• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Influência de um Vídeo de divulgação científica de Química na percepção de estudantes do ensino médio em relação à pesquisa científica universitária em Química e na motivação para aprender Química.

Autores

Sentanin, F. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Ariane Carolina, R. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Marcos R. V., L. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP) ; Ana Claudia, K. (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - USP)

Resumo

Este trabalho relata o estudo e a análise da influência de um vídeo de divulgação científica na percepção de estudantes do ensino médio em relação à Universidade Pública, à pesquisa realizada na Universidade Pública e a própria divulgação científica, e na Motivação desses estudantes para aprender Química. O vídeo foi disponibilizado como atividade em palestras de divulgação científica para os estudantes. As análises foram baseadas questionários, e os dados foram analisados por estatística descritiva e pelo processo de categorização simples. Os resultados mostraram que o vídeo foi capaz de difundir o valor e a importância da Universidade pública, de sua pesquisa científica e da própria divulgação científica, além de motivar os estudantes a aprender Química.

Palavras chaves

Divulgação científica; vídeos de divulgação; Ensino de Química

Introdução

A comunicação de descobertas científicas é de extrema importância, pois seu principal objetivo é preencher a lacuna entre a comunidade científica e a população em geral (MYERS, 2003). Os vídeos do Youtube são utilizados como ferramenta de ensino e têm contribuído efetivamente para a aprendizagem dos alunos (RICHARDS-BABB et. al, 2014; RANGA, 2017; ROSHINI RAMACHANDRAN, SPARCK e LEVIS-FITZGERALD, 2019). No entanto, no que diz respeito à divulgação de pesquisas realizadas por universidades, não há relatos desse tipo de divulgação. No presente trabalho realizou-se a divulgação e análise da influência de um vídeo de divulgação científica de uma pesquisa de Química na percepção de alunos do ensino médio em relação à universidade pública, à sua pesquisa científica e a própria divulgação científica. O vídeo foi desenvolvido para divulgar o projeto intitulado “Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para análise e degradação de desreguladores endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, e mostra a importância dos corantes no cotidiano. O vídeo foi utilizado como atividade em palestras de divulgação científica para alunos de ensino médio de escolas públicas da região. As análises foram baseadas questionários, e os dados foram analisados ​​por estatística descritiva e por categorização simples (BRYMAN e BURGESS, 2002) de acordo com as categorias: Percepção da Universidade Pública, Importância da Pesquisa na Universidade Pública e Importância da Divulgação Científica. Os resultados mostraram que é possível divulgar a pesquisa científica por meio de vídeos para alunos do ensino médio, e que o vídeo o foi capaz de difundir o valor e a importância da pesquisa científica nas universidades, assim como motivar os estudantes a aprender Química.

Material e métodos

Um vídeo de divulgação científica foi produzido para disponibilização online. A concepção do vídeo envolveu cuidados pedagógicos e técnicos. Dentre as questões pedagógicas, considerou-se a duração do vídeo (GUO, KIM, e RUBIN, 2014), o cuidado com obstáculos epistemológicos na forma como a ciência é apresentada (TABER, 2003) e a contextualização do conteúdo com o cotidiano da sociedade (PERIN, 2011). O vídeo foi desenvolvido para divulgar o projeto intitulado “Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica. Além da abordagem da contaminação aquática e terrestre por corantes, fármacos e pesticidas, apresenta também os processos eletroquímicos como possíveis tratamentos dessas matrizes contaminadas. No vídeo, discute-se sobre a importância dos corantes para o cotidiano e o quanto eles vêm sendo alvo de pesquisas que buscam formas para a sua degradação. Além disso, a formação de radicais livres é abordada para explicar degradação do corante Reativo Azul 19, um contaminante ambiental. O objetivo principal desse vídeo foi mostrar a importância da pesquisa científica e sua relação com a sociedade. De um modo geral, o vídeo tem como intuito desmistificar a ciência, e mostrar que o cientista é uma pessoa comum, que trabalha com responsabilidade. Com o intuito de analisar a influência do vídeo na percepção dos estudante em relação às universidades, suas pesquisas e à divulgação científica, e na motivação para aprender Química, ele foi utilizado como uma atividade em palestras de divulgação científica para estudantes de ensino médio de escolas públicas da região. Esta pesquisa compreende a utilização de instrumentos qualitativos (questionários) para análise de dados

