JOHANN RUDOLPH GLAUBER E O SAL MIRACULOSO: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Carvalho Nogueira, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Oliveira Pantoja, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barroso Garcia, R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Castro Carvalho, J.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
A História da Ciência é relevante para as aulas de química, uma vez que contribui para a aprendizagem de vários assuntos. Nesse sentido, buscou-se analisar o conhecimento dos graduandos de química acerca dos trabalhos e estudos de Johann R. Glauber, bem como entender as suas contribuições para a química medicinal do século XVII. A pesquisa foi desenvolvida com 12 alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPA, e a partir dos resultados verificou- se que poucos graduandos conheciam os estudos de Glauber. Portanto, como futuros professores de química, consideraram importante a inserção da História da Ciência em suas aulas objetivando uma aprendizagem mais eficaz.
Palavras chaves
História da Ciência; Ensino de Química; Sal Miraculoso
Introdução
Um dos químicos mais notáveis e produtivos do século XVII foi Johann Rudolph Glauber (1604-1670), um misto de alquimista, químico e médico. Nascido na atual Alemanha, ele foi considerado o maior químico experimental do seu século. Dentre as suas principais contribuições, destaca-se um método de preparação do Ácido Nítrico (HNO3), por meio do aquecimento do Nitrato de Potássio (KNO3) em presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4). Além desse ácido, Glauber também sintetizou um sal inorgânico, que segundo ele teria propriedades curativas e milagrosas. O Sulfato de Sódio decahidratado (Na2 SO4.10H20), ficou conhecido como o sal “miraculoso” de Glauber. (NEVES; FARIAS, 2011). Diante desses fatos, analisa-se a contribuição da História da Ciência (HC) no Ensino da Química, pois ela se propõe a discutir questões históricas, relacionando-as à fatos científicos. Com isso, a introdução da História da Ciência no ensino de química contribui para que os alunos conheçam a química sob outra perspectiva, tornando-a mais atraente, despertando o interesse pelo conhecimento científico (DUARTE; EPOGLOU, 2009). Pesquisadores na área da química destacam a importância da História da Ciência na formação tanto de alunos, quanto de professores, como aponta Schnetzler (2002), ao afirmar que “A necessidade docente vai além do que habitualmente é contemplado nos cursos de formação inicial, implicando conhecimentos profissionais relacionados à história e filosofia das ciências”. Partindo desse contexto, este trabalho teve como objetivo investigar o que os graduandos conheciam acerca das contribuições de Johann. R. Glauber para a química do século XVII, bem como destacar a importância da História da Ciência para o ensino de química, além de sua importância para a formação docente.
Material e métodos
A pesquisa foi desenvolvida na Universidade do Estado do Pará (UEPA) com a participação de 12 graduandos do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química da própria universidade. A metodologia adotada para a realização do trabalho dividiu-se em dois momentos. O primeiro momento se deu com uma exposição oral sobre a vida e as principais obras de Johann Rudouf Glauber, além de seus estudos relacionados às propriedades de vários sais inorgânicos, destacando o Sulfato de Sódio decahidratado (Na2SO4 .10H2O), apontando, também sua importância na Química Medicinal no século XVII e suas aplicações na atualidade. No segundo momento foi aplicado um questionário constituído de quatro perguntas com o objetivo de investigar o que os graduandos conheciam sobre os trabalhos de Glauber e suas principais contribuições para a química, a relevância da História da Ciência e se o trabalho foi eficaz para a aprendizagem dos mesmos.
Resultado e discussão
Em relação à inserção da HC e sua influência no Aprendizado de Química, 50%
apontaram que ajuda na compreensão dos fatos científicos ao longo do tempo,
34% destacam sua eficácia no ensino de química, enquanto que 8% afirmam que
é relevante para entender os problemas atuais e 8% não responderam. A
introdução da HC no Ensino pode contribuir para conhecer a Ciência de forma
mais atrativa e, em consequência, despertar o interesse pelo conhecimento
científico e pelas discussões que giram em torno da Ciência no âmbito da
sociedade (REIS; SILVA; BAZU, 2012). Perguntou-se se a Química Medicinal do
século XVII tem alguma influência ou contribuição na forma da mesma nos dias
atuais, todos os graduandos responderam que sim, destacando que ao passar do
tempo, os conhecimentos acerca desse tema evoluíram, por uma questão de
necessidade da sociedade. Questionou-se se os graduandos conheciam os
trabalhos e estudos de J. R. Glauber, constatou-se que nenhum discente
conhecia ou sequer havia ouvido falar de Glauber. Evidenciando, assim, a
importância da contribuição dos fatos históricos- científicos, levando em
consideração que esse conhecimento não se faz de forma inerte, uma vez que
sua evolução está relacionada tanto com as mudanças históricas, quanto
sociais (SIMPLÍCIO; ALMEIDA, 2010). Em relação à prática docente dos futuros
professores, perguntou-se se os mesmos utilizariam a HC como ferramenta
prática em suas aulas, todos responderam que sim, apontando sua relevância
no ensino de química, e como a HC torna a aula mais atrativa e eficaz. Nesse
sentido, Bastos (2002), defende que o uso da HC melhora o entendimento do
conteúdo, e serve como inspiração e proposição de estratégias de
aprendizagem no ensino de ciências na educação básica.
Conclusões
A partir da análise dos dados, observou-se que nenhum graduando conhecia os estudos de Johann R. Glauber, evidenciando que os mesmos não foram instruídos para um conhecimento histórico de tal químico. Nesse sentido, a HC apresenta- se como uma ferramenta importante para o ensino da química. Com o desenvolvimento do trabalho, evidenciou-se uma melhor compreensão acerca da química medicinal do século XVII, além das aplicações de sais inorgânicos descobertos por Glauber. Os graduandos pretendem utilizar a HC em suas aulas, visto que é uma alternativa eficaz que desperta a criticidade dos alunos.
Agradecimentos
Referências
BASTOS, F. História da ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In: NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2002
DUARTE, C. B; JAYME, C. C; EPOGLOU, A. A História da Ciência e o livro
Didático de Química: uma análise do conceito de equilíbrio químico. Anais do
XVI Encontro Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química, 2009.
NEVES, L. S; FARIAS, R. F. História da Química: um livro-texto para a
graduação. 2. ed. Campinas: Átomo, 2011.
REIS, A. S. dos.; SILVA, M. D. B.; BAZU, R. G. C. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino Construindo Interfaces, v. 5, p. 1-12, 2009. Disponível
em:<http:revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/9193> . Acesso em: 11 ago. 2019.
SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14–24, 2002.
SIMPLÍCIO, J. C. A.; ALMEIDA, K. S. Importância de História e Filosofia da Ciência para a Formação Inicial de Biólogos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar – Tecendo conhecimento em complexidade: desafios e estratégias, 2010, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista: Bahia, 2010.