Autores
Franco, D.F.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP)) ; Orlandi, M.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IQ/UNESP)) ; Tiera, V.A.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP)) ; Fertonani, F.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP))
Resumo
Este trabalho teve por objetivo, atrelado a AUIN, a disseminação do tema
inovação, atrelada à pesquisa científica e ao fortalecimento do
empreendedorismo. Foram desenvolvidas atividades em parceria com grupos de
extensão do curso de Química, desenvolvendo ações que abrangeram publicações em
redes sociais, levantamentos sobre o conhecimento da área da comunidade e o
desenvolvimento de eventos nas áreas descritas previamente. A realização de um
evento empreendedor inédito efetivou a difusão das informações e dos conceitos
essenciais à compreensão da dinâmica do ecossistema empreendedor. Para o sucesso
do trabalho, o essencial foi tratado a partir de eventos como palestras e
discussões, levadas a termo por profissionais jovens, com experiência prática
nesse ecossistema e de áreas diversas.
Palavras chaves
inovação; empreendedorismo; química
Introdução
Segundo Carbonari e Pereira (2007), “a extensão, enquanto responsabilidade
social faz parte de uma nova cultura, que está provocando a maior e mais
importante mudança registrada no ambiente acadêmico e corporativo nos últimos
anos”. É discutido que empresas juniores (EJs) representam um dispositivo de
aprendizagem andragógica, uma vez que esta entidade traz a possibilidade de um
aprendizado hands-on, além de representarem os valores empreendedores no âmbito
universitário, impulsionando o contato com a realidade do mercado, com a questão
lucro vs. foco no cliente e lucratividade, gerando alternativas para aumentar o
engajamento de discentes e docentes neste nicho (FRANCO et al., 2017).
A contemporaneidade é regida pelas dinâmicas nascidas após a invenção e
hegemonia geradas da internet, além do posterior surgimento das redes sociais.
Segundo Marteleto (2001), “sua dinâmica está voltada para a perpetuação, a
consolidação e o desenvolvimento das atividades dos seus membros”,
consequentemente, o uso destas ferramentas para a divulgação da informação, o
fomento e discussão de valores inovativos e empreendedores é promissor.
Em segundo momento, também se destaca a importância de áreas do conhecimento que
são pouco exploradas na atualidade em contexto nacional, como a Metrologia
Química (incipiente no Brasil) que, segundo INMETRO; SENAI/DN (2000), é “Ciência
da medição”, que “abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às
medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da
tecnologia”, apresentando, desta forma, uma ampla gama de possibilidades de
trabalho. Este trabalho teve por objetivo a disseminação do tema “inovação
atrelada à pesquisa científica/desenvolvimento” e ao fortalecimento do
empreendedorismo consciente no meio acadêmico.
Material e métodos
Considerando a proposta para o “EDITAL 01/2021 Agência Unesp de Inovação - AUIN”
foram executadas quatro frentes de trabalho: (1) Postagens em três redes
sociais, Facebook, Instagram e TikTok, para a divulgar e destacar à comunidade
interna e externa ao câmpus a contemporaneidade e importância da área de
Pesquisa Científica/Desenvolvimento e, ou Inovação e sua relação com o
empreendedorismo efetivo, aproximando o público universitário e comunidade
externa do mercado. As postagens foram confeccionadas junto a empresa júnior e
em conjunto à startup, SPR Soluções Metrológicas (DNA-UNESP), abrangendo temas
que visam a desmistificação do movimento empresário júnior e da área Química,
até nichos mais técnicos, como a introdução de conceitos ligados à Pesquisa,
Desenvolvimento e Inovação (P, D & I); (2) Planejamento e execução de eventos,
majoritariamente em parceria com outras entidades do IBILCE-UNESP, para a
divulgação de informações sobre questões relevantes do campo empreendedor e sua
relação com a P, D & I, visando expandir o alcance, visibilidade e engajamento
de tais tópicos com relação à comunidade acadêmica e do mercado frente aos
projetos que tem seus pilares de atuação fixados na inovação/empreendedorismo;
(3) Realização de um levantamento para aquilatar, frente ao corpo discente, o
conhecimento deste com respeito às áreas de inovação e empreendedorismo via
questionários para previsão de ação futura; (4) A elaboração e efetivação, com
parceria entre a startup, a empresa júnior QUANTIS – Tecnologia e
Sustentabilidade, o grupo PET-QA e a AUIN, da I Semana de Empreendedorismo,
aproximando as comunidades acadêmica e externa para a troca de experiências com
egressos da universidade, cuja atuação no tema abrange áreas como Química,
Design, Direito, Moda, dentre outras.
