Confecção de um jogo de quebra-cabeça didático para o ensino do Poli-Isopreno (Borracha Natural)

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, G. (IFMT BELA VISTA) ; Pereira, S. (IFMT BELA VISTA) ; Silva, B. (IFMT BELA VISTA)

Resumo

O trabalho a ser proposto trata-se da confecção de um método facilitador de ensino das propriedades químicas da borracha natural (Poli- isopreno). Devido ao nível de complexidade de se memorizar as fórmulas moleculares, produziu-se uma atividade interativa, para alcançar melhor aprendizagem do estudantes, de modo mais objetivo e lúdico, um quebra-cabeça. O objetivo é entrelaçar o ensino da química, fazendo a disciplina ser prazerosa, para que ocorra uma maior aprendizagem dos alunos.

Palavras chaves

Química orgânica ; Borracha natural ; Confecção de jogos

Introdução

A aprendizagem da química em geral, é considerada complicada para muitos estudantes, muitas vezes acabam apenas decorando o conteúdo para fazer prova, e não aprendem. No entanto é importante ressaltar que em nossa vida, a química é uma peça fundamental. Com o intuito de melhorar o método trabalhado em sala de aula, foram desenvolvidas novas formas de ensino mais dinâmicas, trabalhando com a utilização de jogos lúdicos, que são considerados por professores uma boa ferramenta frente ao ensino- aprendizagem. Segundo ADAMUCCI (2014), trabalhar o lúdico em sala de aula, poderá auxiliar na solução dos questionamentos em torno do desinteresse dos educandos em relação a perspectiva que eles possuem sobre o conteúdo a ser aprendido. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, as quais devem estar em equilíbrio, pois, se a função lúdica prevalecer, o jogo será apenas um jogo e; se a função educativa predominar, o jogo será um material didático. Este trabalho tem como objetivo inserir nas aulas de química uma maior interatividade, utilizando o jogo lúdico, que remete aos conteúdos abordados em sala de aula, com objetivo de avaliar se a isenção do mesmo favorece a aprendizagem da química. O quebra-cabeça é um jogo voltado para o ensino da química, pois é uma atividade que aporta muitos benefícios para o estudante, pelo fato de trazer uma maior interação social entre os alunos, esperasse que o aluno possa desenvolver raciocínio lógico, melhorando sua concentração e criatividade, podendo estimular uma melhor memorização, e assim auxiliar todas as disciplinas. Ele também traz amplos conhecimentos da química orgânica devido a sua fórmula estrutural, sendo assim o jogador irá aprender mais sobre o polímero de uma forma divertida e didática.

Material e métodos

O trabalho foi realizado dentro do campus IFMT- BELA VISTA, a proposta pedagógica foi elaborada com base na metodologia convencional de um jogo de quebra-cabeça. Foram realizadas as confecções das peças, com materiais de baixo custo (papel cartão, cola e papel A4). Após as aulas de Química orgânica serem aplicadas em sala de aula, iniciou-se a aplicação do jogo didático, sendo dividida em três etapas. Na primeira etapa foram feitas elaborações de ideias, etapa pela qual introduziu-se, desenvolveu-se e concluiu-se o conteúdo sobre poli-isopreno. A segunda etapa consistiu na aplicação do jogo como recurso didático, foi feita a aplicação tátil sobre o conteúdo apresentado através do jogo didático. Na terceira etapa q ocorreu após o término do jogo, os alunos fizeram indagações sobre o conteúdo. Tal discussão foi realizada a partir de opiniões argumentativas a serem produzidas pelos discentes após a aplicação da atividade didática.

Resultado e discussão

O presente trabalho é uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizado da química, especificamente o conteúdo de química orgânica, os jogos no ensino da química não só estimulam o aprendizado como também a interação e o confronto de ideias entre os alunos. O trabalho teve o intuito de melhorar o aprendizado das fórmulas químicas no ensino médio através de jogos lúdicos. Jogamos no 3° semestre de química do IFMT- BELA VISTA, o resultado das opiniões dos estudantes foi que: a confecção de um jogo de quebra-cabeça para o ensino de fórmulas químicas , “ É muito útil, e muito interativo”.

Conclusões

Mediante o levantamento bibliográfico realizado, pode-se afirmar que, o uso de jogos lúdicos no ensino de química tem se revelado uma alternativa adequada como meio de melhoria na relação ensino-aprendizagem, uma vez que, sua utilização em sala, traz contribuições pedagógicos diretamente ligados à aprendizagem, tais como: cognição, afeição, socialização e criatividade (FERREIRA, 2012). De acordo com o estudo feito sobre borracha natural e sintética pode se concluir que a borracha é um importante mecanismo nas sociedades pois através dela é possível fazer objetos de suma importância na utilidade pública. O processo de vulcanização revolucionou a borracha e deu a ela um maior valor comercial. A partir dos resultados obtidos com esse trabalho, pode-se concluir que a prática de ensino através de jogos é uma alternativa válida, cabendo ao docente encontrar diferentes alternativas de sua aplicação ao conteúdo que se queria ensinar.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus, gostaríamos também de agradecer a Nátily Oliveira e aos nossos familiares que nos motivaram.

Referências

ADAMUCCI. Sandra Maria Moreira. O lúdico como mediação na sala de
aula: a práxis pedagógica sustentada na diversidade do fazer docente.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Unidade Pedagógica. SEED-
PR, 2014.
FERREIRA, E. D. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxílio nas aulas sobre tabela periódica. Campina Grande: UEPB, 2012.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pion

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