Resultado e discussão

A Percepção sobre a Universidade Pública De acordo com os resultados, nota-se que para a pergunta “Você conhece alguma Universidade Pública? Se sim, qual?”, a maioria dos estudantes, 91,7%, disseram não conhecer nenhuma Universidade Publica, e dos 2 estudantes (8,3%) que disseram conhecer alguma Universidade Publica, um não se lembrava o nome e o outro relatou conhecer a USP. Nota-se através desse resultado a falta da divulgação científica, onde a maioria dos estudantes nem sequer conhecem uma Universidade Pública. Essa percepção dos respondentes está de acordo com Thorn e Sôo (2006) que afirmam que no caso do Brasil, as universidades assumem a responsabilidade de ensinar, pesquisar e também divulgar o seu conhecimento à comunidade, ou seja, as mudanças provocadas pelos avanços da ciência não devem ficar restritas à comunidade científica, elas devem transformar também a sociedade e a vida das pessoas, inclusive aquelas que não estão diretamente relacionadas às pesquisas. Também Tala e Vesterinen (2012) que reiteram que o conhecimento científico oferece às pessoas possibilidades de entendimento e de crítica sobre o que ocorre na sociedade. Dessa forma, pode-se inferir a importância da divulgação científica. Ainda nesse contexto de acordo com Scharrer et al. (2017), é importante destacar que "a divulgação científica pressupõe um processo de recodificação, ou seja, a transposição de uma linguagem especializada para uma não especializada". Se essa transposição não for realizada, o expectador perde o interesse pelo que está sendo divulgado. Portanto, o papel do divulgador científico é tornar o conhecimento adquirido com o desenvolvimento da pesquisa acessível ao maior número de pessoas.

Conclusões

Neste estudo, verificou-se que é possível realizar a divulgação de uma pesquisa científica através de vídeo utilizado como atividade em palestra de divulgação científica para estudantes de ensino médio. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que o vídeo de divulgação científica pôde ser divulgado e que foi capaz de propagar o valor e importância da universidade pública, de sua pesquisa científica e da própria divulgação científica, e que ele também foi capaz de motivar os estudantes a aprender Química.

Agradecimentos

Os autores agradecem à USP, ao IQSC, às escolas e alunos que participaram do estudo e à FAPESP (2017/10118-0, 2014/02522-7, 2018/20145-7, 2019/04543-5), CNPq (465571/2014-0, 457780/2013-4) CAPES (88.887.126/2017/00) e PRG-USP.

Referências

BRYMAN, A.; BURGESS, B. Analyzing qualitative data. Routledge, 2002.
GUO, P.J.; KIM, J.; RUBIN, R. How video production affects student engagement: An empirical study of MOOC videos. In Proceedings of the first ACM conference on Learning@ scale conference., p. 41-50, 2014.
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RICHARDS-BABB, M.; CURTIS, R.; SMITH, V. J. and XU, M. Problem Solving Videos for General Chemistry Review: Students’. J.Chem.Educ., 91, p. 1796−1803, 2014.
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SCHARRER, L.; RUPIEPER, Y.; STADTLER, M.; BROMME, R. When science becomes too easy: Science popularization inclines laypeople to underrate their dependence on experts. Public Underst. Sci., 26(8), p. 1003-1018, 2017.
TABER, K.S. Mediating mental models of metals: Acknowledging the priority of the learner's prior learning. Sci. Educ., 87(5), p. 732-758, 2003.
TALA, S.; VESTERINEN, V. Nature of Science Contextualized: Studying Nature of Science with Scientists. Sci. Educ., 24, p. 435–457, 2015.
THORN, K.; SOO, M. Latin American universities and the third mission: trends, challenges, and policy options. The World Bank, 2006.

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