Loader
60º COngresso Brasileiro de Química

QUÍMICA MOTIVACIONAL: COLABORANDO PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Oliveira, L.A.T. (IFAM/MAUES) ; Santos, M.S.L. (IFAM/MAUES)

RESUMO

As atividades experimentais dão vida às aulas e têm como fundamento explicar conteúdos na prática. Neste trabalho, a aula prática proporcionou algo a mais aos discentes do IFAM, campus Maués, pois realizamos uma experiência motivacional para impulsionar a permanência dos calouros frente aos desafios. A água, tintura de iodo e água sanitária, ganharam representações. Naquele momento o aluno era a água, o desânimo a tintura de iodo e o sonho a água sanitária. Os novos discentes chegam na instituição felizes, mas as vezes as dificuldades, os cansaços surgem e a prostração toma conta deles, mas o sonho é mais forte que qualquer adversidade, deixando-os revigorados. Os discentes gostaram da experiência, sentiram-se caracterizados na ocasião e motivados a vencer mesmo diante dos obstáculos.

Palavras Chaves

Dinamismo; Misturas; Oxirredução

Introdução

A conclusão do Ensino Fundamental e a seleção para o Ensino Médio nos Institutos Federais trazem grandes desafios na vida do discente, pois a matriz curricular contempla as disciplinas propedêuticas e as técnicas. Neste conjunto, há o aumento do número de matérias, antes eram nove e agora chegam a dezenove no caso do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária, sendo necessário dois turnos de aula para contemplar todas as ciências (IFAM,2020). É uma mudança grande, pois antes ficavam na escola um turno e agora são dois, restando somente o período noturno vago. O cansaço e as dificuldades fazem parte dessa rotina. O que por vezes tem levado alguns discentes a solicitarem transferência. A química é uma ciência experimental e as suas práticas são surpreendentes. Com o objetivo de motivar para a permanência e êxito dos calouros do IFAM, campus Maués e sem fugir dos conceitos químicos, realizamos a experiência com água sanitária, iodo e água. Para tanto, utilizamos uma linguagem motivacional nos seus procedimentos. A água sanitária é uma solução aquosa com a finalidade de desinfecção e alvejamento, cujo princípio ativo é o hipoclorito de sódio ou de cálcio (BRASIL, 2016). O Iodo é um micronutriente essencial que exerce uma única função no organismo humano à síntese dos hormônios tireoidianos que atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia. Sendo muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração. (BRASIL, 2021). Ambos são presentes nas residências, sendo encontrados em lavanderias e cozinhas, a água sanitária para alvejar e desinfetar, já o iodo vem associado ao sal de cozinha com teores determinado em resolução (BRASIL, 2013). Assim, compartilhamos essa atividade que marcou a vida dos discentes positivamente.

Material e métodos

A atividade aconteceu no IFAM, campus Maués, no ano de 2020. A atividade precisou de duas aulas de química, na primeira foi solicitado uma pesquisa sobre a importância da água sanitária e do iodo, na aula seguinte se debateu sobre a pesquisa e depois os alunos foram ao laboratório, sendo organizados em grupos de cinco. Procedimentos Iniciais: os grupos receberam três copos identificados com as tiras VOCÊ, SONHO e DESÂNIMO. O copo VOCÊ, representa o discente; o copo SONHO, representa os desejos e projetos e o copo DESÂNIMO, representa o abatimento, o cansaço e as dificuldades. Os passos seguintes foram: adição do volume de 100 mL de água natural nos três copos; no copo SONHO, acrescentar cinco colheres de água sanitária; e no copo DESÂNIMO, juntar 30 gotas de solução iodo. Procedimentos Finais: 1º Retirar o volume de 05 colheres do copo DESÂNIMO e adicionar no copo VOCÊ; Quando você chegou ao IFAM, estava todo feliz por cursar em uma instituição de excelência, mas aí começa a dificuldade, o cansaço, um monte de provas, algumas notas baixas, então, o DESÂNIMO toma conta de VOCÊ. 2º Retirar o volume de 03 colheres do copo SONHO e somar no copo VOCÊ; No seu abatimento você lembra dos seus projetos, ... e de tudo que o instituto pode lhe oferecer então VOCÊ ganha ânimo e rejuvenesce. 3º Retirar o volume de 03 colheres do copo DESÂNIMO e despejar no copo SONHO; O DESÂNIMO não satisfeito, tenta acabar com o seu SONHO, mas este é mais forte que quaisquer adversidades e com vontade, planejamento e apoio familiar você vencerá na vida. 4º Finalmente são retirados o volume de 03 colheres do SONHO e adicionados no copo DESÂNIMO. O seu SONHO, PROJETO,... superam e vencem o DESÂNIMO e este desaparece de sua vida.

