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60º COngresso Brasileiro de Química

Uma visão de elétrons em extratos aquosos, usando a teoria de Rutheford e Bohr na luz ultravioleta do salto quântico


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Anselmo, M.L. (SEDUC-AM) ; da Silva Nascimento, R. (SEDUC-AM) ; da Silva Jean, E.N. (SEDUC-AM) ; Cavalcante Rattes, M.J. (SEDUC-AM) ; de Souza Matos, E. (SEDUC-AM) ; Trindade de Oliveira, M. (SEDUC-AM) ; Leal Pinto, H. (SEDUC-AM) ; Matos de Souza, S.J. (SEDUC-AM)

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido no estágio supervisionado, envolvendo professores, estagiários e estudantes com a meta de contextualizar o conteúdo “salto quântico” de Rutherford/Bohr” proveniente das aulas de regências. Que de acordo com a proposta da SEDUC-AM, o conteúdo é trabalhado com os alunos do 1º ano. Com a prática do estágio observou-se que as vezes, o conteúdo é abordado sem prévia contextualização. O extrato natural dos resíduos madeireiros utilizados no relato de experiência, é uma prática desenvolvida em laboratórios, usando métodos de extração e aplicando em vários seguimentos no universo da Química usando os métodos de Castro e Silva; Silva. Oliveira, (2002), disseminando conhecimento em conteúdo significativos como em salto quântico no contexto escolar de acordo com a BNCC.

Palavras Chaves

Extratos; Salto quântico; Ensino de Química

Introdução

Esta experiência foi desenvolvida na decorrência do Estágio Supervisionado na Escola Vital de Mendonça, envolvendo professores, estagiários e estudantes com o objetivo de contextualizar o conteúdo de “salto quântico” durante as aulas de regências, atendendo a Proposta da SEDUC-AM, uma vez que, este conteúdo é ministrado com alunos da 1º série, sendo que, a vivencia do estágio possibilitou identificar que na maioria das vezes o conteúdo abordado é estudado sem uma prévia contextualização. A definição quântico é originada do grego que significa “saltos em luz”. Essas características foram baseadas nos estudos na troca de posição dos elétrons na camada eletrônica, pois durante a investigação com base em estudos de Rutherford e ratificada por Bohr e evidenciada em artigos na plataforma scopus, fortalece os estudos realizados por Serpone e Salinaro (2002) citado por Silva e Feltre (2004) que afirma, a importância de identificar as formas de classificar os elétrons na eletrosfera é extremamente relevante. Analogicamente são apresentados em alguns estudos os níveis e subníveis de energia. Entretanto essas definições são usadas periodicamente em todas as áreas de fóton, devido à sua extrema versatilidade na visualização usando a ultravioleta como objeto de identificação. Sendo assim um quantitativo de extratos naturais foi usado de acordo com a metodologia proposta por Castro e Silva; Silva. Oliveira, (2002), com foco no IAWA Committee International Association of Wood Anatomist, qual usou e mostrou cores diferenciadas em extratos aquosos, exemplificando, por meio de solventes apolares (álcool etílico) a viabilidade na extração de princípios ativos. Portanto, a proposta de trabalho objetivou contextualizar salto quântico, usando extratos aquoso com luz ultravioleta-UV no ensino

Material e métodos

Analogicamente o conteúdo salto quântico, foi aplicado na prática de regência, evidenciando características e propriedades do conteúdo com abordagens para estruturar a metodologia com o levantamento bibliográfico de propriedades da “distribuição eletrônica” qual trabalhou-se os níveis e subníveis energéticos. Ademais foi realizado estudo teórico sobre elétrons na eletrosfera na 1º série. No entanto, a aula foi ilustrada pela prática experimental, com preparação de extratos, o material utilizado na produção aquosa, foi resíduos triturados em lascas de madeireiros adquiridos na serralheira de Itacoatiara-AM. Os resíduos foram selecionados, maceradas diminuindo a granulometria e adquirindo característica de pó para facilitar a solubilidade com o álcool etílico, onde usou-se 4 colheres do triturados em 50 mL do solvente, homogeneizada com palito de picolé. Vale ressaltar que outros testes já haviam sido realizados no laboratório da escola entre o professor regente e acadêmicos do Curso de licenciatura exatas Biologia e Química do ICET/UFM, com a finalidade de levar para a sala de aula testes prévios de comprovação para usar como contextualização, utilizando álcool (C2H6O); éter metílico e outros solventes. O etanólico 95% aquoso a frio e aquoso a quente, apresentou melhor resultado, este produto é de fácil aquisição, comprado sem a prescrição da Policia Federal, por esse teor, buscamos fortalecer a alternativa para solubilizar o produto, e de modo a possibilitar o uso em sala de aula. Os resultados da experiência foram satisfatórios, pois permitiram a contextualização do conteúdo “salto quântico” contemplado na proposta Curricular das escolas do Amazonas. Outrossim, a ideologia de apresentar os resultados em mídia, justifica-se pela periculosidade que este objeto oferece.

Resultado e discussão

Como metas alcançadas, destaca-se o interesse, bem como a empolgação, entusiasmo, e protagonismo relacionado aos discentes de 4 turmas da escola campo estágio, pois a vossas participações, foram relevantes ao nível do envolvimento por instigar as curiosidades, quais ocasionaram perguntas pertinentes e respostas significativas pelo professor mediador do componente curricular Química. Ao todo, a experiência foi contextualizada com 148 estudantes, de 160 possível matriculados nas 4 turmas. Diante disso, o questionário apresentou resultados similares pelos estudantes, pois os mesmos queriam participar da prática na UV, sendo assim, os estagiários explicaram que, a UV é uma realidade que oferece periculosidade ao ser humano, por isso, é recomendado todo um equipamento propício para realizar experimentos na luz ultravioleta. Por outro lado, o professor mediador da experiência reforçou a importância da interpretação, quanto a natureza energética de excitação dos elétrons, qual proporciona os saltos quânticos identificados em cores na câmara UV. Diante desse êxito, dos 148 estudantes participantes da contextualização, apresentaram resultados promissores, quando por sua vez, o professor efetivou a intervenção com exercícios, trabalhos e avaliações. Sobretudo, mostrando a importância de usar as competências e habilidades na educação básica, unificando eixos temáticos como experimentação, contextualização, educação ambiental e a ação da interdisciplinaridade de acordo com novo Ensino Médio, colocando em prática a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Conclusões

Essa experiência mostrou ser viável, ao utilizar a natureza do alunado para contextualizar conteúdos químicos no contexto da análise qualitativa observacional. Pois as atividades experimentais com essa característica favorece o diálogo entre professor e aluno, fortalecendo a cultura acadêmica e fomentando a cultura escolar. Entretanto, a avaliação da experiência desenvolvida na escola campo-estágio, faz com que, seja possível trazer do nível superior artifícios pedagógicos a serem implementados na educação, com concepções das práticas laboratoriais fundamentais ao ensino básico.

Agradecimentos

Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ICET/UFAM.

Referências

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