JOGO DA MEMÓRIA:QUÍMICA VERDE

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Verde

Autores

Bruno de Oliveira, Y. (IFMT) ; Carmelo Bittencourt Junior, S. (IFMT BELA VISTA) ; Alves Souza Brandão Ferreira, L. (IFMT) ; Martins dos Santos, J. (IFMT) ; Figueiredo Martins da Silva, G. (IFMT)

Resumo

Os jogos lúdicos, por muito tempo, foram ignorados pelas escolas e institutos de ensino como uma proposta de educação, Atualmente, contudo, sabemos que estes são ferramentas importantes na área de ensino de Química, visto que aumentam o interesse discente e promovem uma aprendizagem mais significativa. Sendo assim, neste trabalho, objetiva-se relatar como foi a elaboração do jogo “Memória Verde”, que tem por proposta tornar a aprendizagem de todos os pilares da Química Verde mais fáceis. Notou-se que o “Memória Verde” despertou interessante e eficaz na aprendizagem dos alunos.

Palavras chaves

Ensino ; Jogos; Química Verde

Introdução

O jogo possui estreita relação com a construção da inteligência, isto porque o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem (PIAGET,2013, p.75). Nossa sociedade possui uma grande diversidade de formas e meios de comunicação, e, para se destacar, é importante que o indivíduo tenha a competência da leitura e da compreensão de diferentes linguagens. Expressões corporais e verbais são, neste contexto, fundamentais ao nosso convívio social. Contudo, nas atividades escolares, é comum que os alunos se concentrem somente no aprendizado sobre a leitura e a escrita. (NOVOS ALUNOS, 2016, p.1). A Química, que sempre foi vista como uma grande ameaça ao meio ambiente, por causa da poluição das águas e do próprio ar (LORENA, S, p.1), tenta cada vez mais deixar de ser um problema para se tornar uma solução. Primeiramente, todos precisam entender que a Química está em tudo, em toda a parte e até em nós mesmos. As pessoas costumam associar elementos químicos a coisas ruins, sem levar isso em consideração a sua existência em toda matéria existente. Segundo esta linha de pensamento, a “Química Verde” é uma linha de pensamento que tem se difundido cada vez mais a fim de se tornar aliada do meio ambiente. (LORENA, 2007, p.1). Além de serem muito divertidos, estes jogos lúdicos auxiliam no aprendizado, fornecendo diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle de tempo, proporcionando ao estudante o desafio de superar a si mesmo e desenvolver o trabalho em equipe. Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista. Tanto as potencialidades quanto as afetividades da criança

Material e métodos

O jogo “Memória Verde” foi desenvolvido por discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, na disciplina de Química Orgânica do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, campus Cuiabá-Bela Vista. Para a confecção do jogo, foi necessário papel grosso A4, para a feitura das peças, e, para a elaboração das informações contidas nelas, utilizou-se o Word. Ao todo, são 20 peças, sendo elas divididas em 10 pares correspondentes. A fim de que o jogo seja produtivo, o recomendável é que “Memória Verde” seja jogado por 2 a 4 jogadores. Para iniciá-lo, as peças deverão estar todas viradas para baixo e organizadas aleatoriamente. O primeiro jogador deve virar duas peças de qualquer lugar do espaço onde estão distribuídos os itens. A primeira peça, será ou uma pergunta ou uma resposta. Utilizando-se do seu conhecimento sobre a Química Verde, o jogador deve achar a peça correspondente àquela que ele pegou. Caso ele acerte a combinação, ganha o direito a mais uma jogada. Vence o jogo quem acertar o maior número de combinações. As informações do jogo foram retiradas de artigos e sites disponíveis na internet, tendo como público alvo, os alunos do ensino médio. “Memória Verde” foi inicialmente testado com quatro alunos do 3° semestre do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, e logo após, testado com os demais alunos do mesmo semestre.

Resultado e discussão

Foi obtido um jogo lúdico com a finalidade de ensinar Química Verde. (Figura 1). Todos os alunos que testaram o jogo aprovaram e afirmaram que esta metodologia será muito importante para o ensino da Química Verde. Como podemos observar na imagem abaixo, a simplicidade do jogo, assim como os seus mecanismos, ajuda o jogador a memorizar os gases responsáveis pela poluição do meio ambiente bem como órgãos responsáveis pela preservação do mesmo. Notou-se que a relação entre o conteúdo proposto e o divertimento do jogo resultou em uma aprendizagem muito mais eficiente, além de, proporcionar aos discentes que realizaram a confecção desse produto uma aprendizagem significativa, visto que foi necessário pesquisar sobre o assunto e verificar o nível de dificuldade das perguntas para que estas pudessem ser incluídas no jogo.

Figura 1



Conclusões

Com base nos dados apresentados neste trabalho, conclui-se que a maneira tradicional de ensino pode se ser implementada, com vistas a não atrair mais atenção e otimizar o aprendizado do corpo discente. Processos que envolvam os próprios alunos na elaboração destas metodologias contribuem para desenvolver, de forma mais abrangente, os conhecimentos a serem aprendidos em sala.Deste modo, “Memória Verde” conseguiu atingir os resultados esperados desde seu planejamento até sua execução.

Agradecimentos

Referências

LORENA, S. QUÍMICA VERDE- conceitos e princípios. São Paulo, 2007.
NOVOS ALUNOS. A importância do uso de jogos no aprendizado para as novas gerações. São Paulo, 2016.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

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