadas a ciência forense no jogo, cerca
de 75% relacionaram os experimentos ao cotidiano e 95% afirmaram que gostaram
das atividades proporcionadas e 98% afirmaram que a ciência forense é importante
e sua função na sociedade. Em relação aos professores, 97% relataram que foi
possível relacionar os conteúdos de sala de aula com as demonstrações
desenvolvidas.
Conclusões
A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, e a
utilização de jogos nas aulas é um componente indispensável para o processo de
ensino-aprendizagem. O trabalho têm contribuído para o processo de ensino-
aprendizagem, sendo o estudo da ciência forense muito importante e podendo ser
trabalhada de forma interdisciplinar no âmbito escolar, indo além dos livros
didáticos. É desejável que o aluno seja sensibilizado de sua importância e perceba
que a ciência para melhorar a qualidade de vida da população.
Agradecimentos
Aos Gestores, Professores e Alunos da Escola da Secretaria Municipal de Educação
de Manaus.
Referências
CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO, V. G. P.; LONGHINOTTI. MAZZETTO, S. E. A ciência forense no ensino de química por meio da experimentação investigativa e lúdica. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016.
CUNHA, M. B..Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua utilização em Sala de Aula. Química Nova Na Escola: vol. 34, n° 2, p. 92-98, maio, 2012.
SILVA, P. S.; ROSA, M. F. Utilização da ciência forense do seriado CSI no ensino de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 148-160, 2013.
VENTURA, J. H. M.; MIRANDA JUNIOR, P. O tema “química forense” no ensino de química: análise das atas do ENEQ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 926-940, 2021.