• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

O PAPEL DOS CIENTISTAS NA ATUAL CONJUNTURA DO MUNDO, ATRAVÉS DAS LENTES DE ALUNOS DE UM CURSO QUÍMICA DO CEARÁ.

Autores

Rodrigues, L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima, S.K.S. (UECE) ; Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Borba, R.N.S. (UECE)

Resumo

Os cientistas fazem parte de um grupo seleto de cabeças privilegiadas no mundo, pois dedicam suas vidas a descobertas para melhoria da vida da população mundial. O objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos alunos da disciplina de CTS ofertada no primeiro semestre de 2022 pelo curso de Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE) através de um questionário do Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS). Após um longo período em casa, decorrente do isolamento social devido a pandemia da Covid-19, os respondentes da pesquisa mostraram muita confiança, segurança e esperança no trabalho da Ciência, de acordo com índices atitudinais (Ia) obtidos através do questionário.

Palavras chaves

QUÍMICA; PIEARCTS; CTS

Introdução

É inegável o potencial da ciência e da tecnologia (C&T) como integrantes fundamentais para construção do que se tem hoje, e graças a ela foi possível evoluir em diversas esferas do conhecimento teórico e prático. A cada dia vários pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo e maior eficiência, facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação, a educação, a saúde, dentre outros. Pessoas fazem ciência e a ciência ajuda as pessoas. Assim, pessoas ajudam pessoas. O atual contexto vem se desenhando dessa forma, ao mostrar o quão importante tem sido a participação dos cientistas e das suas pesquisas para combater a pandemia causada pelo Corona vírus, desde o fim de 2019 (UNESP, 2022). Considerando a ciência como conhecimento produzido em todas as áreas e a importância do método científico para promover as pesquisas, um projeto de extensão da UNESP, foi inserido em 2020, teve a proposta de oferecer lives para a comunidade, explicou a professora Ana Cristina Duarte, pesquisadora da UNESP. Assim, foram realizadas cerca de 15 lives da “Escola de Pesquisadores”, com participação de até mil pessoas em cada, de diversos estados do país. Pesquisas e ações de extensão, realizadas por esses e outros tantos cientistas, reforçam a necessidade de ter a ciência como base para auxiliar a vida das pessoas e o gerenciamento de crise (FERRAZ, 2021).

Material e métodos

A pesquisa fortificou-se na ação do planejamento da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ao serem realizadas aulas expositivas, seminários, apresentação de documentário, vídeos, palestras e jogos. Os alunos participantes da pesquisa tinham entre 18 e 24 anos, num total de 22 participantes. Ao final do curso foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões em CTS (AZEVEDO et al., 2001), o qual é composto por 100 questões de múltipla escolha. O modelo escolhido para aplicação é uma versão baseada no original e idealizada pela equipe de CTE do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET – RJ) localizado na cidade do Rio de Janeiro, questionário BR 19, forma 2. As questões avaliadas neste trabalham foram Q - 40131 e Q - 40211 (https://www.redalyc.org/pdf/155/15508205.pdf), que relatam a opinião das pessoas sobre o uso da Ciência e Tecnologia na Sociedade atual. Após o respondente atribuir o grau de concordância, entre 1 e 5, para cada uma das frases das questões, estes valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se um índice atitudinal que representa os indicadores quantitativos das opiniões e atitudes dos entrevistados.

Resultado e discussão

Com um Índice Atitudinal Geral Médio (IaGM) de 0,205, observou-se que os respondentes quando indagados sobre os cientistas serem responsáveis por novas descobertas, como exposto na questão 40131, demonstraram interesse sobre as pesquisas científicas em andamento, resultados similares foram obtidos por Silva (2012). Talvez o momento de pandemia vivido por nós nos últimos quase três anos, fez com que toda a população ficasse mais alerta ao mundo científico. Ocorreu uma linearidade entre os respondentes de 6 a 22, mostra-se com isso que as cabeças críticas desses jovens estão antenadas cada vez mais para o elo ciência e informação. E a tecnologia com a internet em tempo real favorece que essas informações chegam mais rápido para população, contribuindo assim com a divulgação científica. Na questão 40211 o IaGM foi relativamente baixo, em torno de 0,092. Isso pode ter sido decorrente da fundamentação da questão, onde a mesma afirma que os cientistas devem ser os únicos a decidir assuntos científicos porque são especialistas. Porém a maioria da população não está muito ciente no que acontece no meio científico, como por exemplo, eles não acreditavam que seria possível desenvolver uma vacina em tempo recorde para minimizar os efeitos letais do vírus da Covid. No gráfico 2, observamos pouca linearidade nas respostas, apresentando similaridade apenas em 50% da pesquisa, dos respondentes de 7 a 14. Diante da falta de informação sobre os avanços da ciência, deveríamos como químicos e profissionais das ciências naturais corroborar com os cientistas no que concerne à sua credibilidade.

Gráfico 01



Gráfico 02



Conclusões

Vimos que nossos alunos acreditam na ciência e a colocam como um movimento de pesquisa que dá segurança e confiança para sociedade. Principalmente nesses últimos dois anos e meio, o trabalho dos cientista foi essencial para a esperança de viver, depois de um momento pandêmico como esse que ainda estamos vivenciando.

Agradecimentos

Aos alunos do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE, pela participação na pesquisa.

Referências

ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., & MANASSERO, M. A. (2001). El movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad y la enseñanza de las ciencias. En: M. A., Manassero; A. Vázquez; J. A. Acevedo (Eds) Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. (pp. 14-32) Palma de Mallorca, ES: Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears.

SILVA, M. A. F. B. da (2012). O Conceito de Tecnologia a partir das pesquisas do PIEARCTS. (Tesis de doctorado inédita). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil.

FERRAZ, M. (2021). http://www.uesb.br/noticias/ciencia-pela-vida-pesquisadores-destacam-a-importancia-da-pesquisa-na-pandemia

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