CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS PARA OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE QUÍMICA
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ÁREA
Ensino de Química
Autores
Ibiapina, T.M. (UFMA) ; Lima, J.B. (UFMA) ; Sousa, R.C. (UFMA)
RESUMO
O enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem como propósito a utilização de mecanismos que promovam a interpretação da ciência em meio a diferentes realidades, dando ênfase a união do conhecimento prévio do aluno em paralelo ao conhecimento teórico das disciplinas, no caso da escola. Visto isso, tem-se como foco de estudo a análise da literatura científica que aborda o uso do enfoque CTS no contexto de ensino de química no ensino médio. O método de estudo escolhido foi a pesquisa bibliográfica com análise de cunho qualitativo. Como resultado foi possível identificar que ainda se tem muito a explorar sobre o tema, visto que o volume de textos publicados e indexados na base científica ainda é muito pequeno.
Palavras Chaves
CTS; Ensino de química; Ensino médio
Introdução
O processo de educar é um caminho que deve estar em constante movimento. Pensar a educação de forma estática limita todo o potencial de transformação que o ato de educar possui desde a sua gênese até a sua manifestação mais pura dentro do ambiente escolar e, em seu reflexo para além da sala de aula, na sociedade. Nesse sentido, no tocante as ações, entende-se que a técnica de ensino utilizada será quem irá tornar possível a geração do conhecimento. Logo, pensar a educação sem técnica não faz sentido, uma vez que, educar é criar meios de acesso a conceitos que geram valor e fazem com que sejam compreendidos fatos. Para compreender o contexto da educação de ciências, especialmente Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os conteúdos escolares de química será observada nessa pesquisa a seguinte problemática: Quais e como podem ser medidas as contribuições do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química no ensino médio? Definida a problemática, com relação à discussão, a pesquisa foi pautada em meio ao seguinte objetivo geral: descrever o cenário de aplicação do CTS no ensino médio, conforme a análise da literatura cientifica brasileira. E, junto ao objetivo geral, serão trabalhados os seguintes objetivos específicos: conceituar o que é CTS; entender como o CTS se aplica no ensino de química no ensino médio e; discutir as principais contribuições do CTS para o ensino de química no ensino médio à luz da literatura científica. Agora, no que se refere a metodologia de pesquisa, definiu-se como tipo de pesquisa principal, a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que a base conceitual será de suma importância para compreender como se dá ao CTS no contexto educacional brasileiro. Por fim, tendo em vista que a gama de estudos desenvolvidos em prol da discussão sobre o uso do CTS no ensino da ciência dentro do contexto social do aluno, este estudo pretende apresentar a utilização do CTS no ensino de química de forma colaborativa ao ensino dentro e fora da sala de aula utilizando-se dos preceitos da pesquisa qualitativa para interpretar os dados da pesquisa. Acredita-se que o CTS nasce como um movimento de busca por respostas simples e, principalmente, geradoras de valor social. Visto isso, segundo a fala de Vaz, Fagundes e Pinheiro (2009, p.106): “[...] o enfoque CTS busca entender os aspectos sociais do desenvolvimento técnico-científico, tanto nos benefícios que esse desenvolvimento possa estar trazendo, como também às consequências sociais e ambientais que poderá causar”. Partindo do princípio defendido pelo CTS, o passo seguinte remete ao ensino da ciência em âmbito escolar, tendo em vista que, para Rodrigues (2017, p.26): “[...] o ensino de Ciências temático com abordagem CTS tende a promover uma formação escolar mais crítica e menos técnica, uma vez que por meio da análise das relações entre os domínios científicos, tecnológicos e sociais, o ensino CTS tem como um dos objetivos fornecer aos estudantes ferramentas para que eles compreendam as próprias experiências cotidianas”. Na concepção do autor citado acima, o ensino de ciências deve ser passível ao uso de instrumentos que promovam a junção do que se sabe sobre a ciência e as experiências cotidianas do aluno, onde a partir daí este aluno possa compreender o mundo a sua volta de uma forma mais crítica, capaz de fazê-lo refletir sobre os acontecimentos de forma realista. Portugal (2018) ressalta que a ciência em âmbito escolar deve ser pautada nos parâmetros da “Natureza da Ciência” e nos “Aspectos da Ciência”, onde ambos os conceitos servirão de base para a compreensão do que é e para que serve a ciência no cotidiano do aluno. No entanto, pensar em ciência, atualmente, é também pensar em tecnologia, o saber tecnológico é visto sob o mesmo patamar do conhecimento científico, ambos se completam, nesse momento entra em evidência o chamado, movimento Ciência, Tecnologia e Sociedades, que nada mais é que a promoção da ciência sob o olhar da tecnologia mediante a abordagem política do processo.