Resultado e discussão

A atividade (Figura 1), foi avaliada após a conclusão do quarto procedimento. Foi notório o espanto dos alunos frente a “magica” que aconteceu, a solução do copo SONHO, ao passo que eram adicionadas colheradas no DESANIMO mudou da cor castanho para incolor. Eles se perguntavam como isso aconteceu? O debate sobre a água sanitária e o iodo foram importantes, pois sabiam que a água sanitária é uma mistura de água com hipoclorito de sódio NaClO, que tem o poder alvejante e bactericida, já o iodo é micronutriente utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos e têm papel importante no crescimento físico, por isso vem associado ao sal de cozinha na forma de iodato de potássio KIO3. Na experiência, a “magia” correu, pois, a água sanitária possui como produto ativo, o hipoclorito de sódio, que em contato com solução de iodo provoca uma oxirredução. O fundamento químico do processo é que temos a formação de OH- nessa reação que, em contato com o Na+ liberado pelo hipoclorito, forma NaOH(aq), uma base incolor e o I- presente na mistura também se ligar à outro Na+ liberado da água sanitária, formando NaI(aq) sal incolor, assim a mistura fica descolorida. Ao final foi perguntando o que os eles aprenderam com a atividade no que tange a parte motivacional, vejamos três relatos: “Tem o objetivo e o sentido de não deixar que o desânimo impeça você de realizar seus sonhos. ” “ Isso significa que você, ao longo da jornada, pode enfrentar obstáculos, mas isso serve para acreditarmos que podemos realizar nossos sonhos, muitas vezes o desânimo vem, mas temos que ser forte e seguir em frente. ” “Você após muito cansaço e vontade de desistir é consumido pelo desânimo, mas daí vem os sonhos, expectativas e metas, que anulam esse desânimo, pois seu sonho é mais forte e superar tudo. ”

Figura 1. Dos procedimentos

Fonte: OLIVEIRA, L.A.T. 2020

Conclusões

Atividade experimental serviu com um fundo motivacional para a permanência e êxito dos discentes frente aos desafios da nova jornada. Prática que a princípio seria mecânica sem muitos impactos, mas que ganhou dinamismo. O uso da água e produtos de fáceis aquisições, como tintura de iodo e água sanitária, foram sendo misturadas e mudando de cor a cada novo procedimento, e eram perceptíveis a admiração dos discentes. O aluno por um momento virou o copo VOCÊ, que vai encontrar DESÂNIMO, mas no fim o SONHO vence e o transforma. Enfim, mostramos que podemos fazer mais do que ensinar conteúdo.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal do Amazonas, campus Maués.

Referências

BRASIL. Secretaria de Atenção Primária e Saúde (SAPS). Deficiência do Iodo. Disponível no site:<https://aps.saude.gov.br/ape/pcan/iodo>. Acesso em:17 fev. 2021.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da RDC nº 23, de 24 de abril de 2013 - Dispõe sobre o teor de iodo no sal destinado ao consumo humano e dá outras providências. Disponível no site: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/res0023_23_04_2013.html>. Acesso em 17 fev.2021.
________ Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Regulamento Técnico Água Sanitária 2016. Disponível no site: < http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/joomlaorg/2013-08-13-20-53-09/category/128-saneantes?download=1715:rdc-110-2016-regulamento-tecnico-agua-sanitaria >. Acesso em: 17 fev. 2021 .

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MAUÉS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado. 2020.