Autores
Rodrigues, L.A. (UECE) ; Oliveira, M.S.C.O. (UECE) ; Lima, S.K.S. (UECE) ; Borba, R.N.S. (UECE)
Resumo
A educação é a construção de uma porta para uma sociedade melhor, por isso ela
deve ser acessível e com qualidade para todos. Visando a necessidade da obtenção
de informações sobre o conhecimento tecnológico e científico para nortear
futuros trabalhos que possam ser realizados para uma alfabetização C&T. O
objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos alunos da disciplina de CTS
ofertada no primeiro semestre de 2022 pelo curso de Química na Universidade
Estadual do Ceará (UECE) através de um questionário do Projeto Ibero-americano
de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
(PIEARCTS). Os resultados obtidos mostraram que os respondentes da pesquisa
estão bem centralizados na Ciência e Tecnologia, de acordo com índices
atitudinais (Ia) apresentados.
Palavras chaves
CIÊNCIA ; TECNOLOGIA; QUÍMICA
Introdução
A cada ano a sociedade vem-se tornando mais dependente da tecnologia, seja no
estudo, nas tarefas domésticas, na mobilidade urbana, na saúde, na economia,
e outras atividades importantes do cotidiano. A tecnologia tem como
definição um conjunto de técnicas e instrumentos que fornecem meios sejam eles
positivos ou negativos para execução de atividades, SILVA (2003). A união de
conjuntos é dada pelo percurso entre a ciência e tecnologia que afetam
diretamente as esferas sociais enfatizando a não neutralidade e a necessidade de
uma cultura de participação para o bem-estar do ser no ambiente em que se
encontra. Na tentativa de maximizar e analisar a interação das pessoas nas
decisões coletivas sobre a sociedade que o movimento Ciência-Tecnologia-
Sociedade (CTS) nasceu, diante disso, é fato relacionar a preocupação ambiental
em todo enfoque CTS.
É inegável o potencial da ciência e da tecnologia (C&T) como integrantes
fundamentais para construção do que se tem hoje, e graças a ela foi possível
evoluir em diversas esferas do conhecimento teórico e prático. A cada dia vários
pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo que
facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação,
a educação, a saúde, dentre outros. No entanto, a crescente evolução da C&T sem
um poder democrático na sociedade em sua maioria, também traz consequências
negativas para o meio. A Covid-19 demonstrou a importância da CTS para o combate
e prevenção da doença que afetou negativamente todos os continentes. Percebeu-se
que países que investem em ciência e tecnologia, em união com a propagação de
informações, formação e conscientização obtiveram maior taxa de sucesso na
diminuição da curva de contaminação em relação ao tempo (BBC,2020).
Material e métodos
A pesquisa fortificou-se na ação do planejamento da disciplina de Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS) ao serem realizadas aulas expositivas, seminários,
apresentação de documentário, vídeos, palestras e jogos; inclusive após a
construção de casos de experiências vivenciadas durante o processo ensino-
aprendizagem. Ao final do curso foi aplicado o Questionário de Opiniões sobre a
Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes
Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar
as atitudes e opiniões em CTS (ACEVEDO, VÁZQUEZ e MANASSERO, 2001)), o qual é
composto por 100 questões de múltipla escolha. O modelo escolhido para aplicação
é uma versão baseada no original e idealizada pela equipe de CTE do Centro
Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET – RJ) localizado
na cidade do Rio de Janeiro, questionário BR 19, forma 2. As questões avaliadas
neste trabalham foram Q 40421 e Q 20511, que relatam a opinião das pessoas
sobre o uso da Ciência e Tecnologia na Sociedade atual. Após o respondente
atribuir o grau de concordância, entre 1 e 9, para cada uma das frases das
questões, estes valores são convertidos em um intervalo de [-1, +1] criando-se
um índice atitudinal (Ia), que representa os indicadores quantitativos das
opiniões e atitudes dos entrevistados com enfoque CTS. Se, por comparação com a
classificação previamente feita pelos juízes, as respostas obtiverem índice
igual ou maior que (+1), caracteriza-se uma atitude informada, crítica,
contemporânea e contextualizada aos padrões desses juízes. No entanto, se índice
for igual ou próximo a (-1), a opinião é considerada desinformada, simplista ou
inexperiente.
Resultado e discussão
Observou-se na questão 40421 que tratou de como os cientistas podem decidir
assuntos científicos no país por serem especialistas no assunto. O IaGM foi de
0,060 como mostra o Gráfico 1, isso nos mostrou que os alunos respondentes
apresentaram uma opinião crítica, atual e contextualizada no assunto, talvez
essas opiniões podem ter sido decorrentes da pandemia da Covid-19, vividas por
nós nos últimos 03 anos, onde o isolamento social e a pesquisa científica na
busca de soluções para minimizar os efeitos pandêmicos, que foram terríveis e
irão permanecer em nossas mentes por décadas. Nunca o trabalho dos cientistas
foi tão valorizado, produziram em tempos recorde uma vacina capaz de diminuir a
mortalidade do vírus, fato este que nos fez voltarmos a vida normal, com
precauções e muitos cuidados, claro. No gráfico ! também observou-se uma
linearidade dos respondentes 7 ao 19, fato esse nos deixou muito feliz no
tocante a juventude estar cada vez mais antenada e não alienada no que acontece
na Ciência e Tecnologia a nível global.
Em contra partida a questão 20511, exposta no gráfico 2, apresenta IaGM
negativo de -0,190, isso nos levou a crer, quando os respondentes foram
indagados se é necessário que os alunos estudem mais ciências para que ocorra
êxito da C&T no país, eles se mostraram em duvida sobre o assunto, vejamos no
gráfico 2, que a maioria dos Ia estão entre - 0,2 e 0,2. nem tão próximo nem
tão distante do intervalo de análise de -1 a +1. A pesquisa científica ainda é
pouco divulgada e deveria sair das universidade e Institutos de pesquisa e se
mostrar mais para sociedade em geral , para que essa mesma acompanhe as
incríveis pesquisas em andamento, que podem contribuir muito com a qualidade e
prolongamento da vida da população.
Conclusões
Vimos com a análise dessas questões que a Ciência e a Tecnologia tiveram um grande
avanço na última década, através das lentes dos respondentes. Mas ainda precisamos
de mais incentivos e políticas nacionais para dar bons frutos, como também maior
visibilidade para sociedade.
Agradecimentos
Aos alunos da Universidade Estadual do Ceará, do Curso de Química, semestre
2022.1, que aceitaram participar da pesquisa.
Referências
ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., & MANASSERO, M. A. El movimiento Ciencia, Tecnología y Sociedad y la enseñanza de las ciencias. En: M. A., Manassero; A. Vázquez; J. A. Acevedo (Eds) Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. (pp. 14-32) Palma de Mallorca, ES: Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears. 2001.
BBC Brasil.com, 2 de Dezembro de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55095323. Acesso em: 06 set. 2022.
SILVA, J. C. T. da. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Production, v. 13, p. 50-63, 2003.