O ESTUDO DA SEXUALIDADE E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Macedo, E.S. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA) ; Lima, J.P. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA) ; Silva, A.M. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA) ; Ribeiro, G.S. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA) ; Pereira, R.V.M. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA)

Resumo

O presente trabalho é classificado como um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, na categoria de relato de experiência. Essa abordagem pode auxiliar na conscientização dos alunos sobre a prevenção das DSTs e de uma gravidez indesejada. Através dessa proposta foram desenvolvidas atividades com alunos do 8º ano do ensino fundamental, onde foi exposto os conteúdos sobre as DSTs, gravidez na adolescência e suas consequências, através do material didático com uma metodologia alternativa, que permitiu a participação direta dos adolescentes. Os resultados obtidos na intervenção apontaram a falta de conhecimento por parte dos alunos em determinados assuntos, e como o uso de metodologias podem proporcionar um ensino significativo.

Palavras chaves

Material didático; Gravidez na adolescência ; Metodologia alternativa

Introdução

No Brasil, há leis específicas que asseguram o acesso à educação para crianças e adolescentes, visando a formação de cidadãos capazes de interagir e conviver em sociedade. Essas leis se encontram instituídas e descritas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, elaborado pelo Senado Federal (BRASIL, p. 9, 2017). Contudo, há tópicos que são negligenciados devido à dificuldade que os profissionais da educação têm em repassar o conteúdo por resistência dos alunos ao tema em questão. Os temas sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e educação sexual são considerados um tabu neste processo de ensino (NOVAK, 2013). A educação sexual é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes (QUIRINO; ROCHA, p. 205, 2012). A partir dela, tem-se a abertura do diálogo e disseminação de informações sobre a prevenção das DSTs e gravidez indesejada na adolescência (FONSECA, p. 71, 2002). Nesse contexto, o professor deve ser capaz de apresentar o tema de maneira que os estudantes o possam compreender e refletir, bem como respeitar, as diferenças culturais e valores que os variados grupos sociais apresentam (NOGUEIRA, p. 321, 2016). Visando a preparação de futuros professores de Ciências, a disciplina de Elementos de Ciências II do Curso de Licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís/Monte Castelo, tem como objetivo facilitar o contato dos graduandos com a sala de aula nos períodos iniciais do curso. A intervenção pedagógica é entendida como uma investigação que envolve o planejamento e a implementação de interferências, sejam mudanças, ou inovações no processo de ensino, destinadas a gerar avanços e melhorias no processo de aprendizagem dos jovens (DAMIANI et al, p. 57, 2013). Portanto, o presente trabalho tem como proposta, demostrar o desenvolvimento e aplicação de uma intervenção pedagógica em uma sala de aula, com fundamentação no estudo da trilogia freiriana de ação1-reflexão-ação2 (FREIRE, 2001), abordando os temas da sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em uma turma do 8° ano do ensino fundamental na U.E.B. Alberto Pinheiro, localizada na região central do município de São Luís/MA.

Material e métodos

O desenvolvimento da metodologia iniciou-se com a construção de um mapa conceitual do conteúdo, que serviu como base para o plano de aula. O material didático desenvolvido para facilitar a compreensão dos alunos foi construído com cartolina e isopor a partir da imagem do corpo humano. Uma legenda das DSTs foi empregada como indicativo aos respectivos sintomas, no quais os alunos interativamente poderiam indicá-las nas partes do modelo didático do corpo humano. Em placas de Petri foram colocadas imagens para representar os microrganismos causadores das DSTs. Após a organização dos materiais didáticos e a aplicação do questionário, foi realizada uma aula simulada na instituição formadora. Essa aula teve como objetivo avaliar erros e observar possíveis melhorias que pudessem ser aplicadas. A partir das considerações da professora e dos colegas, foi possível aperfeiçoar a aula, organizar o conteúdo e melhorar o material didático. Na intervenção, optou-se pelo uso do jaleco, que teve como objetivo chamar a atenção dos alunos. A aula foi iniciada com o relato de experiência fictícia de uma adolescente grávida, encenada por uma das graduandas. Foi usada a música “9 meses” “de autoria de Bárbara Dias” como fundo musical. Na sequência, falou- se sobre a gravidez na adolescência, seus riscos e consequências. Foi seguida a sequência dos assuntos de acordo com as DSTs. No decorrer da aula, a cada doença exposta aos alunos, eram passadas as placas de Petri com as imagens dos microrganismos causadores dessas DSTs. Em seguida, com os indicativos colantes foram mostradas as partes do corpo em que as DSTs atingiam. Após a intervenção, uma atividade quali-quantitativa em formato de QUIZ foi empregada para avaliar o êxito da aula elaborada. Para avaliação da proposta foram aplicados para 34 alunos dois questionários, um pré- intervenção e outro pós-intervenção. O primeiro questionário foi aplicado com intuito de analisar se os alunos tinham conhecimento prévio do assunto. Foram feitas 10 perguntas sobre sexualidade, DSTs e sobre a disciplina de Ciências. O segundo questionário teve o propósito de examinar o nível de aprendizagem dos alunos após a intervenção pedagógica. Além das perguntas sobre o tema, foram feitas indagações em relação à aula ministrada pelos acadêmicos e ao método de ensino utilizado.

