• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

A utilização de jogos para ensino de ciência forense

Autores

Silva, L.F.M. (UFAM) ; Cunha, J.A. (SEMED/MANAUS)

Resumo

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar com o intuito de dar suporte às investigações da justiça. Então, através desse trabalho, a oportunidade de esclarecer o real papel da Ciência Forense, trabalhando alguns recursos utilizados por ela. Sendo aplicado em turmas de ensino fundamental e médio de uma escola pública, foi observado que eventos como esse resulta em uma maior interação entre aluno-aluno e aluno-professor e estimula o interesse e a satisfação nas atividades desenvolvidas.

Palavras chaves

ciência forense; ensino fundamental; ensino da química

Introdução

A ciência forense pode ser definida como a ciência aplicada à lei, fornecendo subsídios para investigações de crimes, danos e mortes sem explicação aparente (SILVA; ROSA, 2013). Assim, auxiliando na solução de delitos e na observação de responsáveis, partindo da coleta e análise de vestígios disponíveis em uma investigação criminal. Algumas das técnicas utilizadas pela ciência forense se utilizam de análises por meio da aplicação de métodos analíticos, orgânicos e físico-químicos (CRUZ et al., 2016). No ensino, a ciência forense pode ser utilizada como ferramenta para divulgar a ciência de modo geral. Diversos autores apontam possibilidades de promoção do ensino de ciências utilizando a química forense por meio de diversas metodologias e estratégias de ensino, como a contextualização, a experimentação, os jogos, o teatro, as oficinas temáticas, os recursos audiovisuais, dentre outros, assim contribuindo para a descentralização e estudo para além dos muros escolares. (VENTURA; MARTINS JUNIOR, 2021). No ensino de ciências e, mais detalhadamente, no ensino de química, o uso de jogos tem como objetivo de possibilitar ao aluno uma nova forma de se familiarizar com conceitos químicos adquirindo com mais facilidade conhecimentos básicos para a aprendizagem. Além disso, Cunha (2012) afirma que dessa forma utilizá-los na escola como uma estratégia para a construção do conhecimento vem ganhando bastante espaço, sendo cada vez mais bem aceito e trazendo bons resultados. Então, o presente trabalho tem como objetivo de promover uma relação entre a ciência e tecnologia decorrente do emprego das técnicas forenses e uma reflexão sobre as contribuições da ciência à Justiça.

Material e métodos

O trabalho fez a utilização de jogos e materiais do cotidiano dos alunos. Tendo como objetivo a aprendizagem das o que seria ciência forense e estimulá-los ao estudo da ciência. A metodologia utilizada no decorrer do projeto desenvolveu-se a partir de uma sequência didática pré-estabelecida tendo como base a organização curricular dos conteúdos de ciências no ensino fundamental e médio. O projeto foi realizado em uma escola da rede municipal de Manaus. No primeiro momento, foi feita a acolhida aos alunos que se organizaram para assistir as demonstrações. Iniciou as atividades questionando os alunos sobre seus conhecimentos o que é ciência forense e técnicas básicas de investigação. No segundo momento, é apresentado o jogo do caso a ser estudado com o objetivo dos alunos tentarem descobrir quem foi o assassino. A cada visita as cenas de crime eram dados as pistas e era questionado os alunos com o intuito de levar a aplicar o que foi apresentado no primeiro momento para o jogo. No terceiro momento, os alunos deveriam apresentar suas hipóteses do assassino e justifica- las mostrando as provas que baseassem suas acusações. No momento final, era revelado o assassino e explicado como aconteceu o crime, além de ser mostrado as técnicas utilizadas para cada cena. Para encerrar, os alunos eram questionados sobre o que aprenderam e o que achavam sobre "ciência forense".

Resultado e discussão

A Ciência Forense é uma área de crescente interesse pela comunidade em geral, principalmente depois do sucesso de muitas séries televisivas. Como ela é uma área multidisciplinar pode-se utilizá-la para trabalhar assuntos relacionados à química, física e biologia, visando promover a formação crítica e consciente dos interessados. O trabalho abordou temas diversos de acordo com a proposta pedagógica da Secretária Municipal de Educação de Manaus (SEMED). As apresentações acontecem no pátio da escola, estas atividades são organizadas através de sequências didáticas, introduzindo os conteúdos com abordagens contextualizada, interdisciplinar e experimental. Foi verificado, uma interação maior com os alunos, visto que a experimentação, mesmo que seja simples, traz muitas curiosidades entre os alunos para tentar desvendar o motivo de tal acontecimento, além de auxiliar o professor no processo de feedback na ministração dos conteúdos nas aulas. Quanto aos resultados: 75% dos alunos conseguiram identificar as técnicas aplicadas a ciência forense no jogo, cerca de 75% relacionaram os experimentos ao cotidiano e 95% afirmaram que gostaram das atividades proporcionadas e 98% afirmaram que a ciência forense é importante e sua função na sociedade. Em relação aos professores, 97% relataram que foi possível relacionar os conteúdos de sala de aula com as demonstrações desenvolvidas.

Conclusões

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, e a utilização de jogos nas aulas é um componente indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho têm contribuído para o processo de ensino- aprendizagem, sendo o estudo da ciência forense muito importante e podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar no âmbito escolar, indo além dos livros didáticos. É desejável que o aluno seja sensibilizado de sua importância e perceba que a ciência para melhorar a qualidade de vida da população.

Agradecimentos

Aos Gestores, Professores e Alunos da Escola da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Referências

CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO, V. G. P.; LONGHINOTTI. MAZZETTO, S. E. A ciência forense no ensino de química por meio da experimentação investigativa e lúdica. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016.
CUNHA, M. B..Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua utilização em Sala de Aula. Química Nova Na Escola: vol. 34, n° 2, p. 92-98, maio, 2012.
SILVA, P. S.; ROSA, M. F. Utilização da ciência forense do seriado CSI no ensino de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 148-160, 2013.
VENTURA, J. H. M.; MIRANDA JUNIOR, P. O tema “química forense” no ensino de química: análise das atas do ENEQ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 926-940, 2021.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau