Autores
Soares de Sousa, F.D. (UNILAB) ; Maia Junior, A.N. (E.M.E.I.E.F SEBASTIÃO JOSÉ) ; Blenda de Lima, C. (UNILAB) ; Braga da Silva, V. (UNILAB) ; Gonçalves Sombra, V. (UNILAB) ; Silva de Araújo, M.R. (UNILAB)
Resumo
O presente trabalho é relato de uma palestra desenvolvida pelos membros do projeto
de extensão “Descobrindo pequenos cientistas: Divulgação de ciências para o
público infanto-juvenil” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira, aplicada em uma turma de 7º ano de ensino fundamental de uma
escola da rede pública do município de Redenção-CE. A palestra intitulada
“Educação e Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” teve o intuito de
despertar no público alvo uma consciência sobre a importância do cuidado com a
natureza a partir da educação ambiental. A palestra contribuiu para que os
participantes tivessem mais aproximação com o tema e perceber ações aplicáveis ao
cotidiano que pudessem ajudar na conservação da natureza.
Palavras chaves
Educação ambiental; Sustentabilidade; Pequenos Cientistas
Introdução
O ensino de ciências da natureza é muito importante para a formação acadêmica e
cidadã de todo individuo, a partir dos estudos dos fenômenos da natureza é
possível entender a gênese da humanidade e como acontecem as mudanças no planeta
Terra. Nessa perspectiva, para além do estudo das ciências naturais
propriamente ditas também é preciso educar para formar sujeitos conscientes da
importância de preservar os recursos naturais, a partir disso surge a Educação
Ambiental (EA).
A lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 (BRASIL, 1999) instituiu a Política
Nacional de Educação Ambiental, que dispõe sobre as diretrizes para a
implementação da EA em âmbito nacional e versa sobre as políticas públicas a
serem implementadas pelo poder público para que as instituições promovam uma
educação pautada nessa premissa.
Educar uma criança para a formação de uma consciência ambiental é bem mais fácil
do que um adulto, além disso informar bem o público infantil sobre os problemas
ambientais pode consequentemente formar futuros adultos mais preocupados com as
problemáticas relacionadas ao meio ambiente (MEDEIROS et al.2011).
Nesse sentido, entende-se a necessidade de incluir na educação básica
ferramentas que possibilitem trabalhar a EA e criar metodologias que possam
inserir interdisciplinarmente esse conceito, paralelo a outras disciplinas. A
partir disso, o presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados e
discussões da realização de uma palestra intitulada “Educação e
Sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar”, promovida pelo projeto de
Extensão Pequenos Cientistas da Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e aplicada para uma turma de 7º ano do ensino
fundamental localizada no interior do munícipio de Redenção-Ceará.
Material e métodos
Inicialmente o projeto de extensão realizou uma palestra intitulada “Educação e
Sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar” para 30 discentes de uma turma
de 7º ano do ensino fundamental. A palestra tratou sobre estratégias para
reduzir a produção de lixo e maneiras de preservar o meio ambiente. Antes da
palestra os estudantes responderam algumas perguntas sobre os conhecimentos
prévios dos assuntos que seriam abordados e no final da ação responderam um
questionário sobre o que haviam aprendido.
Questionário Prévio
Q1: O que você entende por educação ambiental?
Q2: O que é sustentabilidade?
Q3: O que você acha que é saponificação?
Questionário aplicado após a palestra
Q1: Qual a importância de reciclar, reduzir e reutilizar?
Q2: Quais os riscos do descarte inadequado de resíduos para o meio ambiente?
Q3: O que é saponificação?
Uma das maneiras de demonstrar o conceito de reciclagem, foi a exposição do
processo de saponificação na própria sala de aula. O sabão produzido pelos
bolsistas foi a partir de óleo de soja usado, que alguns estudantes levaram a
partir do pedido do professor da turma.
Após a realização da palestra os estudantes realizaram uma feira de ciências na
escola, onde a turma fez uma exposição de alguns materiais reciclados, inclusive
o sabão produzido em sala pelos membros do projeto de extensão.
A análise das informações descritas pelos estudantes e dos resultados obtidos
com a realização da palestra se deram de maneira qualitativa e em comparação com
a literatura.
Resultado e discussão
A partir da análise das respostas dos estudantes foi possível compreender a
importância que os mesmos dão para o tema e de que que forma os conhecimentos
adquiridos poderiam impactar nas suas vidas.
A seguir (Quadro 1) estão elencadas algumas das respostas dadas pelos estudantes
avaliadas como mais relevantes pela equipe que ministrou a palestra.
Tanto o estudante A, quanto B, apresentaram respostas que indicam uma certa
sensibilidade para com a questão ambiental, antes e depois da ação. A respeito
dos termos educação ambiental e sustentabilidade, ainda que as respostas não
tenham sido exatamente os seus respectivos significados, elas expressaram um
certo entendimento sobre as questões, mesmo ligadas a um certo senso comum.
Ademais, os estudantes souberam dar exemplos práticos dos problemas ambientais,
o que revela visão crítica sobre o assunto. Nenhum dos estudantes da turma soube
responder o que era saponificação no questionário prévio.
A ação culminou em uma apresentação feita pelos próprios estudantes na feira de
ciências da escola, onde os mesmos tiveram a oportunidade de compartilhar o que
aprenderam, inclusive expondo o sabão como produto da reciclagem. Nota-se que os
alunos se tornaram multiplicadores da educação ambiental naquele contexto
escolar.
Respostas de duas estudantes as avaliações prévia e final
Conclusões
Ações como a supracitada são de grande relevância para o público contemplado, pois
causam reflexão e despertam um olhar crítico para ações individuais e coletivas.
As respostas dadas foram importantes para compreender a relação do público alvo
com o tema. As crianças tiveram um papel de multiplicadoras na culminância da ação
na feira de ciências, evidenciando a facilidade em comunicar para esse público
(MEDEIROS et.al. 2011). A demonstração da reciclagem do óleo para produção de
sabão, serviu de exemplo e revelou como são diversas as possibilidades de reciclar
ao invés de poluir.
Agradecimentos
Ao Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC, da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB localizada no
município de Redenção-CE
Referências
BRASIL. Lei nº LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. [S. l.], 27 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 19 ago. 2022.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, [s. l.], v. 4, ed. 1, set 2011. Disponível em: http://www.revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/viewFile/30/26. Acesso em: 19 ago. 2022.