APLICAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NA AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE CURVA DE CALIBRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE GERANIOL EM ÓLEOS ESSENCIAIS DE CITRONELA DO COMÉRCIO DO CEARÁ.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Produtos Naturais

Autores

da Silva, A.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Frota, V.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; do Vale, J.P.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Gomes, G.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Bandeira, P.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; dos Santos, H.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rodrigues, T.H.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)

Resumo

No presente trabalho, buscou-se a aplicação de planilha eletrônica disponível na literatura para verificação estatística de curva de calibração de geraniol e aplicação na quantificação desse componente em amostras de óleos essenciais e essências de capim-citronela (C. winteranus) do comércio do Ceará. Os testes estatísticos mostraram que a regressão (p < 0,01) é significativa enquanto a falta de ajuste não é significativa. Além disso, os resíduos da regressão seguem uma distribuição normal com resultado positivo para a homoscedaticidade. Os resultados das concentrações de geraniol mostraram uma grande diferença entre amostras de óleos e também entre as essências, indicando a necessidade de um maior rigor no controle de qualidade no comércio de óleos essenciais e seus derivados.

Palavras chaves

curva analítica; geraniol; citronela

Introdução

Os óleos essenciais são uma mistura de compostos voláteis naturais formados durante o metabolismo secundário das plantas. São misturas complexas principalmente de terpenos de elevado valor econômico e social para diversas indústrias, nomeadamente, perfumaria, cosmética, farmacêutica, alimentação humana e animal, bebidas, dentre outras (BASER E BUCHBAUER, 2010; JACOB et al., 2017). Dentre as plantas medicinais e aromáticas amplamente utilizadas e disponíveis no comércio do Ceará, destaca-se o capim-citronela (C. winteranus) cujo óleo essencial extraído das folhas de desse vegetal apresenta como compostos majoritários o citronelal, geraniol e citronelol (CARNEIRO et al., 2015; CRUZ et al., 2015). No caso do geraniol, estudos mostraram que esse álcool terpêncio apresenta diversas propriedades tais como antimicrobianas, tripanocida, leishmanicida, carrapaticida e repelência de insetos (CARNEIRO et al., 2015; SANTOS et al., 2015). Devido ao amplo comércio de óleos essenciais e essências (óleos essenciais diluídos), o controle da qualidade por meio do monitoramento da composição química, é de grande importância visando prevenir ou detectar possíveis adulterações nesses produtos. Nesse contexto, o uso de planilhas eletrônicas insere-se como uma importante ferramenta na avaliação estatística de curvas analíticas, sendo esta uma atividade de rotina em laboratórios, através de cálculos matemáticos complexos em pouco tempo de maneira fácil e confiável (BAZILIO et al., 2012). Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivos a verificação estatística de curva analítica de geraniol por meio de planilha eletrônica e quantificação de geraniol em óleos essenciais de capim-citronela (C. winteranus) no comércio do estado do Ceará.

Material e métodos

Inicialmente, diferentes concentrações de geraniol (1 à 10 mg/mL) foram preparadas em triplicada utilizando hexano grau GC como solvente. Os óleos comerciais e o controle (óleo essencial extraído em laboratório) também foram diluídos em triplicata no mesmo solvente. Todas as amostras foram analisadas em sistema de cromatografia gasosa acoplado a espectrômetro de massas, modelo QP2010 (Shimadzu) com impacto eletrônico de 70 eV e coluna capilar apolar (RTX5-MS, 30 m). Utilizou-se hélio como gás de arraste a 1,00 mL.min-1, e temperatura de 250 °C no injetor. As temperaturas da linha de transferência e fonte de íons foram fixadas em 250 e 280 °C, respectivamente. O forno cromatográfico foi programado para temperatura inicial de 70 °C, com rampa de aquecimento de 4 °C.min-1 até 180 °C e acréscimo de 10 °C/min até 250 °C, ao final da corrida cromatográfica (34,5 minutos). Em seguida, os dados foram inseridos em planilha eletrônica (BAZILIO et al., 2012) e verificação da linearidade por meio dos testes de significância da regressão e desvio da linearidade, normalidade e independência dos resíduos, homoscedasticidade e determinação dos limites de detecção e quantificação da curva analítica. Os resultados das análises dos óleos comerciais foram inseridos na curva analítica do geraniol após a verificação estatística e as concentrações (mg/mL) desse componente foram determinadas.

