Autores
Braga da Silva, V. (UNILAB) ; Soares de Sousa, F.D. (UNILAB) ; Peixoto do Valle, C. (UNILAB) ; de Lima Pereira, E. (E.M.E.I.E.F. DOUTOR EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA) ; Silva de Araújo, M.R. (UNILAB)
Resumo
A qualidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos na área da química,é
fator crucial para uma boa formação.Assim,o presente trabalho teve como
objetivo apresentar um laboratório de química e principais vidrarias básicas aos
alunos do 5º ano de uma escola pública localizada em Redenção- CE.O processo
deu-se na avaliação pré e pós visita,apresentação do laboratório,exposição das
vidrarias e a execução de um jogo didático.A atividade resultou numa
participação ativa dos alunos onde 91,8% afirmaram a importância de um
laboratório como espaço de ensino.Assim,conclui-se que a aprendizagem é melhor
assimilada quando os meios de ensino envolvem teoria-prática bem como a
interação com a realidade do aluno,sendo necessário investimentos para que
tenhamos uma educação qualificada.
Palavras chaves
Laboratório; Vidrarias; Pequenos cientistas
Introdução
A qualidade no processo de ensino aprendizagem de alunos na área da química, no
que condiz ao ensino fundamental, é um fator crucial para um bom desempenho do
educando não só em sala de aula, mais também no seu convívio social. É
importante ter uma base sólida de saberes científicos para uma boa interpretação
de mundo além de incentivar e preparar os optam por atuar em áreas específicas
dessa ciência. A construção de um indivíduo propenso ao novo e de certo curioso,
é um processo compassado e que necessita de zelo na preparação, daí tem-se a
justificativa desse campo científico ser introduzido antecipadamente na vida de
estudantes, não só de maneira teórica mas também prática. Segundo (MENDONÇA e
PEREIRA 2015) apud (LEITE & LEÃO, 2010) “No ensino experimental, a ciência é
criada e recriada a partir da participação ativa do aluno, do manuseio e
transformação das substâncias, fazendo com que estes explorem, elaborem e
supervisionem suas ideias comparando com a ideia científica, tendo assim um
papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, por meio de seu envolvimento de
forma ativa, criadora e construtiva.”
As escolas da rede pública da região do Maciço de Baturité têm uma estrutura
insuficiente para realizar aulas práticas com os alunos principalmente aqueles
dos anos iniciais, limitando a abordagem de novas metodologias e uma formação
adequada. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um
laboratório de química e suas principais vidrarias bem como noções de segurança
findando com a aplicação d um jogo didático para fixação dos tópicos abordados a
discentes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental localizada no município
de Redenção-CE.
Material e métodos
Essa ação foi elaborada como uma oficina intitulada “Pequenos Cientistas
Conhecendo o Laboratório” tendo como objetivo trazer alunos dos anos iniciais,
mais especificamente do 5° ano de uma escola municipal localizada em Redenção-
CE, para visitarem um laboratório de Química da UNILAB.
Inicialmente realizou-se uma avaliação pré-atividade com a participação de 27
alunos incluindo as seguintes perguntas fechadas: “Você já foi em um
laboratório?”, “Você sabe o que são as Vidrarias?” e “Os laboratórios são
importantes no ensino?” Após isso, introduziram-se conceitos explicando o que é
um laboratório, apresentou-se as vidrarias bem como as medidas de segurança
necessárias. Em seguida, os alunos foram separados em 3 grupos de 4 discentes e
3 grupos de 5 discentes para que pudessem manipular sozinhos algumas vidrarias
pela mistura de água e corante a fim de observarem a formação de novas
cores. Posteriormente, a turma foi novamente separada, dessa vez em um grupo 13
alunos que tinham cartas com desenho de vidrarias diversas e outro com 14 alunos
que tinham cartas com a função de determinadas vidrarias. Aplicou-se o jogo de
flash cards itens de laboratório adquirido através da lojinha de atividades do
instagram @ciencia.interativa. A dinâmica consistia na escolha de uma carta por
um grupo que mostraria a outra equipe que deveria mostrar a carta
correspondente, alternando as rodadas entre os grupos. Por fim, houve a
realização de uma avaliação pós atividade, tendo 3 perguntas fechadas e 1 aberta
sendo elas aplicadas na seguinte ordem: “Você sabe o que são as vidrarias?”, “Os
laboratórios são importantes no ensino? Por quê?”, “Quanto essa atividade ajudou
você a entender sobre os laboratórios?”, “Qual vidraria você gostou mais?".
Resultado e discussão
Na execução da atividade com a turma em questão (Figura 1), a fim de ter uma
visão inicial da compreensão dos estudantes sobre o tema 81,4% disseram não ter
ido a um laboratório antes. Quando perguntado se eles sabiam o que eram as
vidrarias,
77,7% disseram saber.Todos afirmaram que os laboratórios eram importantes no
ensino (Quadro 1).Ao manusearem as vidrarias previamente preparadas para os
grupos de alunos,percebeu-se que a turma recebeu a prática de uma maneira
positiva, tanto pelo fato de serem eles manipulando o material como pela
interação destes ao fazerem novas cores a partir das soluções com corante
expostas na bancada. Na etapa seguinte, o jogo de flash cards itens de
laboratório, por ser um jogo e promover uma competitividade saudável,os alunos
ficaram atentos à atividade e tiveram um número de respostas assertivas
consideradas no que condiz a fixação do que tinham visto durante a explicação.
Por fim, na avaliação final, realizada em sala de aula com 24 alunos do total
inicial de 27 alunos, todos afirmaram saber o que eram as vidrarias quando
perguntado novamente. A fim de, saber qual teria chamado a atenção dos
estudantes ao ser perguntado “qual vidraria você gostou mais?” 45,8% responderam
pipeta, 37,5% Becker, 12,5% apontaram o pipetador e 4,1% indicou tubo de ensaio.
Ao ser perguntado aos alunos se os laboratórios são importantes no ensino e
porquê, cerca de 91,8% optaram pela resposta “sim, para entender melhor a
atividade”, 8,2% disseram “sim, porque é legal praticar” e nenhum aluno optou
pela não importância dos laboratórios no ensino. Na avaliação da compreensão e
satisfação da atividade (0 a 10) cerca de 83,3% deram a nota máxima,8,3%
atribuíram nota 7, 4,1% deu nota 9 e 4,1% considerou a atividade mediana
avaliando-a com nota 5 (Quadro 1).
Avaliação pré e pós atividade laboratorial
Foto geral da turma de 5ºano no Laboratório da UNILAB
Conclusões
Constatou-se que a realidade de ensino dos alunos dos anos iniciais de Redenção
ainda não dá oportunidades suficientes a esses estudantes para conhecerem espaços
diversificados de ensino. Já que a região ainda carece de investimento na educação
para uma maior diversificação de metodologias.
O acompanhamento do assunto junto a metodologias mais interativas intensifica o
aprendizado, no caso em questão, a interação com as vidrarias no espaço
laboratorial junto ao jogo didático influenciou para a assimilação e fixação de
conceitos bem como um maior entrosamento entre a turma.
Agradecimentos
Ao Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC, da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB.
Referências
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte et al.. Ensino de química: realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662. Acesso em: 29/07/2022.
LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; ANDRADE, Suelânea Aparecida.
Videocast: uma abordagem sobre pilhas eletrolíticas no ensino de química. Tecnologias na Educação. n. 1, 2010.