Resultado e discussão

A proposta da intervenção sobre sexualidade e DSTs foi considerada desafiadora pelos acadêmicos. Tal desafio levou os futuros professores a refletir, planejar e aplicar uma metodologia mais eficiente e dinâmica dentro da sala de aula. Aplicação do questionário pré-intervenção revelou que os alunos detinham pouco conhecimento sobre a temática; sobretudo, em relação a alguns termos específicos, como exemplo, a palavra “contraceptivo”, considerado um método que previne a gravidez indesejada e DSTs. A dificuldade que os alunos apresentaram para responder o questionário, levou os futuros docentes a refletirem sobre a eloquente responsabilidade ao desenvolver a proposta metodológica. Após a aula simulada na instituição formadora com as orientações da professora e dos colegas, pode-se retificar alguns pontos da aula e desenvolver ideias as quais foram empregadas na aula de intervenção pedagógica. A efetividade da aula aplicada foi confirmada através do resultado da intervenção, como mostra o gráfico. Segundo o gráfico, dos 34 alunos que responderam ao questionário, 53% acharam a intervenção muito boa, 35% boa e 12% razoável. A efetividade da aula aplicada foi confirmada através dos dados obtidos na intervenção pedagógica. Pode-se perceber esse resultado na fala dos alunos A, B e C. “Eles deram uma boa explicação, e a cada assunto passavam uma imagem para que conseguíssemos entender melhor.” (Aluno A, transcrito com alteração). “Valeu muito ter prestado atenção na aula, porque foi importante.” (Aluno B, transcrito com alteração). “A aula foi boa e muito importante.” (Aluno C, transcrito com alteração). Em relação ao resultado do primeiro questionário observou-se que, mais de 55% da turma não conseguiu responder às questões propostas. Ao analisar o resultado do segundo questionário, pode-se perceber que a taxa de absorção do conteúdo aumentou para 80% da turma. Por meio desta experiência, foi possível aprimorar o processo formativo vivenciado pelos futuros docentes, estabelecendo uma relação de teoria e prática, proporcionando aos mesmos reflexões sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula e possíveis melhorias no âmbito escolar.


O gráfico representa em porcentagem, a opinião dos alunos em relação a proposta da intervenção sobre sexualidade e DSTs.

Conclusões

A intervenção realizada na U.E.B. Alberto Pinheiro proporcionou uma relevante contribuição no processo formativo dos graduandos do curso de licenciatura em Química, os quais vivenciaram uma experiência enriquecedora e indispensável para prática docente. Essa intervenção instigou os futuros professores a refletirem sobre metodologias que facilitassem o ensino e aprendizagem dos alunos. A reflexão sobre a importante contribuição que os graduandos levaram para os alunos na aula sobre o assunto sexualidade e DSTs, foi um grande estímulo para suas formações enquanto futuros professores, não se detendo somente no processo de ensino, mas também sobre a colaboração no âmbito social dos alunos. A aula teve como objetivo, enfatizar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e consequências da gravidez na adolescência, ressaltando uma realidade visível de jovens, levando os acadêmicos a refletirem o relevante papel do professor na vida dos seus alunos. Com base nos resultados dessa intervenção, pode se constatar a importância na reflexão contínua no processo de ensino e aprendizagem, os professores não devem contentar-se com um ensino meramente tradicional, mas sim tentar compreender a realidade dos alunos atrelado ao desenvolvimento de uma aprendizagem inovadora. Além disso, essa experiência serviu para vivenciar as reais necessidades da escola pública participante, observando de perto suas mazelas e as dificuldades enfrentadas por muitos educadores. Dessa forma, a intervenção levou os graduandos a pensarem a respeito de seu papel, enquanto futuros professores, dando importância desde o início de suas formações, sobre a necessidade de construir metodologias alternativas e uma prática pedagógica inovadora, que preze pela interação e o sucesso da escola pública, onde poderão contribuir de forma significativa na educação de seus alunos.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Lei nº 9394/1996 - Lei nº 4.024/1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, p. 9, 2017. Disponível em:<http: /www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>. Acesso
em: 15 fev. 2019.

DAMIANI, M.F.; ROCHEFORT, R.S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, nº 45, 57–67, 2013.

FONSECA, A. Prevenção às DST/AIDS no ambiente escolar. Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 6, nº 11, 71-88, 2002.

FREIRE, A. M. A. (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

NOGUEIRA, N. S.; ZOCCA, A. R.; MUZZETI, L. R.; RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual no contexto escolar: as estratégias utilizadas em salas de aula pelos educadores. Holos, v. 3, nº 1, p. 321, 2016.

NOVAK, E. Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes. 2013, 38 páginas. Monografia de especialização em ensino de ciências - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Medianeira, 2013. Disponível em: <http:/repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2501/1/MD_ENSCIE_III_2012_20.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.

QUIRINO, G. S.; ROCHA, J. B. T. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, nº 43, 205-224, 2012.

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