• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

O USO DE METAIS ORGANICOS (MOFS) NA ELETROOXIDAÇÃO DE ALCOOIS DE CADEIA PEQUENA PARA O USO EM CELULAS A COMBUSTÍVEL

Autores

Campos, I. (UFMA) ; Pereira, F. (UFMA) ; Santos, W. (UFMA) ; Lima, R. (UFMA)

Resumo

Este trabalho foi orientado a produzir um material híbrido de Pt/C e ZIF-8 para a oxidação de álcoois de pequena cadeia com finalidades energéticas. Os resultados obtidos pela técnica de Difração de Raio-X mostram que tanto o metal-orgânico (ZIF-8) foi sintetizado com sucesso bem como a introdução do catalisador metálico de Pt/C . A resposta obtida por meio da técnica de voltametria cíclica e pela técnica de cronoamperometria mostram que o catalisador ZIF-8@Pt/C possui uma atividade catalítica frente a oxidação dos principais álcoois estudados como possíveis substitutos ao hidrogênio molecular como fonte energética em uma célula a combustível.

Palavras chaves

Álcoois ; Platina; Metais Orgânicos

Introdução

O Hidrogênio molecular é atualmente o principal combustível utilizado em uma célula a combustível, mas, devido a problemas inerentes a sua estocagem e distribuição vem se tentando substituir o hidrogênio gasoso por outros compostos com uma maior densidade energética como os álcoois de pequena cadeia. Em uma célula a combustível direta a álcool (DAFC), o combustível líquido é inserido no ânodo da célula, onde se encontra o catalisador metálico que tem o papel de oxidar o álcool (MEKHILEF et al, 2012). O principal catalisador utilizado nesses sistemas eletroquímicos é a platina na forma de nanopartículas metálicas dispersas sobre um suporte sólido, geralmente, carbono de alta área superficial (VIELSTICH et al, 2007). Contudo, outros suportes vem sendo estudos a fim de melhorar a eficiência da catalítica da platina como: nanotubos de carbono (BAMBAGIONI et al,2009) e óxidos metálicos (SONG et al, 2007). No entanto surgiu uma nova classe de materiais híbridos metalorgânicos denominados de MOFs (Metal Organic Frameworks). Esses materiais são constituídos por uma extensa rede de íons ou agrupamentos metálicos (clusters) que são coordenados a moléculas orgânicas multidentadas como: os carboxilatos, as bipiridinas, os sulfonatos e os fosfonatos (FREMA et al, 2018). Com base no que foi exposto nos parágrafos anteriores, este trabalho está orientado a estudar a eletrooxidação de álcoois de pequena cadeia, sobre compostos metalorgânicos (MOFs) de Pt em meio básico utilizando as técnicas de voltametria cíclica e cronoamperometria.

Material e métodos

Todas as soluções empregadas nos experimentos foram preparadas com água deionizada (18 MΩ) a partir do sistema Millipore-MilliQ. O eletrólito suporte utilizado foi preparado a partir de NaOH (99,99%, SIGMA-ALDRICH). Na síntese das nanopartículas foram utilizados o ácido hexacloroplatinico (H2PtCl6.6H2O, SIGMA ALDRICH). Para a síntese dos eletrocatalisadores de Pt/C, foi utilizado o método de redução por álcool (método do poliol), em que o etileno glicol é o agente redutor. Para a preparação do material híbrido, 1,642g do ligante 2- metilmidazole e 0,564g do nitrato de zinco, Zn(NO3 )2 foram misturados. Ao frasco que continha o ligante, adicionou-se 20 mL de uma solução de metanol. A solução foi levada para a agitadora até que todo material estivesse dissolvido. Posteriormente, adicionou-se as 186 mg de Pt/C ao frasco com o material dissolvido. O material voltou a agitar e foi adicionada uma solução de ZnNO3, previamente solubilizada com 20 mL de metanol. A solução final foi então deixada em agitação por 24 hs, permitindo que a formação do catalizador Zif-8@Pt/C ocorra. Todo o material foi centrifugado e lavado com metanol antes ser levado para estufa a 100 °C por dois dias. Os difratogramas de Raio-X dos catalisadores foram obtidos por meio de um equipamento D8-ADVANCE (Bruker), utilizando como fonte de Raios-X gerados por um ânodo de Cu (Kα), operando com 30 mA de corrente e 40 kVd tensão. As medidas voltamétricas e cronoamperométricas foram realizadas com o auxílio de um potenciostato PAR 263A. A faixa de varredura de potencial foi de 0,05 V a 1,00 V a uma velocidade de 0,050 V s-1. As medidas cronoamperométricas foram realizadas a potencial constante de 0,50 V. Em todos os experimentos eletroquímicos foi utilizado um eletrodo de hidrogênio como referência.