Material e métodos
Tendo em vista que para construir uma trajetória de pesquisa é necessário um processo investigativo pautado em métodos de investigação e análise de dados, este estudo se dá a partir da aplicação dos preceitos da pesquisa bibliográfica. “A Pesquisa Bibliográfica compreende o levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato on-line ou CD-ROM. Sua finalidade é proporcionar ao aluno ou ao pesquisador o acesso à literatura produzida sobre determinado assunto, servindo de apoio para o desenvolvimento de trabalhos científicos e análise das pesquisas (UEG, 2008, online)”. Mediante ao conceito de pesquisa bibliográfica compreende-se que o processo investigativo que tem como base a análise da literatura científica pode ser entendido como parte integrante da construção do conhecimento no tocante a matéria comprovada e publicada pela comunidade cientifica. Assim sendo, ao considerar os caminhos da pesquisa, nesse estudo definiu-se como fonte principal a forma das bases de pesquisa online, a saber: Scientific Electronic Library Online – SciELO e Google Scholar. A escolha das bases como fonte de pesquisa tem como razão o fato de, atualmente, ser possível a observação de um volume expressivo de documentos científicos indexados a partir das bases de pesquisa online. Uma vez definidas a fonte de pesquisa, o próximo passo foi estabelecer as diretrizes de pesquisa, que tange a estratégia de busca, seleção e análise dos dados. Pensando nisso, utilizou-se na etapa de coleta de dados os seguintes descritores: “Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS”; “Ensino de Ciência”; “Ensino de química na escola” e; “Ensino médio”. Foram observados documentos publicados em língua portuguesa em revistas brasileiras e, os demais documentos foram considerados ilegíveis ao uso no texto e, portanto, excluídos do processo de seleção. Este estudo pauta-se na abordagem qualitativa por não haver preocupação com quantificação de dados. Conforme Minayo (2012, p. 21-22), a pesquisa qualitativa “[...] trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”. O método qualitativo de caráter descritivo foi o método que se mostrou de melhor aproveitamento para a ocasião da pesquisa, por esta possibilitar a análise dos dados em meio a compreensão subjetiva dos fatos sem considerar o nível de complexidade dos mesmos, ou seja, contempla-se o fator interpretativo sem excessos e preocupações com os procedimentos.
Resultado e discussão
Com relação ao processo de coleta e união de dados para a elaboração dessa
pesquisa foram observados os textos indexados sobre o tema “CTS e o ensino de
química no ensino médio” na biblioteca virtual. Para compreender como se dá o
tema nas plataformas de pesquisa, no Quadro 1, tem-se os títulos encontrados nas
plataformas de pesquisa.
Mediante a análise dos documentos indexados no Google Scholar foram observados
que apesar do volume de documentos indexados na plataforma, no tocante ao tema e
aos descritores não houve êxito no momento da busca no momento de uso do termo
“CTS no ensino de química no ensino médio” e em suas variáveis. Visto que não
foram encontrados, inicialmente, textos compatíveis com o objeto de pesquisa,
foram feitas novas buscas com os descritores sem a utilização das aspas, nesse
segundo momento foram recuperados inúmeros resultados, no entanto, ao analisar
os resultados foi visto que era grande o número de textos que não se encaixavam
nos parâmetros de pesquisa escolhidos para o estudo. Dessa forma, a partir da
identificação da falta de textos dentro dos padrões esperados, optou-se pela
pesquisa geral, sem o uso de aspas e, da seleção de documentos por meio de
análise ocular de cada texto, onde o processo de coleta foi realizado com base
nos títulos e resumos de cada documento.
No processo de coleta de dados, foram selecionados 14 documentos que tiveram
destaque devido a sua visão sobre o uso do enfoque CTS no ensino de química no
ensino médio. Em vista dos resultados da pesquisa, pode ser identificado que
57,14 % dos documentos referem-se a estudos de caso realizados em turmas do
ensino médio, com a contribuição dos alunos e o apoio dos professores de
química. Já 42,86 % dos documentos tem como base de análise a própria literatura
científica.
Tendo em vista que foi realizado o processo de pesquisa também na SciELO, o
Quadro 2, traz os títulos encontrados na biblioteca eletrônica.
Como visto, apesar do número baixo, em comparação com o volume de textos
indexados no Google Scholar supera o número de textos indexados na SciELO, isso
mostra que apesar dos avanços nos estudos sobre o enfoque CTS no ensino de
ciências nas escolas, em especial, no ensino de química para o ensino médio
ainda é pouco o volume de textos publicados sobre esse tema.
Lembrando que, este foi apenas um recorte pontual que se limitou a apenas duas
plataformas de pesquisa, uma biblioteca eletrônica e um buscador online, logo,
não representa a totalidade de textos publicado pela comunidade científica,
porém, serve de alerta quanto a quantidade de textos publicados sobre o tema
central desse texto, o enfoque CTS no ensino de química no ensino médio.
Documentos indexados na plataforma Google Scholar, de 2003 a 2018.
Documentos indexados na plataforma SciELO, de 2003 a 2018.
Conclusões
A abordagem do tema CTS é uma estratégia bastante produtiva no ensino de ciências. Ela contribui para a melhora no comportamento e aumento da participação dos alunos nas aulas, possibilita que os alunos passem a fazer a articulação e a aplicação do conteúdo científico em seu contexto social e proporciona um processo dinâmico e interativo nas aulas de ciências, tornando o conhecimento científico mais acessível e relevante. Mediante os contextos observados no decorrer desse texto foi possível identificar que o estudo sobre o enfoque do CTS no ensino de ciências na escola é um assunto que envolve diferentes pontos de análise, entre os quais está a visão da escola, do poder público, dos educadores e dos próprios alunos. Essa conclusão se dá ao fato de terem sido recuperados poucos textos de cunho analítico sobre o uso do CTS no ensino médio para o ensino de química. Logo, espera-se que novos estudos sejam realizados e que este estudo venha contribuir para que seja defendido o uso de estratégias de ensino que colaborem para a percepção dos alunos quanto a importância da química no cotidiano.
Agradecimentos
Referências
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
PORTUGAL, Khalil Oliveira. Os focos do ensino científico: um instrumento para analisar o ensino de ciências. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/172018TESEPORTU.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti. Contribuições do ensino de Ciências com enfoque CTS para o desenvolvimento do Letramento Científico dos estudantes. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2318/5532.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jan. 2021.
UEG. O que é pesquisa bibliográfica? 2008. Disponível em: http://www.ueg.br/noticia/36347_o_que_e_pesquisa_bibliografica. Acesso em: 12 jan. 2021.
VAZ, Caroline Rodrigues; FAGUNDES, Alexandre Borges; PINHEIRO, Nilcéia A. Maciel. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. 2009.