Metodologias ativas para o ensino de Química na pandemia relatos de uma experiência docente
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ÁREA
Ensino de Química
Autores
Cruz, F.F.S. (UFMA) ; Bezerra, C.W.B. (UFMA) ; Góes, M.C.C. (UFMA) ; Santos, A.S. (C. E. JOHN KENNEDY)
RESUMO
Este trabalho trata-se de um relato de experiência docente, com o uso de metodologias ativas para o ensino de Química, na modalidade remota. Em virtude da baixa participação por parte dos alunos do C. E. John Kennedy – Lago Verde MA, o professor de Química dessa instituição resolveu inserir, em seu plano de aula, metodologias que tivesse como foco o protagonismo dos alunos. A mudança de postura nas aulas remotas resultou no aumento do feedback dos alunos com o professor, possibilitando mais interação e envolvimento dos estudantes com os conteúdos ministrados. O presente trabalho apresenta as metodologias ativas como alternativas para melhorias no ensino de Química, bem como, mostra resultados positivos obtidos por meio da aplicação de tais metodologias.
Palavras Chaves
ensino remoto; aulas de Química; metodologias ativas
Introdução
A pandemia do novo corona vírus trouxe uma profunda mudança na sociedade a nível mundial, essas mudanças atingiram todos os setores da sociedade, pois a população teve que cumprir isolamento social para evitar o contágio pelo vírus causador da Covid 19, doença que matou milhares de pessoa em todo o mundo. Para incentivar e potencializar o isolamento social diversas atividades, consideradas não essenciais, foram suspensas. Dentre as atividades suspensas, destacamos as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. As autoridades afirmam que suspensão das atividades escolares é uma ação indispensável para diminuir a velocidade de contágio pelo vírus, tendo em vista que o ambiente escolar é predominante frequentado por crianças e jovens, que podem ser assintomáticas, podendo contaminar um maior número de colegas, na própria escola, e seus familiares em casa, inclusive os mais idosos (NASCIMENTO; ROSA, 2020). As aulas expositivas, que eram a forma mais utilizada no ensino presencial, teriam que se reinventadas para despertar o interesse por parte do aluno, que agora teria flexibilidade para assistir de forma assíncrona. Diante deste contexto, é extremamente oportuno pensar em alternativas para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, buscando práticas docentes pautados em reflexão sobre ensinar e aprender (FIORI; GOI, 2020). Neste caminho de reflexão sobre ensino e aprendizado, diversos professores tiveram que descobrir, na prática, qual seria a melhor forma de obter o feedback de seus alunos, perante às aulas remotas, tendo em vista que cada escola, cada classe, apresenta suas peculiaridades. Este trabalho relada uma experiência docente positiva em relação às aulas de Química na modalidade remota.
Material e métodos
O presente trabalho consiste na apresentação de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, metodologia em que a análise dos dados e feita de maneira integrada, a partir de relatos e observações por parte dos envolvidos (FREITAS BRITO DE SOUSA et al., 2021). Foi desenvolvido no Centro de Ensino John Kennedy, na cidade de Lago Verde – MA. O estudo foi motivado pela situação de baixo envolvimento dos alunos da referida escola nas aulas de Química. diante da situação, um dos professores de Química da referida instituição, em parceria com a coordenadora pedagógica do referido centro de ensino, resolveram buscar alternativas para amenizar a situação, objetivando ampliar o número de devolutiva das atividades propostas, que serviriam para avaliar a aprendizagem dos alunos. Inicialmente foi necessário consulta bibliográfica afim de conhecer metodologias que têm garantido bons resultados referentes à melhoria do ensino de Química na educação básica. De posse de fundamentações relevantes para iniciar o processo de aplicação de novas metodologias para o ensino de Química a distância, selecionou-se, conteúdos vinculados ao cotidiano dos alunos, bem como metodologias que permitissem o protagonismo desses estudantes. Os conteúdos selecionados foram: reciclagem, ciclo da água, reações químicas e Química no cotidiano. Inicialmente os conteúdos foram apresentados de forma remota, por meio de vídeo aulas e/ou textos, foi solicitado que os alunos apresentassem algo prático como resposta ao seu aprendizado, solicitando que eles apresentassem algum conhecimento diferente do que foi apresentado na aula a distância.
Resultado e discussão
A pandemia causada pelo novo corona vírus popularizou ainda mais a presença
das TICs no nosso cotidiano. As TICs se tornaram essenciais para a maioria
das atividades sociais, dando um destaque especial para a educação (FRANÇA
et al., 2014). O uso das tecnologias disponíveis possibilitou a continuidade
das atividades escolares, porém com muita deficiência, conforme apresentado
no corpo deste trabalho. O conteúdo reciclagem foi abordado de forma
expositiva, por meio de uma vídeo aula previamente gravada e envida via
grupo de WhatsApp, como forma de avaliação foi solicitado que cada aluno
confeccionasse um item, com utilidade prática, usando material reciclado, e
enviasse uma foto do item produzido. O resultado foi surpreendente, alunos
que nunca tinham participado de nenhuma atividade enviaram as suas
produções. O conteúdo ciclo da água foi trabalhado por meio por meio de
textos e imagem, via WhatsApp, acompanhado por um vídeo explicativo sobre
fenômenos físicos e fenômenos químicos. A atividade proposta foi redigir um
texto sobre os cuidados com a água e apontar situações, nas suas respectivas
comunidades, que configuram desperdícios e, por fim, apontar como a água
pode ajudar no combate ao novo corona vírus. Diversos alunos se interessaram
em fazer essa atividade, tendo em vista que era algo simples, e que faz
parte do cotidiano dos alunos, isso ajuda a compreensão e fixação dos
conteúdos escolares (DE OLIVEIRA et al., 2016). Em relação ao tema reações
químicas, foi solicitado que eles realizassem experimentos, demonstrando
uma reação química, essa atividade foi a que mais teve adesão e motivação
por parte dos alunos, isso vai ao encontro do que é afirmado na literatura.
As aulas experimentais têm a capacidade de estimular a participação do alunos
Conclusões
Os resultados obtidos mostram que o método utilizado permitiu o envolvimento de grande parte dos alunos, inclusive dos que não costumavam devolver as atividades propostas. Diante do que foi exposto, pode-se afirmar que uma abordagem com foco no protagonismo do aluno é capaz de oferecer bons resultados, sendo essa, mais uma ferramenta a disposição da classe docente, no que se refere ao ensino de Química. Destaca-se também que, mesmo com a modalidade de ensino a distância é possível desenvolver atividades práticas a fim de envolver, motivar e inserir os alunos no processo.
Agradecimentos
Referências
DE OLIVEIRA, R. et al. Significant learning, environmental education and chemistry teaching: An experience held in a public school. Revista Virtual de Quimica, v. 8, n. 3, p. 913–925, 2016.
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 218–242, 2020.
FRANÇA, I. DE et al. Uso da TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. UNOPAR Cient., Cienc. Human. Educ., v. 15, p. 357–364, 2014.
FREITAS BRITO DE SOUSA, T. et al. Aulas Em Tempos De Pandemia: Um Relato De Experiência No Curso De Licenciatura Em Química Do Ifpb. p. 225–240, 2021.
LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de química. Quimica Nova, v. 35, n. 2, p. 430–434, 2012.
NASCIMENTO, C. C. Educação em tempos de pandemia: o lugar do artista-docente. SCIAS. Arte/Educação, v. 7, n. 1, p. 26–44, 2020.