Retrospectiva DA TABELA PERÍODICA EM SEUS 150 ANOS

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Campos, E. (IFMT- BELA VISTA) ; Arnaldo, T. (IFMT-BELA VISTA)

Resumo

O trabalho a seguir, aborda uma retrospectiva dos 150 anos da classificação da tabela periódica dos elementos, visando relatar os antecedentes, o surgimento e as atualizações/modernizações, o que isso é sem dúvida, uma das maiores e mais valiosas generalizações científicas. A tabela serve como guia de pesquisas e, aos poucos, se tornou um valioso instrumento didático no ensino da Química. Vários foram os cientistas que tentaram e propuseram organizações para os elementos químicos ao longo da história. Com as pesquisas efetuadas, ocorrendo uma junção de tais, elaborando assim cartilhas, que foram disponibilizadas em plataformas digitais, e no IFMT- Bela Vista, para os alunos, que acharam a iniciativa de aprendizagem muito interessante.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Elementos químicos; Química

Introdução

A chamada Tabela Periódica, em Química, é uma forma de organizar os elementos químicos até hoje conhecidos. Essa organização leva em conta as diversas características desses elementos, sendo uma ferramenta importante para a ciência Química e seu estudo. Na tabela estão sistematizadas informações sobre os elementos químicos. São informações que possibilitam prever o comportamento dos átomos como, por exemplo, a reatividade ou não de um determinado elemento químico. Atualmente, a tabela está organizada a partir da estrutura atômica dos elementos químicos, mas ela foi originalmente desenvolvida por meio de observações experimentais das propriedades Químicas e físicas deles, observações essas realizadas especialmente nos séculos XVIII e XIX. Muitas tentativas de organização da Tabela Periódica foram propostas até chegarmos ao “modelo” utilizado atualmente. À medida que a ciência Química foi se desenvolvendo houve um aumento do número de novos elementos, bem como, novos materiais a disposição da população. Assim começou-se a pensar em um modo de organizar esses elementos e com isso foram delimitados alguns critérios para a sua organização. Muitos cientistas das mais diferentes épocas e dos mais diversos países, tentaram estabelecer uma relação entre os elementos químicos que pudesse dar conta de uma organização que atendesse aos anseios da comunidade científica. Cada um desses cientistas tiveram uma importância, pois apesar do seu “modelo” de Tabela Periódica não ter sido aceito pela comunidade científica, todos eles contribuíram para que um dia Mendeleiev nos apresentasse aquele que fosse aceito até os nossos dias. Historicamente, a Tabela Periódica tem sido utilizada por professores, possivelmente, da mesma maneira, desde "[...] o início do século XX, para o ensino das propriedades periódicas dos elementos” (MEDEIROS, 2013, p. 474). No entanto, o conceito de periodicidade é de importância fundamental para o ensino de Química. No entanto não existe só a tabela periódica dos elementos químicos, existe também a tabela periódica dos estilos das cerveja. A tabela das cerveja são agrupadas de acordo com suas famílias e ainda possuem uma breve descrição que explica as características do tipo de cerveja, contendo também todos os estilos de cerveja devidamente categorizados e com informações importantíssimas como os níveis de densidade, teor alcoólico, amargor e cor. Com o objetivo de trazer uma proposta de construção de uma cartilha da Tabela Periódica interativo, o trabalho pretende descrever o desenvolvimento da tabela periódica dos elementos, ressaltando as descobertas mais significativas, como a necessidade da ordenação, organização e classificação dos elementos.

Material e métodos

A cartilha foi produzida na plataforma do Word, com o designer lúdico, extremamente interativo para os estudantes. O trabalho foi elaborado por meio de revisão bibliográfica, tendo como base livros, artigos científicos e monografias, visto que a pesquisa bibliográfica é fundamental para a realização de estudos históricos. Foram reunidos os dados encontrados e listado os principais eventos que contribuíram para a criação da tabela periódica e sua evolução ao longo dos seus 150 anos. Após todo o processo as cartilhas foram entregues aos alunos do IFMT- Bela Vista, para terem uma melhor experiência sobre a tabela periódica que é algo extremamente importante para vida acadêmica e social. No término das atividades com as cartilhas, foram feitas pesquisas que consistia em saber as opiniões dos alunos.

Resultado e discussão

A classificação periódica dos elementos nasceu de uma sólida base experimental e passou por etapas que permitiram o despertar da curiosidade científica. Confirmada depois por fatos que lhe deram um apoio definitivo, revelou-se um majestoso edifício do conhecimento humano, sendo de uma enorme utilidade no ensino de Química. Em pesquisa realizada por Mehlecke e colaboradores (2012), em livros didáticos de Química distribuídos no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, os pesquisadores verificaram que: [...] o conteúdo Tabela Periódica é parcialmente apresentado em uma perspectiva histórica. O contexto histórico aparece, geralmente, como recortes e figuras anexas. Ademais, há pouca relação entre esses anexos e os textos que explicam a própria Tabela Periódica. Dessa forma, não se apresenta de forma clara uma relação para os leitores e estudantes sobre como o conhecimento químico e físico sobre a Tabela Periódica evolui (MEHLECKE et al., 2012, p. 543). Com as cartilhas foi possível , perceber que com esse tipo de atividade e fundamentada em um processo investigativo, podemos perceber que para um conteúdo como “Tabela Periódica”, é preciso que apresentamos aos estudantes os fundamentos de contexto histórico que é necessário e pertinente quando se pretende apresentar a Química como um processo de construção de conhecimento . Tendo em base a pesquisa feitas com alunos que aprovaram o método de aprendizagem com as cartilhas sobre o 150 anos da tabela periódica. Nesse sentido, fica claro que são necessárias abordagens para Tabela Periódica mais dinâmicas e interativas, abordagens na sua construção histórica

Conclusões

A tabela periódica surgiu a partir de observações de padrões periódicos nas configurações eletrônicas dos elementos, sendo que a disposição atual dos elementos só foi possível após a descoberta do conceito de número atômico. “A tabela periódica é a mais importante ferramenta que os químicos usam para organizar e lembrar fatos químicos” . BROWN; (2005, p. 41). O uso da tabela periódica é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas essenciais para os químicos que a utilizam para organizar fatos químicos. Conclui-se, portanto, que o estudo adotado para o conhecimento da classificação dos elementos, foi significativa, pois podemos ver a evolução das tabelas, conhecer novas tabelas e também pode criar uma cartilha para os alunos, que se mostraram entusiasmo nas exposições das cartilhas.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, minha família e meu orientador por todo apoio na construção do trabalho.

Referências

BROWN, T. L. et al Química, a ciência central. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MEDEIROS, A. M.; Avaliação do Conhecimento Sobre Periodicidade Química em uma Turma de Química Geral do Ensino a Distância. Revista Química Nova. nº 3. fev. 2013. v. 36. p. 474-479.
MEHLECKE, C. M.; EICHLER, M. L.; SALGADO, T. D. M.; DEL PINO, J. C. A. abordagem histórica acerca da produção e da recepção da Tabela Periódica em livros didáticos brasileiros para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 3, p. 521-545, 2012.

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