Resultado e discussão
Dentre as repercussões geradas pela maior presença do órgão nas redes sociais,
foi possível apontar um significativo aumento do engajamento e número de
seguidores nas três plataformas midiáticas trabalhadas, vide a Imagem 1
referente à página do Facebook, bem como ganho de visibilidade da EJ em questão,
tanto na comunidade universitária quanto externa, gerando maior prospecção
passiva. Quanto ao reconhecimento da possibilidade de empreender, apresenta-se
para apropriação o Figura a, b, onde são apresentadas as respostas dadas a
questões referentes à visão do indivíduo quanto ao empreendedorismo, bem como
seu nível de contato com este. Baseado nas informações coletadas através do
formulário, apesar de uma parcela significativa da comunidade que já ter contato
com o empreendedorismo, parte desta possui uma visão distorcida do ato de
empreender e falta de conhecimento de programas que incentivem e, ou fomentem o
tema. Fica evidente a carência de disciplina que trate do tema em sua
complexidade e importância para o futuro do indivíduo. Na ausência momentânea de
tal disciplina, os resultados obtidos da coleta de informações viabilizaram a
efetivação do evento “I Semana de Empreendedorismo do IBILCE”, em associação a
startup SPR-Soluções Metrológicas e da AUIN, efetivando a difusão das
informações e conceitos essenciais à compreensão da dinâmica do ecossistema
empreendedor na relação Universidade vs. Mercado; seu cronograma pode ser
acessado na plataforma Even3
(https://www.even3.com.br/1semanadeempreendedorismo/).
A imagem em questão apresenta duas das questões realizadas nos levantamentos, bem como as respostas recebidas
A imagem submetida apresenta dados comparativos de engajamento da página do Facebook da EJ trabalhada entre os anos de 2020 e 2021
Conclusões
Evidenciou-se significativo impulsionamento na disseminação da cultura inovativa e
empreendedora a partir da produção de conteúdo e divulgação nas mídias sociais. O
material aquilatado permitiu observar deficiências de conhecimento na área e
apontou para a necessidade de implementação de uma disciplina que trate dos temas
levantados. Tais resultados viabilizaram a proposta e o sucesso obtido com a
realização da 1ª Semana de Empreendedorismo, tendo abordado o conteúdo essencial
com maestria a partir de palestras e discussões, levadas a termo pelos
profissionais experientes presentes.
Agradecimentos
Gostaria de agradecer este trabalho à Agência Unesp de Inovação (AUIN),
fomentadora principal deste projeto, e à startup SPR - Soluções Metrológicas por
sua incrível parceria.
Referências
CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A Extensão Universitária No Brasil, Do Assistencialismo À Sustentabilidade. Base De Dados Anhanguera, set. 2007. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133>. Acesso em: 12 de março de 2022.
FRANCO, D. S.; SEIBERT, A. Z. A Importância Da Empresa Júnior Para Uma Aprendizagem Andragógica. Revista Brasileira De Ensino Superior, v. 3, n. 4, p. 59, 30 dez. 2017. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2113#:~:text=A%20partir%20da%20an%C3%A1lise%20das,sua%20bagagem%20de%20experi%C3%AAncias%20particulares.>. Acesso em: 12 de março de 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO); SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL / DEPARTAMENTO NACIONAL (SENAI/DN). Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, 2000. p. 23, 64 e 65. Disponível em: <http://www.cpdee.ufmg.br/~palhares/Vim.pdf>. Acesso em 12 de março de 2022.
MARTELETO, R. M. Análise De Redes Sociais - Aplicação Nos Estudos De Transferência Da Informação. Ciência Da Informação, v. 30, n. 1, p. 71–81, abr. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/6Y7Dyj4cVd5jdRkXJVxhxqN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 11 de março de 2022.