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60º COngresso Brasileiro de Química

NUTRIQUIM: desenvolvimento de um jogo didático que articula nutrição, saúde e a Tabela Periódica


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, M.M.M.L. (ESCOLA BÁSICA) ; Chacon, E.P. (PPECN-UFF)

RESUMO

O trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo didático que articula nutrição, saúde e a Tabela Periódica de uma forma dinâmica e prazerosa. Foram utilizados materiais de baixo custo e de fácil acesso para construir um tabuleiro, as fichas contendo características dos elementos químicos, os cartões dos alimentos e também uma pirâmide alimentar. O jogo intitulado “Nutriquim” é um misto de jogo de tabuleiro e quiz. Foi aplicado a 52 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio e mostrou ser uma boa ferramenta para avaliação do conhecimento sobre a Tabela Periódica e proporcionar sessões de feedback sobre o assunto ministrado, além disso, permitiu a articulação dos conhecimentos químicos a nutrição e a saúde, dando significado aos conteúdos apreendidos.

Palavras Chaves

Nutriquim; Nutrição; Tabela Periódica.

Introdução

Uma alimentação saudável é importante para o pleno funcionamento do corpo e para garantir o seu bem-estar. É um direito básico do ser humano e fatores de natureza física, econômica, política, cultural ou social influenciam no padrão de alimentação dos indivíduos (BRASIL, 2014). Gomes e Teixeira (2016) em diálogo com Philippi (2013) mostram que uma dieta saudável deve respeitar as diferenças individuais, emocionais e sociais, buscando alcançar as necessidades nutricionais e o prazer de comer. Seu planejamento deve conter alimentos de todos os grupos alimentares tais como: feijões; cereais; raízes e tubérculos; legumes e verduras; frutas; castanhas e nozes; leite e queijo e carnes e ovos, com procedência segura e conhecida (BRASIL, 2014). Para Gomes e Teixeira (2016, p.10) uma alimentação saudável “deve fornecer água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo”. Na correria diária em que vivemos, muitas vezes refeições com alimentos in natura ou minimamente processados são negligenciadas e no lugar de alimentos ricos em nutrientes essenciais, são consumidos fast-foods e alimentos ultraprocessados, que tendem a ser pobres em fibras, vitaminas e minerais. Destarte, abordar o valor nutricional dos alimentos no Ensino de Química é importante, pois através deste tema conteúdos químicos podem ser relacionados à saúde e a alimentação balanceada e saudável, indo ao encontro de uma aprendizagem com significado e alertar aos estudantes sobre a importância da nutrição. Assim, este trabalho objetiva apresentar um jogo didático elaborado para avaliar a aprendizagem da Tabela Periódica e discutir sobre nutrição e a manutenção da saúde humana de forma dinâmica.

Material e métodos

A pesquisa é qualitativa, pois o ambiente natural, a sala de aula, é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador tende analisá-los indutivamente, não necessitando de métodos e técnicas estatísticas. É também descritiva, pois os fenômenos são observados, registrados e descritos sem a interferência do pesquisador (PRODANOV; FREITAS, 2013). O jogo didático “Nutriquim” foi desenvolvido como uma mistura de jogo de tabuleiro e quiz, utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso . É composto por um tabuleiro, cartas com dicas sobre características dos elementos, fichas com símbolos de elementos químicos, cartões com a composição química e nutricional de alguns alimentos, uma pirâmide alimentar e um dado de seis faces (Figura 1). Pode ser jogado com até 4 grupos de estudantes, que recebem pinos coloridos para representá-los e uma tabela periódica. O tabuleiro confeccionado em papel sulfite e plastificado, tem um contorno de um corpo humano, além de um caminho a ser percorrido. No caminho há 12 casas numeradas com cores distintas (azul, amarelo, verde e vermelho) para identificar as 4 fases do jogo e separadas por 3 estrelas vermelhas, casas da sorte. A pirâmide alimentar foi confeccionada com brim e recoberta com plástico, permitindo a disposição de 23 cartões com figuras de alimentos, tendo no verso a sua composição nutricional e química. As cartas dos 27 elementos químicos essenciais à nutrição humana (BARAN, 2005) e que estão presentes em diversos alimentos, contém 6 características e/ou propriedades do elemento. O jogo inicia na casa 1, onde posicionam-se os pinos dos 4 grupos e a chegada é no cérebro. Ganha quem acumular os elementos químicos que solucionam o problema.

Resultado e discussão

Após ser ministrado o conteúdo sobre a Tabela Periódica a professora utilizou o recurso em turmas do 1º e 3º anos do Ensino Médio com 24 e 28 alunos, respectivamente, com a finalidade de avaliar a aprendizagem e ao mesmo tempo, mostrar a importância de uma alimentação balanceada. Para isso, foi apresentado a pirâmide alimentar e adicionado os cartões com alguns alimentos dos oito grupos (BRASIL, 2014). A composição química e nutricional dos alimentos pode ser discutida, mostrando a importância de uma ingestão de alimentos bem diversificada. A turma é dividida em 4 grupos e cada um recebe um caso com um problema de saúde: anemia, cárie, colesterol alto e diabetes. O jogo inicia na casa 1 e o grupo sorteia uma carta de um elemento químico da primeira fase e joga o dado para saber quantas dicas ele receberá para acertar o elemento contido nela. Cada carta possui 6 dicas e dependendo do número sorteado, o grupo terá de 1 a 6 dicas. Se o jogador acertar ele ganhará uma ficha com o símbolo do elemento que consta na ficha e avançará no tabuleiro. Ao cair na casa da sorte, além de responder a uma pergunta especial, o grupo escolhe um alimento da pirâmide e o elemento químico que deseja. O jogo didático depende da integração do grupo, que ao responder as questões avançam no tabuleiro, ganham fichas dos elementos ao acertarem e escolhem alimentos que possivelmente tem em sua composição elementos químicos capazes de ajudar ou evitar o problema de saúde. Ao final a professora desvenda os problemas de cada caso e discute cada um. A contagem dos pontos é feita através de elementos químicos ganhos pelo grupo, sendo mais valorados aqueles que ajudam a solucionar os problemas efetivamente, que poderão adicionar pontos extras.Ganha o jogo quem acumular mais pontos.

Figura 1

Tabuleiro do Nutriquim; Pirâmide Alimentar; Cartão do alimento; Ficha com dicas e de elementos químicos.

Conclusões

O jogo "Nutriquim" permite avaliar a aprendizagem da Tabela Periódica e fomentar a discussão sobre uma alimentação balanceada e saudável. O recurso lúdico permitiu a professora observar os erros e os acertos nas jogadas, e possibilitou a correção dos erros conceituais e sanar as dúvidas remanescentes sobre o conteúdo. O recurso foi aplicado em dois tempos de aula e mostrou-se adequado no ensino-aprendizagem da Tabela Periódica.

Agradecimentos

As escolas e aos alunos que participaram da avaliação do recurso.

Referências

BARAN, E. J. Suplementação de Elementos-Traços. Química Nova na Escola, n. 6, p. 7-12, 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/06/a04.pdf. Acesso em: 20/09/21.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., 1. Reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 20/09/21.

GOMES, H. M. S.; TEIXEIRA, E. M. B. Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável. Boletim Técnico IFTM, Uberaba-MG, ano 2, n.3, p.10-15, set./dez., 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/44639546-Piramide-alimentar-guia-para-alimentacao-saudavel.html. Acesso em: 20/09/21.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.