Autores
Oliveira, L.A.T. (IFAM-CMA) ; Coelho, M.O. (IFAM-CMA) ; Nunes, M.M. (IFAM-CMA) ; Santos, M.S.L. (IFAM-CMA)
Resumo
O fogo é um fenômeno que surge do processo da oxidação de um material combustível, liberando luz e calor. O domínio do fogo foi uma conquista que impactou e transformou a humanidade. Conhecer a domesticação, os métodos de obtenção, utilidades, motivaram esse projeto que teve como objetivo fazer um fogo sem o auxílio de tecnologias modernas e refletir sobre sua importância. A temática foi desenvolvida no IFAM-CMA, nas turmas do 1º ano. A culminância do trabalho foi um momento importante na vida dos discentes, num mundo com tantas facilidades, vivenciaram um pouco da dificuldade que era fazer um fogo sem fósforo ou isqueiro. Como resultado, mais de 53% tiveram êxito produzindo o fogo. Sem dúvidas, esse projeto os ajudou a entender a importância do fogo como marco da civilização humana.
Palavras chaves
Combustão; Energia ; Fenômeno químico
Introdução
A paisagem que nos cerca é muito diferente de como viviam os homens da caverna, o planeta mudou ao longo dos séculos devido as transformações realizadas pelo homem ao meio ambiente. Ao olharmos a vizinhança, veremos prédios, pontes, estradas, hidrelétricas, industrias. Na época dos homens primitivos, as intervenções ao meio ambiente eram mínimas.
Essas modificações e intervenções foram possíveis devido a evolução do conhecimento e a revolução tecnológica. Qual seria o gatilho que proporcionou tudo isso? Thompson (et al., 2020), responde-nos:
Um detonador importante desse longo processo ocorreu há cerca de 500 mil anos: o uso do fogo. Isso diferenciou o ser humano de outros animais. O domínio do fogo representou uma conquista importante para a humanidade, uma vez que proporcionou acesso à iluminação e proteção contra o frio (Thompson et al., 2020, p.14).
O fogo de acordo com Oliveira (2010) surge do processo de rápida oxidação de um material combustível, liberando luz, calor. Descobrir o fogo foi uma etapa importante da humanidade, mas fazê-lo representou a primeira grande revolução tecnológica. O seu domínio possibilitou: a descoberta e uso dos metais, desenvolvimento da máquina a vapor. (Thompson et al., 2020, p.104).
Até o advento do fósforo e do isqueiro o homem teve que desenvolver técnicas para iniciar a uma fogueira, tais como o atrito e o sulcador, estes consistem em acelerar o ritmo até obter chama na isca.
Com o desenvolvimento desse projeto, os discentes foram levados a experimentar um pouco da dificuldade dos nossos antepassados na elaboração de um fogo nos moldes primitivos, assim o laboratório tinha como objetivo iniciar um fogo sem o auxílio de tecnologias modernas e a refletir sobre a sua importância para a humanidade.
Material e métodos
A atividade aconteceu no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués, nas três turmas do 1º ano do Ensino Médio no ano de 2022. Com a introdução do assunto matéria e suas transformações, chegamos à temática fogo como uma das primeiras descobertas que caracterizaram o surgimento da civilização humana, isto é, o importante detonador para novas descobertas e modificações.
Assim, surgiu o projeto: Fazendo fogo: uma viagem ao passado. Neste, as turmas foram divididas em equipes de até oito componentes. Feito isso, foi sugerido que os mesmos assistissem ao filme: “A guerra do fogo”, de 1982, do diretor Jean-Jacques Annaud, que está disponível no canal do Youtube do professor Cesar Mota (2021), estudassem no livro didático o tópico que trata desse assunto e fizessem pesquisas na internet para uma melhor compreensão da temática.
O trabalho foi organizado em três partes:
1º Teórica – Pesquisas sobre o fogo:
- Quais as formas naturais?
