OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE ESPÉCIE EUTROFIZANTE A PARTIR DE SEMENTES Jatrophagossypifolia

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Verde

Autores

Nascimento Junior, P.A. (UNEAL) ; Hora, P.H.A. (UNEAL) ; Sousa, A.C. (IFPB)

Resumo

O emprego do planejamento fatorial na avaliação de condições experimentais favoráveis em um processo vem se tornando uma ferramenta indispensável na otimização da eficiência de processos. Neste trabalho, são empregadas condições experimentais pré-determinadas, onde são avaliadas os efeitos dessas variáveis na adsorção de uma espécie química eutrofizante através de semente de pinhão roxo Jatrophagossypifolia. Os dados mostram que as variáveis apenas empregadas individualmente apresentam incremento na remoção da espécie contaminante nitrito.

Palavras chaves

planejamento fatorial; adsorção; Jatrophagossy

Introdução

Um dos grandes problemas emergente desde o século passado é a poluição de rios, lagos e oceanos, que ocorre comumente através do despejo de resíduos tensoativos/surfactantes como detergentes, desinfetantes, sabões e agrotóxicos, que são produtos ricos em NO₂ˉ (ânion nitrito), que por sua vez é um dos principais nutrientes de algas e macrofilas, o que gera um alto desenvolvimento das mesmas, ocasionando problemas graves frente a fauna aquática, e riscos à saúde humana. Constantemente analises e estudos são feitos para melhor aperfeiçoamento de experimentos, entre os métodos mais utilizados para aprimoramento, encontra-se a aplicação da analise fatorial, que segundo BARTHOLOMEW (1984), “a análise fatorial é uma técnica amplamente estatística, mas seus fundamentos teóricos são um tanto obscuros e sujeitos a disputa” (BARTHOLOMEW, 1984, p. 221). Segundo King (2001) “no modelo da análise fatorial, há muitas variáveis observadas cujo objetivo é gerar fatores subjacentes não observados (KING, 2001, p. 682). Logo, sua principal função está nas diferentes técnicas de análise fatorial, que busca reduzir uma grande quantidade de variáveis observadas em um número menor de fatores (Figueiredo et al 2010). Logo, fazendo-se a aplicação do método de planejamento fatorial, torna-se o experimento mais eficaz, com resultados mais concisos e seguros. É de acordo com essa visão que foi utilizado o planejamento fatorial para aprimoramento de resultados referentes a adsorção de NO₂ˉ, utilizando como soluto para tal tarefa, sementes de Jatrophagossypifolia (Pinhão-roxo), planta comumente encontrada nos quintais nordestinos.

Material e métodos

Foram coletadas 200g de frutos da Jatrophagossypifolia, no povoado Cabeça D’antas pertencente ao município de Belém no estado de Alagoas, onde foram submetidas a secagem por lâmpada incandescente em recipiente de alumínio por 5 dias, após esse período foram coletadas e pesadas 100g de sementes da planta que foram alocadas a estufa por um período de 24 horas, a uma temperatura de 60ºC. Após efetuada a secagem, as sementes foram maceradas com auxílio de pistilo e cadinho, foram separadas as amostras com pesos diferentes, sendo mínimo nível 200 mg e o máximo 800mg , e submetidas a tempo de agitação variado, sendo o nível mínimo igual a 5 minutos e o nível máximo igual a 45 minutos. Além de serem submetidas a adição de 50 ml solução de NO₂ˉ possuindo variação de concentração, onde o nível mínimo foi de 50 ppm e o nível máximo de 200 ppm. Sendo assim, executado um planejamento fatorial 2^3, a partir de matriz randômica obtida através de software específico. Vale ressaltar que o experimento foi realizado em duplicata. Após feito o procedimento de agitação das amostras, as soluções obtidas foram devidamente filtradas com papel filtro, em erlenmeyer de 150ml, no termino da filtragem as amostras foram alocadas para análise por espectrofotometria UV-Vís.

Resultado e discussão

Ao ser variada a massa de 200mg a 800mg do soluto, houve um acréscimo 20,8% de eficiência, quando variado o tempo de 5 minutos para 45 minutos, foram obtidos uma diminuição no potencial adsortivo de 15%, quando aumentado a concentração de nitrito, houve diminuição na eficiência do adsorvente em 34,7%, variando massa e tempo, do nível mínimo ao máximo, simultaneamente, foi tido um pequeno aumento de 1,4%, ao serem variadas a massa e concentração, houve pequeno acréscimo de 4,2%, em variação de tempo e concentração, foi obtido o decréscimo de 4,2% e quando teve-se o aumento das três variáveis ao mesmo tempo, foi diminuído o potencial adsortivo em cerca de 10%. O diagrama de Pareto, mostra que apenas as variáveis alteradas unitariamente, causam efeitos significativos no processo de remoção de nitrito, assim como efetuar a variação das três variáveis ao mesmo tempo.

Diagrama de Pareto



Tabela de Efeitos



Conclusões

Os dados ilustrados nesse trabalho mostram que dentre as variáveis escolhidas para estimativas dos seus respectivos efeitos no processo de adsorção de íons nitrito, a massa, o tempo e a concentração inicial de nitrito apresentam significância na otimização do processo de adsorção de nitrito através de sementes de pinhão se aplicados individualmente ou todos ao mesmo tempo. Os dados mostraram que o emprego de duas dessas variáveis simultâneas não causa efeito relevante no processo de remoção dessa espécies eutrofizante.

Agradecimentos

OS AUTORES AGRADECEM AO PIBIC/FAPEAL/UNEAL PELO FOMENTO

Referências

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito; SILVA JÚNIOR, José Alexandre da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião pública, v. 16, n. 1, p. 160-185, 2010.
KING, G. Hownotto lie withstatistics[Online] Disponível em:https://gking.harvard.edu/files/mist.pdf Acesso em: [12 Ago. 2019].
BARTHOLOMEW, David J. The foundationsoffactoranalysis. Biometrika, v. 71, n. 2, p. 221-232, 1984.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