• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Contextualizando a experimentação: uma atividade corroborativa no ensino de Química

Autores

Soares, E.M.C. (IFPB) ; Farias, J.S. (IFPB) ; Miranda, A.X. (IFPB) ; Rodrigues, K.K.P. (IFPB) ; Medeiros, L.O.N. (IFPB) ; Silva, G.F. (IFPB) ; Figueiredo, A.M.T.A. (IFPB)

Resumo

A Química é uma ciência que está presente em múltiplas situações do cotidiano, ademais é transmitida de forma descontextualizada, necessitando da experimentação para sanar tal questão. Contudo, a carência de laboratórios de Química ou de materiais/reagentes dificultam a execução de experimentos. Mediante a escassez de laboratórios nas redes escolares, este trabalho objetivou o desenvolvimento da atividade de ensino denominada “Introdução ao Laboratório de Química”, para estudantes do Ensino Médio, sendo realizada pelo grupo PET Química, do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, por meio de metodologias qualitativas e participantes. Os dados, coletados por meio de depoimentos dos alunos, indicaram que a atividade contribuiu de forma significativa para o seu aprendizado.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimentação; Laboratório

Introdução

A Química é uma ciência experimental que deve proporcionar na sua aprendizagem a compreensão do mundo físico e as transformações que nele acontecem. Sendo assim, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) destacam que o Ensino de Química deve viabilizar aos discentes o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de construir uma relação entre as aplicações teóricas e práticas da referida disciplina (BRASIL, 2002). No entanto, o uso de práticas pedagógicas defasadas ainda permeiam o processo de ensino. Coadunado a tal fato, ainda é possível destacar a ausência de laboratórios de Química em escolas do nível básico de ensino. Segundo Farias et al. (2009), as práticas experimentais oportunizam uma aproximação e consequente compreensão com a Química teórica vista na sala de aula, bem como com o cotidiano dos discentes. Diante disso, é fundamental o uso de metodologias diversificadas que estimulem a aprendizagem e formação crítica dos discentes, a exemplo do uso da experimentação. Sob esse viés, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa, desenvolveu uma atividade de ensino denominada “Introdução ao Laboratório de Química – ILQ”, objetivando facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da experimentação para discentes do nível médio. Tal práxis foi realizada no Laboratório de Química, da supracitada instituição.

Material e métodos

A presente pesquisa embasou-se nas metodologias qualitativa e participante. Esta última “[...] aproxima o pesquisador do fenômeno a ser investigado e igualmente de construir o conhecimento acerca desse fenômeno” (FAERMAN, 2014, p. 43). Enquanto que, a metodologia qualitativa reconhece uma perspectiva a qual conta com a percepção de todos os componentes de uma situação (ANDRÉ; GATTI, 2011). Nessa conjuntura, o programa PET Química, do IFPB, Campus João Pessoa, ofertou a atividade de ensino “Introdução ao Laboratório de Química”, que consiste em aulas introdutórias de laboratório, na qual são apresentadas práticas experimentais contextualizadas ao cotidiano do discente. Tal atividade foi aplicada no primeiro semestre de 2022 e realizada no laboratório de Química da supramencionada instituição. No total, participaram da atividade 20 (vinte) discentes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio pertencentes a uma escola do nível médio de ensino, localizada na cidade de João Pessoa - PB. A princípio, foi desenvolvido um planejamento didático pelos PETianos (bolsistas do PET Química) e selecionados 6 (seis) experimentos concernentes aos conteúdos químicos vistos em sala de aula. Os experimentos apresentados na atividade foram, respectivamente: I) Vidrarias; II) Medição de volumes; III) Indicadores ácido-base; IV) Preparo de soluções; V) Técnicas para separação de misturas; VI) Teste de chamas. Para a coleta dos resultados foi solicitado aos participantes que expressassem suas considerações e experiências por meio de gravações de áudios ou mensagens de texto, visando avaliar a satisfação dos estudantes no tocante a atividade de ensino e, assim, verificar a validação da metodologia aplicada, destacando possíveis mudanças para futuras melhorias.

Resultado e discussão

A atividade de ensino “Introdução ao Laboratório de Química” contou com a exposição de alguns equipamentos do laboratório e suas utilidades, por intermédio da demonstração de técnicas de medição de volume, preparo de soluções e métodos de separação de misturas. Segundo Silva (2020), tais técnicas têm o objetivo de facilitar o entendimento de alguns conceitos químicos, por parte do público-alvo. Deste modo, foram discutidas também questões quanto às normas de segurança e o manuseio correto das vidrarias (Figura 1). Como método avaliativo, foram verificados alguns depoimentos dos discentes a respeito da intervenção pedagógica desenvolvida (Quadro 1). Diante das ponderações analisadas, constatou-se a eficácia da união entre as teorias químicas e suas aplicações práticas, indicando que a metodologia empregada na atividade conferiu aos participantes um aprendizado mais significativo. Portanto, apesar da proposta educacional em tela ter ocorrido em um único momento de aprendizagem, a colaboração ativa dos alunos participantes evidencia a efetividade da ampliação de metodologias ativas no ensino das ciências, tais como a experimentação que funciona como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes de Ensino Médio, possibilitando aos mesmos a aquisição de competências e habilidades críticas no que se refere ao ensino da Química.

Figura 1

Desenvolvimento da atividade de ensino “ILQ” no Laboratório de Química do IFPB.

Quadro 1:

Depoimentos dos discentes participantes da atividade.

Conclusões

Diante da atividade proposta, nota-se que as dificuldades dos discentes em assimilar os conteúdos de Química podem ser minimizadas mediante a utilização de experimentos. A experimentação é de suma importância no Ensino de Química, visto que proporciona aos discentes uma facilitação do processo de ensino e aprendizagem, dando significado aos conhecimentos transmitidos. Sob esse viés, a atividade ILQ favoreceu a experiência dos alunos em um laboratório de Química, validando uma associação entre o conteúdo teórico com o experimental.

Agradecimentos



Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. p. 144.

FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. In: I CONGRESSO. 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf>. Acesso em: 12 de jul de 2022.

FAERMAM, L. A. A Pesquisa Participante: Suas Contribuições no Âmbito das Ciências Sociais. Revista Ciências Humanas, Taubaté-SP, v.7, n.1, p. (41-56), jan-jun/2014. Disponível em:< https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/121>. Acesso em: 10 de jul de 2022.

ANDRÉ, M.; GATTI, B. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, V. C.; CARDOSO, P. H. G.; GUEDES, F. N.; LIMA, M. D. C.; AMORIM, C. M. G. Didáticas experimentais como ferramenta de ensino nas aulas de química do ensino médio. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e41973547-e41973547, 2020.

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