- Quando ocorreu a sua domesticação?
- Quais as principais técnicas para iniciar um fogo sem fósforos e/ou isqueiros?
- Qual a importância deste fenômeno para o desenvolvimento da humanidade?
2º Prática – Experimental:
- Fazer um vídeo produzindo o seu próprio fogo sem auxílio de tecnologias modernas;
3º Reflexão – Roda de conversa:
- Quais as maiores dificuldades para iniciar o fogo?
- O que essa experiência representou para você?
Os grupos tiveram o prazo de um mês para apresentar o resultado da pesquisa, juntamente com o vídeo da produção do fogo. A forma da apresentação foi no formato de seminário e ao final, realizou-se uma roda de conversa sobre a experiência. A defesa deste trabalho representou uma das notas da 1º etapa.
Resultado e discussão
Foram quinze grupos empenhados em desenvolver este trabalho. Na parte teórica, todos responderam às perguntas explanando o quanto este fenômeno foi importante para o desenvolvimento da humanidade, nos quais destacaram: mudanças na fisiologia, aumento da expectativa de vida, conforto, proteção e maior mobilidade.
No que tange as transformações que ocorreram ao redor do homem, destacaram o fogo como primícias dos grandes eventos tecnológicos como produção de armas, utensílios e fonte de calor para máquinas térmicas.
As técnicas utilizadas foram: arco e broca (8), taquara de bambu (4) e broca manual (3), (Imagem 1).
Dos grupos, seis conseguiram produzir o seu fogo, quatro ficaram somente na fumaça e cinco não conseguiram nem produzir faísca.
Dos seis grupos que conseguiram produzir o fogo, a técnica que obteve o melhor resultado foi o arco e broca com quatro grupos e outros dois usaram a taquara de bambu.
A roda de conversa foi um momento importante em nosso projeto, onde os discentes explanaram as suas reflexões. Vejamos alguns relatos:
1º Quais as maiores dificuldades para iniciar o fogo?
Primeiramente, encontrar os materiais certos e testá-los até achar o que mais funcionava, exemplo: pedras, madeiras e galhos.
Encontrar a melhor técnica para fazer o fogo.
Ficar horas tentando fazer o fogo.
Girar o graveto foi cansativo e doloroso, pois podíamos nos machucar.
2º O que essa experiência representou para você?
Nos ensinou o quanto foi difícil a vida dos nossos antepassados.
Ensinou que o instinto de sobrevivência era a energia que precisavam para ficar horas tentando fazer o seu fogo.
Que quase tudo que temos hoje, o fogo em algum momento foi importante na sua produção.
Fonte: Print dos vídeos dos Alunos IFAM/CMA
Conclusões
As experiências vivenciadas por nossos discentes, foram muito importantes para reflexão, uma vez que eles vivem num mundo com tantas facilidades. Eles experimentaram um pouco da dificuldade em fazer um fogo sem fósforo e isqueiro. Como resultado, mais de 53% tiveram êxito produzindo o fogo e 26% ficaram na fumaça. A prática mostrou que a necessidade da sobrevivência era o que motivava e anestesiava a dor dos antepassados, e a dos discentes era pegar uma boa nota.
Sem dúvidas esse projeto os ajudou a entender a importância do fogo para o desenvolvimento da humanidade em todos os aspectos.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Amazonas, campus Maués pela colaboração na atividade e apoio na participação do evento.
Referências
MOTA, C. A guerra do fogo. Disponível no site: <https://www.youtube.com/watch?v=EZoj1fVslkE>. Acesso no dia 15/02/22.
OLIVEIRA, A. A descoberta que mudou a humanidade. Disponível no site: <https://cienciahoje.org.br/coluna/a-descoberta-que-mudou-a-humanidade/>. Acesso no dia 10/02/2022.
THOMPSON, M. et al. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. - São Paulo/SP: Moderna, 2020.