Autores
Gomes Lima dos Santos, D. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; de Lima, M.S. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Queiroz, S.L. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a aplicação de um estudo de caso
interrompido, na temática impacto de metais pesados em rios próximos a áreas de
mineração, junto à graduandos em química matriculados em uma disciplina de
comunicação científica. Os estudantes produziram textos dissertativos-
argumentativos que abordavam a resolução do caso, os quais foram analisados sob
a perspectiva da análise textual discursiva, visando identificar os
conhecimentos ambientais com os quais os estudantes tiveram de lidar durante a
resolução do caso, e como tais conhecimentos se associam aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da ONU. O caso propiciou a discussão de diferentes
conhecimentos ambientais associados, principalmente, com as metas o objetivo de
Consumo e Produção Responsáveis.
Palavras chaves
estudo de caso; conhecimento ambiental; graduação em química
Introdução
Apesar das suas grandes contribuições para a economia do Brasil, a mineração é
uma das atividades antrópicas mais recorrentes para a contaminação do nosso meio
ambiente por metais pesados (ROCHA et al., 2018). A dispersão de tais substância
é altamente preocupante, dada a grande possibilidade de introdução das mesmas na
cadeia alimentar. A temática dos impactos da mineração pode promover a
contextualização e discussão de conteúdos químicos e conhecimentos ambientais
que geralmente não são tratados no livro didático e auxiliar na formação de uma
consciência ecológica, importante também para a promoção do desenvolvimento
sustentável (PETILLION et al., 2019; LIMA et al., 2022).
O conhecimento ambiental pode ser entendido como dividido em três grupos:
conhecimento do sistema, que se relaciona aquilo que se sabe sobre as
características dos problemas ambientais; conhecimento relacionado à ação, que
diz respeito à possíveis ações e suas consequências no meio ambiente; e
conhecimento de eficácia, que se refere aos recursos que podem auxiliar na
mitigação de impactos ambientais (FRICK et al., 2004).
A promoção de tais conhecimentos é mais efetiva quando realizada por meio de
metodologias ativas de ensino, tais como os estudos de caso (SÁ et al., 2007).
Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os conhecimentos
ambientais que graduandos em química tiveram que lidar durante a resolução de um
estudo de caso interrompido (ECI) (HERREID, 2005). Foram identificados ainda
como tais conhecimentos se relacionam com às metas estabelecidas nos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que se configuram como um conjunto
de metas para a preservação e estabilidade dos ecossistemas e promoção da
prosperidade e bem-estar físico-social dos indivíduos.
Material e métodos
O ECI foi aplicado junto a dois grupos de quatro e cinco bacharelandos em
química, matriculados em uma disciplina de comunicação científica. O caso,
intitulado Resquícios de um Passado Chumbado, trata da contaminação de
sedimentos de rios próximos a minas de chumbo desativadas. O ECI foi dividido em
quatro partes, as quais possuem uma narrativa, que introduz as informações sobre
o problema; e questões, que subsidiaram as atividades de busca de soluções. Tais
partes e atividades foram construídas visando-se contemplar as etapas de
aplicação propostas por Herreid (2005), nas quais os estudantes, em suma, foram
requisitados a levantar hipóteses (Parte I), delinear um procedimento
experimental (Parte II), argumentar a favor do procedimento (Parte III), e
interpretar dados, discutindo resultados e avaliando soluções (Parte IV). Dada a
pandemia de COVID-19, tais atividades foram realizadas de maneira remota, ao
longo de oito encontros, com apoio das plataformas Google Meet e Tidia-Ae.
Finalizada a aplicação, os nove estudantes foram requisitados a,
individualmente, escreverem um texto dissertativo-argumentativo, com estrutura
semelhante à de um artigo original de pesquisa, acerca o processo de resolução.
O corpus de análise deste estudo se constitui nos referidos textos, os quais
foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (MORAES;
GALIAZZI, 2011), visando-se identificar os conhecimentos ambientais resgatados
pelos estudantes no processo de resolução do ECI. Para tal, as sentenças
terminadas em ponto final das seções Resultados e Discussão e Conclusões foram
tidas como unidades de análises, identificando-se os conhecimentos ambientais
predominantes (FRICK et al., 2004), e como tais se relacionavam com os ODS.
Resultado e discussão
A Figura 1 ilustra os conhecimentos ambientais com os quais os estudantes
tiveram que lidar durante a resolução do ECI Resquícios de um Passado Chumbado,
mostrando ainda a frequência da presença deles entre os nove textos analisados e
os ODS associados.
O conhecimento ‘Metais Pesados’ representa um conhecimento do sistema,
identificado quando os estudantes descreviam características do chumbo e outros
metais pesados (origens naturais e artificiais, toxicidade etc.), e seus efeitos
no meio ambiente (problemas de saúde bioacumulação, biomagnificação etc.). Este
se relaciona com as metas 2.1, 3.9 e 12.4 dos ODS.
O conhecimento ‘Características e Dinâmica dos Sedimentos’ se caracteriza como
mais um conhecimento do sistema e foi identificado em trechos nos quais os
estudantes explicavam a mobilidade dos metais analisados em termos das
características e a dinâmica dos mesmos nos sedimentos dos rios. O conhecimento
se relaciona com a meta 6.3 dos ODS.
Já o conhecimento ‘Impacto de Ações Antrópicas no Meio Ambiente’ representa um
conhecimento relacionado à ação, e foi observado em trechos nos quais os
estudantes exemplificavam ações antrópicas (empilhamento de escórias às margens
do rio, perturbação dos sedimentos por navegação etc.) que causaram a
contaminação dos rios investigados no estudo de caso. O conhecimento se
relaciona com os ODS 6.3, 11.6 e 12.4 dos ODS.
Por fim, o conhecimento ‘Parâmetros de Avaliação’, que representa um
conhecimento relacionado à ação, foi constatado quando os estudantes faziam uso
de valores de referência para avaliar a concentração de metais nos sedimentos e
avaliar a contaminação dos rios. Desta maneira, o este se relaciona com os ODS,
em relação às metas 12.2 e 16.b.
Frequência de menções de conhecimentos ambientais nos textos sobre o ECI Resquícios de Um Passado Chumbado e ODS associados.
Conclusões
A resolução do ECI Resquícios de um Passado Chumbado propiciou a aproximação dos
graduandos em química com uma temática recorrente e de tamanha importância, bem
como o desenvolvimento de diferentes tipos de conhecimento ambientais (Metais
Pesados, Características e Dinâmica dos Sedimentos, Impacto de Ações Antrópicas
no Meio Ambiente e Parâmetros de Avaliação), que permeiam diferentes metas
estabelecidas nos ODS, o que pode favorecer o desenvolvimento de uma consciência
ecológica e a discussão de temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável
em cursos superiores de química.
Agradecimentos
À FAPESP (Processos 2018/23809-3; 2020/14789-9) e CNPq (Processos 304974/2020-0).
Referências
FRICK, J.; KAISER, F. G.; WILSON, M. Environmental knowledge and conservation behaviour: Exploring prevalence and structure in a representative sample. Personality and Individual Differences, v. 37, p. 1597–1613, 2004.
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LIMA, M. S.; OLIVEIRA, I. M.; QUEIROZ, S. L. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: resíduos sólidos urbanos em foco. Química Nova na Escola, v. 44, n. 2, p. 149-159, 2022.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 2. Ed. Rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
PETILLION, R. J.; FREEMAN, T. K.; MCNEIL, W. S. United nations sustainable development goals as a thematic framework for an introductory chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 12, p. 2845-2851, 2019.
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SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, 2007.