Autores
Sentanin, F. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Ariane Carolina, R. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Marcos R. V., L. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Ana Claudia, K. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP)
Resumo
Este trabalho relata o estudo e a análise da influência de um vídeo de
divulgação
científica na percepção de estudantes do ensino médio em relação à Universidade
Pública, à pesquisa realizada na Universidade Pública e a própria divulgação
científica, e na Motivação desses estudantes para aprender Química. O vídeo foi
disponibilizado como atividade em palestras de divulgação científica para os
estudantes. As análises foram baseadas questionários, e os dados foram
analisados por estatística descritiva e pelo processo de categorização simples.
Os resultados mostraram que o vídeo foi capaz de difundir o valor e a
importância da Universidade pública, de sua pesquisa
científica e da própria divulgação científica, além de motivar os estudantes a
aprender Química.
Palavras chaves
Divulgação científica; vídeos de divulgação; Ensino de Química
Introdução
A comunicação de descobertas científicas é de extrema importância,
pois seu principal objetivo é preencher a lacuna entre a comunidade científica e
a população em geral (MYERS, 2003). Os vídeos do Youtube são utilizados como
ferramenta de ensino e têm contribuído efetivamente para a aprendizagem dos
alunos (RICHARDS-BABB et. al, 2014; RANGA, 2017; ROSHINI RAMACHANDRAN, SPARCK e
LEVIS-FITZGERALD, 2019). No entanto, no que diz respeito à divulgação de
pesquisas realizadas por universidades, não há relatos desse tipo de divulgação.
No presente trabalho realizou-se a divulgação e análise da influência de um
vídeo de divulgação científica de uma pesquisa de Química na percepção de alunos
do ensino médio em relação à universidade pública, à sua pesquisa científica e a
própria divulgação científica. O vídeo foi desenvolvido para divulgar o projeto
intitulado “Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para análise e
degradação de desreguladores endócrinos: materiais, sensores, processos e
divulgação científica, e mostra a importância dos corantes no cotidiano. O vídeo
foi utilizado como atividade em palestras de divulgação científica para alunos
de ensino médio de escolas públicas da região. As análises foram baseadas
questionários, e os dados foram analisados por estatística descritiva e por
categorização simples (BRYMAN e BURGESS, 2002) de acordo com as categorias:
Percepção da Universidade Pública, Importância da Pesquisa na Universidade
Pública e Importância da Divulgação Científica. Os resultados mostraram que é
possível divulgar a pesquisa científica por meio de vídeos para alunos do ensino
médio, e que o vídeo o foi capaz de difundir o valor e a importância da pesquisa
científica nas universidades, assim como motivar os estudantes a aprender
Química.
Material e métodos
Um vídeo de divulgação científica foi produzido para disponibilização online. A
concepção do vídeo envolveu cuidados pedagógicos e técnicos. Dentre as questões
pedagógicas, considerou-se a duração do vídeo (GUO, KIM, e RUBIN, 2014), o
cuidado com obstáculos epistemológicos na forma como a ciência é apresentada
(TABER, 2003) e a contextualização do conteúdo com o cotidiano da sociedade
(PERIN, 2011). O vídeo foi desenvolvido para divulgar o projeto intitulado
“Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de
interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação
científica. Além da abordagem da contaminação aquática e terrestre por corantes,
fármacos e pesticidas, apresenta também os processos eletroquímicos como
possíveis tratamentos dessas matrizes contaminadas. No vídeo, discute-se sobre a
importância dos corantes para o cotidiano e o quanto eles vêm sendo alvo de
pesquisas que buscam formas para a sua degradação. Além disso, a formação de
radicais livres é abordada para explicar degradação do corante Reativo Azul 19,
um contaminante ambiental. O objetivo principal desse vídeo foi mostrar a
importância da pesquisa científica e sua relação com a sociedade. De um modo
geral, o vídeo tem como intuito desmistificar a ciência, e mostrar que o
cientista é uma pessoa comum, que trabalha com responsabilidade.
Com o intuito de analisar a influência do vídeo na percepção dos estudante em
relação às universidades, suas pesquisas e à divulgação científica, e na
motivação para aprender Química, ele foi utilizado como uma atividade em
palestras de divulgação científica para estudantes de ensino médio de escolas
públicas da região. Esta pesquisa compreende a utilização de instrumentos
qualitativos (questionários) para análise de dados
Resultado e discussão
A Percepção sobre a Universidade Pública
De acordo com os resultados, nota-se que para a pergunta “Você conhece alguma
Universidade Pública? Se sim, qual?”, a maioria dos estudantes, 91,7%, disseram
não conhecer nenhuma Universidade Publica, e dos 2 estudantes (8,3%) que
disseram conhecer alguma Universidade Publica, um não se lembrava o nome e o
outro relatou conhecer a USP. Nota-se através desse resultado a falta da
divulgação científica, onde a maioria dos estudantes nem sequer conhecem uma
Universidade Pública. Essa percepção dos respondentes está de acordo com Thorn e
Sôo (2006) que afirmam que no caso do Brasil, as universidades assumem a
responsabilidade de ensinar, pesquisar e também divulgar o seu conhecimento à
comunidade, ou seja, as mudanças provocadas pelos avanços da ciência não devem
ficar restritas à comunidade científica, elas devem transformar também a
sociedade e a vida das pessoas, inclusive aquelas que não estão diretamente
relacionadas às pesquisas. Também Tala e Vesterinen (2012) que reiteram que o
conhecimento científico oferece às pessoas possibilidades de entendimento e de
crítica sobre o que ocorre na sociedade. Dessa forma, pode-se inferir a
importância da divulgação científica. Ainda nesse contexto de acordo com
Scharrer et al. (2017), é importante destacar que "a divulgação científica
pressupõe um processo de recodificação, ou seja, a transposição de uma linguagem
especializada para uma não especializada". Se essa transposição não for
realizada, o expectador perde o interesse pelo que está sendo divulgado.
Portanto, o papel do divulgador científico é tornar o conhecimento adquirido com
o desenvolvimento da pesquisa acessível ao maior número de pessoas.
Conclusões
Neste estudo, verificou-se que é possível realizar a divulgação de uma pesquisa
científica através de vídeo utilizado como atividade em palestra de divulgação
científica para estudantes de ensino médio. A partir dos resultados obtidos,
verificou-se que o vídeo de divulgação científica pôde ser divulgado e que foi
capaz de propagar o valor e importância da universidade pública, de sua pesquisa
científica e da própria divulgação científica, e que ele também foi capaz de
motivar os estudantes a aprender Química.
Agradecimentos
Os autores agradecem à USP, ao IQSC, às escolas e alunos que participaram do
estudo e à FAPESP (2017/10118-0, 2014/02522-7, 2018/20145-7, 2019/04543-5), CNPq
(465571/2014-0, 457780/2013-4) CAPES (88.887.126/2017/00) e PRG-USP.
Referências
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