Autores
Lobato, A.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Nery, T.V.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Barreto, D.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Santos, G.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Ferro, J.J.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Trindade, A.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Sa, J.V.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Santos, Y.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Sousa, A.C.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Silva, F.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
Resumo
A importância do professor no processo de aprendizagem do aluno é primordial,
por conta dessa responsabilidade que o docente precisa de usar métodos de
ensino que incentivam o aluno a aprender e desenvolver suas atividades
cognitivas. Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o
grau de dificuldade que as turmas do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual
Augusto dos Anjos, têm com os assuntos de química da sua matriz e com base no
resultado propor uma metodologia através de um material de apoio, que os
auxiliem nas avaliações com consulta. O material se mostrou eficaz, uma vez que
64,3% dos alunos que o utilizaram na avaliação com consulta afirmaram ter
ajudado bastante, enquanto que 35,7 afirmaram que os ajudaram parcialmente.
78,6% dos alunos que não utilizaram.
Palavras chaves
Aprendizagem; Metodologia; Química
Introdução
A importância do professor no processo de aprendizagem do aluno é primordial,
por conta dessa responsabilidade que o docente precisa de usar métodos de ensino
que incentivam o aluno a aprender e desenvolver suas atividades cognitivas. As
ciências exatas são vistas pelos alunos como uma barreira, antes mesmo do
discente conhecer a componente curricular, essas dificuldades segundo Schossler
e Dullius (2012), relacionam-se principalmente ao fato de que estas componentes
curriculares envolvem o raciocínio lógico, onde o aluno precisa relacionar os
conteúdos para uma melhor compreensão.
O método tradicional do uso dos livros e resoluções de problemas não estão
errados, é importante que o professor incentive o aluno a ser habituado com o
livro didático, no entanto o problema está quando o docente torna esse método
monótono e sem flexibilidade, refletindo no grau de entendimento do aluno, por
exemplo, a química possui sua linguagem própria, utilizando sinais e símbolos um
tanto incomuns para os que se deparam com ela de princípio, além de que ela é
fragmentada envolvendo conceitos abstratos bastante específico, e não buscar
metodologias que auxilie o aluno a compreender essa linguagem, resulta na evasão
dele para com a disciplina. (BARBOSA, JÓFTILI e SILVA, 2005).
Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta
metodológica através de um material que auxiliará os alunos do 1º ano do Ensino
Médio, da Escola Estadual Augusto dos Anjos, ademais, realizar a coletas de
dados quanto a sua eficiência.
Material e métodos
Foram selecionadas todas as turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual
Augusto dos Anjos, neste momento vale ressaltar que houve apenas a participação
de 36 alunos, distribuídos em 5 turmas (1ºA, 1ºB, 1ºC, 1ºD, 1ºF). Foi utilizado
de um formulário, na plataforma do Google Forms, para coletar os dados sobre o
grau de dificuldade das turmas sobre os assuntos de química. Após a coleta de
dados concluiu- se que os alunos possuíam mais dificuldades nos cálculos e seus
desenvolvimentos, seguido da linguagem da química e a falta de experimentos e
jogos. No mesmo questionário, os alunos demostraram entusiasmo sobre a criação
de um material de apoio que os auxiliassem em atividades avaliativas, 98% deles
acreditaram que seria eficaz.
Após a coleta de dados foi questionado a professora, supervisora do PIBID,
sobre qual assunto, no decorrer dos bimestres, os alunos tiveram mais
dificuldades, e o assunto apontado foi sobre modelos atômicos, com base nisso
foi criado um material de apoio. Para o uso do material foi proposta uma
avaliação onde foram selecionados 36 alunos e os mesmos foram separados em dois
grupo com 18 alunos cada, o grupo A e B. O grupo A utilizaram do material e o
grupo B não utilizaram dele. Após isso houve a coleta de dados quanto a
eficiência do material de apoio, através de outro formulário.
Resultado e discussão
Para avaliarmos a valência do material de apoio, também foi criado um formulário
na plataforma Google Forms, o mesmo foi aplicado tanto para os alunos que
utilizaram do material quanto aos que não utilizaram. A figura 1 mostra um
gráfico com a porcentagem por alternativas, onde 64,3% dos alunos que utilizaram
do material (grupo A) afirmaram que ele ajudou bastante, enquanto que 35,7%
responderam que ajudou parcialmente. Na figura 2 a relação é quanto a
expectativa do uso do material para os alunos que não utilizaram dele (gurpo B),
uma vez que durante a aplicação deste formulário, eles tiveram acesso a ele.
Concluísse que 78,6% dos alunos que acreditavam que se estivesse com o material
durante uma avaliação com consulta ele ajudaria muito, já 21,4% dos alunos
acreditavam que ajudaria parcialmente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação -
LDB-9394/96 (BRASIL, 1996) dispõem que “a educação básica tem por finalidades
desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores”. Os meios de ensino estão voltados para as metodologias do
docente, elas refletem diretamente no modo como o professor está disposto a
ensinar. Segundo Zabalda (2006) o professor precisa de ter competências, tais
como planejar, organizar, separar os assuntos disciplinares e de ensino
aprendizagem, além de estar disponível sempre que o aluno precisa de
esclarecimentos. Libâneo (1994) diz que o professor é fundamental para construir
um ambiente agradável em sala de aulas, a partir do momento em que ele enxerga
as falhas nos alunos e trabalha para minimizar as consequências dessas
barreiras.
Relação das respostas sobre “Somente para QUEM USOU DO MATERIAL DE APOIO. O material foi útil para lhe auxiliar na prova?”
Relação das respostas sobre “Somente para quem NÃO USOU DO MATERIAL DE APOIO. Analise o material e responda, ele iria ser útil para o auxílio da prova
Conclusões
No momento em que conseguimos identificar as dificuldades da turma foi possível
construir um material que os auxiliassem. Uma vez que o docente cria um ambiente
favorável para o desenvolvimento do aluno, o mesmo se sentirá mais a vontade com
disciplina O material auxiliou tanto o aluno quanto ao professor, pois os alunos
mostram-se satisfeitos quanto a efetividade do material, uma vez que 64,3% dos que
o utilizaram afirmaram ter os auxiliados bastantes, já 78,6% dos alunos que não o
utilizaram afirmaram que ele teria os ajudado muito.
Agradecimentos
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
UEAP - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
Referências
BARBOSA, R.M.S.N; JÓFILI, Z.M.S; SILVA, J.M. O FALADO E O ENTENDIDO: UM ESTUDO DA LINGUAGEM QUÍMICA NA SALA DE AULA E DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2005, Pernambuco.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
LIBÂNEO, J. C. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 1ª ed / Uberlândia–MG: Edibrás, 2018.
SCHOSSLER, A; DULLIUS, M. M. Tendências para o ensino de ciências exatas. 2012.
ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitário: calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2006.