Resultado e discussão

Na verificação estatística da curva de calibração utilizou-se a planilha eletrônica da literatura (BAZILIO et al., 2012). O teste de normalidade mostrou que os resíduos de regressão seguem uma distribuição normal (R > Rcrit) com resultado positivo para a homoscedaticidade (t < tcrítico). O teste de significância da regressão e do desvio da linearidade foram avaliados (ANOVA) e os resultados encontram-se na Tabela 1. O valor de p (3,97x10-16) calculado para regressão é inferior a 0,001 indicando que a regressão é significativa. O valor de p (2,43x10-1) calculado para a falta de ajuste, ou desvio de linearidade, é superior a 0,05 indicando que a falta de ajuste não é significativa. A Tabela 2 apresenta os resultados de concentrações de geraniol pelo uso do modelo linear dado pela planilha (BAZILIO et al., 2012). A amostra controle é o óleo essencial de citronela obtido em laboratório, o fabricante X é óleo essencial comercial de citronela, e os fabricantes Y e Z são essências do mesmo vegetal. Observa-se uma expressiva diferença entre o controle (655,86 ± 14,57 mg/mL) e o óleo essencial comercial (45,87 ± 1,20 mg/mL). No caso das essências, embora seja esperada uma concentração inferior de geraniol, no fabricante Y foi obtida uma concentração 2,4 vezes superior à essência do fabricante Z, e do próprio óleo essencial. Os resultados também mostraram que ambos os óleos e essências comerciais foram diluídos em solvente, prática que é indicada somente para as essências (OLIVEIRA, 2015). Sendo uma das espécies mais importantes para a produção mundial de óleos essenciais (MARINS et al., 2015), a regulamentação e controle de qualidade desses produtos, são aspectos críticos que podem pôr em dúvida os benefícios desta e de outras tantas espécies aromáticas existentes no mercado.

Tabela 1. Resultados da análise de variância (ANOVA) para significânci

GL: graus de liberdade, SQ: soma dos quadrados, QM: média dos quadrados, F: estatística da análise de variância, p: significância.

Tabela 2. Concentrações de geraniol em amostras comerciais de óleos es



Conclusões

Tendo em vista os resultados obtidos dos testes estatísticos da planilha eletrônica, conclui-se que o modelo linear adequa-se com confiabilidade aos dados da curva de calibração do geraniol. A aplicação do referido modelo na quantificação de geraniol em amostras comerciais de citronela mostrou a necessidade de um controle mais rígido na comercialização de óleos essenciais bem como definições do percentual mínimo de óleo ou dos marcadores químicos nas essências, visando à manutenção das propriedades terapêuticas e organolépticas das espécies aromáticas utilizadas na obtenção desses produtos.

Agradecimentos

FINEP, FUNCAP, CNPQ e Embrapa Agroindústria Tropical (Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais - LMQPN).

Referências

BAZILIO, F. S.; BOMFIM, M. V. J.; ALMEIDA, R. J.; ABRANTES, S. M. P. Uso de planilha eletrônica na verificação da adequação de curva analítica ao modelo linear. 2012.

BASER, K. H. C.; BUCHBAUER, G. Handbook of essential oils: science, technology, and applications. CRC press, 2015.
CRUZ, T. P. DA, ALVES, F. R.; MENDONÇA, R. F.;COSTA, A. V.; JUNIOR, W. C. DE J.; PINHEIRO, P. F.; MARINS, A, K. ATIVIDADE FUNGICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon winterianus JOWIT (CITRONELA) CONTRA Fusarium solani. Biosci. J., Uberlandia, v. 31, n. 1, p. 1-8, Jan./Fev. 2015.
CARNEIRO, J. N. P. C.; ALBUQUERQUE, R. S.; LEITE, N. F.; MACHADO, A. J. T.; BRITO, D. I. V. DE B.; ROLON, M.; VEGA, C,; CORONEL, C. C.; COUTINHO, H. D. M.; BRAGA, M. F. B. M. -B. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TRIPANOCIDA, LEISHMANICIDA E CITOTÓXICA DO GERANIOL E CITRONELAL. Caderno de Cultura e Ciência, Ano IX, v.13, n.2, Mar, 2015.
SANTOS, T. R. B. DOS; CASTRO, N. Á. DE; BRETANHA, L. C; SCHUCH, L. F. D.; FREITAG, R. A.; NIZOLI, L. Q.; ESTUDO IN VITRO DA EFICÁCIA DE CITRONELA (Cymbopogon wynterianus) SOBRE CARRAPATO Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Science and animal health. V.3 N.1 JAN/JUN 2015 P. 135-149.
OLIVEIRA, J. M. DE.; Essências Aromáticas. Serviço Brasileiro de Normas Técnicas (SBRT). SENAI-RS. 2015.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