Resultado e discussão

A Figura 1 apresenta os difratogramas de Raio-X obtidos para os diferentes materiais sintetizados. A análise dos difratogramas obtidos nos mostra a presença de picos fortes em 2θ = 7; 10; 12; 14 ; 16 e 18 ° correspondem aos planos (110), (200 ), (211), (220), (310) e (222), respectivamente, o que indica alta cristalinidade do ZIF-8 preparado. O ZIF-8 modificado preparado com Pt mostra picos semelhantes com ZIF-8, indicando que sua estrutura cristalina permanece inalterada mesmo após a introdução de modificações. No entanto, outros picos são observados em 2θ = 39 °, 46 °, 67 °, 81° que são referentes, respectivamente, aos planos (111), (200), (220) e (311) característicos das estruturas cúbicas de face centrada (CFC) da Pt. Essas informações nos mostram que as nanopartículas de Platina estão incorporadas a estrutura do ZiF-8 (HUNAG et al, 2016). A Figura 2 Mostra os voltamogramas cíclicos obtidos para o material ZIF-8@Pt/C em meio alcalino na presença dos principais álcoois estudados como substituto do hidrogênio molecular nos sistemas de células a combustível. Os resultados evidenciam uma forte seletividade frente aos álcoois estudados. Para o etileno glicol o início da oxidação começa a potenciais próximos de 0,4 V vs RHE, atingindo um máximo de corrente a um potencial ao redor de 0,80 V. Por outro lado, álcoois de menor complexidade como o metanol e etanol praticamente não possuem altas correntes catalíticas onde também é observado que o início da oxidação ocorre a potenciais mais altos dos que os observados para o etileno glicol (CAMARA et all, 2005).

Figura 1

Figura 1 - Difratogramas de raio-X para os materiais sintetizados: ZIF-8 (preto) e ZIF-8/Pt (vermelho).

Figura 2

Figura 2 – Voltamogramas Cíclicos obtidos para diferentes álcoois em meio alcalino (NaOH, 0,5 M) sobre ZIF-8@Pt/C. v = 0,05 Vs-1. T = 25 °C.

Conclusões

Os resultados obtidos pela técnica de Difração de Raio-X mostram que o metal orgânico (ZIF-8) foi sintetizado com sucesso, assim como a introdução do catalizador metálico de Pt/C para alterar propriedade catalítica. Os resultados obtidos por voltametria cíclica e por medidas de cronoamperometria mostram que o eletrocatalizador ZIF-8@Pt/C não só possui uma atividade catalítica frente a oxidação dos principais álcoois estudados como possíveis substitutos ao hidrogênio molecular como fonte energética em uma célula a combustível como também uma seletividade aos compostos.

Agradecimentos

Os Autores agradecem ao CNPQ e a FAPEMA (UNIVERSAL-01021/19) pelas bolsas e recursos concedidos

Referências

BAMBAGIONI, V.; C. BIANCHINI; A. MARCHIONNI; J. FILIPPI; F. VIZZA; J. TEDDY, P. SERP, M. ZHIANI. Pd and Pt–Ru anode electrocatalysts supported on multi-walled carbon nanotubes and their use in passive and active direct alcohol fuel cells with an anion-exchange membrane (alcohol = methanol, ethanol, glycerol), J. Power Sources, 190, pag. 241-251, 2009.
FREMA, R. C. G.; ARROYOSA, G.; DA SILVA FLORA, J. B.; ALVES, R. C.; LUCENA, G.; DA SILVA, C.; COURA, M. F. MOFs (METAL-ORGANIC FRAMEWORKS): Uma Fascinante Classe de Materiais Inorgânicos Porosos, Quim. Nova, V. 41, pag. 1178-1191, 2018.
H. SONG, X. QIU, F. LI, W. ZHU, L. CHEN, Ethanol electro-oxidation on catalysts with TiO2 coated carbon nanotubes as support, Electrochem. Comm., 9, pag. 1416-1421, 2007.
KESKIN, S.; SEDA, K, Biomedical Applications of Metal Organic Frameworks. Ind. Eng. Chem. Res. v.50, pag. 1799-1812, 2011.
KHAN, I. A.; BADSHAH, A.; HAIDER, N.; ULLAH, S.;, ANJUM, D. H.; NADEEM, M. A. Porous carbon as electrode material in direct ethanol fuel cells (DEFCs) synthesized by the direct carbonization of MOF-5. J Solid State Electrochem, v. 18, pag. 1545-1555, 2014.
MEKHILEF, S.; SAIDUR, R.; SAFARI, A. Comparative study of different fuel cell technologies. Renewable and Sustainable Energy Reviews. v. 16, p. 981 – 989, 2012.
ROWSELL, J.; OMAR, L.C.; YAGHI, M. Metal–organic frameworks: a new class of porous materials, Microporous and Mesoporous Materials, v. 73, pag. 3-14, 2004.
VIELSTICH, W; LAMM, A.; GASTEIGER, H., Eds. Handbook of Fuel Cells: Fundamentals, technology, applications. Chinchester, Wiley, v. 2, 2003.
VOGIATZIS, K. D.; MAVRANDONAKIS, A.; KLOPPER, W.; FROUDAKIS, G. Ab initio Study of the Interactions between CO2 and N-Containing Organic Heterocycles, ChemPhysChem, v. 10, pag. 374-383, 2009.
ZHOU; J.M.; SHI, W.; LI, H.M.; CHENG,P. A bifunctional luminescent europium–organic framework for highly selective sensing of nitrobenzene and 4-aminophenol, RSC ADVANCES, v. 7 pag. 45029-45033, 2017.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau