• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Análise de uma Visita a um Laboratório de Química da UNILAB por Alunos dos Anos Iniciais (EF) em Redenção-CE.

Autores

Braga da Silva, V. (UNILAB) ; Soares de Sousa, F.D. (UNILAB) ; Peixoto do Valle, C. (UNILAB) ; de Lima Pereira, E. (E.M.E.I.E.F. DOUTOR EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA) ; Silva de Araújo, M.R. (UNILAB)

Resumo

A qualidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos na área da química,é fator crucial para uma boa formação.Assim,o presente trabalho teve como objetivo apresentar um laboratório de química e principais vidrarias básicas aos alunos do 5º ano de uma escola pública localizada em Redenção- CE.O processo deu-se na avaliação pré e pós visita,apresentação do laboratório,exposição das vidrarias e a execução de um jogo didático.A atividade resultou numa participação ativa dos alunos onde 91,8% afirmaram a importância de um laboratório como espaço de ensino.Assim,conclui-se que a aprendizagem é melhor assimilada quando os meios de ensino envolvem teoria-prática bem como a interação com a realidade do aluno,sendo necessário investimentos para que tenhamos uma educação qualificada.

Palavras chaves

Laboratório; Vidrarias; Pequenos cientistas

Introdução

A qualidade no processo de ensino aprendizagem de alunos na área da química, no que condiz ao ensino fundamental, é um fator crucial para um bom desempenho do educando não só em sala de aula, mais também no seu convívio social. É importante ter uma base sólida de saberes científicos para uma boa interpretação de mundo além de incentivar e preparar os optam por atuar em áreas específicas dessa ciência. A construção de um indivíduo propenso ao novo e de certo curioso, é um processo compassado e que necessita de zelo na preparação, daí tem-se a justificativa desse campo científico ser introduzido antecipadamente na vida de estudantes, não só de maneira teórica mas também prática. Segundo (MENDONÇA e PEREIRA 2015) apud (LEITE & LEÃO, 2010) “No ensino experimental, a ciência é criada e recriada a partir da participação ativa do aluno, do manuseio e transformação das substâncias, fazendo com que estes explorem, elaborem e supervisionem suas ideias comparando com a ideia científica, tendo assim um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, por meio de seu envolvimento de forma ativa, criadora e construtiva.” As escolas da rede pública da região do Maciço de Baturité têm uma estrutura insuficiente para realizar aulas práticas com os alunos principalmente aqueles dos anos iniciais, limitando a abordagem de novas metodologias e uma formação adequada. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um laboratório de química e suas principais vidrarias bem como noções de segurança findando com a aplicação d um jogo didático para fixação dos tópicos abordados a discentes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental localizada no município de Redenção-CE.

Material e métodos

Essa ação foi elaborada como uma oficina intitulada “Pequenos Cientistas Conhecendo o Laboratório” tendo como objetivo trazer alunos dos anos iniciais, mais especificamente do 5° ano de uma escola municipal localizada em Redenção- CE, para visitarem um laboratório de Química da UNILAB. Inicialmente realizou-se uma avaliação pré-atividade com a participação de 27 alunos incluindo as seguintes perguntas fechadas: “Você já foi em um laboratório?”, “Você sabe o que são as Vidrarias?” e “Os laboratórios são importantes no ensino?” Após isso, introduziram-se conceitos explicando o que é um laboratório, apresentou-se as vidrarias bem como as medidas de segurança necessárias. Em seguida, os alunos foram separados em 3 grupos de 4 discentes e 3 grupos de 5 discentes para que pudessem manipular sozinhos algumas vidrarias pela mistura de água e corante a fim de observarem a formação de novas cores. Posteriormente, a turma foi novamente separada, dessa vez em um grupo 13 alunos que tinham cartas com desenho de vidrarias diversas e outro com 14 alunos que tinham cartas com a função de determinadas vidrarias. Aplicou-se o jogo de flash cards itens de laboratório adquirido através da lojinha de atividades do instagram @ciencia.interativa. A dinâmica consistia na escolha de uma carta por um grupo que mostraria a outra equipe que deveria mostrar a carta correspondente, alternando as rodadas entre os grupos. Por fim, houve a realização de uma avaliação pós atividade, tendo 3 perguntas fechadas e 1 aberta sendo elas aplicadas na seguinte ordem: “Você sabe o que são as vidrarias?”, “Os laboratórios são importantes no ensino? Por quê?”, “Quanto essa atividade ajudou você a entender sobre os laboratórios?”, “Qual vidraria você gostou mais?".

Resultado e discussão

Na execução da atividade com a turma em questão (Figura 1), a fim de ter uma visão inicial da compreensão dos estudantes sobre o tema 81,4% disseram não ter ido a um laboratório antes. Quando perguntado se eles sabiam o que eram as vidrarias, 77,7% disseram saber.Todos afirmaram que os laboratórios eram importantes no ensino (Quadro 1).Ao manusearem as vidrarias previamente preparadas para os grupos de alunos,percebeu-se que a turma recebeu a prática de uma maneira positiva, tanto pelo fato de serem eles manipulando o material como pela interação destes ao fazerem novas cores a partir das soluções com corante expostas na bancada. Na etapa seguinte, o jogo de flash cards itens de laboratório, por ser um jogo e promover uma competitividade saudável,os alunos ficaram atentos à atividade e tiveram um número de respostas assertivas consideradas no que condiz a fixação do que tinham visto durante a explicação. Por fim, na avaliação final, realizada em sala de aula com 24 alunos do total inicial de 27 alunos, todos afirmaram saber o que eram as vidrarias quando perguntado novamente. A fim de, saber qual teria chamado a atenção dos estudantes ao ser perguntado “qual vidraria você gostou mais?” 45,8% responderam pipeta, 37,5% Becker, 12,5% apontaram o pipetador e 4,1% indicou tubo de ensaio. Ao ser perguntado aos alunos se os laboratórios são importantes no ensino e porquê, cerca de 91,8% optaram pela resposta “sim, para entender melhor a atividade”, 8,2% disseram “sim, porque é legal praticar” e nenhum aluno optou pela não importância dos laboratórios no ensino. Na avaliação da compreensão e satisfação da atividade (0 a 10) cerca de 83,3% deram a nota máxima,8,3% atribuíram nota 7, 4,1% deu nota 9 e 4,1% considerou a atividade mediana avaliando-a com nota 5 (Quadro 1).

Quadro 1

Avaliação pré e pós atividade laboratorial

Figura 1

Foto geral da turma de 5ºano no Laboratório da UNILAB

Conclusões

Constatou-se que a realidade de ensino dos alunos dos anos iniciais de Redenção ainda não dá oportunidades suficientes a esses estudantes para conhecerem espaços diversificados de ensino. Já que a região ainda carece de investimento na educação para uma maior diversificação de metodologias. O acompanhamento do assunto junto a metodologias mais interativas intensifica o aprendizado, no caso em questão, a interação com as vidrarias no espaço laboratorial junto ao jogo didático influenciou para a assimilação e fixação de conceitos bem como um maior entrosamento entre a turma.

Agradecimentos

Ao Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB.

Referências

MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte et al.. Ensino de química: realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662. Acesso em: 29/07/2022.

LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; ANDRADE, Suelânea Aparecida.
Videocast: uma abordagem sobre pilhas eletrolíticas no ensino de química. Tecnologias na Educação. n. 1, 2010.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau